Esta é uma história que está circulando entre os principais especialistas norte-americanos em atendimento ao cliente.
Ela começa quando o Gerente da Divisão de carros Pontiac, da General Motors dos EUA, recebe uma curiosa carta de reclamação de um cliente.
Eis o que este cliente escreveu:
Esta é a segunda vez que mando uma carta para vocês e não os culpo por não me responder. Eu posso parecer louco, mas o fato é que nós temos uma tradição em nossa família, que é a de tomar sorvete depois do jantar. Repetimos este hábito todas as noites, variando apenas o tipo de sorvete, e eu sou o encarregado de ir comprá-lo. Recentemente, comprei um novo Pontiac, e desde então minhas idas à sorveteria se transformaram num problema. Sempre que eu compro sorvete de baunilha, quando volto da sorveteria para casa, o carro não funciona. Se comprar qualquer outro tipo de sorvete, o carro funciona normalmente. Os senhores devem achar que eu estou realmente louco, mas não importa o quão tola possa parecer a minha reclamação, o fato é que estou muito irritado com o meu Pontiac"
A carta gerou tantas piadas do pessoal da Pontiac que o Presidente da empresa acabou recebendo uma cópia da reclamação.
Ele resolveu levar o assunto a sério e mandou um engenheiro conversar com o autor da carta.
O funcionário e o reclamante, um senhor bem sucedido na vida e dono de vários carros, foram juntos à sorveteria no fatídico Pontiac.
O engenheiro sugeriu sabor baunilha, para testar a reclamação, e o carro efetivamente não funcionou. O funcionário da General Motors voltou nos dias seguintes, à mesma hora, fez o mesmo trajeto, no mesmo carro, e só variou o sabor do sorvete. Mais uma vez, o carro só não pegava na volta quando o sabor escolhido era baunilha. O problema acabou virando uma obsessão para o engenheiro, que passou a fazer experiências diárias anotando todos os detalhes possíveis e, depois de 2 semanas, chegou à primeira grande descoberta.
Quando escolhia baunilha, o comprador gastava menos tempo, já que este tipo de sorvete estava bem na frente. Examinando o carro, o engenheiro fez nova descoberta:
Como o tempo de compra era muito mais reduzido no caso da baunilha, em comparação com o tempo dos outros sabores, o motor não chegava a esfriar. Com isso os vapores de combustível não se dissipavam, impedindo que a nova partida fosse instantânea.
A partir desse episódio, a Pontiac mudou o sistema de alimentação de combustível em todos os modelos a partir da linha 99. Mais do que isso, o autor da reclamação ganhou um carro novo, além da reforma do carro que não pegava com o sorvete de baunilha.
A General Motors distribuiu também um memorando interno, exigindo que seus funcionários levem a sério até as reclamações mais estapafúrdias.
Diz a carta da GM SOCIESC - Capacitação Empresarial:
Por mais ridícula que possa ser a reclamação, ela sempre deve ser levada em consideração, pois pode ser que uma grande inovação esteja por trás de um sorvete de baunilha."
Percebeu como é importante levar a sério as reclamações dos clientes?
Para os Corseiros e Engenheiros ...
-
- :: Sport ::
- Mensagens: 1016
- Registrado em: Sexta-feira 08 2006f Setembro 2006 04:59:33 PM
- Localização: Bagé - RS
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
hehehehe
nada a ver com o sorvete... mas para um leigo...
Bom exemplo de atendimento PROFISSIONAL do Gerente.
nada a ver com o sorvete... mas para um leigo...
Bom exemplo de atendimento PROFISSIONAL do Gerente.
Ex-Corsa GLS 1.6 (92cv) Hatchback 4P 1999
Ex-Montana 1.4 (105cv) Econo.Flex 2008
Ex-Ford Focus GLX 2.0 16V Duratec (147cv) Hatchback 4P 2006
Atual Ford Ranger Sport (150cv) CS 4X2 2008
Ex-Montana 1.4 (105cv) Econo.Flex 2008
Ex-Ford Focus GLX 2.0 16V Duratec (147cv) Hatchback 4P 2006
Atual Ford Ranger Sport (150cv) CS 4X2 2008
-
- :: GSI ::
- Mensagens: 2282
- Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 03:05:35 AM
- Localização: Farroupilha - RS
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
aqui, com certeza isso não acontece!
No máximo eles te mandariam não comprar mais sorvete de baunilha!
hehehe
abraços!!
No máximo eles te mandariam não comprar mais sorvete de baunilha!
hehehe
abraços!!
Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!
Km atualizada!
Moderador Equipe RS
gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!
Km atualizada!
Moderador Equipe RS
gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com
-
- :: Rodeio ::
- Mensagens: 797
- Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 09:37:26 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
O sorvete sabor baunilha interfere na ECU do sistemal, resultando o defeito, que caso persista a opção por sorvete desse sabor, anulara-se a garantia do veículo!"Gabriel SW escreveu:aqui, com certeza isso não acontece!
No máximo eles te mandariam não comprar mais sorvete de baunilha!
hehehe
abraços!!
ou
Os "gazes" do sorvete sabor baunilha interferem na mistura ar/combustivel, resultando o defeito no sistema, mas se você colocar 40% de alcool no tanque o problema possivelmente desaparecerá!
kkkkk
Acho que aqui seria algo nessa linha..... rs
Abraço
Léo
Azulão se foi... - Agora de Novo Uno nas 17"
-
- :: GSI ::
- Mensagens: 2079
- Registrado em: Quinta-feira 10 2006f Agosto 2006 01:09:45 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
É engraçado mesmo ...
1.0 T 150 cv
-
- :: GL ::
- Mensagens: 1694
- Registrado em: Segunda-feira 14 2004f Junho 2004 08:42:44 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
"o autor da reclamação ganhou um carro novo, além da reforma do carro que não pegava com o sorvete de baunilha "
Caraca....interessante.....
[]´s
Caraca....interessante.....
[]´s
-
- :: GSI ::
- Mensagens: 2383
- Registrado em: Quinta-feira 24 2007f Maio 2007 09:06:51 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
esse fato seria colocado no certificado de garantia
se caso for constatado que o veiculo foi utilizado para ir a sorveteria comprar sorvete de baunilha, a garantia expirará automaticamente
se caso for constatado que o veiculo foi utilizado para ir a sorveteria comprar sorvete de baunilha, a garantia expirará automaticamente
-
- :: ST ::
- Mensagens: 938
- Registrado em: Quinta-feira 12 2004f Fevereiro 2004 01:35:22 PM
- Localização: Poá - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
kkkkkkk
problemas simples de se resoçver as vezes se tornam um rande problema se nao levar em conta ... a causa
problemas simples de se resoçver as vezes se tornam um rande problema se nao levar em conta ... a causa
C.C.A.T Corsa Clube Alto Tiête 04 Anos de Muita Luta e Divertimentos Parabens a Toda Galera
De ferias
De ferias