[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Coloca o óleo com filtro novo e viaja. Quando chegar, troca o óleo e o filtro novamente.

Sobre a viscosidade do óleo, a GM, hj só tem 2. O 20W50 e o 5W30. Eu usava o 20W50 no Vectra com motor 2.2 16V que tive e nunca deu problemas. Na verdade, quando inventei de colocar o 15W40, começou a bater tucho. E o motor tinha sido recém retificado.

Já no atual Classic VHCE, não tenho nem o que pensar: 5W30 sintético.
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DuBrejo
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Mensagem por DuBrejo »

É awake, essa última sugestão que deu me atende muito bem. O legal é que funciona independente de ter ou não alguma borra no motor. E mesmo que tenha o óleo de melhor qualidade se encarregará de ir melhorando isso. Quem sabe acontece igual com o carro de alguns membros que em alguns meses até o barulho de tucho batendo deu uma melhorada...

E já que vou tirar o carter não custa nada aproveitar para limpar o pescador da bomba como sugeriu o José Leal.

Vou aguardar o laudo do mecânico. Ele chegou a dizer que se o furo for bem pequeno talvez valesse a pena pensar em solda, mas não estou muito favorável a isso. Um carter vi por R$102,00. Não acho que a solda mesmo que funcione, valha a possível economia...
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Mensagem por DuBrejo »

Pois é, José Leal. Li alguns relatos de pessoas que mudaram o óleo para 15W40 e tiveram problemas. Por isso fiquei meio cabreiro de usar. Mas no meu caso, o corsa é 99, então o 15W40 é a opção mais fina sugerida pelo manual. As outras opções são 20w40 e 20w50.

Uma curiosidade é que não menciona que posso usar superiores a SH, mas acho que mesmo que eu quisesse manter isso não acharia mais óleo. O Lubrax que usava era SJ e o que pretendo usar é SM.
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DuBrejo
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Mensagem por DuBrejo »

Quando eu for trocar o óleo e o filtro devo trocar também o anel de vedação, certo? Isso é trocado em toda troca também?
awaked
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Mensagem por awaked »

DuBrejo escreveu:Pois é, José Leal. Li alguns relatos de pessoas que mudaram o óleo para 15W40 e tiveram problemas. Por isso fiquei meio cabreiro de usar. Mas no meu caso, o corsa é 99, então o 15W40 é a opção mais fina sugerida pelo manual. As outras opções são 20w40 e 20w50.

Uma curiosidade é que não menciona que posso usar superiores a SH, mas acho que mesmo que eu quisesse manter isso não acharia mais óleo. O Lubrax que usava era SJ e o que pretendo usar é SM.
É que funciona assim, o tucho tem sua sede no cabeçote, a vida inteira usando 20w50 cria uma folga, natural de uso, não desgaste. Aí passa pro 15w40 e o tucho fica bambo ali dentro. Algumas vezes a folga é mínima e não acontece. Isso é pro motor todo. Estamos falando de uma folga de amaciamento a grosso modo, não folga de problema.

Por isso sempre falamos de usar o mais fino possível, as folgas são criadas de acordo com a especificidade do óleo mais fino, menos folgas melhor pro motor. Um motor que passou a vida em 20w50 não terá problemas com essas folgas desde que se mantenha o 20w50, o proprietário fica meio limitado. Óleo mais fino também acaba sendo mais eficiente já que sobe mais rápido e cria menos resistência ao movimento.

O manual sempre leva em conta o melhor da época, nem existia SJ, o manual cita SH.
Os novos hoje citam SM, outros SN. Mas daqui a 10 anos estaremos no SP e SQ se duvidar.
DuBrejo escreveu:Quando eu for trocar o óleo e o filtro devo trocar também o anel de vedação, certo? Isso é trocado em toda troca também?
Algumas marcas até trazem esse anel junto com o filtro de óleo, eu troco sempre, uma vez usado ele deforma.
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Mensagem por DuBrejo »

Awake escreveu:
Um motor que passou a vida em 20w50 não terá problemas com essas folgas desde que se mantenha o 20w50, o proprietário fica meio limitado.
Então, mesmo no meu caso poderei correr algum risco, já que nos dois anos em que estou com esse carro sempre usei 20w50. Não sei o que foi usado antes. Essas folgas diminuem com o tempo usando o óleo 15W40? Acredito que não. Neste caso o tucho fará mais ruido? Baterá mais?

Há um ano e meio mais ou menos troquei o cabeçote velho por outro retificado. Pouco depois escutei esse barulho supostamente de tucho e cheguei a ouvir de um mecânico que poderia ocorrer de com o tempo o óleo assentar e o barulho diminuir. Até agora não percebi essa melhoria. Inclusive alguns atribuem esse barulho ao motor VHC, como se fosse meio que padrão esse barulho mais evidente.
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Mensagem por DuBrejo »

Pessoal, todas as dicas que deram foram ótimas. Aprendi muita coisa. No entanto gostaria de me desculpar. Hoje fui ao mecânico e fiquei sabendo que o que furou não foi o carter e sim a caixa de marcha. :oops: Neste caso, como troquei o óleo de motor no mês passado por aquele 20W50 da Lubrax, estou pensando em acrescentar o Molikote A2 só dessa vez e esperar a próxima troca, daqui a 5000km ou 6 meses, para testar o uso daquele óleo mais fino e seguir as recomendações de vocês, tudo bem? Acho que é o melhor a fazer no momento, mas se me enganei fiquem a vontade para opinar.

Conversei com o Mecânico sobre o barulho do motor e realmente parece que em breve é possível que eu tenha mesmo fazer retífica. O barulho pode ser tucho, pistões, enfim, tanta coisa, que preciso ter grana para abrir o motor e terminar o serviço, seja ele pequeno ou grande. Nessas horas entendo o amigo noostrees aqui do fórum, quando lá pela página 25 deste tópico, quase desistiu do corsa hatch 99 dele quando os problemas aconteceram um atrás do outro. Um serviço de motor pode chegar há uns R$3000,00.

Sobre o furo na caixa de marcha, falei com o mecânico responsável para ver se consegue uma outra tampa provisória para mim. Mês que vem já tenho uma substituição de caixa completa para fazer. Mais dinheiro indo embora... rsrs
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Eu não colocaria nada com o óleo. Se vc já gastou uma grana colocando óleo bom, nao precisa de mais aditivo.
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Mensagem por DuBrejo »

É que segundo este site não é apenas um aditivo, como o B12 por exemplo. http://www.lumobras.com.br/marcas/molyk ... otea2.html

Não sei se é propaganda enganosa mas eles prometem bastante coisa:
  • Aumenta o desempenho do motor (potência)
    Reduz o consumo de combustível e lubrificantes
    Reduz folgas e ruídos
    Reduz a temperatura do motor, pois reduz o atrito interno
    Prolonga a viscosidade do óleo
    Prolonga a vida útil das peças e do motor
    Lubrificação constante inclusive na partida a frio
    Lubrificação emergencial nos arranques a seco e em condições subdimensionadas.
O óleo que eu usei está dentro das recomendações, como disse. Mas é o óleo mais grosso dele. Como estou com os barulhos que falei no motor e pretendo prolongar a vida útil dele até que eu tenha dinheiro para dar uma geral no motor, pensei nesse produto como alternativa e complemento.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Faz barulho com o motor frio ou tb a quente? Se for somente a frio, experimente o Shell 15W50.
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