Pessoal preciso puxar um fio positivo para o módulo que está fixo ao banco traseiro. Existe algum buraco próximo à bateria que tenha ligação com a parte interior do carro? No classic que eu tinha eu descia o fio próximo à bateria e este já ia direto para dentro do carro.
No Hatch novo tem que levar o fio até aquele chicote principal que desce próximo à direção? O cabo vai dar uma puta volta...
Alguém tem alguma sugestão?
[DÚVIDA] - Como puxar fio da bateria (Hatch 2009)?
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No meu eu fiz esse caminho todo mesmo! e olha que fui mais longe e instalei o módulo no porta malas!!!
abraços
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- renatoSS
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Dependendo da bitola do cabo, dá para passar por onde passa o cabo de aço que libera a trava do capô, que se encontra do lado do motorista. Puxando o cabo da bateria, passa junto com o tubo onde passa os cabos originais. cuidado para não deixar muito solto pra num enroscar nas hastes do limpador de parabrisa. Passei um cabo de 4mm sem problemas, mande o guia do fio de dentro para fora do carro por dentro da borracha onde passa o cabo de açol, e passe silicone ou fita pra que não haja infiltração, fica zeradinho. Vi um post com uma foto do local por aí no fórum.
E a evolução continua se Deus quiser!
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4 - Corsa Super 1.0 MPFI 1999 Silver
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Fiz isso neste final de semana...
O melhor lugar para passar o cabo de força é pelo lado do motorista mesmo. O cabo começa na bateria e segue por cima do filtro de ar do ventilador do carro passando por cima do fluido de ferio, que foi aonde eu coloquei o porta fusivel para proteçao do cabo, fica bacana ali porque o meu porta fusivel tem uma base e fica direitinho acomodado em cima do reservatorio. Caso precise trocar de fusivel é só abrir o plastico que fica em cima do reservatorio e já tem acesso ao porta fusivel. Cuidado com o motor e as peças que dão movimento ao limpador de parabrisa (como foi dito num post acima).
Segui a linha até o buraco onde passa o esquicho de agua do limpador traseiro, tentei pelo buraco aonde passa o cabo de abertura do capo, mas ficou muito apertado. Passei um cabo de 25mm².. Ficou um pouco apertado e não consegui utilizar a borracha de vedação, que inclusive, ainda esta sem vedação mas vou aproveitar a ideia do silicone e vou utilizar.
Descendo o cabo pelo buraco do esquicho ou de abertura do capo, ele cai ali proximo aos pedais, é necessario tirar a forraçao lateral, aonde fica o gancho de abertura do capo para continuar a seguir o cabo. Precisa remover uma porca e puxar com força pois esta forraçao possui um daqueles grampos frajeis que fixam na lataria. Feito isso passe o cabo pela forraçao plastica do chão, a complicação será quando chegar próximo a coluna. Eu tive que tirar toda a forraçao da coluna para poder ter acesso melhor. Uma vez que o cabo era grosso, talvez com cabo mais fino seja mais facil e nem precise abrir a forraçao.
Siga a linha até o banco traseiro, dai não tem mistério... fixe da melhor forma que achar.. e that's it!
Recomendo no minimo uns 5m (o que tenho) e o ideal 6m de cabo... Com 5m deu na risca...
Ja dando uma dica, se for colocar no porta malas, um bom lugar para aterrar é no lado esquerdo mesmo, existe um parafuso proprio onde ja existe um aterramento do proprio carro... No lado direito tambem tem, mas não tão apropriado quanto este parafuso do lado direito.
Espero ter ajudado!
Abraços
O melhor lugar para passar o cabo de força é pelo lado do motorista mesmo. O cabo começa na bateria e segue por cima do filtro de ar do ventilador do carro passando por cima do fluido de ferio, que foi aonde eu coloquei o porta fusivel para proteçao do cabo, fica bacana ali porque o meu porta fusivel tem uma base e fica direitinho acomodado em cima do reservatorio. Caso precise trocar de fusivel é só abrir o plastico que fica em cima do reservatorio e já tem acesso ao porta fusivel. Cuidado com o motor e as peças que dão movimento ao limpador de parabrisa (como foi dito num post acima).
