[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

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awaked
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Mensagem por awaked »

"adulteração bem feita" - sacanagem falar isso. Claro que não é BEM FEITA.

Enfim, entenderam.


raphael.mendes
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Mensagem por raphael.mendes »

nao acredito que um combustivel adulterado va fazer medias tao otimas assim (otimas de acordo com motor flex..claro se for comparar com um motor monocombustivel a alcool o consumo de 9,5km/l o cara vai dar risada de mim se eu falar q ta bom)


awaked
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Mensagem por awaked »

raphael.mendes, olha não estamos afirmando que é o caso, estamos apenas comentando.

Em outro carro eu viajei e abasteci, quase chegando em casa queimou a bomba de combustível. Quando o mecânico abriu pra trocar a bomba tinha cheiro forte de solvente... a média não foi afetada.

A média do etanol é afetada quando misturam água.


raphael.mendes
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Mensagem por raphael.mendes »

awaked escreveu:raphael.mendes, olha não estamos afirmando que é o caso, estamos apenas comentando.

Em outro carro eu viajei e abasteci, quase chegando em casa queimou a bomba de combustível. Quando o mecânico abriu pra trocar a bomba tinha cheiro forte de solvente... a média não foi afetada.

A média do etanol é afetada quando misturam água.
entendi o que vc quis dizer, mas como faço para saber se o etanol está adulterado? algum teste? tem algum parâmetro no carro que da pra perceber se tem solvente?


awaked
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Mensagem por awaked »

raphael.mendes, não! Só quando abastece e 1 ou 2 minutos depois começa a engasgar, ou então analisando quimicamente.

Mas relaxa, não deve ser o caso, tanto tempo no mesmo posto já teria dado algo. O lance é naquela única abastecida da vida em ponto desconhecido, kkk. Etanol é mais tranquilo também, gasolina nota-se no cheiro já e dá pra testar fácil.


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L U C I A N O
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Mensagem por L U C I A N O »

L U C I A N O escreveu:Senhores,

Para fomentar a discussão em relação ao óleo lubrificante, eu tenho algumas considerações e experiências pessoais:

Desde o meu antigo Classic 2008 que foi tirado por mim 0 Km da concessionária, eu uso o óleo mineral 5W30, mas especificamente da AC Delco.
No Classic eu lembro que, erroneamente em uma ''revisão'', colocaram o mal fadado óleo 20W50. O carro ficou um verdadeiro lixo! Aumentou o famoso barulho no motor do Classic e o consumo eu notei que aumentou. De bate pronto com menos de 1 semana tirei esse óleo e voltei com o 5W30.

Com o meu atual Corsa Sedan Premim 1.4 estou adotando o mesmo critério: 5W30 mineral da AC Delco com filtros originais. Não que eu seja ''refém'' da Ac Delco, mesmo porque o que vale é a base, viscosidade e especificação API SAE, mas até hoje não tentei usar outra marca. Até pretendo procurar um óleo com a mesma base e a mesma viscosidade mas que seja um SN, por exemplo.

Quanto a base sintética, mineral, semi-sintética, etc, eu prefiro manter o carro com óleo mineral. Não vejo com bons olhos o uso de óleo sintético nos carros aqui no Brasil. Ao meu ver, com esses combustíveis de péssima qualidade, aliado a troca ''alongada'' do óleo sintético que ocorre por volta de 10 mil km, esse motor criará borra com muito mais facilidade.

Na minha opinião óleo lubrificante tem que ser trocado no máximo com 5 mil km ou 6 meses, ainda mais com o uso severo do dia a dia... E sempre que trocar o óleo trocar também o filtro de óleo. Mais que isso o óleo já não terá mais as suas propriedades. Em se tratando de óleo sintético, a troca com 5 mil km não compensará financeiramente. Se é pra trocar com 5 mil, pra que vou usar óleo sintético?

Resumindo: Pra mim o vilão na história toda é o combustível nacional que não dá pra confiar em rodar por mais de 5 mil km com o mesmo óleo sem que este esteja contaminado. Continuarei usando o 5w30 mineral no meu Corsa. Porém isso vai de cada um! Na minha opinião trocar um óleo sintético (que é caro) a cada 5 mil km é um desperdício de dinheiro. Por outro lado, se deixar esse óleo mais de 5 mil/ 8 mil km no motor é (muito) arriscado.

Abraço!
Senhores,

Andei pesquisando e a GM está mudando as especificações dos seus lubrificantes na linha 2013/2014, que é a Dexos 1 (motores a gasolina/flex) e Dexos 2 (diesel). Li que os carros atuais da linha GM estão saindo de fábrica com o óleo na especificação SAE 5W30 API SN ILSAC GF-5 - Código GM 98550154, aquele com a embalagem preta, que segundo informações é fabricado pela Mobil.

Imagem

Li também que, apesar de eu ver ainda pra vender, a Ac Delco parou de "fabricar" ou comercializar o óleo que eu uso nos meus GMs há anos, o Ac Delco SAE 5W30 API SL (mineral) código GM 94701273.

Este óleo foi substituído pelo Ac Delco SAE 5W30 API SM (Semissintético) código GM 98550378.

Imagem

Bom, pra mim não fará diferença alguma em usar o Ac Delco semissintético, tendo em vista que os prazos das trocas não ultrapassarão os 5 mil km ou 6 meses. A vantagem é que será um óleo superior ao SL que eu usava anteriormente...

Fica a dica para os que, assim como eu, usavam o Ac Delco SL.

Só fiquem atentos na hora de comprar pois, vi alguns vendedores na internet vendendo óleo Ac Delco SL como se fosse semissintético. SL é mineral. SM é semissintético.


Abraços!
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Pessoal, sei que devemos respeitar os prazos de troca do óleo e inclusive falo bastante sobre isso. Mas lá vai uma pergunta que contradiz o que sempre falo.

Meu carro tá com ~19800KM rodados. Na última troca de óleo, fiz por tempo (6 meses) e estava com ~14730KM. O uso do carro é severo. Ainda não se passaram os 6 meses, mas, como perceberam, já passou os 5000KM da troca. Quero fazer a troca na revisão dos 20000KM. Dá algum BO rodar esses ~300KM com o óleo "vencido"? Talvez lá pela metade de março já alcance os 20000.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Ah, sim, o nível do óleo estava pela metade da vareta. Derrubei 0,5l no motor e o nível foi para o máximo.
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

nao mata, o problema q é pra trocar com 5K o cara troca com 10K como nao deu nada da proxima ja vai um pouco alem

cuidado q seu carro é anormal queimar meio litro em 5K km, foi o q disseram em outro topico...normal é queimar 1L cada 1K km
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


awaked
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Mensagem por awaked »

Tranquilo, esses tempos viajei e passou quase 1000 km da troca, troquei quando cheguei. Como uso óleo SN e troco a cada 5000 km... não vejo problemas já que o carro só roda em rodovia. Eu poderia optar por trocas a cada 10.000 km sempre. Só não arrisco por conta da contaminação.


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