[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

José Leal, a luz do alerta do óleo?

Veja se é isso? O vídeo fiz por conta da injeção de gasolina, mas ela pisca também. Não é sempre, já observei.
https://www.youtube.com/watch?v=ImIp4pio9IM

Também pisca o odômetro na partida só quando ele fica alguns dias parado e bem frio. Normalmente não.
Ramme
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Domingo 13 2014f Julho 2014 07:34:17 PM
Localização: Campo Bom - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ramme »

Sou novo no clube, mas "macaco velho" com carros.
Quando o assunto é lubrificante para motor, eu sou fã de carteirinha do ipiranga 15w40 semi-sintético, troco de sete em sete mil km, particularmente confio muito nesse óleo, normalmente ando muito de carro já cheguei a fazer 3000km em um mês entre correria diária e viagens de final de semana, e um detalhe principal é que exijo muito dos motores, ando com o pé no talo, girando sempre forte, consequentemente tenho que usar um lubrificante que aguente o tranco, as temperaturas altas, outro detalhe que sou apaixonado por carro 1.0, gosto de ver esses bichinhos mandando ver na estrada e posso garantir que não é o carro 1.0 que anda pouco, mas sim o motorista que tem medo de pisar !!
Mas vim aqui para comentar uma experiencia que tive com óleo para motor, ha um tempo atras adquiri um gol g5 1.0, o mesmo se encontrava com 70 mil km, primeira providencia foi tacar 15w40 ipiranga no motor e sentar a pata !! Larguei para o Chui cidade que fica ao estremo sul do pais, mais ou menos uns 700 km de minha cidade, tudo blz, fui e voltei tranquilo, após um tempo resolvi ir a Santana do Livramento, mais uns 1100 km ida e volta, mas o óleo estava quase chegando no km da troca, resolvi trocar e acabei colocando o 15w40 da BR, fui e voltei tranquilo, no dia seguinte a viajem, sai com o carro e depois de uma meia hora andando começou a acender a luz do óleo e mesmo em alto giro, parei, desligue, religuei e a luz não acendeu novamente, mas fui até meu mecânico, quando estou chegando na oficina, o mesmo começa a piscar a dita luz, ele me indicou abrir o carter, tava lá, pescador totalmente obstruído, uma carniça dentro do carter!!
Depois de tudo limpo, óleo ipiranga no motor e resolvido !!!
Moral da história ?? O lubrificante da BR possui mais detergente e outros produtos para manter o motor limpo, assim por consequência solta a sujeira que esta dentro do motor e acaba dando dor de cabeça, acho que em carros com motores mais novos ou motores mais limpos deve ser um bom lubrificante
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Ramme, a carga de ativação é controlada pela classificação API. No caso você não citou em momento algum o API dos óleos usados acima (SJ, SL, SM ou SN).

Certamente óleo SN limpa mais do que um SL.

Pela sua análise o Ipiranga é o pior pois não limpa nada. E essa função é importantíssima no óleo.

Obs: Devemos lembrar que a BR fornece a base do óleo, marcas como Ipiranga trabalham apenas o aditivo.
Ramme
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Domingo 13 2014f Julho 2014 07:34:17 PM
Localização: Campo Bom - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ramme »

awaked escreveu:Ramme, a carga de ativação é controlada pela classificação API. No caso você não citou em momento algum o API dos óleos usados acima (SJ, SL, SM ou SN).

Certamente óleo SN limpa mais do que um SL.

Pela sua análise o Ipiranga é o pior pois não limpa nada. E essa função é importantíssima no óleo.

Obs: Devemos lembrar que a BR fornece a base do óleo, marcas como Ipiranga trabalham apenas o aditivo.
Realmente não verifiquei a classificação !! mas costumo verificar na embalagem se é 15w40 e semi-sintético.
Mesmo sendo com essas características a classificação pode alterar ??
Ramme
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Domingo 13 2014f Julho 2014 07:34:17 PM
Localização: Campo Bom - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ramme »

Aproveitando o assunto gostaria de uma dica para meu corsica 2002 1.0 8v.
Adquiri ele de uma senhora, todo originalzinho, mas esta com 150mil km, já verifiquei o motor e esta lacrado, nunca foi aberto.
na etiqueta de troca de óleo diz que foi utilizado ac-delco, mas não informa qual !!
A duvida é !!! qual óleo utilizar ???
Ramme
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Domingo 13 2014f Julho 2014 07:34:17 PM
Localização: Campo Bom - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ramme »

