Vícios ao Volante!!! [CUIDADO]

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Nab's
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Vícios ao Volante!!! [CUIDADO]

Mensagem por Nab's »

E ai galera, essa semana recebi esse e-mail tratando sobre alguns vícios que motoristas tem no volante..... muito interessante.

Descansar o pé sobre o pedal da embreagem é um vício que provoca o desgaste
prematuro dos componentes do sistema

EMBREAGEM - Muitos brasileiros deixam o pé apoiado sobre o pedal da embreagem quando dirigem. É um dos vícios mais comuns e difícil de ser superado. As alavancas desse sistema são responsáveis por multiplicar de oito para 400 quilos o peso aplicado sobre o pedal e separar o disco de embreagem do platô. O pé constantemente apoiado sobre o pedal acelera o desgaste do disco, molas e rolamentos em até 40%.

MÃO NA ALAVANCA - Dirigir com a mão pesando sobre a alavanca de marchas força o trambulador (peça fundamental na ligação entre o câmbio e as engrenagens da transmissão) e seus terminais, que podem desgastar-se excessivamente.

QUEBRA-MOLAS - Outro mau hábito é o de passar em uma lombada transversalmente (cada roda de uma vez). Essa prática pode danificar as buchas da suspensão, amortecedores e rolamentos. Além disso, provoca maior torção da carroceria, o que pode empenar o monobloco.

BANGUELA - Na ânsia por economizar, alguns motoristas deixam o carro em ponto morto nas descidas. Nos veículos que têm injeção eletrônica, essa prática aumenta o consumo, além de sobrecarregar o sistema de freios, que não poderá contar com o freio motor para auxiliá-lo.

PEGAR NO TRANCO - Deve ser evitado em carros com injeção eletrônica, pois, se a bateria estiver arriada, a central eletrônica não funcionará com menos de 8 volts. Nesse caso, mesmo que o motor funcione, há ainda o risco da correia dentada não suportar o tranco e “pular alguns dentes”, quebrando a harmonia de funcionamento do motor e criando o sério risco de empenar as válvulas. Nesse caso, o prejuízo é grande, pois o motor terá que ser aberto em sua parte superior. Outro problema decorrente deste hábito é que o combustível não queimado que descer pelo coletor de escape pode danificar de forma irreversível o catalisador (os mais baratos custam cerca de R$ 400). Por fim, se for fazer a famosa “chupeta” (ligar uma bateria em bom estado na descarregada), tome cuidado para não inverter os pólos. Isso poderia queimar a central eletrônica, que custa mais de R$ 1.000,00.

BRAÇO NA JANELA - Além do perigo de não conseguir fazer uma manobra de emergência, pode custar multa de R$ 85,13 e perda de quatro pontos no prontuário.

NÃO ESQUENTE - Veículos mais novos, que têm injeção eletrônica, não precisam ser aquecidos antes de entrar em movimento. O sistema programa a lubrificação e a mistura ar/combustível. Além disso, a maior eficiência da bomba de óleo e de gasolina proporcionam o desempenho adequado mesmo com o motor frio.

Manias que pesam no bolso. Alguns vícios passam de pai para filho e continuam causando prejuízos. Os problemas vão da postura ao dirigir ao comportamento no trânsito, passando por falsas idéias de economia.

ÚLTIMA ACELERADA - Motoristas que têm esse hábito antes de desligar o carro não sabem que isso só serve para desperdiçar gasolina e aumentar as chances de danificar o motor. Isso porque o combustível não queimado irá “lavar” o óleo das paredes do cilindro do motor. Quando ligar o carro novamente, anéis e pistão vão funcionar, por alguns instantes, sem lubrificação e desgastar mais rápido.

ESTACIONAMENTO - Apoiar o pneu no passeio faz com que ele sofra a pressão do peso do veículo. Isso pode gerar uma deformação na estrutura, alterar a capacidade de resistência e uniformidade do pneu, além de afetar as condições de balanceamento do conjunto rodas/pneus.

SUSPENSÃO - Ao ver um buraco na estrada, alguns motoristas têm a péssima mania de frear bruscamente. Com a roda travada, o impacto é muito maior, o que sobrecarrega a suspensão e o próprio sistema de freios. A roda venceria este obstáculo muito mais facilmente, se estivesse em movimento.

DIREÇÃO HIDRAÚLICA - Não gire o volante com direção hidráulica com o motor desligado. Isso pode forçar a tampa do reservatório, causando derramamento de fluído ou, até mesmo, deslocar a tampa. Mesmo com o motor funcionando, não se deve deixar o volante completamente virado por mais de 15 segundos. Nessa condição, o óleo é bastante aquecido pela bomba da direção hidráulica, o que pode causar danos no sistema e ruídos.

ENCHENTE - Passar por trechos alagados pode ser bastante oneroso para o proprietário do carro, caso o motor aspire água em vez de ar, provocando o calço hidráulico: como o pistão recebe água, que não se comprime, pode travar o motor e entortar as bielas, danificando-as seriamente. Evite passar por locais alagados quando a água ultrapassar a metade da roda.
Lucas/SE
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Mensagem por Lucas/SE »

ótimo tópico...
já tinha visto, mas é sempre bom estar relendo pra qto mais se evitar, melhor!
Clovisbn SE/SP
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Mensagem por Clovisbn SE/SP »

Boas dicas realmente........
Vlw Lukinha!!!
Abs
Gabriel SW
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Mensagem por Gabriel SW »

poderia ser fixado esse tópico! Bom para os novos motoristas que não estão totalmente familiarizados ao carro.

abraços
Gabriel Pires
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70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!

Km atualizada!

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Clovisbn SE/SP
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Mensagem por Clovisbn SE/SP »

Gabriel SW escreveu:poderia ser fixado esse tópico! Bom para os novos motoristas que não estão totalmente familiarizados ao carro.

abraços
Apoiado!!
Nab's
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Mensagem por Nab's »

Realmente, tem que começa a dirigir "direito" desde cedo...... porque corrigir depois de "velho" é mais complicado.
Speed Boy
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Mensagem por Speed Boy »

Bons costumes nunca é demais neh ! rs
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GangstarrapeR*
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Mensagem por GangstarrapeR* »

Caramba, eu sempre fiz o inverso disso :shock:
Incrivel, mais a maioria das coisas eu sempre fazia errado!! valeu mesmo pelas dicas! Perfect!
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. Corsa Sedan 1.6 GLS - Completo + Couro
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Sonafarra
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Mensagem por Sonafarra »

MUITO BOM!!!
Apos muitas alegrias, o corsinha se foi, esse vai deixar saudades!!!

Fotos do corsinha pag 5 a 7: http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 5&start=60
Viniccius
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Mensagem por Viniccius »

:razz: [b]Amigo valeu pelas dicas.... Me ajudaram muito...
Valeu!![/b]
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