Bem, pessoal, estou ainda na briga com o ar condicionado do meu classic.
Como disse no início do tópico, é só pegar um trânsito mais pesado ou engarrafamento (RJ-42 graus) que começa o meu sofrimento: ponteiro do marcador de temperatura subindo, chega até o meio e ar condicionado não gela mais.
Levei na loja Pica-Pau que fica aqui na Praça Seca e foi verificado carga de gás e tudo OK. Então fizeram a limpeza externa do condensador (aquele que fica na frente do radiador) com um detergente específico para isso. Dias depois, engarrafamento e o problema continua.
Fui numa loja de radiadores aqui na Estrada do Catonho e perguntei se tinha como melhorar a ventilação do radiador (consequentemente a do condesador junto) e fui indicado a trocar a ventuinha original do classic que tem quatro pás por uma ventuinha do corsa com seis pás, que seria mais forte e melhoraria o rendimento do ar, conforme fotos:
VENTUINHA ORIGINAL
By leandrorj
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VENTUINHA DO CORSA 94/98
By leandrorj
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Gastei nessa troca 200,00 pratas.
Hj, peguei um engarrafamento e continua tudo igual. Marcador de temperatura chega no meio e ar condicionado já era.
Então, peço ajuda do pessoal do clube, pois gosto muito do meu classic.
Um grande abraço.
[DÚVIDA] - Compressor do A/C liga e desliga e não gela mais?
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Leandro, tenho um classic mesmo modelo que o seu, o meu gela e nunca passa do meio no marcador de temperatura, só que sempre ao ligar o AC a ventuinha do radiador já aciona o estágio 2, e o compressor so fica armado (gelando) se a rotação do carro estiver acima de 1200rpm, as vezes acontece do carro estar em marcha lenta (1000rpm) e o compressor funcionar. Eu falei com o cara da concessionária sobre isso e ele disse que é normal o compressor armar somente ao acelerar, que é pra evitar poluição e consumir menos, mas imagina eu num transito engarrafado e ficar sem ar gelado. Mas noto que se parado eu fico acelerando por um tempo uns 10s acima de 1200rpm, ao voltar pra marcha lenta o compressor fica armado, como se o carro entendesse que eu quero que o AC funcione mesmo com o carro parado. Verifica se sua ventuinha fica no máximo ao ligar o AC
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Funciona sim. Mas ela não fica direto, já li que a central é que comanda o acionamento da 2ª velocidade. Mas no trânsito ela fica direto, mas assim mesmo o ponteiro do marcador de temperatura começa a subir de 1/4 para a metade e aí, já era. Só volta a gelar se eu andar com o carro. Num engarrafamento na Av. Brasil com o sou de meio dia, ficou quente pra c... dentro do carro com o ar no máximo, tive que desligar o ar e abrir os vidros. É mole...
Corsa Classic 1.0 Flex/GNV 07/08
Mala elétrica, trava central, luz interna traseira, ilum. Portaluvas, soleiras, som trio, rodas 15, suspensão 60%, vidro elétrico 4 portas 50%, Alarme Positron, Aviso farol ligado, e procurando mais o q melhorar.
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O ponteiro sobe só com o AC ligado? Se for, verifica se a ventuinha do radiador do AC, que fica na frente do radiador principal está funcionando, pode ser coisa simples como relé ou fusivel queimado...
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Tudo funcionando blz. A ventuinha do condensador liga junto na velocidade mais alta assim que o ar condicionado é ligado. A do radiador tb, mas ela fica variando a força (1º e 2º estágios) de acordo com a pressão no sistema.
Tá f... Rio de Janeiro, hora do rush, 40º sem ar condicionado...
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Corsa Classic 1.0 Flex/GNV 07/08
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Então Leandro, creio que vc tenha que ir numa dessas lojas de ar para realizar testes antes de investir dinheiro em algumas coisas e não resolver.
Pelo que vc relatou, tenha em mente o seguinte:
O acionamento da 2° ventuinha (e não 2° estágio ok?) está relacionado a pressão de gás no sistema. É normal ela variar no funcionamento do ar, o por isso da central ficar armando e desarmando o 2° eletroventilador. Normalmente o 2° estágio arma qndo a condição de fluxo de ar nas colméias do condensador (la na grade frontal do corsa) são insuficientes para fazer baixar a pressão do sistema. O por isso que quando paramos num sinal ou pegamos engarrafamento ou ainda o tráfego é lento ouvimos um ruído mais forte de ventuinha dos carros com ar condicionado ligado. Se vc pegar um tráfego de estrada ou que mantenha velocidade na faixa de 90 km/h vc irá reparar que essa 2° ventuinha dificilmente ligará.
Para início, verifique se essa 2° eletroventilador que fica preso ao condensador frontal está funcionando. Ele tem que ligar e desligar dependedno das condições que te passei acima.
Se está funcionando assim, beleza.
Aí que vc terá que ir nessas lojas de ar, por que? Eles irão espetar 2 manômetros , um de alta e outro de baixa para monitorar a pressão dos sistema e te dar um diagnóstico do estado de seu ar.
Realmente não é normal não gelar com o carro parado. Mas somente de mão dos manômetros e tendo experi~encia em identificar os dados que são apresentados nele, para poder dar diagnósticos do que seja. Pode ser o tão "adorado" compressor argentino zexel já fazendo das suas abrindo o bico, ou alguma fuga de gás, sei lá.