Lembrando que na minha opinião já estava definido o 15w40 semi-sintético Ipiranga,
mas vou estudar outras alternativas que colegas venham a oferecer, pois caso contrario não haveria motivo para fazer parte desse grupo !!!
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Ramme escreveu:Realmente não verifiquei a classificação !! mas costumo verificar na embalagem se é 15w40 e semi-sintético.
Mesmo sendo com essas características a classificação pode alterar ??
Sim, podem e alteram. Basicamente devemos observar 3 coisas num óleo:
- SAE é a viscosidade, 15w40 no caso.
- API é a carga de aditivação (SJ mais antiga, SL, SM e SN mais atual, nessa ordem).
- Base pode ser mineral, semi ou sintética.
Cada um desses 3 itens é totalmente independente do outro, pode existir qualquer combinação. Umas mais comuns e outras raras, mas só questão de mercado.
Ramme escreveu:Aproveitando o assunto gostaria de uma dica para meu corsica 2002 1.0 8v.
Adquiri ele de uma senhora, todo originalzinho, mas esta com 150mil km, já verifiquei o motor e esta lacrado, nunca foi aberto.
na etiqueta de troca de óleo diz que foi utilizado ac-delco, mas não informa qual !!
A duvida é !!! qual óleo utilizar ???
Não sei como chegou a conclusão de usar 15w40, isso é só a viscosidade, não significa que é bom ou ruim, só diz que atende ao projeto de lubrificação de um motor ou não. De maneira geral sempre se recomenda usar a menor viscosidade possível dentre as indicadas no manual.

No seu caso o indicado seria 15w40, 15w50, 20w40 ou 20w50 (do mais fino pro mais grosso). Se escolheu na sorte acertou na cagada, kkk. Bom, veja que é a opção mais fina pro seu motor, isso significa que sobe mais rápido e lubrifica bem até os menores pontos do motor. Alguém deu um exemplo já de sistema circulatório humano, pensa no seu sangue, quanto mais engrossar pior, vai deixar de chegar sangue nas menores veias e artérias, mesma coisa.
Ramme escreveu:Lembrando que na minha opinião já estava definido o 15w40 semi-sintético Ipiranga,
mas vou estudar outras alternativas que colegas venham a oferecer, pois caso contrario não haveria motivo para fazer parte desse grupo !!!
- 15w40 ok, seu motor aceita.
- Semi Sintético... ok... opte pelo melhor que puder pagar.
- API, aqui no meu ponto de vista vem o lance. Vou exagerar, óleo sintético SJ ou óleo mineral SN? Sem dúvidas compro o mineral SN. Devido a carga de aditivos (SN), limpa melhor, resiste mais a contaminação e mantém melhor qualidade de lubrificação. Claro que SN é mais caro do que SM e assim por diante.

Pode usar óleo Ipiranga, a questão não é essa. A própria Ipiranga deve ter 15w40 SL, SM e SN... captou?

Retornando ao primeiro assunto. O problema que teve com o Gol.
Acredito que o carro usava SL e formou borra, provavelmente o Lubrax era SN, bem melhor e acabou tentando limpar essa borra. Fica fácil concluir que se deu borra o antigo dono foi relapso nas trocas e que já que está limpo melhor manter o SM ou SN e evitar que se forme novamente mantendo as trocas dentro do prazo com troca de filtro junto.

Esse problema pode se repetir com seu Corsa, por exemplo se tem um vazamento a borra tapa ele, aí usa um óleo melhor (SN) ele limpa a borra e pode aparecer vazamentos. No meu ponto de vista isso é bom está mostrando um problema mascarado.

Desculpe o texto... tentei explicar da melhor forma possível.
Resumindo, eu compraria pro seu Corsa um 15w40 SM ou se pode pagar por um SN manda bala. A marca e a base mineral, semi ou sintética tanto faz, veja o que seu bolso pode. Se pode manter as trocas no 15w30 SN sinético é ótimo, esse seria o melhor óleo que seu motor poderia usar.
Ramme
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Domingo 13 2014f Julho 2014 07:34:17 PM
Localização: Campo Bom - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ramme »

OK, até agradeço sua explicação, esta sendo muito útil esse debate!!
outro detalhe !! o gol já eras, caso passado, amor de uma noite, paixão perdida e etc... hehehe
A amante do momento é a corsera, até onde meu conhecimento chega, a ac-delco começou a fornecer óleo de base sintética a pouco tempo e somente indicado para modelos mais novos da gm, então o bixim deve ter bebido óleo mineral nos ultimos 12 anos de vida, e deve ter muita borra, e deve estar tudo justinho, mas tudo selado a base de borra, no momento que tacar um óleo com poder de limpeza maior não vai soltar tudo ? viral uma meleca no carter ? e pior !! virar uma escola de samba ? e o mestre de bateria vai ser eu !!! heheheh
brincadeiras a parte, mas deu pra entender minha preocupação ??