Segui a linha até o buraco onde passa o esquicho de agua do limpador traseiro, tentei pelo buraco aonde passa o cabo de abertura do capo, mas ficou muito apertado. Passei um cabo de 25mm².. Ficou um pouco apertado e não consegui utilizar a borracha de vedação, que inclusive, ainda esta sem vedação mas vou aproveitar a ideia do silicone e vou utilizar.
Descendo o cabo pelo buraco do esquicho ou de abertura do capo, ele cai ali proximo aos pedais, é necessario tirar a forraçao lateral, aonde fica o gancho de abertura do capo para continuar a seguir o cabo. Precisa remover uma porca e puxar com força pois esta forraçao possui um daqueles grampos frajeis que fixam na lataria. Feito isso passe o cabo pela forraçao plastica do chão, a complicação será quando chegar próximo a coluna. Eu tive que tirar toda a forraçao da coluna para poder ter acesso melhor. Uma vez que o cabo era grosso, talvez com cabo mais fino seja mais facil e nem precise abrir a forraçao.
Siga a linha até o banco traseiro, dai não tem mistério... fixe da melhor forma que achar.. e that's it!
Recomendo no minimo uns 5m (o que tenho) e o ideal 6m de cabo... Com 5m deu na risca...
Ja dando uma dica, se for colocar no porta malas, um bom lugar para aterrar é no lado esquerdo mesmo, existe um parafuso proprio onde ja existe um aterramento do proprio carro... No lado direito tambem tem, mas não tão apropriado quanto este parafuso do lado direito.
Espero ter ajudado!
Abraços
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Eu passei um cabo de 21 mm pelo lado direito pelo para-lama...
Deu um trabalho do cão...
E visto que no meu corsa antigo o fio já era projetado para a lateral direita..
Pela lateral esquerda, teria que trocar o cabo inteiro, tornando mais caro o projeto.
1/2 dia só pra passar o cabo da bateria até o pé do passageiro...
e + 1/2 dia pra passar o cabo até o porta-malas...
Se for passar um cabo menor, fica mais fácil.
Tirei algumas fotos pra facilitar ai... (inclusive as travas para desmontar as partes plásticas do carro)...
Locais com travas estão destacados nas imagens...
PS: para quem quiser passar um cabo até o porta-malas, há necessidade de desmontar o carro de trás para frente,
pois as peças plásticas são encaixadas uma por cima da outra, dificultando o servico.
Fotos tiradas da lateral direita. Para a lateral esquerda, podem haver pontos diferentes de fixação devido a
localização do triângulo de sinalização (na moldura traseira do porta-malas).
As fotos foram tiradas ao montar as partes. Então algumas fotos podem aparecer incoerentes na desmontagem (ex. foto 6 - cinto de segurança)
foto01 - Banco traseiro tirado para facilitar o servico (banco bi-partido)
foto02 - Parafusos do banco traseiro
foto03 - A trava do cinto é fixada junto ao parafuso do banco
foto04 - Retirando a lateral traseira direita
Pontos de Parafuso destacados em vermelho.
Retire a borracha da moldura para retirar a peça (destacado em amarelo).
para retirar a peça plástica, é só puxar após retirar os parafusos.
foto05 - Peça desmontada para identificação das travas de fixação
foto06 - Lateral sem a moldura (cinto de segurança está solto nessa hora... rsrsrsrs)
Parafusos destacados para retirada da moldura inferior
foto07 - Retirado pino da trava do banco. Retirar as borrachas laterais para remoção da moldura
Note que uma moldura sobrepõe a outra dificultando na hora de passar o cabo por baixo
foto08 - Pontos na lataria identificando os furos da trava da moldura superior
foto09 - Pontos em vermelho identificando local dos parafusos e o amarelo identificando a trava de fixação
foto10 - Moldura lateral direita desmontada - Trava de fixação branca
foto11 - Desmontando a parte traseira da moldura da porta.
Inicie a desmontagem dessa peça pela porta do motorista e depois a parte traseira
foto12 - Peça desmontada (pedaço traseiro)
foto13 - Peça desmontada (pedaço dianteiro)
foto14 - Peça desmontada (pedaço traseiro), mostrando as travas de fixação.
