"Basicalização" na GM - Texto publicado na Best Ca

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orungan
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"Basicalização" na GM - Texto publicado na Best Ca

Mensagem por orungan »

encontrei no Best Cars... achei valido publicar:

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"Basicalização" na GM

Um termo cada vez mais presente no mercado brasileiro


por Fabiano Navas Giaretta

Engraçado como itens são tirados e colocados nos veículos e o consumidor nem ao menos nota. Trabalho na rede Chevrolet, e sempre fui um grande admirador do mundo automobilístico, e por isso mesmo vou me focar nessa marca para explicar o termo "basicalização".

Quando um cliente vem me perguntar o quanto custa um modelo qualquer novo e informo o preço, a primeira reação do cliente é a pergunta: Mas tudo isso é o preço do modelo básico mesmo?

Sim, o pior é que é. Na atual situação de mercado, básico quer dizer rodas, pneus, volante, bancos, vidros, e carroçaria. E só...

Não é necessário voltar muito no tempo para ver o quanto de opcionais e acessórios foram retirados dos carros. Sempre tive a vontade de mostrar isso ao consumidor, com a finalidade de ele, como comprador do veículo, possa reclamar junto aos fabricantes o como seu veículo piorou.

Enumerando as mesquinharias da Chevrolet, só dela por enquanto, que isso sirva para uma reflexão de que carro novo não significa um novo carro, pois às vezes, o carro antigo pode ser melhor, e mais completo! Primeiramente, falaremos do Celta. Quando foi lançado, alguns itens eram de série, e acabaram sendo extinguidos sem opção de se pagar a mais para tê-los, mesmo que o cliente assim queira.

Sabe aquelas cordinhas de sustentação do tampão do porta-malas? Eram flexíveis, como no Astra. Tornaram-se cordas, na expressão real do termo. Os cintos traseiros retráteis? Tornaram-se fixos, pelo menos só no modelo de 3 portas (Aliás, maldita Fiat, que inventou a moda! Economia porca!). Outra coisa que foi retirada é a preparação para som... Nem fiação mais é opcional. Alça de segurança dianteira? Era de série... agora, só na mais cara, a Super.

Mudando para a família Corsa... No Classic, que saudades que tenho dos Sedan GLS, ou mesmo do mais simples Milenium. Olha só, até a regulagem de altura dos apoios de cabeça passaram a não existir mais, a exemplo do Celta, que só oferece no banco traseiro essa regulagem. Bancos revestidos totalmente em tecido? Pra quê? Afinal, temos, a exemplo da arcaica Kombi, o vinil para revestir a parte traseira dos bancos, e laterais deles. Pior: essa pobreza foi estendida à nova família Corsa e até à cara da Meriva. Parabéns, Chevrolet... Conte comigo.

Regulagem de altura dos cintos traseiros de 3 pontos. Só ficou a fixa mesmo. Pára-brisa degradê? Não há mais a necessidade. Inventaram o insulfilme, né! Luzes no porta-luvas e porta-malas, até o primeiro Classic, sem ser o VHC, era de série, assim como os espelhinhos tão úteis de quebra-sol, que são opcionais, e apenas no lado do passageiro, que motorista macho não usa pra nada, certo?

Vamos à nova família Corsa. Quem ainda se lembra do slogan que a GM usou no lançamento dele? Algo como um carro com QI maior que os outros... Pois bem, ele perdeu quase que todo seu QI. Assim como no Classic, vidros elétricos traseiros não eram necessários, e não traziam competitividade para o mercado! Vejam bem, foi essa desculpa podre que a GM usou quando os retirou: a de que o pacote elétrico deles ficava muito caro. Respondam: e vocês acham mesmo que o preço ficou mais barato? Nãooooo, ele ficou mais caro ainda.

Falando da parte elétrica, o travamento dos modelos 1.0 passou a ser semelhante ao do Astra, de projeto mais simples. Passaram a utilizar a mesma chave (a corujinha). Nesse sistema, luxos como o acionamento automático do limpador traseiro ao se engatar a ré com o limpador dianteiro ligado, duplo travamento por controle remoto, travamento da portinhola de combustível e alarme com sensor ultra-som viraram coisas do passado. Pelo menos pro Corsa, afinal, ele precisava se tornar competitivo...

Nossa, qual não foi minha alegria ao lançarem o Novo Corsa e oferecerem o teto solar elétrico inclusive nos 1.0? Pois é... se você quiser um Corsa com teto terá que comprá-lo na Argentina, e mesmo sendo fabricado aqui no Brasil, foi descontinuado. Limpador e desembaçador traseiros, são opcionais do pacotinho pequeno chamado Mais. Meriva perdeu o mais ridículo de um carro de 40.000 reais: a luz de cortesia do porta-malas, além das tomadas adicionais de força traseiras e o descansa-braço dianteiros do pacote luxo, ou CD. Porta-óculos tornou-se acessório. Pelo menos a preparação para instalá-lo ainda é de série.

