[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
Black Hornet
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Sábado 06 2010f Março 2010 09:40:05 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Black Hornet »

Prezados, a respeito do óleo lubrificante posso dizer o seguinte: o óleo ideal para utilização é aquele que atende as recomendações do fabricante do motor. Se no manual do proprietário for recomendado um óleo com classificação API SJ e viscosidade SAE 15W-40, poderá ser então utilizado qualquer produto que atenda essa classificação. Porém, há produtos que possuem a mesma viscosidade, mas nível de desempenho API superior. É o caso do Lubrax Tenco da BR. Ele é semissintético, SAE 15W-40, mas seu nível de desempenho é API SM, ou seja, o maior nível de desempenho requerido nos motores comercializados no Brasil. Atentem a esse fato. Existem produtos equivalente somente quando comparado o tipo do óleo(semissintético) e a viscosidade(SAE 15W-40).


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26796
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Black Hornet escreveu:Prezados, a respeito do óleo lubrificante posso dizer o seguinte: o óleo ideal para utilização é aquele que atende as recomendações do fabricante do motor. Se no manual do proprietário for recomendado um óleo com classificação API SJ e viscosidade SAE 15W-40, poderá ser então utilizado qualquer produto que atenda essa classificação. Porém, há produtos que possuem a mesma viscosidade, mas nível de desempenho API superior. É o caso do Lubrax Tenco da BR. Ele é semissintético, SAE 15W-40, mas seu nível de desempenho é API SM, ou seja, o maior nível de desempenho requerido nos motores comercializados no Brasil. Atentem a esse fato. Existem produtos equivalente somente quando comparado o tipo do óleo(semissintético) e a viscosidade(SAE 15W-40).
so completando, essa estorinha de aumentar viscosidade, 20W60, é lorota, vcs estao escondendo o problema do motor atras de um oleo q agora nao queima, daki a poko queima e baixa, vao por oleo de cambio manual? graxa?, ta queimando e/ou baixando oleo, é hora de retifica
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


alanflanker
:: Champ ::
Mensagens: 439
Registrado em: Terça-feira 08 2009f Setembro 2009 09:55:30 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alanflanker »

Pessoal, vou testar um 15w40, porém tem o mineral lubrax 15w40SJ e o tecno 15w40 também, o mineral está R$9,70 e o tecno R$13,00 porém no carro sempre foi utilizado mineral, existe algum problema ou ganho em colocar o semi-sintético?


alexemaria
:: Millennium ::
Mensagens: 107
Registrado em: Quarta-feira 12 2008f Novembro 2008 02:09:00 PM
Localização: Várzea Grande - MT
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alexemaria »

Sempre usei 20W50, na última troca experimentei um 15W40, pra minha surpresa, sumiu o flamigerado tec-tec , e o motor, de maneira geral, ficou mais silencioso. Estou pensando agora em usar 10W40.
1.0 mpfi 98. corsa é corsa, os outros, apenas carros.


alanflanker
:: Champ ::
Mensagens: 439
Registrado em: Terça-feira 08 2009f Setembro 2009 09:55:30 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alanflanker »

Acho que do 10w40 para o 15w40 não há muita diferença, pois o primeiro numero significa a viscosidade do oleo em temperatura baixa ou na partida, se o carro for muito rodado pode até haver vazamentos pelo fato do oleo ser mais fino quando o motor desligado e frio. O 15w40 que você usou foi mineral ou semi-sintético? Qual marca e modelo?


alexemaria
:: Millennium ::
Mensagens: 107
Registrado em: Quarta-feira 12 2008f Novembro 2008 02:09:00 PM
Localização: Várzea Grande - MT
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alexemaria »

alanflanker escreveu:Acho que do 10w40 para o 15w40 não há muita diferença, pois o primeiro numero significa a viscosidade do oleo em temperatura baixa ou na partida, se o carro for muito rodado pode até haver vazamentos pelo fato do oleo ser mais fino quando o motor desligado e frio. O 15w40 que você usou foi mineral ou semi-sintético? Qual marca e modelo?
Mineral. Marca Mobil.
1.0 mpfi 98. corsa é corsa, os outros, apenas carros.


alanflanker
:: Champ ::
Mensagens: 439
Registrado em: Terça-feira 08 2009f Setembro 2009 09:55:30 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alanflanker »

Andei pesquisando na nete muitos usuarios do AcDelco 5w30 disseram estar muito satisfeitos com esse oleo, tiveram melhoras no rendimento/consumo, quase total diminuição no famoso tec tec, menos vibração no carro, melhora até no ar condicionado. Achei esse oleo por R$18,60 o litro, meu carro está com 135 mil, coloquei o shell 15w50 mas notei que ele ficou mais preso e com vibraçãoe o tec aumentou, será que se colocar o 5w30 pode haver vazamentos? Alguém sabe dizer se ele é sintectico ou mineral?


lol2005
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quarta-feira 07 2009f Outubro 2009 12:51:25 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lol2005 »

galera meu corsinha 1.4 2010 esta usando o oleo 20w40...da ACDELCO porem axo que o carro ta meio amarrado ...e gastando d+...quando ligo pela manha o carro é um martirio sair com ele da garagem...fika um "TEC TEC" parecendo ferro batendo e a aceleraçao cai...

qual seria o oleo ideia para o meu corsa?esta com 13mil km...


vlw ae!


alanflanker
:: Champ ::
Mensagens: 439
Registrado em: Terça-feira 08 2009f Setembro 2009 09:55:30 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alanflanker »

AcDelco 5W30


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26796
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

alanflanker escreveu:Pessoal, vou testar um 15w40, porém tem o mineral lubrax 15w40SJ e o tecno 15w40 também, o mineral está R$9,70 e o tecno R$13,00 porém no carro sempre foi utilizado mineral, existe algum problema ou ganho em colocar o semi-sintético?
mantenha o mineral
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”