Opa. Eu me refiro a não valer apena quando o dono não quer gastar uma grana pra reformar. Eu tenho o mesmo Corsinha aqui ano 94. Me chamaram de loco quando viram as peças aqui em casa. Parece uma loja de autopeças. Comprei duas tampas e dois rotores do sitema Lucas ainda originais. É nesse sentido que eu quis me referir. Abraço!Adrianno Sakamoto escreveu:Vale a pena se tiver bem cuidado, com trocas de óleo trocados em dia e mesmo assim tem alguma desvalorização. Não adianta ter um carro de 10000, 20000 kms se não cuidar.
Corsa Hatch 1.4 Premium - Vale a pena com mais de 100000km?
- Manfio
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Re: Corsa Hatch 1.4 Premium - Vale a pena com mais de 100000km?
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Vou fazer uma amostra de como KM às vezes é uma cilada como base para compra. As peças são para um Corsa 1.0 EFI 1994 que atualmente tem 78.300 KM e rodou 90% até hoje em regime severo. O carro de lataria está perfeita, porém o bonito sempre tem os seus segredos.
Para o serviço julgo necessário as seguintes ferramentas:
Centralizador para a embreagem e manômetro de pressão do sistema de arrefecimento.
Torquímetro de vareta simples com escala de 2 N.m até 140 N.m e uma haste magnética que é muito útil, principalmente quando necessita-se trocar tuchos, balancins e escoras.
Machado de solda e carregador de baterias se a sua estiver "grogue."
Suporte de sustentação de motor se precisar trocar a embreagem.
Goniômetro de 3/4 para torquear as juntas homocinéticas lado das rodas e um compressor de molas para trocar os tuchos.
Alavanca de 3/4 para o soquete de 30mm da porca castelo, alicate de abraçadeiras elásticas, um soquete de 30mm longo e um extrator de terminal de direção.
Um alicate para remoção da trava interna da junta homocinética e outro para apertar as abraçadeiras das coifas.
Compressor de molas e ferramenta para remoção da porca do rolamento.
E inevitavelmente uma família de soquetes sextavados, torks, allen, assim como adaptadores e extensões.
Um macaco hidráulico.
E pelo menos 2 cavaletes.
Peças para deixar o carro em dia. Veja que o carro não tem 80.000 Km porém era usado em regime severo. Relaxamento? Talvez.
Alavanca com guia de ajuste do trambulador. No corsa originalmente usa-se uma chave sextavada de 13mm para fixação ao varão. Nos modelos novos utiliza-se uma chave Torx T45. Aperte o parafuso com um torque de 26 N.m e nada de bom sensor.
Bomba de óleo nova da GM. A atual está contaminada por borra, apesar de ainda ter pressão.
Radiador paralelo da visconde. Cabo de embreagem da CABOVEL. Não recomendo essa marca olhando pela aparência. Se possível compre um da FANIA que é a mesma original GM.
Silicone ACDelco para o cárter novo. Não recomendo marcas desconhecidas. Wurth e Loctite são excelentes opções.
4 juntas homocinéticas de 28 dentes sendo 2 lado roda e 2 lado câmbio.
2 pivôs, 2 terminais de direção, 2 cilindros do tambor, cebolão e um parafuso da polia do virabrequim que deve ser trocado, visto que recebe um torque de 95 N.m mais um torque angular que torna o parafuso descartável. Aplique trava química nesse parafuso de média resistência.
Aditivos para o cambio como Bardahl GA, óleo isafluido 556, vaselina para o'ring da bomba de água, graxa de silicone para as buchas da alavanca de marchas, silenciador de freios para ser aplicado nas costas das pastilhas, graxa branca em spray para lubrificação da guia do rolamento da embreagem, entre outros.
Embreagem da Sachs e junta de metal da bomba de óleo. Na aplicação dessa junta nunca use nada, apenas limpe bem e não aperte de forma cruzada, pois essa junta precisa se deformar na sequência dos parafusos.
Amortecedores, coxins Axios, coifa e batentes. Use sempre aditivo original da montadora junto de água desmineralizada.
Pescador, reservatório, todas mangueiras GM com exceção do ar quente e a de saída do tubo d' água para a bomba. Rolamentos SKF das rodas traseiras.
Sensor de temperatura da água Bosch original GM, cebolinha de óleo GM, tensor GM da Nytron e filtro de óleo ACDelco que não passa de um Tecfil com mais papel. Pelos testes que andei vendo atualmente o melhor filtro é o Tecfil e não o da ACDelco. A FRAM peca na sobreposição do papel filtrante enquanto a MANN peca na quantidade de furos internos o que pode afetar a vasão do óleo.
Junta do cárter do diferencial, da tampa do comando de válvulas e a junta do controle de mudanças.
Retentores do câmbio, do comando, anel do pescador e o anel da porca rolamento do diferencial.
Outras mangueiras do sistema de arrefecimento.
Discos, tambores, lonas e pastilhas.
