[FOTOS] - Saindo o "Azulão" e entrando o Corsa C Sport

Aqui você pode mostrar seu Corsa.
Responder
Avatar do usuário
Cledman
:: Sport ::
Mensagens: 1230
Registrado em: Domingo 03 2011f Abril 2011 11:41:40 AM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Cledman »

Fred, acho que o lancer é esse mesmo cara.
Tenho visto uns pratas por aki. Tem um branco que já vi algumas vezes.
Tina um pretão, mas sumiu. Mas não sei se é o mesmo q vc ta falando hehe.

Quanto à faixa. faz sim.
Se não gostar depois, tira.
Pq tem coisa que na foto fica de um jeito e ao vivo é outra coisa!
Maxx Sedan Prata 2008/2009 - Cledson:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... highlight=

Classic Bege Nevada 2004/2005 - Cledson:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=888547


Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

Hoje dei start a uma manutenção que já queria fazer a tempos, acabei pegando a dica desse procedimento realizado no tópico do Awaked.

O único fluído que não havia renovado até hoje no carro foi o da direção hidráulica, analisando que o processo por diálise feito em oficinais especializadas é relativamente simples pelo valor que cobram, aqui na minha região cobram de R$ 80 a R$ 100 tendo que levar ainda 3 litros de fluído para um procedimento relativamente simples, então resolvi fazer por esse método "caseiro".

Como disse, peguei a dica desse procedimento no tópico do Awaked e aprofundando a pesquisa na net, acabei vendo que é o mais simples e usado procedimento caseiro que realizado por que não quer fazer em oficinas especializadas.....é o ideal? Não, sei que o ideal é a troca especializada por diálise e remoção da tela que filtra as impurezas e limpeza, mas creio que assim já de uma boa purifica no sistema e até melhore a leveza na direção.

O que eu utilizei:
* Uma seringa de 10 ML
* Um copo com medição de ML (esse eu sempre tive, e recomendo ter)
* 1 litro de fluído Dexron II original GM.

Procedimento:
* Fui puxando o fluido do reservatório da DH de 10 ml em 10 ml e colocando no copo até completar 150 ml.
* Eu preferi trabalhar com medição redonda para controlar as trocas, e também preferi parar em 150 ml para não puxar muito do reservatório e correr o risco de dar "ar" no sistema, talvez até dê pra puxar mais, mas preferi precaver.
* Depois passei o fluido velho para uma garrafa, limpei o copo de medições, coloquei 150 ml de fluido novo e completei o reservatório.

Minha ideia e realizar esse procedimento semanalmente, rodando por 1 semana e sempre renovando 150 ml por troca, até bater os 950 ml que vão no sistema do Corsa, e dependendo do estado de como ficar o fluido no final dessa primeira renovação, utilizar ela como enxague e dar continuidade com mais 1 litro.

Pra quem acha que o fluído ta ok só de olhar, segue a foto comparativa.

150 ml de fluido velho:
Imagem

150 ml de fluído novo:
Imagem


Ao final do procedimento relato as impressões para quem quiser fazer o mesmo.
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967


Avatar do usuário
Cledman
:: Sport ::
Mensagens: 1230
Registrado em: Domingo 03 2011f Abril 2011 11:41:40 AM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Cledman »

Baita manutenção hein Fred?
Eu não sei se preciso trocar meu fluído. Levei há algum tempo ao mecânico e ele disse que está bom, mas eu realmente não entendo dessa parte. Vou dar uma olhada nas tuas dicas! Obrigado e parabéns!!!
Maxx Sedan Prata 2008/2009 - Cledson:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... highlight=

Classic Bege Nevada 2004/2005 - Cledson:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=888547


Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

Cledman escreveu:Baita manutenção hein Fred?
Eu não sei se preciso trocar meu fluído. Levei há algum tempo ao mecânico e ele disse que está bom, mas eu realmente não entendo dessa parte. Vou dar uma olhada nas tuas dicas! Obrigado e parabéns!!!
Fala Cledman! Cara essa manutenção ainda se encontra em processo....rsrs...assim que finalizar o resultado posto aqui os comparativos de cada entre os fluido velhos e novos.

