Apenas para seguir com atualizações no tópico, sem UPS significantes desta vez, apenas revisões periódicas.
Faço revisão de óleo e filtros a cada 6 meses ou 5.000 km, o que ocorrer primeiro. Como utilizo o carro somente aos finais de semana, a troca geralmente se dá pelo tempo e nunca pela quilometragem.
Quilometragem da penúltima revisão: 96.230 KM
Data: 11/12/2014
Quilometragem da ultima revisão: 98.906 KM
Data: 10/06/2015
Itens de revisão periódica:
* Óleo mineral AC Delco 20W50
* Filtro de óleo original GM
* Filtro de combustível original GM
* Filtro de ar original GM
* Filtro do AC marca Filtros Mil
Itens trocados nesta revisão por desgaste:
* Retentor da haste do trambulador original GM
* Junta da caixa de marcha original GM
* Renovação completa do fluido - Isafluido 556 mineral Ipiranga (especificação original GM SAE 80W)
A um tempo atrás notei que naquela parte do acoplamento da haste do trambulador, estava um pouco marejado de óleo e poeira, de cara ja deduzia que era o retentor pois já havia trocado no meu antigo Corsa B. É um item e mão de obra que vale muito a pena substituir logo, enquanto apenas esta deixando passar uma "poerinha" de óleo, vai esperar o retentor estourar, vazar todo liquido da caixa e ter que gastar muito mais com uma caixa de marchas nova? Óbvio que não né!
Aqui, eu gostaria apenas de ressaltar a importância de incluir a troca do filtro do AC também a cada 6 meses, e não prolongar a vida desse item por 1 ano ou até mais, como tem pessoas que simplesmente ignoram a substituição. Vejam na foto o estado do filtro com apenas 6 meses de uso, nem precisa falar nada né, as imagens falam por si. Quem é alérgico agradece! rs
Dica: Gostaria aqui de deixar uma dica para quando se faz a substituição desse filtro, bem na realidade é meio pessoal, mas para quem gosta de um leve aroma ao ligar a ventilação do carro, e diminuir também aquele horrível cheiro de mofo que alguns sistemas podem apresentar, é válida. Eu simplesmente borrifo amaciante de roupa diluído em água em todo o filtro, borrifo frente e verso e sem exageros mas também sem miséria, espero secar e o coloco no carro. O sistema mantém um leve aroma por algum tempo, e assim que não sentir mais o aroma é só borrifar novamente.
Mudando um pouco da parte mecânica para a estética, mês passado realizei um polimento desse carro, já estou com ele pouco mais de 1 ano e meio e tava na hora. Como a um tempinho atrás houve um acidente de percurso, no qual um cidadão distraído acabou encostando na traseira do meu carro no sinal de trânsito, não houve nada de grave, sem amassos ou desalinhamento do PC, apenas alguns arranhados não muito grandes, mas incômodos. Pra quem saiu de casa com o carro intacto, nada mais justo que continuar dessa mesma forma, o rapaz assumiu o erro e arcou com o custo da repintura do PC e saia traseira.
Portanto, passando o breve relato desse infeliz fato, aproveitei o embalo e resolvi levar o carro para polir e encerar após a pintura. Não sei se é possível notar pela foto, mas um polimento e enceramento profissional deixa a pintura como 0km, ao vivo o antes e depois é bem perceptível.
Seguindo pela linha da limpeza, aproveitei e dei um talento no motor, limpeza períodica pra não haver acumulo de sujeira. Limpeza feita com pincel, borrifador de água, WD40 em algumas partes (menos em borrachas e plásticos), pano e pra dar acabamento silicone liquido spray da 3M nas borrachas e plásticos do motor para evitar ressecamentos e manter sempre com aspecto de novos.
E pra finalizar, como eu disse que não houve UPS significativos, apenas pra não passar em branco, achei dois leds T10 perdidos aqui em casa que eu usava nos faroletes do meu antigo Corsa B, e subsitui as duas lampadas do planfonier. Resultado? Gostei, iluminam mais que as lampadas halogêneas, e tenho a meta de futuramente colocar mais dois leds T10 nesse planfonier, já que ele tem espaço para duas lampadas mais, e dar continuidade substituindo toda iluminação interna por leds, iluz de cortesia do banco traseiro, do porta-malas e do porta-luvas.
É isso, vamos simbora que é pra frente que se anda, e de Corsa! Abraços galera!