[DÚVIDA] - Freio a disco nas rodas traseiras. É possível?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.

Moderadores: José Leal, awaked, Organizadores do Fórum

portocarrero
:: Wind ::
Mensagens: 44
Registrado em: Quinta-feira 10th 2007f Maio 2007 05:25:43 PM
Localização: Campo Grande - MS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: Freio a disco nas rodas traseira ....

Mensagempor portocarrero » Quinta-feira 31st 2007f Maio 2007 06:02:07 PM

Cara,
Acho que você não vai notar muita diferença na qualidade da frenagem. A não ser que vc instale um sistema ABS no seu carro.
Caso mantenha o sistema original, apenas substituindo o sistema de tambores por discos não vai sentir diferença. O que vai ficar bom é o freio de mão!
Gabriel Rigo Portocarrero
Eng. Mecatrônico
Novo Corsa Hatch - 2005

Publicidade

Lngg
:: Sport ::
Mensagens: 1129
Registrado em: Sexta-feira 30th 2007f Março 2007 05:17:33 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor Lngg » Quinta-feira 31st 2007f Maio 2007 06:17:48 PM

Galera tem a empresa http://www.powerbrakes.eng.br/ que fabrica freios traseiros para o corsa.

aconcelho a fazer pois o kit é dimencionado e não adaptado de outro carro.


Vlw

Avatar do usuário
stroker
:: ST ::
Mensagens: 894
Registrado em: Sábado 23rd 2004f Outubro 2004 11:40:18 PM
Localização: Leme - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor stroker » Sábado 02nd 2007f Junho 2007 03:39:37 PM

meu novo corsa ta encostado no mecanico colocando freio a disco traseiro dos vectra belga (gsi) esse sistema tem mini tambor(pro freio de mao) com freio a disco integrado(dicos de 256mm)....naum é plug e play naum...tive q comprar o eixo traseiro completo pra poder adaptar...e na dint. ta colocando discos de 280mm das meriva 1.8 16v,astra 2.0 modelos 2007,novo vectra(original do meu carro vem com discos de 260mm)
corsa 1.4 flex turbo
S-10 LTZ
corsa wind 1.8(transformando em GSI)
gol g6 1.6

Avatar do usuário
stroker
:: ST ::
Mensagens: 894
Registrado em: Sábado 23rd 2004f Outubro 2004 11:40:18 PM
Localização: Leme - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor stroker » Sábado 02nd 2007f Junho 2007 03:50:45 PM

ah kit traseiro dos corsa na powerbrakes R$1500.00 :o
corsa 1.4 flex turbo

S-10 LTZ

corsa wind 1.8(transformando em GSI)

gol g6 1.6

Lngg
:: Sport ::
Mensagens: 1129
Registrado em: Sexta-feira 30th 2007f Março 2007 05:17:33 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor Lngg » Sábado 02nd 2007f Junho 2007 04:14:19 PM

nessa adaptação que vc ta fazendo na frente ela é plug and play???????
o seu corsa é o novo iou classic?

Vlw

Avatar do usuário
stroker
:: ST ::
Mensagens: 894
Registrado em: Sábado 23rd 2004f Outubro 2004 11:40:18 PM
Localização: Leme - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor stroker » Sábado 02nd 2007f Junho 2007 04:27:23 PM

na diant.tem q fazer o suporte pra pinça pra ela ir mais pra cima....o disco tem as mesmas dimensoes de espessura,furaçao do cubo e furaçao da roda...oque muda é o tamanho mesmo(tamanho minimo de roda aro 15)
meu carro corsa novo 1.8 turbo
corsa 1.4 flex turbo

S-10 LTZ

corsa wind 1.8(transformando em GSI)

gol g6 1.6

Corsaspeed
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Domingo 04th 2004f Julho 2004 09:29:29 PM
Localização: Santos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Re: Freio a disco nas rodas traseira ....

Mensagempor Corsaspeed » Quinta-feira 14th 2007f Junho 2007 10:30:53 PM

portocarrero escreveu:Cara,
Acho que você não vai notar muita diferença na qualidade da frenagem. A não ser que vc instale um sistema ABS no seu carro.
Caso mantenha o sistema original, apenas substituindo o sistema de tambores por discos não vai sentir diferença. O que vai ficar bom é o freio de mão!