Eu acabei me equivocando quanto ao período e quantidade de fluidos retirados a cada procedimento, eu havia colocado que iria retirar 150 ml semanalmente, porém o procedimento iria se estender por muito tempo e talvez não iria fazer muita diferença. Acabei repensando sobre isso e optei por renovar 300 ml por dia (em duas sequencias de 150 ml pra não dar ar no sistema) além de ser mais eficiente é mais rápido.

Semana passada eu fiz a primeira renovação completa de 1 litro, acabei com todo o frasco do Dexron II, levando-se em consideração que vão 950 ml no sistema de DH, praticamente já estou no segundo ciclo. Ontem comprei mais um frasco de Dexron II e dei o start no segundo ciclo de troca, o que posso te adiantar é que o fluido já está saindo bem melhor em comparação ao primeiro, já esta saindo na cor avermelhada e não preto como o do primeiro ciclo.

Creio que finalizo tudo até sexta-feira, e ai posto o resultado final com as comparações....mas na boa, é bem simples o procedimento, é um pouco trabalhoso mas vale a pena.
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967


Avatar do usuário
Cledman
:: Sport ::
Mensagens: 1230
Registrado em: Domingo 03 2011f Abril 2011 11:41:40 AM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Cledman »

Opa!
No aguardo então.
Desde que comprei meu carro, já fiz algumas revisões e manutenções.
Mas realmente muita coisa eu não sei quando e onde fazer hehe

Abraços!
Maxx Sedan Prata 2008/2009 - Cledson:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... highlight=

Classic Bege Nevada 2004/2005 - Cledson:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=888547


Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

Como havia dito, finalizei a renovação completa do fluido da DH do meu carro.

Realizei em duas semanas seguidas, na semana passada realizei o primeiro ciclo de renovação, utilizei o carro durante o final de semana deixando o fluido novo "enxaguar" o sistema, e essa semana iniciei o segundo ciclo.

Essa primeira foto aqui é todo fluido retirado ao final do primeiro ciclo, não sei se pela foto é possível notar como pessoalmente, mas a cor final foi muita escura, por mais que se colocasse frente a iluminação (frente a uma lampada) continuava totalmente preto e bem opaco.

Imagem


Essa segunda foto é com o fluido retirado ao final do segundo ciclo, note que ele já possui a cor bem mais avermelhada natural de um fluido novo sem impurezas do que com o fluído que estava no sistema. Nem foi preciso coloca-lo frente a uma lampada, a iluminação natural já mostrava que estava translúcido e com aspecto de mais pureza que o do primeiro ciclo. Até meu pai ficou abismado com a diferença de um pro outro....rs

Imagem


E pra resumir e colocar minhas impressões finais, já que la em cima expliquei sobre esse procedimento......

OBS: Ah só pra completar sobre o procedimento, que agora que notei que não mencionei a respeito de um processo que precisa ser realizado, e que é importantíssimo nessa renovação. A cada troca de fluido (no meu caso de 150 ml em 150 ml) é imprescindível fechar o reservatório, ligar o carro e dar umas 2 ou 3 movimentas no volante de um lado para outro, não precisa dar final de curso não (até pq eu nunca faço isso e não é recomendado), mas pelo menos girar o volante uma vez para cada lado aguardar uns 2 segundos e fazer o mesmo para o lado contrário, para que o fluído se movimento no sistema e assim se misture, partindo para a próxima troca.

....voltando as impressões finais, pra ser sincero não notei mudança perceptível na leveza da direção, se teve foi bem pouco mesmo, mas o importante dessa manutenção é a preservação do sistema com um fluído novo retirando aquele velho, que acumulou umidade com o tempo, e possuindo certa limalha, que com o tempo vai sobrecarregando a bomba e podendo até entupir galerias e conexões.

