JulioAraujo, desmontar o TBI é muito fácil de fazer e manter limpo. Só a parte de baixo que tinha receio de tirar por estar muito grudado e agora resolvei desgrudar. Em breve irei comprar um Car80 e um kit novo para fazer uma limpeza 100%, gabarito . Agora é possível rodar milhares de kms assim até o TBI ficar sujo.
Abraços.
[FOTOS] - Wind 94 Azul do Adrianno
- Adrianno Sakamoto
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muito bom ... parabéns !!!
Esse corsinha é show de bola ...
Esse corsinha é show de bola ...
- Adrianno Sakamoto
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Agradeço Carlão, quando puder a gente se vê nos encontros.Carlos Rodrigues escreveu:muito bom ... parabéns !!!
Esse corsinha é show de bola ...
- Adrianno Sakamoto
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O Lepo este mês que passou andou bastante entre São José e Jacareí durante três semanas... fora as nossas despesas de mês.
Nesses dias realizei a troca do sensor de temperatura que vai pra centralina. Foi adquirido um sensor da MTE-Thomson número 4051 usado no EFI e em muitos modelos:
Fica instalado atrás no coletor de admissão que é muito chato de acessar. Tem que desmontar toda aquela parte plástica do TBI, retirar tubos de respiro e desconectar o chicote assim tendo um acesso mais fácil com uma chave estrela 19.
Instalado:
O antigo sensor era da Bosch com a lata bem no cobre. É um sensor original de 1994...:
No dia seguinte realizei a limpeza e troca da água do radiador dessa vez usando um aditivo inorganico Petronas, ou Paraflu na cor verde:
Cada frasco já vinha com aditivo na proporção de 50% cada (água desmineralizada + aditivo).
Iniciei a retirada da água velha:
Fiz a limpeza do reservatório de expansão, do sensor de temperatura do painel e do cebolão:
Antes e depois . O sensor estava mais oxidado que o cebolão.
Tudo instalado de volta hora de retirar a água velha do bloco do motor. Como tenho VT tem que esquentar até acionar a ventoinha e depois iniciar a retirada da água. Todos que acompanham o tópico já viram fazer isso outras vezes.
Segunda retirada de água. Até que não estava tão sujo, deixei de limpar por um ano...
Fiz mais uma retirada de água e parti para adição de água desmineralizada para retirar o que sobrou da água torneiral e depois pro aditivo.
Prontinho
Diz o frasco que dura dois anos no sistema de arrefecimento. Nesse tempo será monitorado o surgimento de possíveis vazamentos no futuro.
Nesses dias realizei a troca do sensor de temperatura que vai pra centralina. Foi adquirido um sensor da MTE-Thomson número 4051 usado no EFI e em muitos modelos:
Fica instalado atrás no coletor de admissão que é muito chato de acessar. Tem que desmontar toda aquela parte plástica do TBI, retirar tubos de respiro e desconectar o chicote assim tendo um acesso mais fácil com uma chave estrela 19.
Instalado:
O antigo sensor era da Bosch com a lata bem no cobre. É um sensor original de 1994...:
No dia seguinte realizei a limpeza e troca da água do radiador dessa vez usando um aditivo inorganico Petronas, ou Paraflu na cor verde:
Cada frasco já vinha com aditivo na proporção de 50% cada (água desmineralizada + aditivo).
Iniciei a retirada da água velha:
Fiz a limpeza do reservatório de expansão, do sensor de temperatura do painel e do cebolão:
Antes e depois . O sensor estava mais oxidado que o cebolão.
Tudo instalado de volta hora de retirar a água velha do bloco do motor. Como tenho VT tem que esquentar até acionar a ventoinha e depois iniciar a retirada da água. Todos que acompanham o tópico já viram fazer isso outras vezes.
Segunda retirada de água. Até que não estava tão sujo, deixei de limpar por um ano...
Fiz mais uma retirada de água e parti para adição de água desmineralizada para retirar o que sobrou da água torneiral e depois pro aditivo.
Prontinho
Diz o frasco que dura dois anos no sistema de arrefecimento. Nesse tempo será monitorado o surgimento de possíveis vazamentos no futuro.
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Adrianno Sakamoto,
Muito bom Adriano, estou usando esse Petronas também, tem uma fábrica deles aqui perto.
Entre os testados pelo Inmetro, é uma marca que encontro mais facilmente.
Quanto aos sensores bem legal ver a velha e a nova, quero fazer isso em breve.
Abraços.
Muito bom Adriano, estou usando esse Petronas também, tem uma fábrica deles aqui perto.
Entre os testados pelo Inmetro, é uma marca que encontro mais facilmente.
Quanto aos sensores bem legal ver a velha e a nova, quero fazer isso em breve.
Abraços.
Corsa Hatch 1995 GL - Gran Luxo - Engine C14NZ 1.4 60cv | 11,1 kgfm N.m @ 2800 rpm
A saga da manutenção:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... sc&start=0
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- Adrianno Sakamoto
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JulioAraujo, acabei usando este por ser inorganico e não custar uma astronomia como o aditivo da acdelco.
Peguei os sensores trocados e dei uma limpada para conferir. De lataria estavam até que bem:
Siemens, VDO.... como queria ter acesso as estes que duraram mais de 15 anos... vamos ver como os MTEs vão sair.
Comparando com o sensor que o Sousaman trouxe do GLS dele. Os anos de fabricação estão marcados e o meu logo foi trocado em 1996:
Peguei os sensores trocados e dei uma limpada para conferir. De lataria estavam até que bem:
Siemens, VDO.... como queria ter acesso as estes que duraram mais de 15 anos... vamos ver como os MTEs vão sair.
Comparando com o sensor que o Sousaman trouxe do GLS dele. Os anos de fabricação estão marcados e o meu logo foi trocado em 1996:
- Carlos Rodrigues
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show de corsinha ... manutençao 100% ...
- Adrianno Sakamoto
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Agradeço Carlos!Carlos Rodrigues escreveu:show de corsinha ... manutençao 100% ...
Peguei os sensores de temperatura para fazer teste no multimetro e ambos tinham resistência... então dei mais uma boa limpada com uma lixa d'água 400 que tinha em casa e os oxidados sairam tudo... o sensor que era do Corsa GLS do Sousaman estava bem manchado de oxidação ficou assim:
Instalei e fui dar uma volta... o ponteiro parou normal nos 90º (VT fechada) e acionou a ventoinha aos 95º:
Está funcionando, se o sousaman quiser devolvo o sensor para ele repassar a peça para alguém que precise.
Ambos sensores, um antes e depois de lixar:
Agora com o sensor VDO lixado fiz a re-instalação. O da MTE ficará na reserva.
Eu achava que as peças não estavam funcionando mais por causa da oxidação do latão. Depois dessa experiência vi que o metal é mais maciço e dá pra lixar tirando as ferrugens. Quando o painel mostrava 100º lá no começo não era um diagnóstico errado, era aquilo mesmo. A falta da VT fazia com que todo o sistema superaquecece e ficasse com a mesma temperatura...
- sousaman
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Adrianno Sakamoto,
Não precisa se preocupar com isso.
Deixe ele guardado ai para outros amigos que possam precisar.
Como sempre muito caprichoso com o Lepo.
Não esqueci daquele item que conversamos. Levarei em breve e entregarei para você.
Abraços!
Não precisa se preocupar com isso.
Deixe ele guardado ai para outros amigos que possam precisar.
Como sempre muito caprichoso com o Lepo.
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NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO!
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- Carlos Rodrigues
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