[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
Gontijo
:: Classic ::
Mensagens: 1428
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 08:35:42 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gontijo »

eu tava querendo trocar o oleo que eu to colocando .. o mineral pelo sintetico... tem problema?! eu uso o 20w50 da BR queria colocar o selenia
Gontijo
Moderador Corsa Clube MG
Belo Horizonte!


Fotos ?! : Clica no link aí : viewtopic.php?t=37150
rafaqm13
:: Millennium ::
Mensagens: 116
Registrado em: Sábado 29 2004f Maio 2004 09:27:01 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por rafaqm13 »

fkddd escreveu:Olá! Estou com um Corsa Hatch 2006 1.0 e tá chegando a hora da primeira troca de óleo do bixin...
Olhando no manual, a GM recomenda óleo de especificação API-SJ ou superior e viscosidade SAE-5W30, 15W40, 20W40 e 20W50.

Bom, fui atrás de óleos com essas características... achei esses:

HAVOLINE
Havoline Energy SAE-5W30

BR
Lubrax Tecno SAE-15W40

CASTROL
Castrol GTX SAE-20W50
Castrol GTX Special SAE-20W50
Castrol GTX Compact SAE-15W40

MOBIL
Mobil Super SAE-20W50
Mobil Super XHP SAE-15W40

BARDHAL
Promax SL Max SAE-20W50

PS: TODOS os óleos são de especificação API-SL :)

Gostaria de conselhos de qual desses óleos utilizar, visando a qualidade, durabilidade, lubrificação e :!: preço :!: ... Alguém usa e recomenda algum desses óleos? Ou teve alguma experiencia negativa com alguma marca?
Não reparei na dada do tópico, mas utilizei um tópico começado (usando a pesquisa) para postar minha dúvida, espero que alguém veja :D

Mto obrigado!
Eu usaria o 5W30, pois os outros devem ser utilizados se não houver a possibilidade de usar esse (em substituição).

O ACDelco vendido em concessionárias costuma ser mais barato que o Havoline. Sem medo, você também pode usar o Motorcraft 5w30 vendido pela Ford.

[]'s

[]'s
Ex-01' Ford Fiesta GL 1.0 Álcool
Garagem:
96' GM Corsa GL 1.4 EFI
09' Ford Ka 1.6 Flex Performer
www.fordhp.com.br
rgobato
:: Super ::
Mensagens: 79
Registrado em: Sábado 04 2004f Setembro 2004 05:40:23 PM
Localização: Goiatuba - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rgobato »

fkddd escreveu:Olá! Estou com um Corsa Hatch 2006 1.0 e tá chegando a hora da primeira troca de óleo do bixin...
Olhando no manual, a GM recomenda óleo de especificação API-SJ ou superior e viscosidade SAE-5W30, 15W40, 20W40 e 20W50.

Bom, fui atrás de óleos com essas características... achei esses:

HAVOLINE
Havoline Energy SAE-5W30

BR
Lubrax Tecno SAE-15W40

CASTROL
Castrol GTX SAE-20W50
Castrol GTX Special SAE-20W50
Castrol GTX Compact SAE-15W40

MOBIL
Mobil Super SAE-20W50
Mobil Super XHP SAE-15W40

BARDHAL
Promax SL Max SAE-20W50

PS: TODOS os óleos são de especificação API-SL :)

Gostaria de conselhos de qual desses óleos utilizar, visando a qualidade, durabilidade, lubrificação e :!: preço :!: ... Alguém usa e recomenda algum desses óleos? Ou teve alguma experiencia negativa com alguma marca?
Não reparei na dada do tópico, mas utilizei um tópico começado (usando a pesquisa) para postar minha dúvida, espero que alguém veja :D

Mto obrigado!
Já faz 03 trocas q estou usando o semi-sintético Lubrax Tecno 15W40 API SL no meu Corsa. No final do ano passado achei-o com um excelente preço e acabei comprando 01 caixa do mesmo.

Como vc já comentou, por ele ser 15W40 ele se enquadra neste quesito na recomendação da GM para o motor do seu carro, além de exceder em outros aspectos - ele não é um óleo mineral bunda, e tem API (SL) superior ao recomendado.

Não tenho nada a reclamar do óleo, pois com a sua utilização o motor não apresenta consumo e tem funcionamento perfeito.

