INSTALAÇÃO DE TRAVA ELÉTRICA NO PORTA-MALAS DO SEDAN/CLASSIC

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rota12
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INSTALAÇÃO DE TRAVA ELÉTRICA NO PORTA-MALAS DO SEDAN/CLASSIC

Mensagempor rota12 » Quinta-feira 13th 2007f Dezembro 2007 07:26:06 AM

Galera resolvi montar esse tutorial pq nao encontrei nenhum de como fzer seu porta-malas (do sedam) abrir automaticamente. acho que muita gente vai gostar de ter seu porta-malas automatizado e como neste sabado passado eu nao tinha nada pra fazer, entao resolvi gastar meu tempo com o meu classic.

Fiz esse desenho abaixo p o pessoal ter uma nocao de como ficou dentro da tampa da mala pq nao da muito bem pra tirar foto como a trava em seu lugar instalada.

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comecei com uma trava que eu tinha conseguido em um desmanche um tempo atras. essa borboleta e hastes de maetal eu consegui no proprio desmanche e servem justamente para adaptar a trava nos pinos de travamento das portas

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detalhe: ela ja estava com esse suporte fixado nela, por isso nao sei de q carro era

um rele comum desses q o pessoal utiliza p ligar farol aux

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um botao tipo push botton

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soldei no botao fio de auto falante, pois ele vai apenas acionar o rele. o fio deve ser o suficiente para chegar ate a tampa do porta-malas aberto

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vc precisa tbm de um local no painel para instalar o botao, como fiquei com do de furar meu painel resolvi bolar um suporte com uma chapinha metalica qualquer

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botao ja na chapa

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o local no painel

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o botao fixado no painel

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o rele fixei junto a trava

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entao soldei a fiacao no rele: alimentacao, fios do botao e fios da trava

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depois retirei a fechadura do porta-malas

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no buraco circulado de verde eh q vamos encaixar a haste que ira puxar a alca da fechadura, para isso temos q fazer uma curva na haste de metal q liga o braco da trava ate a fechadura

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tentei mostrar no primeiro desenho

na tampa da mala, olhando de dentro p fora, do lado direito a fechadura, existe dois buracos ja prontos (pra quem nao quiser furar) p fixar a trava

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depois e soh colocar tudo la p dentro

na hora de voltar a fechadura p lugar, da um pouco de trabalho mas nao precisa forcar, apenas pegar as manhas q ela passa com jeitinho

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note nas fotos que as duas hastes estao chegando na fechadura: a q vem da trava e a q vem do mecanismo de abertura na tampa

tentei tirar algumas fotos dela ja dentro da tampa, da p ter uma ideia

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o funcionamento ficou o seguinte: quando vc aperta o botao, por intermedio do rele, a trava aciona puxando a alca da fechadura. o movimento da trava deve ser o mesmo da abertura de uma porta onde a trava empurra o pino p cima.

na tampa da mala ela deve puxar a alca da fechadura

a questao do botao eh provisoria, pois pretendo colocar os fios que chegam ao botao no aux do alarme e assim abrir o porta-malas

quem ja tem alarme com aux pode ligar diretamente no aux

qualquer duvida eh soh mandar

falow
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giggio_oli
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Mensagempor giggio_oli » Quinta-feira 13th 2007f Dezembro 2007 08:38:39 AM

Ótimo tutorial 100% ficou super explicadinho soh faltou a parte de como ligar o rele tpw em qual lugar colocar o positivo, o fil da trava, etc blz se puder colocar ai vai me ajudar mto q com certeza vou montar no sedan do pai hehehe vou usar de cobaia uhauhauha valew eh isso ai
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rota12
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Mensagempor rota12 » Sexta-feira 14th 2007f Dezembro 2007 04:49:18 PM

faltou mesmo, eh o seguinte:

numeracao do rele

87 amarelo da trava
85 cinza da trava
86 preto do botao ou aux do alarme (fio da alto falante)
30 vermelho do botao ou aux do alarme (fio de alto falante)

30 positivo da alimentacao
85 negativo da alimentacao


para fazer a ligacao da alimentacao utilizei a alimentacao do meu modulo de potencia e coloquei um porta fusivel
espero ter ajudado
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Mensagempor Weco » Sábado 15th 2007f Dezembro 2007 09:23:41 AM

Cara, tá maneiro heim!!! parabéns...já salvei nos favoritos e vou tentar fazer assim que sobrar um tempo...
abraço

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rota12
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Mensagempor rota12 » Segunda-feira 17th 2007f Dezembro 2007 07:06:49 AM

[quote="Weco"]Cara, tá maneiro heim!!! parabéns...já salvei nos favoritos e vou tentar fazer assim que sobrar um tempo...
abraço[/quote]

valew
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Mensagempor Daniel® » Domingo 20th 2008f Janeiro 2008 08:07:53 PM

mas qdo vc aperta o botao, ele puxa/empurra a trava. ae abre. ele volta pra posiçao original sozinha ou tem q apertar o botao de novo pra ele voltar pra posiçao?
pq pensando assim, ele é o motor da porta. vc manda um impulso eletrico e ele levanta o pino e fica. ae vc manda otro impulso eletrico e ele abaixa o pino. ou esse motor ae q vc arrumou sobe e desce automaticamente?

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Mensagempor rota12 » Segunda-feira 21st 2008f Janeiro 2008 04:52:22 PM

nao.

quando aperta o botao, o motor da trava empurra e para, mas o proprio sistema de molas da fechadura (quando vc aperta a ferchadura para abrir ela retorna a posicao original) faz com que a trava fique ja na posicao certa para a proxima abertura.

nao precisa se preocupar como retorno da trava que o proprio sistema da fechadura faz isso para vc.

ela nao vai voltar ate o fim nao, mas vai voltar o suficiente para o proximo pulso que acionara a trava novamente
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Mensagempor Marcílio Cardoso » Sexta-feira 21st 2008f Março 2008 03:57:24 PM

Pegando um gancho nesse tópico, fiz um a adaptaçaõ interessante no meu classic. Coloquei a mala elétrica e abertura pelo controle do alarme e interno, mas não gostei do botão sou um cara muito chato. Dai parti pra uma solução e achei que o botão original do novo corsa encaixa certinho no classic. Fui lá e coloquei no meu. agora falta apenas ligar a iluminação. Assim que fizer ponho mais fotos com detalhes da ligação.

Botão antigo

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Retirando a tampinha
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Novo botão
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Mensagempor waldvansilva » Sábado 22nd 2008f Março 2008 02:48:08 PM

Parabéns pelo tópico ficou 10.

Seguinte:

Dá pra fazer o mesmo no corsa wind 4p????

Digam q sim, por favor!!!!!!

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Marcílio Cardoso
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Mensagempor Marcílio Cardoso » Sábado 22nd 2008f Março 2008 03:01:14 PM

waldvansilva escreveu:Parabéns pelo tópico ficou 10.

Seguinte:

Dá pra fazer o mesmo no corsa wind 4p????

Digam q sim, por favor!!!!!!


Cara dá pra instalar sim, pode fazer vc mesmo seguindo estes passos ou procurar algum eletricista, ai pelo menos vc já tem uma noção do serviço. A única diferença do hatch é se seus amortecedores da mala estiverem cansados a mala não irá abrir sozinha como nos sedans que tem um par de molas. Fica show um amigo viu no meu gostou e instalou no celta 4 pts.
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