É a melhor forma de renovar o fluido do sistema? Não, ainda continuo achando que o método por diálise no qual as oficinais especializadas empregam seja o mais eficiente, mas o valor cobrado acho incoerente com a simplicidade do procedimento. É trabalhoso? Um pouco é sim, mas pelo menos se economiza um $$ e tem a satisfação de realizar mais uma manutenção no carango...e que no fim os resultados de ambos os métodos serão bem semelhantes.

E pra finalizar essa leva de manutenções, adquiri meu primeiro frasco de Perfect Clean da Koube, produto que tenho acompanhado a tempos sobre suas funções e resultados positivos, então acabei fazendo umas contas e vi que compensa deixar de abastecer com Podium algumas vezes, colocar aditivada e dar mais uma "melhorada" na composição da gasolina com o Perfect Clean, e ainda sobra um trocado....rs

Pra quem ainda não conhece sobre o produto, pra ser sucinto sobre ele é uma espécie de aditivo que realiza limpeza de bicos injetores, sistema de alimentação, admissão, câmara de combustão, eliminar o carvão depositado nos pistões, tudo isso sendo eliminado em micro=partículas, e ainda promete acabar com a pré-ignição.

Resolvi experimentar, estou apenas esperando o tanque chegar no meio para adiciona-lo, a ideia e usar um frasco a cada 2 tanques...vamos ver se noto alguma diferença e relato minhas impressões.

Imagem


I é isso ai, fuiii! Abs!!
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967


Avatar do usuário
Cledman
:: Sport ::
Mensagens: 1230
Registrado em: Domingo 03 2011f Abril 2011 11:41:40 AM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Cledman »

Cara, vou precisar salvar essa página hehe.
É muita informação pra ficar perdida. Tenho que ter isso salvo.

A diferença de cor é bem clara mesmo! Realmente ficou limpinho!

Eu queria te perguntar uma coisa: Quando devemos fazer esse tipo de manutenção? Você fez pq sentiu necessidade ou foi mais a nível de manter tudo funcionando certinho?

Esse Perfect Clean .. foi uma boa?
Maxx Sedan Prata 2008/2009 - Cledson:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... highlight=

Classic Bege Nevada 2004/2005 - Cledson:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=888547


Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

Cledman escreveu:Cara, vou precisar salvar essa página hehe.
É muita informação pra ficar perdida. Tenho que ter isso salvo.

A diferença de cor é bem clara mesmo! Realmente ficou limpinho!

Eu queria te perguntar uma coisa: Quando devemos fazer esse tipo de manutenção? Você fez pq sentiu necessidade ou foi mais a nível de manter tudo funcionando certinho?
KKKK que isso meu camarada, nem é tanta coisa assim! È porque na hora de transcrever parece muita coisa e bem e complexo o procedimento, mas te asseguro que é bem simples.

Cara pessoalmente a diferença de tonalidade dos fluidos do primeiro ciclo, para o do segundo ciclo foi muito perceptível! O do segundo ciclo saiu muito mais limpo, e para você ter ideia o fluido do primeiro ciclo eu dei para o meu mecânico de confiança, que ele me pediu, e o do segundo ciclo também iria fazer o mesmo, mas ta tão limpinho que to com pena.......na primeira vez que abri o reservatório da DH o fluido estava tão escuro que não era possível ver o fundo, ao final do processo estava dando pra ver claramente mesmo o fluido sendo avermelhado, mas ele é translucido.

A sua pergunta foi boa sobre quando realizar esse tipo de manutenção....bem, se for seguir pelo manual, a GM (não sei quanto as outras montadoras) não recomenda a troca completa, somente em caso necessário completar o nível, caso esteja baixo, porém além de pesquisar a tempos sobre a renovação dos fluidos do carro, eu penso da seguinte forma....

Nenhum fluido é "long life" e vai durar a eternidade com total eficiência na função que é designado. Todo fluido ta sujeito as intempéries do tempo de uso que são, limalha, umidade, perda de viscosidade e propriedades, sujeiras em geral e etc....meu carro está com um pé nos 100 mil km, o fluido da DH era o único ainda não renovado depois que o comprei, então eu prefiro saber que estão todos os fluidos novos e renovados, vai saber quanto tempo estão lá? E se ainda podem ser os originais de fábrica! Então eu prefiro pecar por excesso que por omissão.

