eae pessoal , gostaria de saber se existe algum tutorial de como trocar a agua do radiador e adicionar aditivos e tal
se nao é uma coisa muito complicada queria eu mesmo fazer pq os caras metem a faca
obrigado
[DÚVIDA] - Como trocar a agua do radiador?
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solte a mangueira do radiador e tire-o ai esgote a agua, e ponha outra no lugar, prefira os aditivos para diluir na agua aqueles azul ou laranja.
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opa! valew pela ajuda
mas é que sou leigo nao sei nem onde ficam os parafusos rs , nem como tirar o radiador
achei que exisatia algum tuto , nao achei nenhum na net então escrevi aqui
mas é que sou leigo nao sei nem onde ficam os parafusos rs , nem como tirar o radiador
achei que exisatia algum tuto , nao achei nenhum na net então escrevi aqui
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Amigo não tem segredo só vc tirar os dois parafusos que vão nas pontas para prender e desencaixar as duas mangueiras uma que vai na frente do resevatorio e outra em baixo se ficar dificil tirar a mangueira por baixo vá no final dela que é melhor de desencaixar e ver a abraçadeira.EVc tirando o reservatorio fica melhor de vc visualizar e limpar ,depois é facil de encaixar faço isso sempre que vou trocar o aditivo....fernandoperini escreveu:opa! valew pela ajuda
mas é que sou leigo nao sei nem onde ficam os parafusos rs , nem como tirar o radiador
achei que exisatia algum tuto , nao achei nenhum na net então escrevi aqui
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legal!
e para encher ? quais os procedimentos e qual aditivo comprar
e como lavar o radiador tb mete a mangueira?
muito obrigado a todos!
e para encher ? quais os procedimentos e qual aditivo comprar
e como lavar o radiador tb mete a mangueira?
muito obrigado a todos!
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entao pra enche-lo vc coloca pelo reservatório mesmo, lavar o radiador, pode ser na base da mangueira ou se vc quizer comprar um aditivo mas somente pra usar no radiador pois deixar no sistema de arrefecimento acaba com as mangueiras.fernandoperini escreveu:legal!
e para encher ? quais os procedimentos e qual aditivo comprar
e como lavar o radiador tb mete a mangueira?
muito obrigado a todos!
Só uma pergunta seu carro ta com qts km?
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meu carro esta com 85 mil
qual aditivo usar?
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Fernando, faz o seguinte:
Com o motor frio:
Não precisa tirar o radiador, a não ser que o líquido esteja com muita "ferrugem" e sujeira suspensa (que dá para ver no reservatório).
1º: Retire as abraçadeiras do radiador (as duas). Normalmente são de pressão - use um alicate bomba d'água ou algo parecido.
2º: Solte as abraçadadeiras do reservatório, retire e limpe-o por dentro (ou com uma esponja, areia, etc.) - ou deixe-o de molho com água sanitária por 1 dia (se tiver tempo disponível).
3º: Ao escorrer toda a água, dê uma ligada no motor por 1 minuto aproximadamente acelerando levemente para sair o resto da água (ainda fica um pouco pois o termostato ainda está fechado).
4º: Ligue a mangueira de água da rua e coloque em um dos orifícios do radiador para circular água e retirando o líquido sujo de dentro. Faça o mesmo nas mangueiras.
5º: Monte tudo de novo. Tenha o cuidado de colocar as abraçadeiras nas mesmas posições de antes, para evitar "mastigar" a mangueira e evitar vazamentos.
6º: Coloque o aditivo primeiro: 2 litros é o ideal. Vá apertando sucessivamente as mangueiras durante o enchimento para ajudar a retirar o ar do sistema.
7º: Você irá reparar que só o aditivo irá encher quase todo o reservatório. Continue apertando a mangueira para "abaixar" o nível e depois complete o resto com água.
8º: Feche o reservatório e ligue o carro até chegar a temperatura normal. Enquanto ligado, dê algumas bombeadas na mangueira para ainda retirar o ar que ainda possa existir. (Provavelmente o nível cairá um pouco mais).
9º Complete se necessário com água.
Depois de levemente aquecido, existe perto da capa da correia dentada o sensor de temperatura para o painel. Ele serve também para desaerar o sistema. Ele é parecido com uma porca, mas com um fio ligado na transversal. Retire o fio e com o motor ligado, solte aos poucos o parafuso. Você verá que sairá água por lá. Deixe sair o resto do ar que possa existir e depois feche de novo e reconecte o fio.
Pronto. Trabalho feito!
Espero ter ajudado.