As travas destacadas em amarelo (no meu caso), ao puxar ficaram na lataria, ao invés de ficar no plástico...
Retire da lata e fixe novamente no plástico e ao montar a peça, é só travar novamente.
Existem 2 travas (vermelho) que precisam ser abertas para o lado para que a peça desencaixe, cfme mostra a figura.
foto15 - Peça desmontada (pedaço dianteiro), mostrando as travas de fixação.
foto16 - Moldura do pé direito (desmontada)
foto17 - Parafuso de fixacao (vermelho) e trava (em azul).
A trava ficou perdida na lataria ao retirar a moldura... grrrrrr......
foto18 - Cabo de bateria fixo com conector e fusivel.
Utilizei o parafuso da canaleta de fios para fixar o fusivel
foto19 - Utilizei uma canaleta para passar o fio (21mm).
foto20 - Borracha furada para passar o cabo.
foto21 - Passagem pelo Para-lama (deu um trabalhooooo)
e ao lado, possui uma moldura plástica que pode ser removida e furada para passar o cabo pelo mesmo.
Deu um trabalho para passar o fio por dentro, visto q o cabo não é flexível...
Utilize uma guia ou um fio de luz (meu caso) para puxar o fio...
Aqui foi perdido quase 1/2 dia de servico. Posso lhe desejar uma boa sorte... rsrsrsrs
foto22 - Passagem por dentro da lataria/para-lamas do cabo
foto23
foto24 - Passagem pela canaleta dianteira.
foto25
foto26 - Local das travas da moldura identificado em azul
foto27 - Local das travas da moldura identificado em azul
foto28 - Material utilizado para desmontar o veiculo.. rsrsrs
Ainda falta projetar moldura para fixar o módulo em ambas as laterais... vai ficar para o proximo mes.....
Qualquer duvida, grite.
Abraços.
Deu um trabalho do cão...
E visto que no meu corsa antigo o fio já era projetado para a lateral direita..
Pela lateral esquerda, teria que trocar o cabo inteiro, tornando mais caro o projeto.
1/2 dia só pra passar o cabo da bateria até o pé do passageiro...
e + 1/2 dia pra passar o cabo até o porta-malas...
Se for passar um cabo menor, fica mais fácil.
Tirei algumas fotos pra facilitar ai... (inclusive as travas para desmontar as partes plásticas do carro)...
Locais com travas estão destacados nas imagens...
PS: para quem quiser passar um cabo até o porta-malas, há necessidade de desmontar o carro de trás para frente,
pois as peças plásticas são encaixadas uma por cima da outra, dificultando o servico.
Fotos tiradas da lateral direita. Para a lateral esquerda, podem haver pontos diferentes de fixação devido a
localização do triângulo de sinalização (na moldura traseira do porta-malas).
As fotos foram tiradas ao montar as partes. Então algumas fotos podem aparecer incoerentes na desmontagem (ex. foto 6 - cinto de segurança)
foto01 - Banco traseiro tirado para facilitar o servico (banco bi-partido)
foto02 - Parafusos do banco traseiro
foto03 - A trava do cinto é fixada junto ao parafuso do banco
foto04 - Retirando a lateral traseira direita
Pontos de Parafuso destacados em vermelho.
Retire a borracha da moldura para retirar a peça (destacado em amarelo).
para retirar a peça plástica, é só puxar após retirar os parafusos.
foto05 - Peça desmontada para identificação das travas de fixação
foto06 - Lateral sem a moldura (cinto de segurança está solto nessa hora... rsrsrsrs)
Parafusos destacados para retirada da moldura inferior
foto07 - Retirado pino da trava do banco. Retirar as borrachas laterais para remoção da moldura
Note que uma moldura sobrepõe a outra dificultando na hora de passar o cabo por baixo
foto08 - Pontos na lataria identificando os furos da trava da moldura superior
foto09 - Pontos em vermelho identificando local dos parafusos e o amarelo identificando a trava de fixação
foto10 - Moldura lateral direita desmontada - Trava de fixação branca
foto11 - Desmontando a parte traseira da moldura da porta.