Kit do completo com balancins e escoras GM, sendo os tuchos da Delphi. Retentor do traseiro do virabrequim e do eixo piloto.
Correia dentada 50.000 Km e do alternador.
Um motor com Bardahl B12 Plus é outra coisa. Não recomendo o uso do Molykote A2, ainda mais para quem utiliza o carro em condições severas. Use 3L + 500 ml do Bardahl e seja feliz.
As demais peças tive que colocar no veículo como o Sensor Map da Delphi, tampa do distribuidor Lucas e rotor ambos GM.
Para o serviço julgo necessário as seguintes ferramentas:
Centralizador para a embreagem e manômetro de pressão do sistema de arrefecimento.
Torquímetro de vareta simples com escala de 2 N.m até 140 N.m e uma haste magnética que é muito útil, principalmente quando necessita-se trocar tuchos, balancins e escoras.
Machado de solda e carregador de baterias se a sua estiver "grogue."
Suporte de sustentação de motor se precisar trocar a embreagem.
Goniômetro de 3/4 para torquear as juntas homocinéticas lado das rodas e um compressor de molas para trocar os tuchos.
Alavanca de 3/4 para o soquete de 30mm da porca castelo, alicate de abraçadeiras elásticas, um soquete de 30mm longo e um extrator de terminal de direção.
Um alicate para remoção da trava interna da junta homocinética e outro para apertar as abraçadeiras das coifas.
Compressor de molas e ferramenta para remoção da porca do rolamento.
E inevitavelmente uma família de soquetes sextavados, torks, allen, assim como adaptadores e extensões.
Um macaco hidráulico.
E pelo menos 2 cavaletes.
Peças para deixar o carro em dia. Veja que o carro não tem 80.000 Km porém era usado em regime severo. Relaxamento? Talvez.
Alavanca com guia de ajuste do trambulador. No corsa originalmente usa-se uma chave sextavada de 13mm para fixação ao varão. Nos modelos novos utiliza-se uma chave Torx T45. Aperte o parafuso com um torque de 26 N.m e nada de bom sensor.
Bomba de óleo nova da GM. A atual está contaminada por borra, apesar de ainda ter pressão.
Radiador paralelo da visconde. Cabo de embreagem da CABOVEL. Não recomendo essa marca olhando pela aparência. Se possível compre um da FANIA que é a mesma original GM.
Silicone ACDelco para o cárter novo. Não recomendo marcas desconhecidas. Wurth e Loctite são excelentes opções.
4 juntas homocinéticas de 28 dentes sendo 2 lado roda e 2 lado câmbio.
2 pivôs, 2 terminais de direção, 2 cilindros do tambor, cebolão e um parafuso da polia do virabrequim que deve ser trocado, visto que recebe um torque de 95 N.m mais um torque angular que torna o parafuso descartável. Aplique trava química nesse parafuso de média resistência.
Aditivos para o cambio como Bardahl GA, óleo isafluido 556, vaselina para o'ring da bomba de água, graxa de silicone para as buchas da alavanca de marchas, silenciador de freios para ser aplicado nas costas das pastilhas, graxa branca em spray para lubrificação da guia do rolamento da embreagem, entre outros.
Embreagem da Sachs e junta de metal da bomba de óleo. Na aplicação dessa junta nunca use nada, apenas limpe bem e não aperte de forma cruzada, pois essa junta precisa se deformar na sequência dos parafusos.
Amortecedores, coxins Axios, coifa e batentes. Use sempre aditivo original da montadora junto de água desmineralizada.
Pescador, reservatório, todas mangueiras GM com exceção do ar quente e a de saída do tubo d' água para a bomba. Rolamentos SKF das rodas traseiras.
Sensor de temperatura da água Bosch original GM, cebolinha de óleo GM, tensor GM da Nytron e filtro de óleo ACDelco que não passa de um Tecfil com mais papel. Pelos testes que andei vendo atualmente o melhor filtro é o Tecfil e não o da ACDelco. A FRAM peca na sobreposição do papel filtrante enquanto a MANN peca na quantidade de furos internos o que pode afetar a vasão do óleo.
Junta do cárter do diferencial, da tampa do comando de válvulas e a junta do controle de mudanças.
Retentores do câmbio, do comando, anel do pescador e o anel da porca rolamento do diferencial.
Outras mangueiras do sistema de arrefecimento.
Discos, tambores, lonas e pastilhas.
Kit do completo com balancins e escoras GM, sendo os tuchos da Delphi. Retentor do traseiro do virabrequim e do eixo piloto.
Correia dentada 50.000 Km e do alternador.
Um motor com Bardahl B12 Plus é outra coisa. Não recomendo o uso do Molykote A2, ainda mais para quem utiliza o carro em condições severas. Use 3L + 500 ml do Bardahl e seja feliz.
As demais peças tive que colocar no veículo como o Sensor Map da Delphi, tampa do distribuidor Lucas e rotor ambos GM.
- Adrianno Sakamoto
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Cara não foi pra ti, isso é só uma opinião minha pro nosso colega Alexandre.
Abraços.
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