[TUTORIAL] - Trocando a chave de seta Corsa B

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Waltecir
:: Piquet ::
Mensagens: 302
Registrado em: Sábado 21 2007f Abril 2007 09:04:27 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[TUTORIAL] - Trocando a chave de seta Corsa B

Mensagem por Waltecir »

Galera venho dividir mais uma experiência com vocês, espero que seja útil a quem precisar. Vou tentar ser o mais detalhista possível. Afinal:
- Troca da chave de seta: hoje fui sair de manhã ao desligar o farol alto que havia ficado ligado, a chave quebrou na minha mão. Comprei outra R$37,00 reais marca Delphi.

-chave quebrada, começe soltando esse parafuso ( que hoje vi estar faltando):
Imagem

-tire esse acabamento do parafuso e o parafuso em seguida:
Imagem

-agora estes 3 por baixo:
Imagem
Imagem

-já sem a capa de baixo, essa capa só é encaixada com a de cima:
Imagem

- agora a cobertura do painel, começe soltando os parafusos, são 3:
lado esquerdo
Imagem
lado direito
Imagem
central, uma chave cotoco é fundamental, por causa do espaço:
Imagem

-agora force um pouco desencaixando da parte de trás:
Imagem

-remova neste sentido:
Imagem
Imagem

-a capa superior do volante neste sentido:
Imagem

- a chave tem duas travas:
Imagem
Imagem

-retire a chave neste sentido:
Imagem

-desligue os dois conectores:
Imagem
Imagem

-chave fora do lugar:
Imagem

-chave nova:
Imagem

-ligue novamente os conectores, eles não dão montagem inversa, por causa da disposição dos terminais:
Imagem
Imagem
Imagem

-colocando a chave no lugar:
Imagem

-outro ângulo:
Imagem

-chave no lugar, devidamente encaixada:
Imagem

- começe voltando essa moldura pro lugar:
Imagem
Imagem

-ajeite ela pra encaixar perfeitamtente:
Imagem

-agora eh a vez dessa aqui, reparem no antiruído:
Imagem

-ela dá um trabalho pra encaixar, mas com jeitinho ela chega no lugar:
Imagem

-coloque o acabamento inferior, ele é encaixado igual a lego:
Imagem

-coloque os parafusos:
Imagem

-parafusos com acabemnto já no lugar:
Imagem

-do outra lado agora:
Imagem

-superior agora, usando aquela chave cotoco:
Imagem

-os dois parafusos debaixo:
Imagem

Fiz um vídeo do funcionamento da chave, mas nao sei como postar aqui, fica pra outra oportunidade.

Espero que seja útil a quem precisar.

Abraços galera CC.
Avatar do usuário
WJUNIOR
:: Moderador ::
Mensagens: 1628
Registrado em: Sábado 02 2007f Junho 2007 08:55:23 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012
Contato:

Mensagem por WJUNIOR »

Parabéns pelo Tutorial amigo. Mas espero que eu não precise trocar esta chave ;)
forte abraço!
Clique na foto abaixo p/ conhecer meu Classic LTZ personalizado:Imagem
MachDown
:: GSI ::
Mensagens: 2131
Registrado em: Domingo 08 2005f Maio 2005 02:11:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MachDown »

Show! Parabéns!

Apenas como observação: pra quem desmontar tome cuidado ao colocar de volta a chave, tenha certeza que encaixou direitnho, se não a chave não irá voltar ao virar o volante.