Inicie a desmontagem dessa peça pela porta do motorista e depois a parte traseira
foto12 - Peça desmontada (pedaço traseiro)
foto13 - Peça desmontada (pedaço dianteiro)
foto14 - Peça desmontada (pedaço traseiro), mostrando as travas de fixação.
As travas destacadas em amarelo (no meu caso), ao puxar ficaram na lataria, ao invés de ficar no plástico...
Retire da lata e fixe novamente no plástico e ao montar a peça, é só travar novamente.
Existem 2 travas (vermelho) que precisam ser abertas para o lado para que a peça desencaixe, cfme mostra a figura.
foto15 - Peça desmontada (pedaço dianteiro), mostrando as travas de fixação.
foto16 - Moldura do pé direito (desmontada)
foto17 - Parafuso de fixacao (vermelho) e trava (em azul).
A trava ficou perdida na lataria ao retirar a moldura... grrrrrr......
foto18 - Cabo de bateria fixo com conector e fusivel.
Utilizei o parafuso da canaleta de fios para fixar o fusivel
foto19 - Utilizei uma canaleta para passar o fio (21mm).
foto20 - Borracha furada para passar o cabo.
foto21 - Passagem pelo Para-lama (deu um trabalhooooo)
e ao lado, possui uma moldura plástica que pode ser removida e furada para passar o cabo pelo mesmo.
Deu um trabalho para passar o fio por dentro, visto q o cabo não é flexível...
Utilize uma guia ou um fio de luz (meu caso) para puxar o fio...
Aqui foi perdido quase 1/2 dia de servico. Posso lhe desejar uma boa sorte... rsrsrsrs
foto22 - Passagem por dentro da lataria/para-lamas do cabo
foto23
foto24 - Passagem pela canaleta dianteira.
foto25
foto26 - Local das travas da moldura identificado em azul
foto27 - Local das travas da moldura identificado em azul
foto28 - Material utilizado para desmontar o veiculo.. rsrsrs
Ainda falta projetar moldura para fixar o módulo em ambas as laterais... vai ficar para o proximo mes.....
Qualquer duvida, grite.
Abraços.
Fabio
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Fabio, excelente explicação!!
Quando passei o cabo, não removi por completo as molduras, apenas levantei algumas das travas e com um pouco de força passei o cabo... aquele empurra daqui e puxa dali.
Fiz assim porque fiquei em duvida na hora de remover a parte da moldura que se encaixa com a moldura da coluna central do carro. Parece que nessa junção existe alguma trava para manter as duas molduras presas.
Voce teve alguma dificuldade ou com jeito e força ela se desprende?
Pretendo remover as molduras para repassar o cabo, desta vez com mais "carinho".
Abraços
Quando passei o cabo, não removi por completo as molduras, apenas levantei algumas das travas e com um pouco de força passei o cabo... aquele empurra daqui e puxa dali.
Fiz assim porque fiquei em duvida na hora de remover a parte da moldura que se encaixa com a moldura da coluna central do carro. Parece que nessa junção existe alguma trava para manter as duas molduras presas.
Voce teve alguma dificuldade ou com jeito e força ela se desprende?
Pretendo remover as molduras para repassar o cabo, desta vez com mais "carinho".
Abraços
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Olá Spoock,
Dificuldade tive na peça da foto 14 (moldura lateral)...
As travas da moldura destacadas em vermelho foram as que mais deram trabalho, pois não tinha idéia de como era fixado. Imaginei que fossem fixados com aquela trava branca que qdo vc puxa, arrebenta a trava (foi o caso da porta e das molduras internas do espelho - tive que trocá-las).
Mas é só aplicar força de baixo para cima com as mãos mesmo que as mesmas destravam.
Dica: comece desmontando de trás para frente, pois uma moldura é sobreposta pela outra.
Outra dificuldade foi na passagem do cabo de alimentação entre o paralamas (foto 21 e foto 22)... Esse sim, me consumiu uma manhã inteira...
Mas no final das contas, acabou dando certo.
Qquer duvida, pergunte.
Abraço.
Fabio.
Dificuldade tive na peça da foto 14 (moldura lateral)...
