O óleo original é o 20W50.
A questão de rodar 5k ou 10k km vai depender do uso do carro. Se vc roda muito no trânsito pesado, trajetos curtos, reboque... isso é uso severo. E assim, vc tem que trocar o óleo a cada 5k.
Se roda mais em rodovias, rotações constantes... uso normal. A troca é a cada 10k.
[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?
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O uso do meu carro é casa > trabalho que é perto dá uns 3 km, casa > namorada que dá 12 km pra ir e 12 pra voltar e só, devo botar o 20W50? Me disseram que GM trabalha quente, mas meu carro nunca passou de 90°, quando passou foi o termostato que quebrou de velho...
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Amigao o oleo 5w30 e muito fino por iso recomendado para motores ate 70 mil,o que pode ocasionar ele baixar que e normal neste caso. O 20w50 e o mais apropriado para seu carro tendo a opcao de mineral ou sintetico com esta mesma viscosidade. Observe primeiro se ele vai baixar antes de fazer a troca,o sintetico tem um poder de limpeza absurdo no motor,ai vem a questao do historico ads trocas,se nao e muito de trocar no tempo ai complica.
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Rapaz, eu sou meio desleixado, desde que peguei o carro há um ano e 2 meses, só fiz 4 trocas para 5000 KM, a primeira assim que peguei, a segunda com 1,500 km depois dos 5 mil, a terceira com 2000 depois e a mais recente passei 2300, mas nunca tive problemas com o carro e sempre que vão arrear meu óleo ele tá sempre bem limpinho, tanto que da penúltima vez o mecânico disse que eu só ia trocar se realmente quisesse pois o óleo ainda estava novo e no nivel...
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o 5W30 é o óleo determinado pros motores mais atuais com folgas bem menores q dos primeiros corsas....
o grande risco de usar esse óleo mais fino seria apenas não atingir a pressão ideal no sistema, e passar mais pelas folgas e queimar na combustão...
não me preocuparia tanto, suas distancias não chegam a ser grandes a ponto do óleo afinar ao extremo, então fique tranquilo, confira o nível pela questão de queimar um pouco.....
o grande risco de usar esse óleo mais fino seria apenas não atingir a pressão ideal no sistema, e passar mais pelas folgas e queimar na combustão...
não me preocuparia tanto, suas distancias não chegam a ser grandes a ponto do óleo afinar ao extremo, então fique tranquilo, confira o nível pela questão de queimar um pouco.....
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A viscosidade do óleo não tem relação com kilometragem do motor. Isos depende de especificações e processos de fabricação. Motor que usa 5w30 pode passar longe dos 240.000 km rodando no 5w30. O pessoal que acha 70.000 km muito rodado e começa a engrossar, diminui a eficiência, aumenta o atrito e lá pelos 140.000 estão tendo que retificar o motor.celocorsa escreveu:Amigao o oleo 5w30 e muito fino por iso recomendado para motores ate 70 mil,o que pode ocasionar ele baixar que e normal neste caso.
Mais do que a base do óleo quem determina isso é a carga de aditivação, que é a classificação API... SL, SM ou SN o melhor atual.celocorsa escreveu:Observe primeiro se ele vai baixar antes de fazer a troca,o sintetico tem um poder de limpeza absurdo no motor,ai vem a questao do historico ads trocas,se nao e muito de trocar no tempo ai complica.
A base resite mais ou menos a oxidação.
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Óleo limpo é péssimo sinal, a não ser que rode com Etanol.juniore11 escreveu:Rapaz, eu sou meio desleixado, desde que peguei o carro há um ano e 2 meses, só fiz 4 trocas para 5000 KM, a primeira assim que peguei, a segunda com 1,500 km depois dos 5 mil, a terceira com 2000 depois e a mais recente passei 2300, mas nunca tive problemas com o carro e sempre que vão arrear meu óleo ele tá sempre bem limpinho, tanto que da penúltima vez o mecânico disse que eu só ia trocar se realmente quisesse pois o óleo ainda estava novo e no nivel...
Toda a explosão dos cilindros tem resíduos e a função do óleo é limpar isso. Os resíduos ficam na paredes dos cilindros e os anéis do pistão sobe renovando o filme de óleo.
Esticar muito o óleo pode provocar borra. Agora tudo certo, quando menos espera começa a bater tucho, bate aqui... bate lá... cuidado. Além da KM tem o tempo. Por exemplo, são 5000 km ou 6 meses. Mesmo que tenha rodado 100 km em 6 meses, quando você ligou o motor a primeira vez contaminou o óleo, mesmo parado na garagem inicia o processo de oxidação dele, lentamente ele perde suas propriedades.
O que eu ficaria de olho, veja se não está com óleo grosso demais pro seu motor, no caso ele nem chega direito nas paredes do cilindro e não suja.
Ou veja se não está usando um óleo muito antigo... SJ por exemplo.
No etanol acontece tudo igual só que o resíduo da queima é quase nulo demora demais pra sujar o óleo, mas ele oxida e perde função da mesma forma.
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Rapaz, até agora o nível tá o mesmo, o mecânico falou que eu nem me preocupe, rode tranquilo que nada vai acontecer e se acontecer ele se responsabiliza.
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Galera, ajuda eu.....
Nessa última troca coloquei o 5w40 da castrol 100% sintético e API SN. Mas pq aumentei de 30 pra 40?
Ai que está a questão, quando ela está quente, paro pra i no mercado por exemplo e volto vô da a partida nem giro a chave direito ela já pega, com isso faz um barulho que na base do achismo meu parece um grilo cric cric e já para. Pra mim era o óleo que tava muito fino, e ela tava girando seco, pois é, oreia eu.
Venceu o KM e agora vou trocar o óleo.
Preciso da ajuda de vocês.
Abraços
Nessa última troca coloquei o 5w40 da castrol 100% sintético e API SN. Mas pq aumentei de 30 pra 40?
Ai que está a questão, quando ela está quente, paro pra i no mercado por exemplo e volto vô da a partida nem giro a chave direito ela já pega, com isso faz um barulho que na base do achismo meu parece um grilo cric cric e já para. Pra mim era o óleo que tava muito fino, e ela tava girando seco, pois é, oreia eu.
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Preciso da ajuda de vocês.
Abraços
Montana Sport 1.8 - Minha Menina
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=79939
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