[TUTORIAL] - Limpeza Sistema de ventilação forçada do cárter

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
F J R
:: GLS ::
Mensagens: 1895
Registrado em: Sexta-feira 14 2007f Setembro 2007 01:03:39 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1999
Contato:

Mensagem por F J R »

PARABENS PELO POST....

VOU TER Q FAZER UMAS COISSINHAS NO MEU CARRO E JA VOU MANDAR O MECANICO FAZER ESSA LIMPEZA E VOU ACOMPANHAR DE PERTO...
A Wagon Mais Completa Do País!
Topico Oficial http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=53739
eduardo.sic
:: Rodeio ::
Mensagens: 659
Registrado em: Sábado 16 2005f Abril 2005 02:30:03 AM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por eduardo.sic »

Excelente post, só tem um detalhe, não é necessário colocar cola na junta, ela pode escorregar e dar uma dor de cabeça danada.

usando a junta original que custa em média 12,00 é instalar e pronto.

Você ta de Parabens, o motor está impecável.
Corsa, uma verdadeira paixão.
lucasfontenele
:: Super ::
Mensagens: 51
Registrado em: Quarta-feira 07 2008f Maio 2008 11:57:21 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lucasfontenele »

Eeww!!! Parabéns Muito bom tutorial! só fica a pergunta e os vhc's são iguais.
Parabnes!
Maycon0801
:: Wind ::
Mensagens: 30
Registrado em: Segunda-feira 02 2007f Abril 2007 08:37:52 PM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Maycon0801 »

Muito bom tutorial! Parabens!!! O que fiquei mais surpreso foi a limpeza do seu motor, como vc conseguiu fazer isso?/ aa e gostei tbm da pintura da tampa irei fazer o mesmo no meuu, fikou showw.
Vlw abraçoss
F J R
:: GLS ::
Mensagens: 1895
Registrado em: Sexta-feira 14 2007f Setembro 2007 01:03:39 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1999
Contato:

Mensagem por F J R »

ISSO PODE PARECER MEIO IDIOTA MAS ESSA LIMPEZA SERVE PRA QUE? AJUDA A BAIXAR OU MANTER A TEMPERATURA DO MOTOR OU ALGO DO TIPO...
SEI Q PODE PARECER BESTA MAS MELHOR SER BESTA E TIRAR A DUVIDA Q SER O ESPERTO E FICAR COM A DUVIDA RSRSRSR
A Wagon Mais Completa Do País!
Topico Oficial http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=53739
Lucas/RS
:: Piquet ::
Mensagens: 287
Registrado em: Domingo 09 2005f Janeiro 2005 12:05:32 AM
Localização: Estrela - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lucas/RS »

lucasfontenele escreveu:Eeww!!! Parabéns Muito bom tutorial! só fica a pergunta e os vhc's são iguais.
Parabnes!
Acredito que os VHC devem ter alguma semelhança sim. O VHC atual ainda tem os respiros de óleo no mesmos lugares que os MPFI e os EFI. Mas o veredicto final deve ser dado por alguém que já desmontou um VHC.
VW Black Fox 2011/2012
Lucas
Estrela - RS
Lucas/RS
:: Piquet ::
Mensagens: 287
Registrado em: Domingo 09 2005f Janeiro 2005 12:05:32 AM
Localização: Estrela - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lucas/RS »

maycon0801 escreveu:Muito bom tutorial! Parabens!!! O que fiquei mais surpreso foi a limpeza do seu motor, como vc conseguiu fazer isso?/ aa e gostei tbm da pintura da tampa irei fazer o mesmo no meuu, fikou showw.
Vlw abraçoss
A limpeza não tem segredo: água, detergente e esponja. Talvez o segredo seja nunca deixar o motor ficar encardido. Por isso que eu tava loco com o vazamento na junta !
VW Black Fox 2011/2012
Lucas
Estrela - RS
Lucas/RS
:: Piquet ::
Mensagens: 287
Registrado em: Domingo 09 2005f Janeiro 2005 12:05:32 AM
Localização: Estrela - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lucas/RS »

fjr_gaviao escreveu:ISSO PODE PARECER MEIO IDIOTA MAS ESSA LIMPEZA SERVE PRA QUE? AJUDA A BAIXAR OU MANTER A TEMPERATURA DO MOTOR OU ALGO DO TIPO...
SEI Q PODE PARECER BESTA MAS MELHOR SER BESTA E TIRAR A DUVIDA Q SER O ESPERTO E FICAR COM A DUVIDA RSRSRSR
Sua pergunta é boa.
O óleo do motor, quando submetido à circulação no motor em funcionamento, acaba esquentando, criando vapor e até pressão no interior do motor. É como esquentar água numa chaleira: o vapor precisa sair por algum lugar.
No caso do motor, para não jogar o vapor para o meio ambiente e causar mau-cheiro em volta do veículo, existem estes 2 locais onde há mangueira conectando a tampa de válvulas à TBI, que são os respiros por onde sai este vapor . O vapor de óleo é admitido novamente e é queimado junto com a mistura ar/combustível.
Este filtro que descrevi no tutorial serve para reter alguma sujeira maior e não causar problemas na linha de injeção de combustível. Se o filtro estiver sujo, acabará se formando pressão por onde o óleo circula: cárter, comando de válvulas, etc, podendo detonar as juntas e retentores destes locais.
Por isso é importante limpar este filtro.
VW Black Fox 2011/2012
Lucas
Estrela - RS
F J R
:: GLS ::
Mensagens: 1895
Registrado em: Sexta-feira 14 2007f Setembro 2007 01:03:39 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1999
Contato:

Mensagem por F J R »

Lucas/RS escreveu:
fjr_gaviao escreveu:ISSO PODE PARECER MEIO IDIOTA MAS ESSA LIMPEZA SERVE PRA QUE? AJUDA A BAIXAR OU MANTER A TEMPERATURA DO MOTOR OU ALGO DO TIPO...
SEI Q PODE PARECER BESTA MAS MELHOR SER BESTA E TIRAR A DUVIDA Q SER O ESPERTO E FICAR COM A DUVIDA RSRSRSR
Sua pergunta é boa.
O óleo do motor, quando submetido à circulação no motor em funcionamento, acaba esquentando, criando vapor e até pressão no interior do motor. É como esquentar água numa chaleira: o vapor precisa sair por algum lugar.
No caso do motor, para não jogar o vapor para o meio ambiente e causar mau-cheiro em volta do veículo, existem estes 2 locais onde há mangueira conectando a tampa de válvulas à TBI, que são os respiros por onde sai este vapor . O vapor de óleo é admitido novamente e é queimado junto com a mistura ar/combustível.
Este filtro que descrevi no tutorial serve para reter alguma sujeira maior e não causar problemas na linha de injeção de combustível. Se o filtro estiver sujo, acabará se formando pressão por onde o óleo circula: cárter, comando de válvulas, etc, podendo detonar as juntas e retentores destes locais.
Por isso é importante limpar este filtro.
mais q explicadooo vou fazer isso o qnt antes no meu...

abraçoss
A Wagon Mais Completa Do País!
Topico Oficial http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=53739
Necrohell
:: Super ::
Mensagens: 64
Registrado em: Quarta-feira 19 2008f Novembro 2008 10:31:21 AM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Necrohell »

Muito bom mesmo isso aí.
Vaelu demais cara!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”