[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

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L U C I A N O
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Mensagem por L U C I A N O »

SemControle escreveu:tem instruções em manual q jamais devem ser seguidas, na verdade nem deveriam estar la
Um bom exemplo são algumas recomendações de "não há necessidade de trocar" ou "troque a cada 100 mil km" ou 20 anos (eu aumento mas não invento).

Como diz o velhofilósofo: Nothing last forever. :lol:

Outro caso é o da correia dentada: "Troque a cada 60 mil km". Já fico tonto só de pensar em quantas voltas a correia terá que dar pra chegar a essa quilometragem...
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

Bange escreveu:O manual do meu recomenda a troca sob condições severas* com 4K ou 3 meses, caso contrário com 10K ou 6 meses...

No geral, independentemente das condições de uso, a maioria adota o procedimento de troca com 5K ou 6 meses...o que ocorrer primeiro.

Use sempre o óleo recomendado pelo fabricante do seu motor em termos de viscosidade (SAE) e o mais atual em termos de quantidade/atualização de compostos químicos (aditivos), que prolongam a vida do óleo, evitam a formação de borras, são mais resistentes a oxidação...dentre outras melhorias...que na classificação API, o SN é o mais atual.

Essas classificações SJ, SL, SM e SN, ainda podem ser 100% mineral, 50% mineral e 50% sintético ou 100% sintético...

Nos Corsas mais novos, mesmo tendo óleos ditos para 15k, 20K, a GM mantém a mesma periodicidade de troca...alterando ligeiramente de 4K para 5K (ou 6 meses) em condições severas ou 10K (ou 12 meses) quando não ocorrer.

O manual também recomenda a troca do filtro a cada 2 trocas de óleo, porém muitos trocam junto com o óleo.

(*)Condições severas:trânsito pesado sempre, percursos abaixo de 10Km (onde a temperatura nem chega ao normal), estradas empoeiradas, uso sistemático de carretinha de reboque, uso como táxi...
eu diria q o certo seria zerar secar o motor do oleo velho, pela simples afirmacao q o oleo velho ja nao cumpre sua funcao....e se 1 (hum) litro de óleo de fritura usado descartado no ralo da pia da cozinha polui 1.000.000 (hum milhão) de litros de água potável?, o q dira 200ml de oleo podre (que fica preso num filtro, cabecote, tuchos, os cambal a 4) em 3,5L de oleo bom, é o mesmo das famosas partidas q algum pouco combustivel vai pro oleo.....
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Paulo Victor Oliveira
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Mensagem por Paulo Victor Oliveira »

Obrigadão awaked, verifiquei e realmente estou usando o 20w50, então ta tudo ok.
Paulo Victor Oliveira
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Confiram --> http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=855739#855739


Bange
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Mensagem por Bange »

Sem controle, o ideal nem sempre é possível...pra zerar o óleo teria que abrir em cima e em baixo...M.O + no mínimo juntas...quem faz???

O mesmo ocorre com o arrefecimento...estou mexendo no Gol de um amigo...esgotei a água toda e misturei o líquido totalizando 6,3l (conforme o manual)...na hora de colocar só entraram 2,5l... :lol: :lol: :lol:

Acho que só o do freio dá porque o reservatório fica acima da sangria...e mesmo assim tem que usar um óleo de cor diferente, pois quando a nova cor sai o circuito todo daquela roda já tá novo...e por aí vai...


SemControle
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Mensagem por SemControle »

eu to falando da pessima economia de manter um filtro cheio de oleo podre
se uma gota estraga tudo quem dira um filtro com quase 300mls ja pra estragar o oleo q o cidadao vai rodar mais seus tantos mil km achando q ta uma maravilha.....
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Bange
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Mensagem por Bange »

Bom, eu avalio a coloração do óleo...se já sai muito escuro, troco o filtro também...se não independente da cor troco na próxima troca de óleo...nem sempre ele fica muito escuro...isso depende muito da qualidade da gasolina e do estado geral do motor...se tudo bem, o óleo sai relativamente claro...se mal mantido, o óleo sai pretinho...


JulioAraujo
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Mensagem por JulioAraujo »

Só uma informação, hoje foi comprar óleo 20w50 na concessionária e já chegou o 20W50 SM, provavelmente fornecido pela COSAN, detalhe que é o mesmo preço do SJ.
Como eu já tinha um litro de SJ em casa, vou deixar pra usar o SM 20W50 na próxima troca.

Não tá compensando comprar certo tipo de óleo na loja, na concessionária pra mim tá mais barato
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cas
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Mensagem por cas »

Se fosse álcool então trocava o filtro a cada 50000km.

filtros são baratos, motor é só um pouquinho mais caro...rs

Só lembrando que troca de óleo sem filtro vão 3.0L com filtro vão 3.5L( exemplo do meu carro e maioria), ou seja teoricamente 15% do óleo está no filtro, filtro original na css custa 15,00 reais no máximo e cumpre a função, agora os paralelos onde eram pra filtrar 5microns filtram 50microns ou mais.
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Mensagem por cas »

E ainda tem aquele tipo pior, que tira a vareta vê o nível e passa o dedo e mede a viscosidade do óleo...
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Bange
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Mensagem por Bange »

kkkk...cada caso é um caso...o meu é gasolina/gás.

Mas eu sigo o manual, troco alternadamente com o óleo...mas se sair muito escuro, quebro a regra e troco...


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