NÃO ESQUENTE!! Experiência bem sucedida-temperatura do motor

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Sheibys
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Quarta-feira 19 2009f Agosto 2009 10:36:52 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sheibys »

Olá!!! topico 10 esse....!!!!
Meu corsa fervia tbm!!! rs!!!! andava 20 minutinhos com ele e a temp ficava quase em 100Cº... ai a ventoinha ligava e fica tipow..... 20 minutos pra tentar esfriar e.... nadinha!!!!!!! não esfriava nem a pau... fui no mecanico e deixei o carro lá, e pedi pra tirar a valvula c não afetasse em nd.... conclusão..... hj o meu carro não chega nem no meio, meu no transito ele chega no 1º risquinho logo apos o 90cº e a ventoinha e acionada... logo apos 30 segundos, juro 30 segundinhos o ponteiro marca 90Cº de novo!!! fica assim... subio , desceu.... não sei realmente se o mercanico tirou a valvula... disse ele q tirou.... e trocou o sensor para a ventoinha ligar na temp baixa, pq tem muita gente q reclama desse carro, então ele faz isso e fica td blz!!!!
~soh a um probleminha.... o carro tem q eskentar na 1º partida, pq senão ele ameaça morrer....
flw vlw!
chocolatte_vtc
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Domingo 18 2009f Outubro 2009 07:07:37 PM
Localização: Vitória da Conquista - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por chocolatte_vtc »

Colega angelforce.

Tenho um corsa 01/02 que esta com este " bug " de sobreaquecimento e, como tb entendo um pouco de mecânica, vou tentar esclarecer detalhes sobre meu problema e tratamento e vejamos se finalmente alguém pode me ajudar.

Meu corsa 01/02 com AC aciona a ventoinha no primeiro estagio prox dos 100° ( em exatos 98°, medidos com scanner Kaptor 2000 ). estas medições foram feitas com o veiculo parado e em movimento. ja foram substituidas valvula termostática, radiador, os dois sensores de temperatura e bomba dagua. Sempre usei aditivo pa proporção de aprox 50%. Ja fiz teste com valvula termo isolada. ja foi veficado o cabeçote e recentemente fiz um descarbonização completa no motor, ( na aportunidade foi feito um limpeza e verificação completa do cabeçote - dutos, esmerelhamento de valvulas, troca de retentores , verificação de tuchos e desgates de cames do eixo do comando ) deixando tudo como novo... Foi feito limpeza do sistema de arrefecimento e verificado parâmetros eletricos do sensor de temperatura principal ( para fins de conhecimento - sensor tipo NTC com resistência termovariável entre 28000Ohm@ -20° e 2200ohm @ 30º . A tensão medida no terminal B12 do ECU foi de 1,8 V ( chegando a 2 V ). O problema infelizmente continua.
Só para constar. Troco óleo de minha viatura aprox a cada 3000Km usando óleo com base sintetica ( Techno ) e só uso gasolina aditivada. O que fazer agora ??? Estou quase chegando a conclusão que pode ser uma falha de leitura da ECU, e a mesma está retardando a entrada da ventoinha, causando o sobreaquecimento já que assim que acionado a temperatura começa a cair.
saulo.mag
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Domingo 18 2009f Outubro 2009 05:03:50 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por saulo.mag »

amigo,
acabei de comprar um corsa, e pretendo fazer uma limpeza no sistema de arrefecimento pois o liquido apresenta ferrugem...
quando eu tinha uma parati, eu tirei a água soltando a mangueira de baixo do radiador. (com carro frio) e depois completava novamente
fiz esse procedimento umas 4 vezes e na última coloquei aditivo junto a água.
ficou bom.

vc diz q fez a limpeza do sistema de arrefecimento "conforme a norma 3X"???
como seria isso?
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Sheibys escreveu:Olá!!! topico 10 esse....!!!!
Meu corsa fervia tbm!!! rs!!!! andava 20 minutinhos com ele e a temp ficava quase em 100Cº... ai a ventoinha ligava e fica tipow..... 20 minutos pra tentar esfriar e.... nadinha!!!!!!! não esfriava nem a pau... fui no mecanico e deixei o carro lá, e pedi pra tirar a valvula c não afetasse em nd.... conclusão..... hj o meu carro não chega nem no meio, meu no transito ele chega no 1º risquinho logo apos o 90cº e a ventoinha e acionada... logo apos 30 segundos, juro 30 segundinhos o ponteiro marca 90Cº de novo!!! fica assim... subio , desceu.... não sei realmente se o mercanico tirou a valvula... disse ele q tirou.... e trocou o sensor para a ventoinha ligar na temp baixa, pq tem muita gente q reclama desse carro, então ele faz isso e fica td blz!!!!
~soh a um probleminha.... o carro tem q eskentar na 1º partida, pq senão ele ameaça morrer....
flw vlw!
Shelbys só um detalhe: esse sensor de temperatura do liquido do arrefecimento se trocar por outro com caracteristicas diferente, altera todo o funcionamento do motor. Ele não arma o eletroventilador indiretamente, mas, a ECU mediante conversão temperatura/tensão/resistencia...notou se aumentou o consumo, carbonização nas velas, falhas, etc...só o fato de ter que esquentr para não falhar já é problema pela falta da valvula e sensor incompativel.

Diga ai como esta...

Esse problema é igual telesena. Pelo visto ninguem conseguiu resolver!
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
chocolatte_vtc
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Domingo 18 2009f Outubro 2009 07:07:37 PM
Localização: Vitória da Conquista - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por chocolatte_vtc »

Senhores

Não tendo outra escolha, me dirigi a uma concessionária GM e já temendo uma " empurraterapia " procurei deixar claro que queria apenas um diagnóstico !!!

Logo de inicio condenaram, sem ao menos abrir o capô, Bomba, válvula termostática, sensores de temperatura e até ( !!! ) que o aditivo usado estavava errado . Mesmo informando que já havia feito a recente substituição destes componentes ( que levou o mecânico a questionar se as peças usadas eram novas e de qualidade ). Depois de 50 minutos ele ( o mecânico ) testou o carro com scanner e constatou o que eu já havia dito e mesmo assim insinuou que com uma limpeza de bicos ( !!!!!) o problema poderia ser resolvido.
Portando, aconselho que não gastem R$ 50,00 em uma concessionária, pois acho que nem eles sabem mesmo o que esta acontecendo !!!!
____________________
Bruno Rodrigues
Corsa Classic 01/02 Branco Cegador " O Molão "
Devagar e Sempre
Ypippin
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Terça-feira 24 2009f Março 2009 10:01:49 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ypippin »

Se a maioria dos problemas aqui é pra cima , o meu é pra baixo ( pra falar a verdade nem sei se é problema). Meu Joy 2006 dificilmente passa da primeira marcação, não sinto nada de diferente nele. Devo me preocupar com isso?

Abs

Ypippin
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

chocolatte_vtc escreveu:Senhores

Não tendo outra escolha, me dirigi a uma concessionária GM e já temendo uma " empurraterapia " procurei deixar claro que queria apenas um diagnóstico !!!

Logo de inicio condenaram, sem ao menos abrir o capô, Bomba, válvula termostática, sensores de temperatura e até ( !!! ) que o aditivo usado estavava errado . Mesmo informando que já havia feito a recente substituição destes componentes ( que levou o mecânico a questionar se as peças usadas eram novas e de qualidade ). Depois de 50 minutos ele ( o mecânico ) testou o carro com scanner e constatou o que eu já havia dito e mesmo assim insinuou que com uma limpeza de bicos ( !!!!!) o problema poderia ser resolvido.
Portando, aconselho que não gastem R$ 50,00 em uma concessionária, pois acho que nem eles sabem mesmo o que esta acontecendo !!!!
pra voce ve que com toda tecnologia que eles tem em aparelhos, etc, ainda chutam, kkassss...se voce levar em um profissional gabaritado ali da esquina ele resolve.
Agora dizer que uma simples limpeza de bicos vai resolver, é pra acabar!

Ypippin geralmente o eletroventilador do rdiador liga quando o ponteiro ai do marcador de temperatura no painel marca 95ºC. Isso quando esta tudo correto.
Se tem duvida, assim que ligar o motor, deixe em marcha lenta e veja se após alguns minutos a colmeia do radiador vai aquecendo e aquela mangueira mais grossa no pe do radiador que vai para o motor tambem vai aquecendo.

E quando pega transito lento/engarrafamento, como fica a marcação ai?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”