[TUTORIAL] - Teste ECU - Código Lampejante

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Ariete

Mensagem por Ariete »

no meu deu este erro:
35 Falha no controle da marcha-lenta

oque eu teria q trocar?
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

pedropaulo escreveu:no meu deu este erro:
35 Falha no controle da marcha-lenta

oque eu teria q trocar?
Para ter gravado este erro seu motor não conseguiu manter a rotação da marcha lenta e variou em mais de 400 rpm por pelo menos 30 s, vc observou isso? Vem acontecendo isso sempre?
Pode ser alguns defeitos, vc deve checar primeiramente o sensor TPS (borboleta), tz esteja com mal contato, tem um teste p/ perceber se o problema é neste sensor, faz o seguinte: com o carro parado acelere devegar até 4000 rpm e solte acelerador, em 5s a rotação tem que estar na marcha-lenta variando entre 850 e 950 rpm. Outros que devem ser checados são se existe defeitos fisicos na borboleta tanto no eixo qto no corpo pois isto daria passagem de ar falsa. Vazamento de vácuo no coletor. Motor de passo pode estar obstruído ou com defeito. E ainda sensor de velocidade e tensão da bateria fora da faixa.
Os mais prováveis é o sensor TPS e o motor de passo.
Vc disse em outro tópico que colocaria corpo de borboleta de 50mm, se colocou tz seja defeito fisico neste, dá uma checada.
Falow.
Ariete

Mensagem por Ariete »

wevertonvb escreveu:
pedropaulo escreveu:no meu deu este erro:
35 Falha no controle da marcha-lenta

oque eu teria q trocar?
Para ter gravado este erro seu motor não conseguiu manter a rotação da marcha lenta e variou em mais de 400 rpm por pelo menos 30 s, vc observou isso? Vem acontecendo isso sempre?
Pode ser alguns defeitos, vc deve checar primeiramente o sensor TPS (borboleta), tz esteja com mal contato, tem um teste p/ perceber se o problema é neste sensor, faz o seguinte: com o carro parado acelere devegar até 4000 rpm e solte acelerador, em 5s a rotação tem que estar na marcha-lenta variando entre 850 e 950 rpm. Outros que devem ser checados são se existe defeitos fisicos na borboleta tanto no eixo qto no corpo pois isto daria passagem de ar falsa. Vazamento de vácuo no coletor. Motor de passo pode estar obstruído ou com defeito. E ainda sensor de velocidade e tensão da bateria fora da faixa.
Os mais prováveis é o sensor TPS e o motor de passo.
Vc disse em outro tópico que colocaria corpo de borboleta de 50mm, se colocou tz seja defeito fisico neste, dá uma checada.
Falow.
sim desde q eu comprei o carro ele nao tem a marcha lenta estavel,
eu fiz este teste q vc disse, e quando eu soltei deu 4 sgundos o carro entrou em marcha lenta só q ficou variando de 400 a 900 rpm, o corpo da borboleta ainda é original eu desmontei e nao tem nada aparente com problema, a bateria eu troquei por uma de 90 amper nova,

aonde q fica esse sensor tps e motor de passo? tudo no TBI? posso meter querosene para limpar?

abraço
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

pedropaulo escreveu:
sim desde q eu comprei o carro ele nao tem a marcha lenta estavel,
eu fiz este teste q vc disse, e quando eu soltei deu 4 sgundos o carro entrou em marcha lenta só q ficou variando de 400 a 900 rpm, o corpo da borboleta ainda é original eu desmontei e nao tem nada aparente com problema, a bateria eu troquei por uma de 90 amper nova,

aonde q fica esse sensor tps e motor de passo? tudo no TBI? posso meter querosene para limpar?

abraço
Checa primeiro então o sensor TPS, tz tenha que trocar.
Ambos ficam na TBI, um do lado do outro, olhe as fotos abaixo:
Círculo Vermelho - Atuador de Marcha lenta (Motor de Passo)
Círculo Verde - Sensor TPS
Qto ao querosene eu não sei.