É... depois continuo com minha lista! Ainda faltam Vectra, Astra, S-10 e Blazer.
Contem comigo!

Fabiano Navas Giaretta
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daviddiniz
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Mensagem por daviddiniz »

Esse texto é real mesmo, mas em alguns casos como o Limpador traseiro que aciona automaticamente caso o dianteiro esteja ligado e a ré é engatada(nossa que complicado hahaha) é só colocar o relé que faz a Função pois é certeza que a fiação e conector está prontinho, pelo meno s no Astra é assim e não deve ser diferente no corsa.

Por exemplo:

No Astra Flex "básico"(Advantage) Não vem: Farol de neblina,Alerta de velocidade Cruise control Follow me home, limpador traseiro que liga automaticamente quando engata a ré e o dianteiro está ligado regulagem elétrica dos faróis entre outras cosinhas.

Mas tudo que eu coloquei ai dá para colocar e inclusive eu tenho a desconfiança que no Corsa dá para colocar o Piloto automático também já que os mais novos possuem acelerador eletrônico(precisa tirar a capa que faz acabamento das alavancas de pisca e limpador e da coluna de direção e verificar se vem um Chicote "grudado" com o Chicote que possui a fiação do pisca e do farol) pois eu olhei no CEP e vi que tem alavanca com o Cruise control para o Corsa que tem acelerador eletrônico e SNME é a mesma do Astra,Vectra antigo(B).

Sobre a preparação de Som eu acho uma Boa pois assim o dono coloca o Som que mais agrada pois o original é muito fraquinho mas tem o controle no volante(mas entre um som mais forte e o controle no volante eu sou mais o som mais forte).
David Diniz


pide
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Mensagem por pide »

bem real isso ai
tive um corsa gl 95, o sedan millenium 2001 e a seguradora me emprestou um celta 2007
no corsa 95 eu tinha um acabamento melhor dos estofados, bandeja embaxo do porta-luvas, alça do teto (puta CENSURADO), acabamentos junto das soleiras e um motor bem fortinho
no sedan ja veio sem alça do teto, sem bandeja, sem soleiras e sem um mundo de coisa q fui colocando
agora o celta q peguei eh palhaçada, um carro com interior todo em plastico q nem os GOL bola e G3 sao tao podres assim
eu ja nao curtia mto o celta sem ter entrado dentro de um, agora em meu conceito piorou e mto, eh o legitimo lixo de carro e ainda fico pensando como uma pessoa pode pagar 20 e tantos mil num carro desses novo sendo q no mercado tem vectra 97, 98 pelo mesmo valor e completo?


rgobato
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Mensagem por rgobato »

Está reportagem é muito Dercy - só do tempo q eu a tinha visto, já tem mais de 03 anos...

Eu penso o seguinte: a GM deve fazer pesquisas com os potênciais consumidores dos seu carros, e a partir daí, ela define o pacote de equipamento de série dos mesmos.

E não é verdade q ela só piora o equipamento de série dos seus carros, não.

Vejam o caso da linha Astra. Atualmente a versão de entrada da linha - Advantagen -, vem de série com AC, DH, roda de liga aro 15, vidro nas 04 portas, etc. Ou seja, atualmente o Astra de entrada vem muuuuito melhor equipado de série, do q antigamente. Quem não se lembra dos primeiros Astras GL, q não tinha sequer conta-giros de série?

O Celta é outro caso onde aconteceram significativas melhorias no seu interior, entre a primeira versão, comparada com a atual, recentemente reestilizada.

Na linha Corsa, o q houve, foi q a GM mudou a forma de comercializar os seus opicionais. Antigamente ele vendia os equipamentos na forma de complicados pacotes, e atualmente ela passou a comercializá-los em forma de versões - Joy, Maxx e Premium. Eu creio q a GM acertou na mudança, pois a partir daí, a linha Corsa passou a vender significativamente mais.
ex-Corsa Hatch 1.8 Flexpower 2004 Vermelho Lyra.
Agora de Astra Hatch Elegance 2.0 Flexpower 2005 Prata Escuna.


pide
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Mensagem por pide »

rgobato escreveu:O Celta é outro caso onde aconteceram significativas melhorias no seu interior, entre a primeira versão, comparada com a atual, recentemente reestilizada.
Houve melhoria?
Então eu imagino como era a 1ª versao, pq a atual eh simplesmente um lixo


Speed Boy
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Mensagem por Speed Boy »

pide escreveu:bem real isso ai
tive um corsa gl 95, o sedan millenium 2001 e a seguradora me emprestou um celta 2007
no corsa 95 eu tinha um acabamento melhor dos estofados, bandeja embaxo do porta-luvas, alça do teto (puta CENSURADO), acabamentos junto das soleiras e um motor bem fortinho
no sedan ja veio sem alça do teto, sem bandeja, sem soleiras e sem um mundo de coisa q fui colocando
agora o celta q peguei eh palhaçada, um carro com interior todo em plastico q nem os GOL bola e G3 sao tao podres assim
eu ja nao curtia mto o celta sem ter entrado dentro de um, agora em meu conceito piorou e mto, eh o legitimo lixo de carro e ainda fico pensando como uma pessoa pode pagar 20 e tantos mil num carro desses novo sendo q no mercado tem vectra 97, 98 pelo mesmo valor e completo?
È uma lastima essa situação que vivemos no mercado brasileiro.

mas infelizmente, sabe de quem é a culpa em relação ao quadro que esta?

de nós mesmos.

