Toyota deve superar GM e chegar a primeira do mundo em 2007

Lista de discussão dos amantes do Chevrolet Corsa de todo o Brasil.
Responder
Avatar do usuário
Eduardo Sauner
:: Sport ::
Mensagens: 1113
Registrado em: Quinta-feira 06 2003f Novembro 2003 01:13:15 PM
Localização: Cachoeirinha - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Toyota deve superar GM e chegar a primeira do mundo em 2007

Mensagem por Eduardo Sauner »

Se depender das projeções da Toyota, divulgadas na última sexta-feira, o grupo japonês ultrapassará em vendas a General Motors e será o maior fabricante de veículos do mundo já em 2007. A GM ocupa o primeiro posto da indústria automobilística mundial desde 1934.
A Toyota espera vender 9,34 milhões de veículos no ano que vem, número superior aos 9,2 milhões de unidades com que a GM pretende fechar 2006. O grupo americano ainda não divulgou sua meta para o ano que vem mas, como suas venda vêm declinando, com fábricas sendo fechadas nos Estados unidos e Europa, é difícil que consiga se manter à frente da Toyota, que faz uma trajetória inversa, abrindo novas instalações e contratando milhares de funcionários ao redor do mundo.

A possibilidade da Toyota suplantar a GM já vem sendo considerada há alguns anos. No mercado global, a empresa japonesa já superou a americana Ford e ocupa o segundo lugar no ranking, atrás apenas da GM.

A Toyota começou a fabricar carros em 1936, lançando no Japão seu modelo AA, que muitos apontam como inspirado nos carros da Chevrolet da época. Os executivos da marca, nas primeiras décadas, procuraram compreender e, posteriormente, aprimorar as técnicas de produção das grandes marcas americanas.

Conquistando a América - A conquista do mercado americano, iniciada na década de 1960, foi decisiva para o crescimento global da Toyota. Depois de um período em que procurava seguir as tendências lançadas pelos então líderes do mercado, a Toyota partiu para uma estratégia de marketing diferente, oferecendo uma linha de veículos relativamente pequena, mas cuja durabilidade e confiabilidade se tornaram o padrão a ser atingido pela concorrência.

A percepção de "mais valor em troca do seu dinheiro" conquistou os consumidores americanos e, paralelamente, de todo o mundo. Para escapar de possíveis ações protecionistas por parte do governo americano, a Toyota optou por abrir fábricas nos Estados Unidos e Canadá, transformando-se numa grande empregadora local, com a vantagem de, ao contrário da GM e da Ford, não ter que carregar um enorme passivo trabalhista relativo a planos de saúde e aposentadoria.

Atualmente, a Toyota já é considerada a empresa mais rica do segmento automotivo, tendo faturado um lucro de mais de US$ 12 bilhões em 2005. Investindo pesadamente em novos projetos e desenvolvimento de novas tecnologias, o grupo japonês não dá descanso aos concorrentes internacionais.

Como sempre foi seu modo de agir, a Toyota não está proclamando a intenção de chegar ao primeiro lugar no mundo. A divulgação de suas metas foi feita de maneira otimista, mas não festiva, como se a empresa temesse, de certa forma, magoar os sentimentos de seus clientes americanos.

No Brasil -A Toyota atua no Brasil desde a década de 1960, quando começou a fabricar o jipe que aqui foi chamado de Bandeirante. O início tímido da empresa deu espaço para o lançamento do sedã Corolla, atualmente fabricado junto com a perua Fielder.

O próximo passo da empresa, aguardado com ansiedade pelos concorrentes, será o de um carro pequeno. O modelo ainda não foi anunciado e, dependendo da escolha, poderá colocar a marca entre as maiores do mercado nacional.

Fonte:
http://autoestrada.uol.com.br/interno.cfm?id=978
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Corsa Clube List”