Dúvida: Como fazer a regulagem do freio de mão?

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LEO.UFF (Kreator)
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Dúvida: Como fazer a regulagem do freio de mão?

Mensagem por LEO.UFF (Kreator) »

Fiz a troca do fluido de freio e senti que a alavanca do freio de mão está travando muito no alto, e gostaria de fazer essa regulagem em casa mesmo.

Alguem pode me dar uma ajuda. Eu não tenho nem ideia como faz.

Valeu!


Lucídio Serves
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Mensagem por Lucídio Serves »

Se o Corsa for modelo novo, a regulagem é muito fácil, basta puxar para cima a capa de napa que protege a alavanca do freio para ver a ponta do cabo com uma rosca com porca, basta ir apertando a porca até vc achar que a altura da alavanca esta boa.
No Corsa antigo, eu nunca precisei regular o freio de mão, mas de uma olhada, pode ser que seja igual, não tenho certeza.
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EarthQuake
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Mensagem por EarthQuake »

Se alguém souber como faz no antigo posta aí tb, pois é uma dica muito boa!!! :)

Um Abraço a todos!


willedu
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Mensagem por willedu »

Olá

No antigo é simples.

Remova as rodas traseiras, colocando o carro sobre um descanso por segurança. O ideal é um elevador, mas o descanso serve também.

Remova a "panela" do freio traseiro, ou seja, abra o freio traseiro. Pra isso, remova a travinha (compre outra, pra colocar depois, não reaproveite a antiga), e gire o parafuso central. Com a panela fora, e avistando as duas lonas de freio, veja uma pequena catraca entre as lonas. Essa catraca é a regulagem do freio. A idéia dela é a auto-regulagem conforme a lona vai desgastando. Funciona assim:

Quando a lona desgasta, e você puxa o freio de mão, o gatilho da catraca tenta rodar ela, se conseguir, o sistema "aperta" um pouco mais, ou seja, a lona fica mais próxima da panela e numa próxima frenagem será eficiente mesmo com a lona mais fina.

A idéia da regulagem é mexer nessa catraca manualmente, em ambos os lados, até o freio de mão ficar com cerca de 4 ou 5 "cliques" até travar completamente. Essa é a altura ideal.

Pena que eu não tenho como postar fotos do processo, mas é bem simples.

[]s
WillEdu

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EarthQuake
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Mensagem por EarthQuake »

Valeu aí Will!

Mas vamos falar, no corsa novo a operação é 90% mais simples!!! Hheheheheh!!!


Lucídio Serves
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Mensagem por Lucídio Serves »

Não sei não, mas acho que a explicação do nosso amigo Villedu esta muito complicada, porque pelo o que eu entendi, essa regulagem é das lonas de freio e não do comprimento do cabo do freio de mão, e, como ele mesmo falou, essa regulagem se da de forma automática, não necessitando de regulagens manual.
A regulagem da altura do freio de mão, é feito pelo esticamento do cabo de aço que aciona as lonas trazeiras.
Vamos esperar mais opiniões.
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Paulinho
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Mensagem por Paulinho »

Imagem
no eixo traseiro vc vai ver a peça da fig em destake, segura a peça da fig16 c/ 1 alicate de pressão e c/ 1 chave 13 se naum mi engano gira a porca fig17 c/ o freio de mão baixo, naum tenho certeza do sentido a ser girado, axu ki deve ser sentido horario, espero ter ajudado
Paulinho
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