[DÚVIDA] - Correia Dentada Original do Corsa C é HNBR?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Ola pessoal...entendam: a correia sincornizadora usada na montagem do Corsa MPFI 97/98 era a Gates comum ou seja borracha comum.
Comigo soltou os dentes com exatos 38.980 km.
Ai fui saber que era 40.000 km o máximo. Foi falta de informação minha, não ter consultado o manual, que nem sempre se deve seguir a risca, ou seja, acreditar que dure 40.000km, etc...tem varios fatores que ajudam a durar menos.
Por isso passei a trocar a correia com 30.000 km e sempre a mesma Gates comum e sempre aqueles shec shec shec depois de alguns meses apos atroca.

De la pra ca desenvolveram essa correia com HNBR, muito mais resistente ao calor, fadigas, tesnsões, etc, e duram um pouco mais, procurem na net sobre correia sincronizadora com HNBR.

Depois de pesquisar muito, desde 2007 eu uso correia Gates com HNBR nesse Corsa e nunca mais ouvi aqueles chiados da correia.

Não sei se foi a troca daquela engrenagem dentada que movimenta a correia que foi trocada junto com a correia, pois, aqueles chiados sumiram.

Se puderem, não vacilem, coloquem correia com NHBR. E peçam para checar bem as engrenagens dentadas envolvidas no conjunto de sincronismo e o rolamento tensionador marcas INA/SKF.

Qualquer discordancia, estejam a vontade para debater...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
DuBeira
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Terça-feira 03 2012f Julho 2012 07:05:48 PM
Localização: Paranaguá - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DuBeira »

ricardoemilio, ricardoemilio, to com uma duvida .. comprei tensor NSK, fiz errado? to preocupado..
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Se for NKS ou INA (que era original de fábrica), pode ficar traqnuilo. Cuidado com imitações.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

alcineu escreveu:Se for NKS ou INA (que era original de fábrica), pode ficar traqnuilo. Cuidado com imitações.
corrija ai, SKF e INA. Esqueçam o NKS rsrsrs...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Avatar do usuário
sergiod
:: Piquet ::
Mensagens: 314
Registrado em: Sábado 31 2010f Julho 2010 06:21:30 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por sergiod »

O corsa modelo novo além da correia dentada e seu tensor o q mais troca? correia Poli V? outros tensores ligados a Poli V ou Micro V também se trocam ao trocar a dentada?
1.8 FrexPower Eu Tenho a Força!
Imagem
Mr.Ventura
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quarta-feira 26 2014f Fevereiro 2014 05:56:52 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Mr.Ventura »

O meu corsa é 1995 ano 1.4. Pelo que vi meu carro pode usar essa correia sem HNBR. Rodo muito pouco só nos finais de semana e em hipótese alguma acelero ao máximo o carro. Então se eu respeito o tempo de troca da mesma, haverá algum problema por usar ?
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Mr.Ventura, não é tão simples. Você pode rodar pouco, não acelerar e dar mais trancos no motor ao trocar de marchas do que uma pessoa que corre mais e tem a manha de trocas mais suaves. Mas isso é só um mínimo detalhe.

Usando ou não a correia é de borracha e resseca, isso vai depender da região onde você anda, o tipo de pó, o tipo de sujeira, o quão eficiente é a vedação do protetor. A HNBR vale por 5 anos se não me engano, então a comum tem validade menor. Mesmo que não rode devem ser trocadas por tempo.

Locais onde existe contaminação com minério de ferro a correia vai pro espaço rapidinho, antes mesmo da metade do prazo ideal.

Da última troca foi trocado o tensor? Um tensor gasto pode acelerar o desgaste da correia. Bomba de água velha acaba tendo seus dentes afiados e tende a forçar mais a correia também.

A tendência é durar o indicado, mas muitos fatores abreviam o tempo. Troque antes, se garanta.
Mr.Ventura
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quarta-feira 26 2014f Fevereiro 2014 05:56:52 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Mr.Ventura »

Então vc me aconselha a trocar também a bomda d'agua? Vou trocar o tensor com certeza!
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Mr.Ventura, vou dizer o que eu vou fazer. EU.

Comprei o carro 0 km, vou trocar a correia a primeira vez, está dentro do prazo e está ainda em perfeito estado, inspecionei, tirei a cobertura pra ver, está limpíssima inclusive.
Como estou com o carro desde novo, o aditivo está perfeito, nada foi fuçado e a bomba de água não apresenta ruídos... se ela não tiver folga no eixo vai ficar. Na condição de troca obrigatório na próxima troca de correia aos 80.000 km.

Se meu carro fosse usado, tivesse uns 4 ou 5 anos de idade, na inspeção da correia tivesse muita contaminação ou eu não conhecesse o histórico, aí eu trocaria.

Se for um carro rodado, mais antigo... certamente eu trocaria a bomba, independente do resto. Pelo simples motivo de segurança, eu sempre tive por hábito fazer tudo em carro usado, onde colocar a mão já troca o que dá. Se não o carro vira uma dor de cabeça, você já não sabe no que pode confiar... eu sempre tive carro (independente do ano) que a qualquer momento podia me mandar numa viagem de 3000 km de distância que está pronto.

E passaria a usar correia com HNBR.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ainda vai uns 5K km pra chegar na KM indicada pra troca da correia da minha moto, em medida a correia teve um desgaste minimo em relacao a medida minima recomendada....
achei correia pra ela por 50cruzeiros no ML, comprei na honda a original por quase 300cruzeiros
no caso da minha correia nem sofre o problema de cabecote q um carro sofre, a minha é transmissao mesmo, motor pra roda ;)
se pensar no prejuizo q pode ter com economias na troca de uma correia, trocaria tudo q tem relacionado a ela sem pensar 2X, principalmente se pegou o carro recentemente e nao se sabe do "cuidado" q tinham com o carro.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”