Pelo que vc relatou, tenha em mente o seguinte:
O acionamento da 2° ventuinha (e não 2° estágio ok?) está relacionado a pressão de gás no sistema. É normal ela variar no funcionamento do ar, o por isso da central ficar armando e desarmando o 2° eletroventilador. Normalmente o 2° estágio arma qndo a condição de fluxo de ar nas colméias do condensador (la na grade frontal do corsa) são insuficientes para fazer baixar a pressão do sistema. O por isso que quando paramos num sinal ou pegamos engarrafamento ou ainda o tráfego é lento ouvimos um ruído mais forte de ventuinha dos carros com ar condicionado ligado. Se vc pegar um tráfego de estrada ou que mantenha velocidade na faixa de 90 km/h vc irá reparar que essa 2° ventuinha dificilmente ligará.
Para início, verifique se essa 2° eletroventilador que fica preso ao condensador frontal está funcionando. Ele tem que ligar e desligar dependedno das condições que te passei acima.
Se está funcionando assim, beleza.
Aí que vc terá que ir nessas lojas de ar, por que? Eles irão espetar 2 manômetros , um de alta e outro de baixa para monitorar a pressão dos sistema e te dar um diagnóstico do estado de seu ar.
Realmente não é normal não gelar com o carro parado. Mas somente de mão dos manômetros e tendo experi~encia em identificar os dados que são apresentados nele, para poder dar diagnósticos do que seja. Pode ser o tão "adorado" compressor argentino zexel já fazendo das suas abrindo o bico, ou alguma fuga de gás, sei lá.
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Agora que percebi, seu classic é bem novo 2007, então o compressor dele não é o zexel e sim Delphi.
Outra coisa também, essa 2° eletroventilador do condensador possui 2 estágios. Assim que vc liga o botão do ar, já entra o 1° estágio e esse fica ligado enquanto o ar funciona.
O 2° estágio desse eletroventilador que varia ligado e desligado conforme a pressão aumenta e diminui.
Uma boa loja de ar com um bom mecânico de posse dos manômetros e experiência mata essa charada. Mas esteja preparado pra tudo, inclusive ter que trocar o compressor, infelizmente o caso mais caro.
Outra coisa também, essa 2° eletroventilador do condensador possui 2 estágios. Assim que vc liga o botão do ar, já entra o 1° estágio e esse fica ligado enquanto o ar funciona.
O 2° estágio desse eletroventilador que varia ligado e desligado conforme a pressão aumenta e diminui.
Uma boa loja de ar com um bom mecânico de posse dos manômetros e experiência mata essa charada. Mas esteja preparado pra tudo, inclusive ter que trocar o compressor, infelizmente o caso mais caro.
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Caros, meu corsa life 07/08 também apresentou este problema. O mecanico trocou filtro de ar, secador, valvulas e deu carga de gás. Passou 1 mês começou a cair o rendimento do arcondicionado. Levei nele e informei, o mesmo informou que estava normal. Fiquei chatiado e foi ficando pior a ponto de só sair ar quente...
Recorri a meu pai e foi eu no meu corsa classic life 07/08 e ele no dele corsa classic life 07/08, só muda a cor. Foi comprado juntos o carro e justamente na época que a chevrolet desovou foi corsa life. O mecanico entrou no corsa do meu pai e até colocou um casaco, quando entrou no meu viu que tava só saindo ar.
Deu pressão com ar e ficou monitorando por umas 5 horas direto e detectou um pequeno vazamento. Ele me disse que era no compressor de ar que é Delphi. Ele abriu o compressor e viu uma borracha e a espuma toda esfarelada. Estou com o corsa faz 2 semana. Vamos esperar.
Recorri a meu pai e foi eu no meu corsa classic life 07/08 e ele no dele corsa classic life 07/08, só muda a cor. Foi comprado juntos o carro e justamente na época que a chevrolet desovou foi corsa life. O mecanico entrou no corsa do meu pai e até colocou um casaco, quando entrou no meu viu que tava só saindo ar.
Deu pressão com ar e ficou monitorando por umas 5 horas direto e detectou um pequeno vazamento. Ele me disse que era no compressor de ar que é Delphi. Ele abriu o compressor e viu uma borracha e a espuma toda esfarelada. Estou com o corsa faz 2 semana. Vamos esperar.
Corsa Classic 07/08 - Life
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boa tarde galera, meu corsa sedan 2003 tambem tem esse probs de nao gelar na lenta, o pessoal ai ja resolveu esse problema? se paro no congestionamento tenho que ficar segurando a rotação entre 1500 e 1800 para que o ar gele senao sou obrigado a abrir os vidros....algumas vezes noto que o compressor está funcionando mesmo parado só na lenta dai eu nao acelero... ja em outras cituações ao arrancar noto que dá um ruido parecido com aquele que dá quando a correia do alternador fica frouxa" mas é bem curto o barulho e logo em seguida o ar começa a gelar.....
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Maldito argentino!!!!! Ar ficou cada vez mais fraco e agora ficou sem gelar. Resultado.....troca do filtro e compressor!
Corsa wind 2000/2001
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