Faço as trocas de óleo e filtro a cada 06 mkm, pois acho uma econômia porca ficar trocando óleo e filtro com intervalo de altas quilometragens.
ex-Corsa Hatch 1.8 Flexpower 2004 Vermelho Lyra.
Agora de Astra Hatch Elegance 2.0 Flexpower 2005 Prata Escuna.
fkddd
:: Super ::
Mensagens: 83
Registrado em: Quinta-feira 31 2006f Agosto 2006 11:12:30 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fkddd »

Pelo que entendi, o óleo 5W30 ele é mais fino que o 20W50...
pelo fato do carro ainda ter 7 mil km, vale manter o óleo 5W30 (q foi o q ele saiu de fábrica)??? Ou é interessante já colocar um óleo mais grosso (15W40) e mante-lo daqui pra frente???
ouvi mto bem do Castrol Compact SAE-15W40 que é desenvolvido para carro 1000! Alguém sabe valores dos óleos da Castrol? tem alguma opinião?

falow
Ariete

Mensagem por Ariete »

meu mecanico falou q oleo sintetico não é recomendado para a nossa gasolina, nao sei se é verdade, mais o cara é muito bom mecanico

em questao de viscosidade, veja:

20w50 em 1 min a bomba terá bombeado 15 litros
5w30 em 1 min a bomba terá bombeado 30 litros

vi num poster na mecanica
rafaqm13
:: Millennium ::
Mensagens: 116
Registrado em: Sábado 29 2004f Maio 2004 09:27:01 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por rafaqm13 »

fkddd escreveu:Pelo que entendi, o óleo 5W30 ele é mais fino que o 20W50...
pelo fato do carro ainda ter 7 mil km, vale manter o óleo 5W30 (q foi o q ele saiu de fábrica)??? Ou é interessante já colocar um óleo mais grosso (15W40) e mante-lo daqui pra frente???
ouvi mto bem do Castrol Compact SAE-15W40 que é desenvolvido para carro 1000! Alguém sabe valores dos óleos da Castrol? tem alguma opinião?

falow
Se a GM está recomendando como primeira opção um óleo é pq os engenheiros aprovaram. É mais caro, mas acho q o motor fica mais redondo. E na concessionária deve estar menos que R$ 20 o litro.

Meu velho comprou um Classic nesse ano e na primeira revisão um mecânico da concessionária falou que ele poderia usar outro óleo, ele está usando o helix amarelo. Eu não gosto, acho a viscosidade muito alta, mas é barato.

Aém disso, um óleo com viscosidade alta pode comprometer o rendimento do motor.
Ex-01' Ford Fiesta GL 1.0 Álcool
Garagem:
96' GM Corsa GL 1.4 EFI
09' Ford Ka 1.6 Flex Performer
www.fordhp.com.br
ZANARDY
:: Wind ::
Mensagens: 40
Registrado em: Segunda-feira 28 2006f Agosto 2006 02:35:36 PM
Localização: Fernandópolis - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ZANARDY »

O seguinte quanto as especificações vc pode usar qualquer um desses mensionados acima ou igual a API SJ, ou seja um API SL, quanto a ser de base sintética ou não, para esses motores não faz diferença, desde que vc obedeça o manual do seu carro, ou seja, não adiante vc colocar um oleo com base sintética, para rodas 10.000Km, se vc usa o carro de casa para o trabalho e do trabalho para casa a semana toda e nesse percurso não gasta mais de meia hora..., pois não havera nem tempo do motor esquentar e vc ja desligara o carro, por isso qualquer oleo que vc use no carro com essas condições não devera passar de 6 meses ou 5.000Km, (o que ocorrer primeiro). agora se vc roda por grandes percursos más não pega poeira ou fica muito transito em marcha lenta pode trocar a cada 10.000Km ou 12 meses (o que ocorrer primeiro) e obedecendo essas condições vc pode usar um Havoline, BR, Ipiranga, Castrol, Shell, acima ou igual a API SJ... e sempre troque o filtro de óleo (AC-Delco, FRAN, MANN, ...) e quanto as numeros é assim: 20W50, quer a viscosidade que oleo ficara quando frio 20 (mais fino) e em alta temperatura 50 ( mais grosso), quanto maior abrangencia desses numeros melhor o oleo trabalha no motor tanto quanto quente, quanto frio, ou seja, se vc usa muito o seu carro e anda muito com ele, ou seja maior parte do tempo o motor esta quente procure usar um oleo 20W50, agora se vc usa pouco seu carro e maior parte do tempo com ele frio use um 10W40, eu particularmente uso um 15W50, so tem um oleo que tem toda essa abrangencia que é o Shell Helix (Amarelinho) Obs.: mineral.... Outro detalhe viscosidade 10 vc somente vai encontrar em oleos de base sintética..... no meu antigo carro eu usava o Castrol Magnatec 10W40... no meu carro atual eu uso o Shell, pois vc olhar na parte interna no motor tem um adesivo que vem colado no carro dizendo as recomendações e a Shell é sempre a primeira recomendada pela GM...Agora se seu motor é alterado entao é outra conversao, tudo que eu disse é para motores originais GM (1.0, 1.6, 1.8 8V) para motores 16V eu recomendo somente com Base Sintética...más não se esqueçam tudo varia de como vc trata seu carango, tipo vc pode colocar o melhor oleo do mundo e tem costume de quando dar partida de manhã já socar o pé no acelerador, desculpe, más seu ira durar menos tempo...
Espero ter ajudado, essa é a minha opnião... nada contra opniões diferentes, não sou mecanico, isso é o que eu sei de vida, sempre tive carro GM e nunca irei sair dela...
Valew....
ZANARDY
HATCH WIND 2001 - preparando
http://www.corsaclube.com.br/membros_de ... bro=104145
juanvmm
:: Super ::
Mensagens: 88
Registrado em: Sábado 30 2006f Setembro 2006 04:49:49 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por juanvmm »

