[quote="Dival"]Cara ! Aditivo de Radiador é BARDAL RAD COOL , não existe igual , pois uso há uns 10 anos e nunca tive problema, em carros com 3 anos de uso para cima. Este aditivo não é para retirar ferrugem q entope tudo, não deixa esquentar em lugar quente e não congela em lugar frio ( Sul), mas não faz milagre sozinho, vc tem q fazer sua parte. Já fiz 100 km em 10 hs , num feriadão aqui no Rio , na época com Chevete DL 92 , ainda com 02 anos de uso , carro de super trato, na estrada ví carrões botando fumaça , mas nem é comigo !
Nesta sexta fui a uma loja de Radiador e fiz uma super limpeza e lavagem do sistema do Corsa Sedan , com colocação do Rad Cool, o cara trabalha bem e com calma. lavou o sistema pacientemente, saiu um chocolate por muito tempo, e olha que no reservatorio do Radiador a água nem ficava enferrujada . Com o carro ligado e lavando, o perigo de se queimar é grande , sem a prática necessária, pois mexe em locais muito quente , além da água quente. Depois que lavou o sistema , pegou o Radiador, assim pedí para fazer, e lavou agitando na horizontal , que é como solta mais sujeira , colocava agua com a mangueira na vertical e depois agitava na horizontal, deu ainda uma escovada com sabão em pó por fora , lavou deixou novo. Foi trabalho de 01 hora, e acho q cobrou o q valeu.[/quote]
Amigo gostei muito do trabalho que foi feito no seu radiador,pois to louco atras de um profissional assim.
me passa o endereço dele ai pois quero deixar meu sedan com o sistema limpo.Um abraço.
Meu email é: wcaraujo@bol.com.br
[DÚVIDA] - Como trocar a agua do radiador?
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poxa pessoal valew mesmo pelas explicações , neste proximo fim de semana irei fazer isto! , só estou com medo das abraçadeiras que parecem ser descartaveis a do meu , é um fio branco de plastico
tópico melhor do que este só com fotos! :)
valew abraços
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Outro dia troquei do meu, só não fiz um tuto porque tava sem a camera, mas é barbada, não tem erro. Vou descrever o meu procedimento.
1 - Retirei o reservatorio para limpar (agua, sal grosso e semorin)
2 - Retirei aquela mangueira que sai da termostática e entra no radiador
3 - Retirei o sensor de temperatura que fica no bloco, na parte inferior, do outro lado do motor em relaçao a correia dentada.
4 - Fui colocando água pela mangueira do reservatório ate sair água completamente limpa. Aqui eu limpei a água que fica no bloco.
5 - Depois fechei aquele sensor e continuei colocando água na mangueira do reservatório, ai sai água pela mangueira da termostática, ou seja, aqui limpa o radiador. Muita água até sair limpa
6 - Montei o reservatorio e enchi de água pura. Liguei o motor por 30 segundos com pura água. Dai o reservatorio sujou novamente, algum lugar do sistema fica água parada q só sai com a movimentação dela via bomba.
7 - Tirei o reservatório e limpei tudo denovo.
8 - Após não sair mais água suja, coloquei o reservatório devolta e fui colocando aditivo. Deixei o sensor aberto, Conforme eu ia colocando o aditivo pelo reservatório, ia saindo água pura do motor. Fiz isso até começar a sair a água com aditivo.
9 - Fechei o sensor e continuei colocando no reservatório, até sair aditivo pelo radiador. Feito isso ja tinha entrado mais de 5 litros da mistura.
10 - Deixei no nível e liguei o motor com o reservatório aberto. Desceu um pouco e completei. Logo em seguida fechei o reservatório e deixei ligado em MARCHA LENTA ate acionar a ventoinha por 2 vezes. Nisso o nível também baixou. Completei e não soboru nada.
Comprei 6 litros do Texaco pronto pra uso. No manual diz que vai 5,8 litros. Contando que um pouco foi fora quando o aditivo chegava no sensor o no radiador, acredito que ta bem feito o procedimento.
Fiz isso com o ar quente na posição ligado todo tempo, não sei se no corsa a água circula pelo sistema de ar quente com o termostato voltado para a posição fria.
1 - Retirei o reservatorio para limpar (agua, sal grosso e semorin)
2 - Retirei aquela mangueira que sai da termostática e entra no radiador
3 - Retirei o sensor de temperatura que fica no bloco, na parte inferior, do outro lado do motor em relaçao a correia dentada.
