Produção da GM vai a 40 carros por hora em Gravataí - RS

Lista de discussão dos amantes do Chevrolet Corsa de todo o Brasil.
Responder
Avatar do usuário
Eduardo Sauner
:: Sport ::
Mensagens: 1120
Registrado em: Quinta-feira 06 2003f Novembro 2003 01:13:15 PM
Localização: Cachoeirinha - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Produção da GM vai a 40 carros por hora em Gravataí - RS

Mensagem por Eduardo Sauner »

O Complexo Industrial da General Motors em Gravataí completou seis anos de atividades nesta quinta-feira (20/07/2006), com a perspectiva de atingir a produção recorde de 40 automóveis por hora, ainda neste ano de 2006. Desde o dia 20 de julho de 2000, quando a chave da montadora foi virada, iniciando os trabalhos, até o último dia 20 de julho de 2006, cerca de 700 mil Celtas foram produzidos e comercializados no mercado brasileiro.

Referência internacional

Um dos mais modernos complexos industriais do mundo, o de Gravataí é "referência internacional da General Motors Corporation para suas 180 fábricas distribuídas por 38 países e berço do Celta, o modelo da linha Chevrolet mais vendido no Brasil", acentua o vice-presidente José Carlos Pinheiro Neto.

A GM agora amplia as instalações de sua unidade pioneira de Gravataí, com mais US$ 240 milhões, possibilitando o lançamento do Prisma, o segundo modelo de automóvel a ser produzido no Complexo Industrial de Gravataí.

O novo carro quando for lançado, até o final do ano, já sairá da fabrica equipado com a tecnologia Flexpower, permitindo a utilização de álcool, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis, tecnologia esta que abrangerá a totalidade dos veículos produzidos nacionalmente pela GM, segundo explica o vice-presidente José Carlos Pinheiro Neto.

Visita do Ministro do Trabalho

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, conheceu nesta quinta-feira as instalações do Complexo Industrial, percorrendo a linha de montagem, almoçando com os trabalhadores, descerrando uma placa alusiva aos 6 anos da Fábrica e encerrando a visita com o o plantio de uma árvore.

O Ministro foi recebido pelo vice-presidente José Carlos Pinheiro Neto, por Edson Vaz, diretor Geral de Pessoal e Relações de Trabalho e presidente do Instituto General Motors, e por Luiz Moan, diretor de Assuntos Institucionais, Roberto Tinoco, diretor da fábrica da GM, diretores das empresas Sistemistas, dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, além de autoridades estaduais e municipais.

Maior produção

A produção atual da fabrica de 36 automóveis/hora (600 carros/dia e 150 mil/ano), já no final de 2006 deverá ser de 40 carros/hora, o que pode representar um aumento na produção equivalente entre 160 a 170 mil carros/ano, para atingir o total projetado de 230 mil veículos/ano, diz o diretor da fábrica, Roberto Tinoco.

Após lembrar que no ano de 2.000, eram produzidos 300 carros/dia, Tinoco acentua que a fábrica por ele dirigida atingiu em termos internacionais um "padrão bom", tendo aumentado a área construída de 102 mil metros quadrados, para 176 mil m2, incluindo os sistemistas.

· A Fábrica e seus Sistemistas introduziram uma tecnologia avançada e vão continuar nesta caminhada, "aumentando o total de robôs de 125 para 240, atuando especialmente na área de funilaria, onde o trabalho é essencialmente repetitivo", lembra o diretor, enumerando, a seguir, outros avanços apresentados aos visitantes nesta quinta-feira:
· Fotometria- Máquinas especiais, capazes de tirar fotos e apontar na hora, em poucos segundos, eventuais desvios do projeto original, peça por peça.
· Prensa - Nova linha de prensas, totalmente robotizadas.
· Pintura de pára-choques - Equipamento especial, possibilitando a pintura do pára-choque na mesma cor do corpo do carro, em menor tempo e com maior índice de perfeição.

Programas sociais

O que a GM já gastou no Rio Grande do Sul, visando o desenvolvimento social, geralmente por iniciativa própria ou em parceria com outras entidades, sem esperar por demorados e escassos recursos oficiais, foi outro tema analisado durante o encontro com o Ministro.

Sempre buscando e exigindo resultados positivos, a GM teve como um dos seus primeiros programas o "Qualificar é Preciso" em parceria com o CEGRAF - Centro Educativo Gravataiense, destinado a possibilitar formação profissional a jovens carentes de Gravataí, onde o investimento foi de 1 milhão e 400 mil reais.

Depois, a doação de seis unidades do Celta para instituições beneficentes, sempre indicadas pelas Primeiras Damas do Governo Estadual, em comemoração a níveis de produção atingidos.

O sétimo Celta doado, o de número 600 mil, foi destinado ao programa de Educação Ambiental da FEPAM. As várias Campanhas do Agasalho, em ação conjunta com diversas entidades mais o Governo do Estado, significaram o gasto total da GM da ordem de R$ 960 mil.

Outra atividade visando desenvolvimento social, foi o patrocínio de uma equipe de jovens estudantes do Colégio Estadual Heitor Villa Lobos de Gravataí que produziram um robô em tempo recorde, conquistando o terceiro lugar em nível mundial no concurso da FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) em Nova York.