Não concordo com sua colocação de que não faria diferença se colocasse freio a disco na traseira,tive um corsa turbinado por 3 anos,rodando com alcool e 1,5kg de pressão,resolvi o problema de falta de freio instalando o sistema de freio a disco traseiro do vectra,falo com certeza que melhorou muito a eficiencia do freio,tanto é que carros esportivos já saem de fabrica com disco na traseira,tive um jipe Troller,tinha freio a disco traseiro e nunca fiquei sem freio atravessando lugares alagados,coisa que aconteceria com freio a tambor
O ABS serve apenas para evitar o travamento da roda,assim o carro não desliza,mas enquanto o carro não perde a aderencia,o ABS não resolveria o problema de freiar numa distancia menor e freio de mão tanto com disco quanto a tambor são iguais,desde que estejam bem regulados

portocarrero
:: Wind ::
Mensagens: 44
Registrado em: Quinta-feira 10th 2007f Maio 2007 05:25:43 PM
Localização: Campo Grande - MS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: Freio a disco nas rodas traseira ....

Mensagempor portocarrero » Sexta-feira 22nd 2007f Junho 2007 02:10:42 PM

Concordo em termos com você... Apenas tenho convicção de que fazer adptações sem o correto (exato) dimensionamento pode causar o travamento das rodas traseiras antes das dianteiras... A não ser, é claro, que seja instalado um KIT apropriado como os da PowerBrakes.
Gabriel Rigo Portocarrero

Eng. Mecatrônico

Novo Corsa Hatch - 2005

Avatar do usuário
ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3951
Registrado em: Domingo 25th 2004f Janeiro 2004 09:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagempor ValterJunior » Sábado 20th 2009f Junho 2009 06:16:05 PM

Estou pesquisando sobre o assunto e possibilidade de adaptação em um Corsa C.

Verifiquei que há um modelo de Meriva que utiliza freios a disco na traseira:
Imagem

Este sistema é utilizado, também, no Astra >99, Vectra 97/05 e >06:
Imagem

Pensei que seria apenas remover os freios traseiros a tambor do Corsa e instalar estes, porém, o eixo traseiro é diferente...

Eixo Corsa C Hatch e Sedan:
Imagem

Eixo Meriva:
Imagem

Se a pinça for fixada no cubo (peça nº10 da foto acima), preciso verificar se a furação é a mesma para o cubo ao eixo.
Caso positivo, para adaptar o freio a disco na traseira, bastaria remover o sistema a tambor e troca-lo, à partir do cubo, pelo sistema a disco.

E com isso, adaptar o sistema de freio de estacionamento do Meriva, Astra e Vectra:
Imagem

Como curiosidade, ainda verifiquei o sistema a disco traseiro do Kadett que possui um adaptador:
Imagem

Esta é uma análise feita por mim, utilizando o pouco que sei, com ajuda do catálogo da GM. Preciso verificar a veracidade de todas informações e possibilidade de adaptação no Corsa C Hacth sem a necessidade de troca do eixo completo, tenho dúvidas se não teria algum problema na troca completa deste.

Ou seja, verificar, na prática, a intercabiabilidade do sistema.

Gostaria muito da opnião de quem já instalou, de quem conheçe um pouco mais de mecânica ou simplesmente queira opnar.


[]´s
ValterJunior
Moderador:
- Equipe Interior SP

Imagem

Avatar do usuário
ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3951
Registrado em: Domingo 25th 2004f Janeiro 2004 09:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagempor ValterJunior » Sábado 20th 2009f Junho 2009 06:24:17 PM

Andre - Maionese escreveu:me corrijam se estiver falando besteira, mas o tigra nao é um quase corsa??? o pai da minha namorada tinha um tigra com discos na traseira! será que nao da certo nao?


Realmente, o Tigra se diferencia do Corsa em alguns detalhes do exterior. Porém, não encontrei nenhuma versão com freio a disco traseiro no catálogo.

[]´s
ValterJunior

Moderador:

- Equipe Interior SP



Imagem


Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Yahoo [Bot] e 0 visitante

Publicidade