Nesse caso do fluido da DH é algo relativamente barato de realizar, e pode entrar facilmente no "faça você mesmo", para que você tenha uma ideia, gastei R$ 22 em cada frasco do Dexron II original GM comprados na Accioly, total de R$ 44 ...não vale a pena proteger o sistema? :D

Eu acho que para sentir necessidade de troca na DH devido a fluido velho, o mesmo precisa estar bem velho mesmo, talvez sendo original em um carro la com seus 200 mil km rodados, pois me parece que esse tipo de fluido e um dos mais resistentes. Eu não sei quantos km seu carro tem rodado até o momento, mas sugiro que em algum momento você faça :D
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967


Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

Cledman escreveu:Esse Perfect Clean .. foi uma boa?
Eu já adicionei o produto no tanque no domingo passado, estava com pouco menos de meio tanque, e te confesso que até o momento não notei nenhuma diferença, vou ver se a partir da segunda lata consigo notar os resultados melhor.

No distribuidor da Koube onde comprei, o vendedor me orientou a usar a primeira lata quando o tanque tivesse com 1/4, contudo não quis deixar ele tão concentrado no tanque e prefiro ir mais gradativamente.

Eu ainda não cheguei a 1/4, e pretendo usar ainda um pouco mais até se aproximar mais da reserva para abastecer, e depois disso procuro notar se há alguma melhora na autonomia, se o carro ficou levemente mais "solto" e por ai vai, e vou relatando o uso por aqui.
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967


Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

E dando continuidade a mais um UP de manutenção, hoje acabei "me rendendo" a outro que a tempos venho estudando sobre seus benefícios e propriedades, vendo muitos vídeos de demostração do produto, opinião em outros fóruns de quem usa (em especial no Vectra Clube), portanto cheguei a conclusão que esse produto é fundamental e só traz benefícios ao carro.

Na realidade foi por conta de não estar achando pontos de venda, e essa semana consegui achar na Altese GM, que é uma revendedora autorizada de peças originais não só da GM como das outras montadoras aqui (uma loja para cada marca), bem próximo da minha casa.

Militec-1
Imagem

Imagem

Para quem não conhece o produto, recomendo uma boa pesquisa sobre ele e obter informações, suas propriedades, sua historia, opiniões, funções e os benefícios que ele traz com uso, até para que cada um chegue a sua própria conclusão e decida por utiliza-lo ou não, ou opte por seus concorrentes (Molycote, Bardhal)

Para que se tenha resultados concretos é necessários esperar 1.000 km, que é o tempo necessário para que o Militec-01, que utiliza o óleo do motor como "transporte" esteja totalmente impregnado aos metais. Seu tempo de eficácia no motor é de aproximadamente 20.000 km, após isso é necessário adicionar novo frasco e renovar.

Hoje meu carro ta beliscando os 100.000 km, então tenho que aguardar ai até os 101.000 km para que o produto esteja 100% no sistema, e ai sim notar possíveis melhorias.

Imagem

Mas minha maior esperança é ele acabar ou diminuir e muito a partida a frio, que é uma das maiores responsaveis pelo desgaste interno dos componentes. Como uso óleo especificação 20W50 SJ ou SM original GM (no manual do meu carro a GM recomenda os 10W40, 10W50, 20W40, 20W50 minerais), portanto se ele definitivamente acabar com a partida a frio já fico muito do satisfeito! :D

Aliás uma dúvida que eu sempre tive e se alguém puder me esclarecer, já tentei procurar uma resposta pra isso mas não achei algo muito concreto, alguém sabe dizer porque nos Corsas e outros GMs mais novos (não sei o ano ao certo da mudança), ela passou a recomendar nos manuais o uso do semi-sintético 5W30? No meu não tem, somente as 4 especificações citadas acima.

É isso! Vamos que vamos!
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Corsa Clube Fotos”