Culminou agora, a ação social da empresa, com o inovador Projeto Foco (Formação com Competência) através do Instituto General Motors - braço social da GMB - em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí. Tem como objetivo de forma inédita no país e a partir da experiência exitosa da General Motors em São Caetano do Sul, preparar e formar jovens para o mercado de trabalho e, ainda, o de melhorar o nível cultural e intelectual dos trabalhadores sindicalizados e de seus dependentes.

Cronologia do sucesso Celta

· 1995 - Surge a idéia do projeto do Celta a partir da conversa a bordo, em um vôo São Paulo/Brasília, entre o chairman da época da GM, Jack Smith, e o alto comando da General Motors do Brasil. O objetivo era construir um carro pequeno, popular e moderno, com preço competitivo. O projeto foi batizado internamente na GM como "blue macaw" (arara azul).
· Dezembro de 1996 - O alto comando da GM do Brasil comunica ao então presidente da república, Fernando Henrique Cardoso, a decisão de fazer o investimento no Rio Grande do Sul, que tinha como governador na época Antonio Britto.
· Junho de 2000 - Anuncio do nome do carro que seria produzido em Gravataí: Chevrolet Celta.
· 20/07/2000 - Inauguração oficial do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso.
· 02/09/2000 - Lançamento do Celta de duas portas, hatchback, com motor 1.0 litro e potência de 60 cv.
· 29/10/2001 - Produzido o Celta 100.000 e o modelo foi o hatchback de 2 portas mais vendido do mercado brasileiro.
· 24/11/2001 - O Celta ganha o Prêmio Imprensa Automotiva, da Abiauto (Associação Brasileira de Imprensa Automotiva), na categoria 'Carro Popular'.
· 05/07/2002 - O Celta 1.0 ganha versão de quatro portas e o novo motor "VHC" (Very High Compression), com potência de 70 cavalos.
· 18/10/2002 - Produzido o Celta 200.000.
· 13/08/2003 - Lançado Celta de 2 e 4 portas c/ motor 1.4 de 85 cv.
· 17/09/2003 - Produzido o Celta 300.000.
· 15/12/2003 - O Celta ganha pela segunda vez o Prêmio Imprensa Automotiva da Abiauto (Associação Brasileira de Imprensa Automotiva), na categoria 'Carro Popular'.
· 05/02/2004 - O chairman e presidente mundial da General Motors Corporation, Rick Wagoner, anuncia a decisão de investimentos de US$ 240 milhões para a expansão do Complexo de Gravataí.
· 14/06/2004 - Produzido o Celta 400.000.
· 10/05/2005 - Lançamento do Celta Off-Road. O "kit" de acessórios para transformação do carro em "Off-Road" é vendido na Rede de Concessionárias Chevrolet e pode equipar qualquer versão do Celta.
· 20/05/2005 - GM comemora produção do Celta 500.000.
· 30/06/2005 - Lançado o Celta 1.0 "Flexpower" com motor "VHC".
· 30/11/2005 - O Celta foi eleito o "Melhor Carro Popular" do país pelo júri da Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (ABIAUTO), composto por 83 jornalistas dos principais veículos de comunicação do Brasil.
· 1º/12/2005 - GM comemora produção do Celta 600.000.
· 04/2006 - Lançado o Celta Nova Geração, com um visual que conferiu ao modelo um aspecto bem mais robusto.

General Motors Corporation (NYSE: GM) é a maior fabricante de veículos do mundo e tem sido a líder global de vendas nos últimos 75 anos. Fundada em 1908 a GM emprega atualmente 327.000 pessoas em todo o mundo. Com sede em Detroit, a GM fabrica veículos para passageiros e comerciais em 33 países. Mais informações podem ser obtidas no site: www.gm.com.

Fonte:
http://www3.chevrolet.com.br/noticias/n ... oticia=509


Sonafarra
:: Premium ::
Mensagens: 4355
Registrado em: Sexta-feira 08 2005f Abril 2005 11:08:26 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sonafarra »

Caraca eu não sabia que eles conseguiam fabricar tantos carros em apenas uma hora!!! :shock:
Apos muitas alegrias, o corsinha se foi, esse vai deixar saudades!!!

Fotos do corsinha pag 5 a 7: http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 5&start=60


GabrielD
:: Rodeio ::
Mensagens: 777
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 08:11:59 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GabrielD »

Sonafarra escreveu:Caraca eu não sabia que eles conseguiam fabricar tantos carros em apenas uma hora!!! :shock:
eh a tecnologia dos ETs!! engenharia reversa....
Imagem
- Vem! Vai na fé! Nosso bonde é so raiz, porque aqui quem sabe é nois!
- Economizei pra esculachar de vez.


GabrielD
:: Rodeio ::
Mensagens: 777
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 08:11:59 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GabrielD »

Sonafarra escreveu:Caraca eu não sabia que eles conseguiam fabricar tantos carros em apenas uma hora!!! :shock:
eh a tecnologia dos ETs!! engenharia reversa.... :lol: :lol:
Imagem
- Vem! Vai na fé! Nosso bonde é so raiz, porque aqui quem sabe é nois!
- Economizei pra esculachar de vez.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Corsa Clube List”