Só achei estranho que essa "Abrangência" seria importante para um óleo. Muitos dos óleos mais modernos (e caros) são 0w30!ZANARDY escreveu:O seguinte quanto as especificações vc pode usar qualquer um desses mensionados acima ou igual a API SJ, ou seja um API SL, quanto a ser de base sintética ou não, para esses motores não faz diferença, desde que vc obedeça o manual do seu carro, ou seja, não adiante vc colocar um oleo com base sintética, para rodas 10.000Km, se vc usa o carro de casa para o trabalho e do trabalho para casa a semana toda e nesse percurso não gasta mais de meia hora..., pois não havera nem tempo do motor esquentar e vc ja desligara o carro, por isso qualquer oleo que vc use no carro com essas condições não devera passar de 6 meses ou 5.000Km, (o que ocorrer primeiro). agora se vc roda por grandes percursos más não pega poeira ou fica muito transito em marcha lenta pode trocar a cada 10.000Km ou 12 meses (o que ocorrer primeiro) e obedecendo essas condições vc pode usar um Havoline, BR, Ipiranga, Castrol, Shell, acima ou igual a API SJ... e sempre troque o filtro de óleo (AC-Delco, FRAN, MANN, ...) e quanto as numeros é assim: 20W50, quer a viscosidade que oleo ficara quando frio 20 (mais fino) e em alta temperatura 50 ( mais grosso), quanto maior abrangencia desses numeros melhor o oleo trabalha no motor tanto quanto quente, quanto frio, ou seja, se vc usa muito o seu carro e anda muito com ele, ou seja maior parte do tempo o motor esta quente procure usar um oleo 20W50, agora se vc usa pouco seu carro e maior parte do tempo com ele frio use um 10W40, eu particularmente uso um 15W50, so tem um oleo que tem toda essa abrangencia que é o Shell Helix (Amarelinho) Obs.: mineral.... Outro detalhe viscosidade 10 vc somente vai encontrar em oleos de base sintética..... no meu antigo carro eu usava o Castrol Magnatec 10W40... no meu carro atual eu uso o Shell, pois vc olhar na parte interna no motor tem um adesivo que vem colado no carro dizendo as recomendações e a Shell é sempre a primeira recomendada pela GM...Agora se seu motor é alterado entao é outra conversao, tudo que eu disse é para motores originais GM (1.0, 1.6, 1.8 8V) para motores 16V eu recomendo somente com Base Sintética...más não se esqueçam tudo varia de como vc trata seu carango, tipo vc pode colocar o melhor oleo do mundo e tem costume de quando dar partida de manhã já socar o pé no acelerador, desculpe, más seu ira durar menos tempo...
Espero ter ajudado, essa é a minha opnião... nada contra opniões diferentes, não sou mecanico, isso é o que eu sei de vida, sempre tive carro GM e nunca irei sair dela...
Valew....
Mais uma coisa, a escala desse dois números são diferentes, mas nas duas escalas, quanto menores os números menos viscosidade, mais agilidade para as partes móveis, maior fluxo (mais lubrificação), maior resfriamento e por ai vai. Se um carro pode usar um óleo mais fino, ele deve (minha opinião).