Outra dica off: vi que o Waltecir carrega um monte de coisas junto com a chave do carro, isso a longo prazo devido ao peso formado e trepidações ao andar com o carro pode causar danos ou desgastes desnecessários ao cilindro de ignição. O chaveiro dele tem poucas chaves ainda, tem gente que carrega mais.... mais peso.....
Pick-Up Corsa 1.6 MPFI -> Saudade
Montana Sport 1.8 -> Muita Saudade
Corsa Classic VHC -> http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=76534
Waltecir
:: Piquet ::
Mensagens: 302
Registrado em: Sábado 21 2007f Abril 2007 09:04:27 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Waltecir »

Parabéns pelo Tutorial amigo. Mas espero que eu não precise trocar esta chave Wink
forte abraço!
Obrigado. Preocupa não, a chave durou aproximadamente 13 anos, acho que você não vai precisar mexer com ela tão cedo.
Show! Parabéns!
Apenas como observação: pra quem desmontar tome cuidado ao colocar de volta a chave, tenha certeza que encaixou direitnho, se não a chave não irá voltar ao virar o volante.

Outra dica off: vi que o Waltecir carrega um monte de coisas junto com a chave do carro, isso a longo prazo devido ao peso formado e trepidações ao andar com o carro pode causar danos ou desgastes desnecessários ao cilindro de ignição. O chaveiro dele tem poucas chaves ainda, tem gente que carrega mais.... mais peso.....
Nunca havia parado pra pensar em relação ao peso da chave no cilindro de ignição. Valeu pela dica aí.
Abração.
viniciusakuma
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quinta-feira 30 2010f Setembro 2010 09:54:18 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por viniciusakuma »

Show o tópico amigo, acabei de trocar minha chave de seta com sua ajuda, obrigado mais uma vez.

Sou novo membro do clube. abraço!
Avatar do usuário
WilliamMelo
:: Wind ::
Mensagens: 35
Registrado em: Sábado 18 2009f Julho 2009 10:15:14 AM
Localização: Sobral - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por WilliamMelo »

Muito bom, porém alguns tokes... Não há necessidade de remover a moldura do painel para poder tirar a capa da direção, com jeitinho da pra tirar tranquilo, e as as borrachas anti-ruído da capa podem ser substituídas por uma arruela de borracha(dakelas de camara de ar) no parafuso do meio da capa da direção, akele q tem uma arruela, ou seja, vão ficar duas arruelas, uma de aço e outra de borracha.
JRLITORAL - Antonio
:: Piquet ::
Mensagens: 266
Registrado em: Terça-feira 24 2009f Março 2009 12:41:16 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JRLITORAL - Antonio »

Valterci,

Poderia me ajudar? parecia que ninguem ia quebrar a chave de seta.......massss eis que surge eu..o desastrado...

Cara pelo que eu contei la são 10 pinos correto? to na duvida .......olha meu carro ai....
Se acha que é 10 ou 6 pinos...sabe a diferença?

O meu tem o retorno automatico de seta todos tem?......putz..mo fod....dirigir sem seta...kkk

Abraço bonito seu carro.....ja tive um verde....alias..só tenho corsa verde.
ALEX_BHZ
:: Maxx ::
Mensagens: 3545
Registrado em: Quinta-feira 21 2010f Janeiro 2010 02:33:18 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ALEX_BHZ »

Parabéns pelo tópico Waltecir.... bacana!
JRLITORAL - Antonio
:: Piquet ::
Mensagens: 266
Registrado em: Terça-feira 24 2009f Março 2009 12:41:16 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JRLITORAL - Antonio »

Só passei para agradecer...belo topico...


Troquei a minha sozinho também graças a este topico imprimi umas 10 folhas e fiquei la tentando até conseguir tirar tudo.

Valeu pela atitude em ajudar o proximo.
Rubens Melo
:: Millennium ::
Mensagens: 166
Registrado em: Quarta-feira 23 2011f Fevereiro 2011 04:46:57 PM
Localização: Sarzedo - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rubens Melo »

Troquei a minha tem umas 3 semanas, até pensei em fazer um tutu também mas não tinha uma câmera a mão aí desisti....rs

Realmente é muito facil e rápida a troca e não precisa mesmo retirar a moldura do painel, com jeito da pra levantar a carcaça superior do volante e tirar a chave numa boa.

Parabéns pelo tutorial, muito bem explicado.
CORSA PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”