Brasileiro tem fama de reclamar pouco pelo que compra.

Em um mercado consumidor esclarecido e exigente, jamais fariam uma versão mais inferios que antiga a não ser que fosse realmente uma versão com o intuito de ser mais simples. Mas aqui eles empobrecem o carro e vendem como modelo similar. Então o cara vai na concessionária, compra o carro e quando vai olhar o manual se depara com um monte de funções a menos. Nos carros populares como os nossos nem tem muito o que olhar, basta olhar o carro que se percebe que esta bem mais pobre.

Acho uma vergonha o acabamento do celta, porem andei olhando uns classics por ai, e MEUS DEUS ! o que fizeram com o corsa ? Tiveram que empobrecer ele para o novo corsa começar a vender mais? Pois o modelo antigo em versões intermédiarias como a GL dão um show em acabamento nas versões mais novas de hoje, vide corsa MAXX.

Eu não trocaria meu carro em um modelo mais luxuoso hoje de ano parecido como o do meu carro pois a manutenção é bem mais cara. E carroé tudo igual... quebra uma hora, e quando quebra é muito melhor conserar um corsa 1.0 do que um vectra. Infelizmente vou ter que trocar meu carro por um mais novo em alguma hora e por amor a marca e gostar de corsa vou optar por um dos modelos que são fabricados hoje. Acho q vou comprar um classic porque gosto mais do seu desenho, acho bem carismático em relação ao novo corsa que para mim foi um carro que nasceu meio que sem alma. Mas vou gastar uma grana para deixa-lo pelo menos como meu corsa Super 1997, pois nem o acabamento da soleira do porta malas a depirmente GM deixou para proteger nossas malas...
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Lucídio Serves
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Mensagem por Lucídio Serves »

E reclamar para quem ???? o melhor seria não comprar carro da fábrica que "limpa" totalmente seus modelos.
Mas que fornecedora que não faz isso ???
Se não compramos da GM, de quem vamos comprar ??? hoje os modelos mais equipados tem o seu preço também diferenciado em todas as montadoras.
E falando nisso, ontem passei por uma rua e vi uma caixa de madeira abandonada, fiquei com vontade de levar para casa, poque logo logo até os bancos serão opcionais, e dai aquela caixa poderia quebrar um galho até comprar os bancos novos.
E reclamar para quem ???
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Speed Boy
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Mensagem por Speed Boy »

Lucídio Serves escreveu:E reclamar para quem ???? o melhor seria não comprar carro da fábrica que "limpa" totalmente seus modelos.
Mas que fornecedora que não faz isso ???
Se não compramos da GM, de quem vamos comprar ??? hoje os modelos mais equipados tem o seu preço também diferenciado em todas as montadoras.
E falando nisso, ontem passei por uma rua e vi uma caixa de madeira abandonada, fiquei com vontade de levar para casa, poque logo logo até os bancos serão opcionais, e dai aquela caixa poderia quebrar um galho até comprar os bancos novos.
E reclamar para quem ???
A melhor maneira de reclamar é não comprar os carros. 6 meses de vendas baixas fariam as fabricas repensarem suas estratégias. Eu acho que sinceramente eles acham que nós consumidores somos abestalhados. Só pode ser isso.

Vocês ja viram o GOL gIV na argentina ? Experimentem acessar o site de la. O painel continou sendo o que era vendido no Gol Power 2004. Porque o público de lá jamais aceitaria aquele painel horroroso de plastico reciclado de garrafa PET
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Pauloskar
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Mensagem por Pauloskar »

Não tenho dúvidas! Por estas e outras que não faço questão de comprar um "básico" zero. Troco tudo em meu carro, deixo zero, gasto uma grana, mas não tenho vontade alguma de comprar nenhum dos 'populares' atuais. Abs

ps. Vc tinha sumido novamente Léo. Nem sei se já te contei as novidades do meu projeto... rs


diOgo!
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Mensagem por diOgo! »

Nossa cara falou tudo...

Eu tenho um Classic, a unica coisa q veio sao opcionais q deveriam vir com qualquer carro: protetor de carter,praparaçao de som, ar quente, desembaçador traseiro, calotas integrais, imobilizer e sei la mais oq..

NAO TEM O PUTA QUE PARIL, nao tem espelhinho no quebra sol, nao tem luz no porta luvas..nao tem a luz cortesia no porta malas, apesar de ter o plug para a tal.


zuadooooo isso
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