[TUTORIAL] - Teste ECU - Código Lampejante
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entaum acabei trocando a peça mesmo, achei a peça nova por 37 reais mais o chicote novo por 12... e agora ficou normal... so nao verifiquei antes as voltagens pois o voltimetro nao estava em casa... ai achei melhor trocar mesmo... mas valeu pela ajuda...um topico muito bom parabens!!!!!!!!!!!!
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Somente se for problemas tipo de comunicação entre a central e estes atuadores. No começo do tópico tem a lista de erros que podem ser gravados. Problemas como falta de pressão na bomba, válvula injetoras sem estanqueamento, entre outros não são determinados. Falou.slip escreveu:esse teste indica problemas na bomba de combustivel, ou nos bicos injetores?
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Rapz o meu deu o erro 21 sensor de posição de boboleta-tensão alta, e ai o q devo fazer? aguardo instruções!!!! abraços e feliz natal p todos!!!
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Amigão, o seu problema é parecido com o do Serjiojapa escrito ai em cima, começa no 8º tópico acima e termina no 4º. Note que está colocado o teste a ser feito, caso queira vc mesmo fazer. Existe ainda um outro teste para verificar se o problema é no sensor. Caso queira tb posso coloca-lo aqui.Dannilo escreveu:Rapz o meu deu o erro 21 sensor de posição de boboleta-tensão alta, e ai o q devo fazer? aguardo instruções!!!! abraços e feliz natal p todos!!!
O problema do serigojapa foi resolvido com a troca do sensor e chicote (TPS) como vc verá ai em cima. Qquer duvida poste ai. Abraço.
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Brother retirei o plug e teste o carro xegou aos 3000 rpm e se deixasse xegaria a mais entao pode ser atuador tambem, e esse sensor tps qdo da problema faz c que o carro fique fraco, embolando quando liga, e beberrão?
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Antes de mais nada, quero deixar claro, para aquele teste que citei acima, somente a ignição deve estar ligada, o motor não, blz? Se o motor ligar com o sensor TPS desconectado, a RPM vai ficar louca mesmo, pois ela é um dos sensores que acertam o tempo de injeção. Então, no seu caso, não dá pra dizer se há problema no atuador de marcha lenta só analizando isto.Dannilo escreveu:Brother retirei o plug e teste o carro xegou aos 3000 rpm e se deixasse xegaria a mais entao pode ser atuador tambem, e esse sensor tps qdo da problema faz c que o carro fique fraco, embolando quando liga, e beberrão?
Qual os sintomas que vc percebeu no seu carro? Foram aqueles que vc descreveu acima, fraco, embolado e beberrão? Os sintomas mais característicos de qdo há problema neste sensor são marcha lenta irregular (alta, baixa ou oscilando), falha nas acelerações e perda de potência, consequentemente tb há um aumento de consumo devido a dificuldade de se controlar a qte de combustivel ser injetado e haver disperdícios.
A luz da injeção do seu carro acendeu? Ou vc que testou por curiosidade o teste do código lampejante: Pois pode acontecer deste defeito já ter sido sanado por outros donos e esquecerem de ter limpado a memória da ECU. Mas se seu carro tiver com aqueles sintomas apresentado acima, então o codigo 21 é verdadeiro.
Então refaça aquele teste de novo (só com a ignição ligada), pra descobrir se o problema é no chicote ou no sensor TPS. Para testar somente o sensor, tem este outro teste:
CORES DOS FIOS
Terminal B8 - azul
Terminal A8 - preto/branco
Terminal D2 - marrom
Teste:
1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino D2 da centralina> negativo(-).
2- Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL no modo voltimetro no fio ligado ao pino B8 da centralina> de 4,7 a 5,1 V.
3- Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL no modo voltimetro no fio ligado ao pino A8 da centralina. Gire o eixo da borboleta até o final> As leituras devem estar de acordo com a (tabela A) abaixo ( a variação da tensão deve ser continuo, sem saltos).
Tabela A
Posição da borboleta X Tensão (v)
Borboleta fechada: 0,3 a 1,0 (V)
borboleta totalmente aberta: 4,0 a 4,8 (V)
Tabela B
Resistência entre pinos (K Ohms);
A e B borboleta fechada: 4,0 a 9,0 KOhms;
A e b borboleta aberta: valores estáveis
B e C borboleta fechada: 1,0 a 3,0 KOhms;
B e C borboleta aberta: 5,0 a 10,0 KOhms;
Referência de Autoria: Paulo Moser [ pc_moser@yahoo.com.br ]
Com este teste vc descobre se o problema é no sensor, senão é no chicote, ou no pior das hipóteses é no módulo de injeção, mas isto é mais raro.
Falou.
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Velhao desconectei o plug depois conectei novamente e fiz o teste de cod. lam. e nao deu mas erro nenhum so da aquele numero 12 ,vou enlouquecer c esse carro, pq será q nao aparece mas esse erro 21?
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Cara, andei observando que depois que se faz esse teste, realmente, os erros estão sendo apagados. O meu aconteceu a mesma coisa, dei um tranco no carro e apareceu o erro 19, depois fui fazer o teste novamente e tinha desaparecido. Como meu erro foi só uma falha momentânea devido ao tranco, o erro não voltou a aparecer. No seu caso, observe se seu carro está apresentado aquelas características de falha no TPS, se estiver pode continuar com os testes...Dannilo escreveu:Velhao desconectei o plug depois conectei novamente e fiz o teste de cod. lam. e nao deu mas erro nenhum so da aquele numero 12 ,vou enlouquecer c esse carro, pq será q nao aparece mas esse erro 21?
Falou.
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