Com o motor frio:
Não precisa tirar o radiador, a não ser que o líquido esteja com muita "ferrugem" e sujeira suspensa (que dá para ver no reservatório).
1º: Retire as abraçadeiras do radiador (as duas). Normalmente são de pressão - use um alicate bomba d'água ou algo parecido.
2º: Solte as abraçadadeiras do reservatório, retire e limpe-o por dentro (ou com uma esponja, areia, etc.) - ou deixe-o de molho com água sanitária por 1 dia (se tiver tempo disponível).
3º: Ao escorrer toda a água, dê uma ligada no motor por 1 minuto aproximadamente acelerando levemente para sair o resto da água (ainda fica um pouco pois o termostato ainda está fechado).
4º: Ligue a mangueira de água da rua e coloque em um dos orifícios do radiador para circular água e retirando o líquido sujo de dentro. Faça o mesmo nas mangueiras.
5º: Monte tudo de novo. Tenha o cuidado de colocar as abraçadeiras nas mesmas posições de antes, para evitar "mastigar" a mangueira e evitar vazamentos.
6º: Coloque o aditivo primeiro: 2 litros é o ideal. Vá apertando sucessivamente as mangueiras durante o enchimento para ajudar a retirar o ar do sistema.
7º: Você irá reparar que só o aditivo irá encher quase todo o reservatório. Continue apertando a mangueira para "abaixar" o nível e depois complete o resto com água.
8º: Feche o reservatório e ligue o carro até chegar a temperatura normal. Enquanto ligado, dê algumas bombeadas na mangueira para ainda retirar o ar que ainda possa existir. (Provavelmente o nível cairá um pouco mais).
9º Complete se necessário com água.
Depois de levemente aquecido, existe perto da capa da correia dentada o sensor de temperatura para o painel. Ele serve também para desaerar o sistema. Ele é parecido com uma porca, mas com um fio ligado na transversal. Retire o fio e com o motor ligado, solte aos poucos o parafuso. Você verá que sairá água por lá. Deixe sair o resto do ar que possa existir e depois feche de novo e reconecte o fio.
Pronto. Trabalho feito!
Espero ter ajudado.
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Esqueci, mas quanto ao aditivo prefira os sintéticos de coloração avermelhada. Eles duram mais. Os orgânicos (verdes e azul) tem a mesma eficiência. Também é uma opção mais em conta.
Quanto a marca, tanto faz. Pode comprar o AC Delco, Radiex, etc.
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Cara ! Aditivo de Radiador é BARDAL RAD COOL , não existe igual , pois uso há uns 10 anos e nunca tive problema, em carros com 3 anos de uso para cima. Este aditivo não é para retirar ferrugem q entope tudo, não deixa esquentar em lugar quente e não congela em lugar frio ( Sul), mas não faz milagre sozinho, vc tem q fazer sua parte. Já fiz 100 km em 10 hs , num feriadão aqui no Rio , na época com Chevete DL 92 , ainda com 02 anos de uso , carro de super trato, na estrada ví carrões botando fumaça , mas nem é comigo !
Nesta sexta fui a uma loja de Radiador e fiz uma super limpeza e lavagem do sistema do Corsa Sedan , com colocação do Rad Cool, o cara trabalha bem e com calma. lavou o sistema pacientemente, saiu um chocolate por muito tempo, e olha que no reservatorio do Radiador a água nem ficava enferrujada . Com o carro ligado e lavando, o perigo de se queimar é grande , sem a prática necessária, pois mexe em locais muito quente , além da água quente. Depois que lavou o sistema , pegou o Radiador, assim pedí para fazer, e lavou agitando na horizontal , que é como solta mais sujeira , colocava agua com a mangueira na vertical e depois agitava na horizontal, deu ainda uma escovada com sabão em pó por fora , lavou deixou novo. Foi trabalho de 01 hora, e acho q cobrou o q valeu.
Nesta sexta fui a uma loja de Radiador e fiz uma super limpeza e lavagem do sistema do Corsa Sedan , com colocação do Rad Cool, o cara trabalha bem e com calma. lavou o sistema pacientemente, saiu um chocolate por muito tempo, e olha que no reservatorio do Radiador a água nem ficava enferrujada . Com o carro ligado e lavando, o perigo de se queimar é grande , sem a prática necessária, pois mexe em locais muito quente , além da água quente. Depois que lavou o sistema , pegou o Radiador, assim pedí para fazer, e lavou agitando na horizontal , que é como solta mais sujeira , colocava agua com a mangueira na vertical e depois agitava na horizontal, deu ainda uma escovada com sabão em pó por fora , lavou deixou novo. Foi trabalho de 01 hora, e acho q cobrou o q valeu.
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