4 - Fui colocando água pela mangueira do reservatório ate sair água completamente limpa. Aqui eu limpei a água que fica no bloco.
5 - Depois fechei aquele sensor e continuei colocando água na mangueira do reservatório, ai sai água pela mangueira da termostática, ou seja, aqui limpa o radiador. Muita água até sair limpa
6 - Montei o reservatorio e enchi de água pura. Liguei o motor por 30 segundos com pura água. Dai o reservatorio sujou novamente, algum lugar do sistema fica água parada q só sai com a movimentação dela via bomba.
7 - Tirei o reservatório e limpei tudo denovo.
8 - Após não sair mais água suja, coloquei o reservatório devolta e fui colocando aditivo. Deixei o sensor aberto, Conforme eu ia colocando o aditivo pelo reservatório, ia saindo água pura do motor. Fiz isso até começar a sair a água com aditivo.
9 - Fechei o sensor e continuei colocando no reservatório, até sair aditivo pelo radiador. Feito isso ja tinha entrado mais de 5 litros da mistura.
10 - Deixei no nível e liguei o motor com o reservatório aberto. Desceu um pouco e completei. Logo em seguida fechei o reservatório e deixei ligado em MARCHA LENTA ate acionar a ventoinha por 2 vezes. Nisso o nível também baixou. Completei e não soboru nada.
Comprei 6 litros do Texaco pronto pra uso. No manual diz que vai 5,8 litros. Contando que um pouco foi fora quando o aditivo chegava no sensor o no radiador, acredito que ta bem feito o procedimento.
Fiz isso com o ar quente na posição ligado todo tempo, não sei se no corsa a água circula pelo sistema de ar quente com o termostato voltado para a posição fria.
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galera, por coincidência , meu carro começou a esquentar rapido desde sábado , tipo , uns 8 minutos ligado ele ja liga a ventuinha , hoje ele chegou nos 100 graus , o que pode ser? o nivel da agua esta certinho
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soh uma ajudinha no procedimento 8º e qdo estiverSekiya escreveu:Fernando, faz o seguinte:
Com o motor frio:
Não precisa tirar o radiador, a não ser que o líquido esteja com muita "ferrugem" e sujeira suspensa (que dá para ver no reservatório).
1º: Retire as abraçadeiras do radiador (as duas). Normalmente são de pressão - use um alicate bomba d'água ou algo parecido.
2º: Solte as abraçadadeiras do reservatório, retire e limpe-o por dentro (ou com uma esponja, areia, etc.) - ou deixe-o de molho com água sanitária por 1 dia (se tiver tempo disponível).
3º: Ao escorrer toda a água, dê uma ligada no motor por 1 minuto aproximadamente acelerando levemente para sair o resto da água (ainda fica um pouco pois o termostato ainda está fechado).
4º: Ligue a mangueira de água da rua e coloque em um dos orifícios do radiador para circular água e retirando o líquido sujo de dentro. Faça o mesmo nas mangueiras.
5º: Monte tudo de novo. Tenha o cuidado de colocar as abraçadeiras nas mesmas posições de antes, para evitar "mastigar" a mangueira e evitar vazamentos.
6º: Coloque o aditivo primeiro: 2 litros é o ideal. Vá apertando sucessivamente as mangueiras durante o enchimento para ajudar a retirar o ar do sistema.
7º: Você irá reparar que só o aditivo irá encher quase todo o reservatório. Continue apertando a mangueira para "abaixar" o nível e depois complete o resto com água.
8º: Feche o reservatório e ligue o carro até chegar a temperatura normal. Enquanto ligado, dê algumas bombeadas na mangueira para ainda retirar o ar que ainda possa existir. (Provavelmente o nível cairá um pouco mais).
9º Complete se necessário com água.
Depois de levemente aquecido, existe perto da capa da correia dentada o sensor de temperatura para o painel. Ele serve também para desaerar o sistema. Ele é parecido com uma porca, mas com um fio ligado na transversal. Retire o fio e com o motor ligado, solte aos poucos o parafuso. Você verá que sairá água por lá. Deixe sair o resto do ar que possa existir e depois feche de novo e reconecte o fio.
Pronto. Trabalho feito!