As travas da moldura destacadas em vermelho foram as que mais deram trabalho, pois não tinha idéia de como era fixado. Imaginei que fossem fixados com aquela trava branca que qdo vc puxa, arrebenta a trava (foi o caso da porta e das molduras internas do espelho - tive que trocá-las).
Mas é só aplicar força de baixo para cima com as mãos mesmo que as mesmas destravam.
Dica: comece desmontando de trás para frente, pois uma moldura é sobreposta pela outra.
Outra dificuldade foi na passagem do cabo de alimentação entre o paralamas (foto 21 e foto 22)... Esse sim, me consumiu uma manhã inteira...
Mas no final das contas, acabou dando certo.
Qquer duvida, pergunte.
Abraço.
Fabio.
Fabio
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Fabio,
Como voê fez para passar a fiação de som para as portas?
No meu a passagem da fiação de som original, fios do vidro e trava elétrica é feita por um conector e o seu parece igual e eu num to afim de mexer nele, tem alguma idéia?
E outra coisa, como se fez para passar o cabo de força pra dentro do carro? A foto não mostra exatamente por onde entrou, se puder compartilhar a sua experiencia vai ajudar bastante!!!
Valeu!
Como voê fez para passar a fiação de som para as portas?
No meu a passagem da fiação de som original, fios do vidro e trava elétrica é feita por um conector e o seu parece igual e eu num to afim de mexer nele, tem alguma idéia?
E outra coisa, como se fez para passar o cabo de força pra dentro do carro? A foto não mostra exatamente por onde entrou, se puder compartilhar a sua experiencia vai ajudar bastante!!!
Valeu!
Ricardo Oliveira
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Olá Ricardo,
Na porta não mexi na fiação. Já veio de fábrica com os fios passados.
Sobre o cabo de alimentação, passei pela lataria, cfme foto 21.
Dali, este cabo vai sair no pára-lamas (visto pela figura 21).
Neste caso, usei um arame (ou melhor: fio de luz grosso) para puxar o cabo em direção a porta.
Ali na porta, existe um 'tapa buraco'. Foi por onde passei o fio para dentro do carro.
Retirei o 'tapa-buraco' e furei o suficiente para passar o cabo.
Para passar o cabo para dentro do carro, utilizei o fio de luz mais fino, passando de baixo para cima na entrada da foto 23.
Essa parte foi a que mais deu mais trabalho. Feche um pouco a porta e com a mão, procure o fio até achar ele. Puxe-o para fora.
Se vc não achar o fio, provavelmente foi por dentro da lataria para a frente do carro.
Ai é só enrolar a ponta da guia com fita isolante no fio.... e puxar para dentro o fio...
mas na saída inferior (da foto 23), deu trabalho para passar o cabo, pois o cabo de 21mm não é flexível como um cabo de 16mm.
Dica: use WD40 para lubrificar o cabo e facilitar a passagem.
Duvidas, é só falar.
Na porta não mexi na fiação. Já veio de fábrica com os fios passados.
Sobre o cabo de alimentação, passei pela lataria, cfme foto 21.
Dali, este cabo vai sair no pára-lamas (visto pela figura 21).
Neste caso, usei um arame (ou melhor: fio de luz grosso) para puxar o cabo em direção a porta.
Ali na porta, existe um 'tapa buraco'. Foi por onde passei o fio para dentro do carro.
Retirei o 'tapa-buraco' e furei o suficiente para passar o cabo.
Para passar o cabo para dentro do carro, utilizei o fio de luz mais fino, passando de baixo para cima na entrada da foto 23.
Essa parte foi a que mais deu mais trabalho. Feche um pouco a porta e com a mão, procure o fio até achar ele. Puxe-o para fora.
Se vc não achar o fio, provavelmente foi por dentro da lataria para a frente do carro.
Ai é só enrolar a ponta da guia com fita isolante no fio.... e puxar para dentro o fio...
mas na saída inferior (da foto 23), deu trabalho para passar o cabo, pois o cabo de 21mm não é flexível como um cabo de 16mm.
Dica: use WD40 para lubrificar o cabo e facilitar a passagem.
Duvidas, é só falar.
Fabio
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Sumiu a foto 23. Alguém consegue retorná-la ?
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