Imagem

Imagem
Ariete

Mensagem por Ariete »

cara eu limpei o atuador de marcha lenta, e montei, limpei com alcool isopropilico ( isento de agua proprio para eletronicos ), quando montei a marcha lenta antes baixa 400 rpm, pulou para 2200 rpm, ai eu desmontei o sensor de tps, nao estava muito sujo, mais limpei tb e montei...continuou do mesmo jeito, ai retirei a sonda lambda e limpei com alcool tb...melhorou, agora depois de 5 segundos ela cai a marcha lenta para 400 rpm, só q fica instavel,

no atuador tinha uma borracha vermelha de vedação toda estragada,
e estava muito sujo

Imagem

limpei tudo e nada melhorou, eu fiz um video mais estou esperando o youtube liberar,

nesta noite eu reseto a injecao para ver se melhra se nao acho q vou trocar este atuador sabe +/- o preço no mercado paralelo? ou sera o sensor tps? qual o preco deste tps?

abraço[/img]
Ariete

Mensagem por Ariete »

Bom, eu sei q este topico nao tem nada a ver, mais deve ajudar alguem,

eu consegui arrumar a marcha lenta, nao presisei trocar nada ( ainda bem ) a marcha lenta disparou pq eu nao regulei o atuador de marcha lenta, desliguei o cabo da bateria por 40 min, liguei e fiz um jumper no A e B da central da injeção, depois tirei o jumper liguei ele, esperei 5 min, depois acelerei ate 4 mil rpms,desliguei e pronto....redondinho, antes ficava variando, dei uma volta nele e agora está em exatos 650 rpm é baixo ainda mais já ficou bom, vi isso no manual da delco

obrigado wevertonvb pela ajuda

abraço
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Que beleza hein, então parou de variar naquele teste, então o TPS tá bom. Agora está marcha lenta a 650 rpm está baixo mesmo hein, pode ser o atuador então. No mercadolivre tem um vendendo por 40 reais, o preço de mercado deve ser por ai então. Continua observando seu carro, qquer coisa posta ai. Abraço.
sergiojapa
:: Piquet ::
Mensagens: 206
Registrado em: Terça-feira 17 2006f Outubro 2006 02:56:22 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por sergiojapa »

caramba funciona mesmo!!!!!!!!!! eu testei e deu erro 21 ai fui ver era o sensor tps da borboleta.... tirei o plug e testei... parou de acelerar... agora to rodando sem mas ja vou comprar a peça nova.... eu ja queimei essa peça umas tres vezes o que pode ser?????? meu carro ta rodando no GNV e ta com o comando de 1.6 e polia regulavel? sera que ta forçando a ponto de queimar essa peça?
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

sergiojapa escreveu:caramba funciona mesmo!!!!!!!!!! eu testei e deu erro 21 ai fui ver era o sensor tps da borboleta.... tirei o plug e testei... parou de acelerar... agora to rodando sem mas ja vou comprar a peça nova.... eu ja queimei essa peça umas tres vezes o que pode ser?????? meu carro ta rodando no GNV e ta com o comando de 1.6 e polia regulavel? sera que ta forçando a ponto de queimar essa peça?
Cara antes de trocar o sensor TPS, verifique o chicote, tvz o problema esteja ali, e com isso pode estar queimando o sensor TPS. O código 21 quer dizer chicote (TPS) em curto circuito, ou seja tensão alta. Então verifique primeiro o chicote, vou te passaar uma cópia do teste que deve ser feito:

" 01) Desligar o conector do sensor e medir com um voltímetro a tensão entre os terminais (preto/ branco e marrom ao lado do chicote). O valor encontrado deve ser exatamente 5 volts.
- Se o valor encontrado for 5 volts, a unidade de comando e o chicote estarão em ordem;
- Se o valor encontrado não for 5 volts, passe para o próximo procedimento.
02) Desligar os sensores ACT e MAP para que não haja interferência nos testes;
03) Desligar os dois conectores da unidade de comando e medir a resistência elétrica nos três terminais do conector TPS. Todos os valores devem ser infinitos, caso contrário, possível curto-circuito no chicote;
04) Medir a continuidade do chicote (entre os conectores do TPS e da unidade de comando). Os valores de resistência devem ser baixos (em ohms), caso contrário, possível circuito aberto no chicote.
05) Verificar se há corrosão nos conectores;
06) Medir a resistência entre o sensor (pino que é ligado em A8 da UC) e o extremo massa do sensor (pino que é ligado em D2 da UC); com a borboleta fechada o valor deve estar entre 1 a 3k e com a borboleta totalmente aberta entre 5 a 10k. Se os valores não baterem com o especificado, possível defeito no sensor.
07) Abrir a borboleta lentamente para verificar a possibilidade de pista aberta no sensor. A resistência deve subir continuamente, caso contrário, substitua o sensor.
08) Medir a resistência entre os extremos do potenciômetro (borboleta aberta ou fechada): 4 a 5 K estável, caso contrário, substitua o sensor."

Tente ai cara. Falow.
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Só corrigindo, onde apareceu a carinha é 8 e onde está ponto de interrogação é o simbolo ohms de resitência. Falow.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”