Quanto ao óleo semi-sintético ipiranga, eu sei que não deve ser o melhor, mas é fino !! hehe tem resistência ao calor e lubrifica que é o principal objetivo pois acredito que limpar o motor não seja obrigação do óleo, mas sim do proprietariado de manter o mesmo limpo trocando no tempo correto, uso esse óleo desde o meu primeiro carro, e olha que já perdi as contas de quantos já tive !! quer dizer... carros poucos, mais foi conduções !! hahahahah
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Ramme escreveu:OK, até agradeço sua explicação, esta sendo muito útil esse debate!!
outro detalhe !! o gol já eras, caso passado, amor de uma noite, paixão perdida e etc... hehehe
A amante do momento é a corsera, até onde meu conhecimento chega, a ac-delco começou a fornecer óleo de base sintética a pouco tempo e somente indicado para modelos mais novos da gm, então o bixim deve ter bebido óleo mineral nos ultimos 12 anos de vida, e deve ter muita borra, e deve estar tudo justinho, mas tudo selado a base de borra, no momento que tacar um óleo com poder de limpeza maior não vai soltar tudo ? viral uma meleca no carter ? e pior !! virar uma escola de samba ? e o mestre de bateria vai ser eu !!! heheheh
brincadeiras a parte, mas deu pra entender minha preocupação ??
Sim a preocupação é legítima. Pode acontecer, mas não tem nada com o fato de usar óleo mineral. Já tivemos carro em casa com mais de 20 anos de uso, pra lá dos 300.000 km usando óleo SJ e até mais antigo e quando foi aberto não tinha borra.

Borra é falta de troca ou contaminação.

O ideal seria abrir a tampa de válvulas e o cárter pra justamente ver se tem borra, porque se tem vai deixar lá esperando soltar e ferrar tudo? Acredito que seja útil na compra de um carro já abrir o cárter e a tampa de válvula no momento da troca de correia, é bom fazer isso com qualquer carro usado comprado e evitar problemas. Se tivesse feito isso o problema com o gol não teria acontecido, manutenção preventiva sempre é bom.
Ramme escreveu:Quanto ao óleo semi-sintético ipiranga, eu sei que não deve ser o melhor, mas é fino !! hehe tem resistência ao calor e lubrifica que é o principal objetivo pois acredito que limpar o motor não seja obrigação do óleo, mas sim do proprietariado de manter o mesmo limpo trocando no tempo correto, uso esse óleo desde o meu primeiro carro, e olha que já perdi as contas de quantos já tive !! quer dizer... carros poucos, mais foi conduções !! hahahahah
Tem óleos bem mais finos... 0w30, 0w40, 5w30, 5w40... 10w30... 10w40... enfim, 15w40 nem é tão fino, está entre os grossos na verdade, 0w40 é uma água.

O óleo DEVE limpar sim. Óleo tem que sujar, cada vez que explode um cilindro sobra resíduo, a queima nunca é 100%. O óleo tem que limpar isso no momento em que o cilindro sobe os anéis lubrificam e limpam. Um motor 0km queimando gasolina deixa óleo preto em 5000 km. E está certo isso. Se o óleo sai limpo ele é péssimo, não limpa. No caso do etanol o óleo permanece claro, o resíduo da queima não é carvão como na gasolina, mas também suja.

Se não limpa causa carbonização, pré ignição, ferra o motor. Também forma borra.
Ramme
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Domingo 13 2014f Julho 2014 07:34:17 PM
Localização: Campo Bom - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ramme »

quanto ao gol, o mesmo foi feita as revisões na cc vw, estava carimbado no manual, e quanto ao corsa não pretendo abrir tão cedo, pois o mesmo ta bem sequinho e se largar em uma oficina na minha região eu garanto que em menos de 60 dias ta tudo melecado, tudo bando de picão, vou abrir quando eu tiver tempo, a tampa de válvula é barbada, basta pegar um torquímetro !!

O óleo que falei acima é considerado fino aqui, esses merdas de mecânicos, FDP ordinários, só sabem colocar óleo grosso, o tal ALTA-RODAGEM "é melhor o óleo mais grosso que protege mais"
gol 16V batendo tucho é mato, eu mesmo já comprei 3 e resolvi o prblema apenas colocando fruído de freio no motor, depois abri o carter, limpei tudo e taquei 15W40, fica um reloginho !!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”