Eu tenho um 1,0 16 V e uso o bardall aditivado para 10,000KM e troco a cada 8 o valor é um pouco mais alto mais vale a pena pois deixa o motor batendo leve um tempão.
Abraços


Victor Medeiros
JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

Já falei... 20w50 - SJ ou SL.

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)
fkddd
:: Super ::
Mensagens: 83
Registrado em: Quinta-feira 31 2006f Agosto 2006 11:12:30 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fkddd »

ZANARDY escreveu:O seguinte quanto as especificações vc pode usar qualquer um desses mensionados acima ou igual a API SJ, ou seja um API SL, quanto a ser de base sintética ou não, para esses motores não faz diferença, desde que vc obedeça o manual do seu carro, ou seja, não adiante vc colocar um oleo com base sintética, para rodas 10.000Km, se vc usa o carro de casa para o trabalho e do trabalho para casa a semana toda e nesse percurso não gasta mais de meia hora..., pois não havera nem tempo do motor esquentar e vc ja desligara o carro, por isso qualquer oleo que vc use no carro com essas condições não devera passar de 6 meses ou 5.000Km, (o que ocorrer primeiro). agora se vc roda por grandes percursos más não pega poeira ou fica muito transito em marcha lenta pode trocar a cada 10.000Km ou 12 meses (o que ocorrer primeiro) e obedecendo essas condições vc pode usar um Havoline, BR, Ipiranga, Castrol, Shell, acima ou igual a API SJ... e sempre troque o filtro de óleo (AC-Delco, FRAN, MANN, ...) e quanto as numeros é assim: 20W50, quer a viscosidade que oleo ficara quando frio 20 (mais fino) e em alta temperatura 50 ( mais grosso), quanto maior abrangencia desses numeros melhor o oleo trabalha no motor tanto quanto quente, quanto frio, ou seja, se vc usa muito o seu carro e anda muito com ele, ou seja maior parte do tempo o motor esta quente procure usar um oleo 20W50, agora se vc usa pouco seu carro e maior parte do tempo com ele frio use um 10W40, eu particularmente uso um 15W50, so tem um oleo que tem toda essa abrangencia que é o Shell Helix (Amarelinho) Obs.: mineral.... Outro detalhe viscosidade 10 vc somente vai encontrar em oleos de base sintética..... no meu antigo carro eu usava o Castrol Magnatec 10W40... no meu carro atual eu uso o Shell, pois vc olhar na parte interna no motor tem um adesivo que vem colado no carro dizendo as recomendações e a Shell é sempre a primeira recomendada pela GM...Agora se seu motor é alterado entao é outra conversao, tudo que eu disse é para motores originais GM (1.0, 1.6, 1.8 8V) para motores 16V eu recomendo somente com Base Sintética...más não se esqueçam tudo varia de como vc trata seu carango, tipo vc pode colocar o melhor oleo do mundo e tem costume de quando dar partida de manhã já socar o pé no acelerador, desculpe, más seu ira durar menos tempo...
Espero ter ajudado, essa é a minha opnião... nada contra opniões diferentes, não sou mecanico, isso é o que eu sei de vida, sempre tive carro GM e nunca irei sair dela...
Valew....
Mto boa essa sua explicação!!! :)

Falow
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”