Espero ter ajudado.
limpando a agua suja tbm.
ligue ar quente(se possuir) pare naum fikar ar.
abraços
Iguatemi-MS
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Estou Vendendo o "Mosca Branca"
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 138#850138
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Fernando
Antes de limpar Verifica se não é a valvula termostatica ou bonba de agua.
abç.
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abç.
"Vencer é o que importa. O resto é a consequência. "
Ayrton Senna
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levei em 2 mecanicos , um falo que é a valvula apenas eu ter falado o sintoma e me cobrou 95 pau com peça e mão de obra , loucura como estes mecanicos ganham grana
ja outro falou que poderiam ser 3 problemas , até no painel , mas que teria que deixar o carro lá pra ver....
mas de fato , o carro não esta esquentando , ele acusa estar esquentando , liga a ventoinha depois de uns 10 minutos andando com o carro , .. hoje o ponteiro depois de meia hora chegou no vermelho , fui pro mecanico e ele falo que nao estava quente
tudo o que acontece no meu carro cada mecanico fala uma coisa e as doferenças de orçamento tb são absurdas ,dai fico daquele jeito sem saber o que fazer principalmente pq a grana anda curta
ja outro falou que poderiam ser 3 problemas , até no painel , mas que teria que deixar o carro lá pra ver....
mas de fato , o carro não esta esquentando , ele acusa estar esquentando , liga a ventoinha depois de uns 10 minutos andando com o carro , .. hoje o ponteiro depois de meia hora chegou no vermelho , fui pro mecanico e ele falo que nao estava quente
tudo o que acontece no meu carro cada mecanico fala uma coisa e as doferenças de orçamento tb são absurdas ,dai fico daquele jeito sem saber o que fazer principalmente pq a grana anda curta
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Em questão do preço q vc falou pode ter certeza q anumfernandoperini escreveu:levei em 2 mecanicos , um falo que é a valvula apenas eu ter falado o sintoma e me cobrou 95 pau com peça e mão de obra , loucura como estes mecanicos ganham grana
ja outro falou que poderiam ser 3 problemas , até no painel , mas que teria que deixar o carro lá pra ver....
mas de fato , o carro não esta esquentando , ele acusa estar esquentando , liga a ventoinha depois de uns 10 minutos andando com o carro , .. hoje o ponteiro depois de meia hora chegou no vermelho , fui pro mecanico e ele falo que nao estava quente
tudo o que acontece no meu carro cada mecanico fala uma coisa e as doferenças de orçamento tb são absurdas ,dai fico daquele jeito sem saber o que fazer principalmente pq a grana anda curta
ta caro pois troquei do meu e soh a M.O. m cobraram 50,00
eh q da um trabalhao tm q tirar correia dentada pra trocala..
agora c vc diz q liga a ventoinha sem tar quente pede pra
testarem o "cebolão" da temperatura!!
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Para trocar a válvula Termostática, mandei fazer o serviço , a valvula GM ficou por 30,00 e a MObra em mecanico não especializado ficou por 30,00. Acontce q muitos dizem q dá trabalhão mas não é nada disso , pois pode afastar o protetor da correia , tirando a capa do mesmo , e encaixa ela com jeitinho , agora o cara perguntou se eu queria aproveitar e trocar a correia, mas como não precisava só afastou a proteção, foi serviço de 20 minutos.Fala dessa opção ao mecanico se não precisar trocar a correia , é mais barato e rápido, mas mesmo assim mexe com o ponto da correia , tem q ter cuidado para botar ela no ponto de novo, mesmo sem tirá-la, foi o que ví , pois MEXANICA DE CORSA , ainda nada sei.
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[quote]Em questão do preço q vc falou pode ter certeza q anum
ta caro pois troquei do meu e soh a M.O. m cobraram 50,00 [/quote]
mas para eu ganhar 50 reais tenho que trabalhar 10h e sou formado heim!
amnha irei no mecanico do meu pai ver o que ele diz , dai escrevo aqui...
hoje o ponteiro ultrapassou o vermelho rs , dai tive certeza que é alarme falso mesmo senão ao menos teria vazado agua
abraços
ta caro pois troquei do meu e soh a M.O. m cobraram 50,00 [/quote]
mas para eu ganhar 50 reais tenho que trabalhar 10h e sou formado heim!
amnha irei no mecanico do meu pai ver o que ele diz , dai escrevo aqui...
hoje o ponteiro ultrapassou o vermelho rs , dai tive certeza que é alarme falso mesmo senão ao menos teria vazado agua
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