Bange escreveu:O manual do meu recomenda a troca sob condições severas* com 4K ou 3 meses, caso contrário com 10K ou 6 meses...
No geral, independentemente das condições de uso, a maioria adota o procedimento de troca com 5K ou 6 meses...o que ocorrer primeiro.
Use sempre o óleo recomendado pelo fabricante do seu motor em termos de viscosidade (SAE) e o mais atual em termos de quantidade/atualização de compostos químicos (aditivos), que prolongam a vida do óleo, evitam a formação de borras, são mais resistentes a oxidação...dentre outras melhorias...que na classificação API, o SN é o mais atual.
Essas classificações SJ, SL, SM e SN, ainda podem ser 100% mineral, 50% mineral e 50% sintético ou 100% sintético...
Nos Corsas mais novos, mesmo tendo óleos ditos para 15k, 20K, a GM mantém a mesma periodicidade de troca...alterando ligeiramente de 4K para 5K (ou 6 meses) em condições severas ou 10K (ou 12 meses) quando não ocorrer.
O manual também recomenda a troca do filtro a cada 2 trocas de óleo, porém muitos trocam junto com o óleo.
(*)Condições severas:trânsito pesado sempre, percursos abaixo de 10Km (onde a temperatura nem chega ao normal), estradas empoeiradas, uso sistemático de carretinha de reboque, uso como táxi...
eu diria q o certo seria zerar secar o motor do oleo velho, pela simples afirmacao q o oleo velho ja nao cumpre sua funcao....e se 1 (hum) litro de óleo de fritura usado descartado no ralo da pia da cozinha polui 1.000.000 (hum milhão) de litros de água potável?, o q dira 200ml de oleo podre (que fica preso num filtro, cabecote, tuchos, os cambal a 4) em 3,5L de oleo bom, é o mesmo das famosas partidas q algum pouco combustivel vai pro oleo.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs