Rolamento da correia dentada é regulável? Barulho após

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rogdigue
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Rolamento da correia dentada é regulável? Barulho após

Mensagempor rogdigue » Sexta-feira 31st 2009f Julho 2009 10:11:00 AM

Pessoal, é o seguinte, levei meu corsa pra trocar a correia e o rolamento. Como o rolamento que estava no carro já era bem usadão e paralelo, comprei um INA. Pois bem, o mecânico trocou a correia e o rolamento, e após um dia dessa troca começou um chiado metálico intermitente. Chequei pessoalmente que a correia estava no ponto, portanto não está batendo nada dentro do motor. Daí levei no mecânico e só de ouvir ele falou que o rolamento da bomba de água que está roncando e precisa trocar esta bomba. Eu já sabendo que este mecânico, bem como todos os outros que conheço são trocadores de peça, desconfio da solução que ele deu para o problema. Bom, gostaria de saber se o rolamento tem algum tipo de regulagem, pois lí em algum lugar na net a bastante tempo, que certos rolamentos não se pode tensionar muito pois deixa a correia muito esticada forçando os rolamentos por onde ela passa. Se alguém souber esta informação, ou se tiver algum tutorial ou link da troca dessa correia e rolamento, me passa isso por favor, pq não tô afim de trocar peça sem ter garantia de que vai resolver. Obrigado.

Rogério.

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alcineu
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Mensagempor alcineu » Sexta-feira 31st 2009f Julho 2009 03:21:26 PM

É um chiado tipo schec schec? Coloque grfite nos dentes da correia e veja se para, se parar ai voce descarta a bomba. Aquela engrenagem la embaixo no eixo do virabrequim se estiver com os dentes gastos causa chiados...

Se for um ruido/ronco continuo metalico pode ser a bomba mesmo.

Voce sbe se ele mexeu na bomba dagua para ajustar a coreia dentada?

Fique atento que certa vez eu tive que alertar o mecanico, que, para acertar o tensioanmento da correia, teria que girar a bomba dágua e eté levei essas vistas explodidas no link abaixo, pois, a correia anterior estava bem folgada e ele mesmo que trocou antes.

Quase que arrebentamos a bomba de tanto bater para a mesma soltar-se devido a ferrugem já que não usva aditivo na agua.
Coloquei correia Gates com HNBR.

Veja no link abaixo os precdimentos para a troca e ajuste da correia sincronizadora/dentada. Copie e cheque se ele faz assim...

www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=393534
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rogdigue
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Mensagempor rogdigue » Sexta-feira 31st 2009f Julho 2009 05:38:16 PM

Ê Alcineu, só podia ser vc mesmo hein.

Esse mecânico que faz os serviços pra mim pelo menos tem uma coisa de bom, ele deixa agente ficar olhando todo o serviço, e com certeza ele não mecheu na bomba de água não. Mas deve ser ela mesmo, pq a correia está sincronizada conforme eu já conferi. O barulho é metálico, bem parecido com barulho de rolamento de embreagem

Pra girar a bomba de água tem que soltar os três parafusos em volta dela? Será q vaza água.

Pq eu realmente vou mecher lá. Se der zebra e eu não conseguir montar chamo o tiozinho aqui em casa pra arrumar pra mim, mas se eu conseguir sozinho vou ficar felizão, e um pouco menos pobre.

No primeiro dia desse barulho eu até pensei q fossem os tuchos descarregados de óleo, pq sempre que a correia é trocada ele gira o motor umas 2 voltas desligado pra ver se a correia ficou no lugar. Daí quando liga sempre fica aquele plac plac plac, mas passa. Desta vez eu rezei, mas o barulho não foi embora.

Rogério.

alcineu
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Mensagempor alcineu » Sexta-feira 31st 2009f Julho 2009 07:09:52 PM

rogdigue citou...

Esse mecânico que faz os serviços pra mim pelo menos tem uma coisa de bom, ele deixa agente ficar olhando todo o serviço.
- só isso ai já valida a idoneidade do mesmo.

..... e com certeza ele não mecheu na bomba de água não.
- de repente, o mesmo desconhece esse procedimento, que, se caso não for feito, a correia vai ficar frouxa ou tensionada demais, como aconteceu comigo, estava tão FROUXA que raspava nas laterais da capa plástica de proteção.

Mas deve ser ela mesmo, pq a correia está sincronizada conforme eu já conferi.
-sim ela até fica sincronizada, mas, pode ficar frouxa ou tensionada demais.

O barulho é metálico, bem parecido com barulho de rolamento de embreagem.
- é assim mesmo o ruido da bomba dágua com o rolamento roncando...
Pra girar a bomba de água tem que soltar os três parafusos em volta dela? Será q vaza água.
Pq eu realmente vou mecher lá. Se der zebra e eu não conseguir montar chamo o tiozinho aqui em casa pra arrumar pra mim, mas se eu conseguir sozinho vou ficar felizão, e um pouco menos pobre.
- é só afrouxar os 3 parafusos e girar o corpo da bomba conforme aquele procedimento descrito no link e conferir na marca do tensionador...

