[TUTORIAL] - Teste ECU - Código Lampejante

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sergiojapa
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Mensagem por sergiojapa »

hum interessante vou tentar hj a noite e depois posto o resultado... obrigado...!!!!!!!!!
sergiojapa
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Mensagem por sergiojapa »

entaum acabei trocando a peça mesmo, achei a peça nova por 37 reais mais o chicote novo por 12... e agora ficou normal... so nao verifiquei antes as voltagens pois o voltimetro nao estava em casa... ai achei melhor trocar mesmo... mas valeu pela ajuda...um topico muito bom parabens!!!!!!!!!!!!
slip
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Mensagem por slip »

esse teste indica problemas na bomba de combustivel, ou nos bicos injetores? :?
wevertonvb
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Mensagem por wevertonvb »

slip escreveu:esse teste indica problemas na bomba de combustivel, ou nos bicos injetores? :?
Somente se for problemas tipo de comunicação entre a central e estes atuadores. No começo do tópico tem a lista de erros que podem ser gravados. Problemas como falta de pressão na bomba, válvula injetoras sem estanqueamento, entre outros não são determinados. Falou.
Dannilo
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Mensagem por Dannilo »

Rapz o meu deu o erro 21 sensor de posição de boboleta-tensão alta, e ai o q devo fazer? aguardo instruções!!!! abraços e feliz natal p todos!!!
wevertonvb
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Mensagem por wevertonvb »

Dannilo escreveu:Rapz o meu deu o erro 21 sensor de posição de boboleta-tensão alta, e ai o q devo fazer? aguardo instruções!!!! abraços e feliz natal p todos!!!
Amigão, o seu problema é parecido com o do Serjiojapa escrito ai em cima, começa no 8º tópico acima e termina no 4º. Note que está colocado o teste a ser feito, caso queira vc mesmo fazer. Existe ainda um outro teste para verificar se o problema é no sensor. Caso queira tb posso coloca-lo aqui.
O problema do serigojapa foi resolvido com a troca do sensor e chicote (TPS) como vc verá ai em cima. Qquer duvida poste ai. Abraço.
Dannilo
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Mensagem por Dannilo »

Brother retirei o plug e teste o carro xegou aos 3000 rpm e se deixasse xegaria a mais entao pode ser atuador tambem, e esse sensor tps qdo da problema faz c que o carro fique fraco, embolando quando liga, e beberrão?
wevertonvb
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Mensagem por wevertonvb »

Dannilo escreveu:Brother retirei o plug e teste o carro xegou aos 3000 rpm e se deixasse xegaria a mais entao pode ser atuador tambem, e esse sensor tps qdo da problema faz c que o carro fique fraco, embolando quando liga, e beberrão?
Antes de mais nada, quero deixar claro, para aquele teste que citei acima, somente a ignição deve estar ligada, o motor não, blz? Se o motor ligar com o sensor TPS desconectado, a RPM vai ficar louca mesmo, pois ela é um dos sensores que acertam o tempo de injeção. Então, no seu caso, não dá pra dizer se há problema no atuador de marcha lenta só analizando isto.

Qual os sintomas que vc percebeu no seu carro? Foram aqueles que vc descreveu acima, fraco, embolado e beberrão? Os sintomas mais característicos de qdo há problema neste sensor são marcha lenta irregular (alta, baixa ou oscilando), falha nas acelerações e perda de potência, consequentemente tb há um aumento de consumo devido a dificuldade de se controlar a qte de combustivel ser injetado e haver disperdícios.

A luz da injeção do seu carro acendeu? Ou vc que testou por curiosidade o teste do código lampejante: Pois pode acontecer deste defeito já ter sido sanado por outros donos e esquecerem de ter limpado a memória da ECU. Mas se seu carro tiver com aqueles sintomas apresentado acima, então o codigo 21 é verdadeiro.

Então refaça aquele teste de novo (só com a ignição ligada), pra descobrir se o problema é no chicote ou no sensor TPS. Para testar somente o sensor, tem este outro teste:

Imagem

CORES DOS FIOS
Terminal B8 - azul
Terminal A8 - preto/branco
Terminal D2 - marrom

Teste:
1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino D2 da centralina> negativo(-).
2- Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL no modo voltimetro no fio ligado ao pino B8 da centralina> de 4,7 a 5,1 V.
3- Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL no modo voltimetro no fio ligado ao pino A8 da centralina. Gire o eixo da borboleta até o final> As leituras devem estar de acordo com a (tabela A) abaixo ( a variação da tensão deve ser continuo, sem saltos).

Tabela A
Posição da borboleta X Tensão (v)
Borboleta fechada: 0,3 a 1,0 (V)
borboleta totalmente aberta: 4,0 a 4,8 (V)

Tabela B
Resistência entre pinos (K Ohms);
A e B borboleta fechada: 4,0 a 9,0 KOhms;
A e b borboleta aberta: valores estáveis
B e C borboleta fechada: 1,0 a 3,0 KOhms;
B e C borboleta aberta: 5,0 a 10,0 KOhms;

Referência de Autoria: Paulo Moser [ pc_moser@yahoo.com.br ]

Com este teste vc descobre se o problema é no sensor, senão é no chicote, ou no pior das hipóteses é no módulo de injeção, mas isto é mais raro.

Falou.
Dannilo
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Mensagem por Dannilo »

Velhao desconectei o plug depois conectei novamente e fiz o teste de cod. lam. e nao deu mas erro nenhum so da aquele numero 12 ,vou enlouquecer c esse carro, pq será q nao aparece mas esse erro 21?
wevertonvb
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Mensagem por wevertonvb »

Dannilo escreveu:Velhao desconectei o plug depois conectei novamente e fiz o teste de cod. lam. e nao deu mas erro nenhum so da aquele numero 12 ,vou enlouquecer c esse carro, pq será q nao aparece mas esse erro 21?
Cara, andei observando que depois que se faz esse teste, realmente, os erros estão sendo apagados. O meu aconteceu a mesma coisa, dei um tranco no carro e apareceu o erro 19, depois fui fazer o teste novamente e tinha desaparecido. Como meu erro foi só uma falha momentânea devido ao tranco, o erro não voltou a aparecer. No seu caso, observe se seu carro está apresentado aquelas características de falha no TPS, se estiver pode continuar com os testes...
Falou.
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