No primeiro dia desse barulho eu até pensei q fossem os tuchos descarregados de óleo, pq sempre que a correia é trocada ele gira o motor umas 2 voltas desligado pra ver se a correia ficou no lugar. Daí quando liga sempre fica aquele plac plac plac, mas passa. Desta vez eu rezei, mas o barulho não foi embora.
- esses palc plac pode ser a correia frouxa.

Que ano é seu Corsa?

Rogério.[/quote]
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Mensagempor alcineu » Sexta-feira 31st 2009f Julho 2009 07:15:23 PM

rogdigue citou...

Esse mecânico que faz os serviços pra mim pelo menos tem uma coisa de bom, ele deixa agente ficar olhando todo o serviço.
- só isso ai já valida a idoneidade do mesmo.

..... e com certeza ele não mecheu na bomba de água não.
- de repente, o mesmo desconhece esse procedimento, que, se caso não for feito, a correia vai ficar frouxa ou tensionada demais, como aconteceu comigo, estava tão FROUXA que raspava nas laterais da capa plástica de proteção.

Mas deve ser ela mesmo, pq a correia está sincronizada conforme eu já conferi.
-sim ela até fica sincronizada, mas, pode ficar frouxa ou tensionada demais.

O barulho é metálico, bem parecido com barulho de rolamento de embreagem.
- é assim mesmo o ruido da bomba dágua com o rolamento roncando...
Pra girar a bomba de água tem que soltar os três parafusos em volta dela? Será q vaza água.
Pq eu realmente vou mecher lá. Se der zebra e eu não conseguir montar chamo o tiozinho aqui em casa pra arrumar pra mim, mas se eu conseguir sozinho vou ficar felizão, e um pouco menos pobre.
- é só afrouxar os 3 parafusos e girar o corpo da bomba conforme aquele procedimento descrito no link e conferir na marca do tensionador...

No primeiro dia desse barulho eu até pensei q fossem os tuchos descarregados de óleo, pq sempre que a correia é trocada ele gira o motor umas 2 voltas desligado pra ver se a correia ficou no lugar. Daí quando liga sempre fica aquele plac plac plac, mas passa. Desta vez eu rezei, mas o barulho não foi embora.
- esses plac plac pode ser a correia frouxa. Cheque aquela engrenagem dentada la embaixo e veja se os dentes dela estão uniforme de lado a lado.

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Mensagempor rogdigue » Sábado 01st 2009f Agosto 2009 07:49:09 AM

É 96 1.0 MPFI.

Rogério.

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Mensagempor alcineu » Sábado 01st 2009f Agosto 2009 11:19:49 PM

rogdigue escreveu:É 96 1.0 MPFI.

Rogério.
ok. Um eletricista me ensinou um teste bem prático para achar onde esta roncando.
Motor funcionando sem aceleração, pegue um pedaço de mangueira de jardim (não aquelas molengas) e encoste uma das pontas próximo ao local e a outra bem próximo ao ouvido, segurando com umas das mãos e veja onde esta roncando/roendo/estalando, etc.
Não falha. Até pedaço de vergalhão serve.

Só para se ter idéia, já vi um instrumento assim, usando um estetoscópio daqueles que médico usa pra checar batimentos cardiaco, usando uma vareta na ponta.

Veja ai se é rolamento do alternador tambem. Para saber se é da bomba dágua, tire a parte de cima da capa plastica e encoste próximo ao eixo da bomba com CUIDADO e cheque.
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Mensagempor rogdigue » Domingo 02nd 2009f Agosto 2009 10:03:21 AM

Alternador acho que não é não pois o meu antigo estava com o rolamento novo e agora coloquei um outro alternador mais potente e zero, novinho.

Rogério.

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Mensagempor eulersimoes » Sábado 22nd 2009f Agosto 2009 02:00:46 PM

No meu CORSA SEDAN GLS 1.6 99 ocorreu o mesmo problema , o mecanico trocou a correia dentada e o tensor, dois dias depois começoua a aparecer o mesmo barulho que vc descreveu. Levei em outro mecanico e ele me falou que deveria ter sido trocada também o tensor da correia do alternador. Esta peça foi trocada posteriormente e o barulho sumiu, quando o mecanico retirou a peça usada dava para ver claramente que o barulho vinhda dela. Inclusive após a troca o carro ficou muito mais silencioso.

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Mensagempor rogdigue » Sábado 22nd 2009f Agosto 2009 03:28:35 PM

Ô colega, obrigado pela dica aí. Um teste simples que eu ainda não fiz foi tirar a correia do alternador e funcionar o motor pra ver se o barulho some, mas como eu disse o alternador é novo, provavelmente não é ele. Não tem jeito, acho q no meu caso é a bomba de água mesmo, até já comprei uma nova pra trocar.

Rogério.


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