DESCARBONIZAÇÃO... APRENDAM TUDO E COMO É FEITO

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.

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Leonardo Gonçalves Secco
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DESCARBONIZAÇÃO... APRENDAM TUDO E COMO É FEITO

Mensagempor Leonardo Gonçalves Secco » Sexta-feira 01st 2006f Setembro 2006 03:09:01 PM

Bom galera estou aqui para escrever para vocês sobre o que é descarbonização de verdade.
Neste tópico você acompanhará o processo de descarbonização de um motor, o antes-e-depois de algumas peças e para quem não entende muito de motor já é uma ajuda legal, pois também aprenderá o nome de algumas peças de motor.
OFICINA NOVA ERA SERVIÇOS AUTOMOTIVOS, Feira de Santana _BA

Vamos começar com a história antes da descarbonização.

Meu irmão foi viajar com o corsinha daí na volta, a prefeita de uma cidadezinha aqui perto, que é muito amiga de nossa família, ofereceu para ele por gasolina de graça em um posto de lá. Ele colocou, só que daí em diante a coisa ficou estranha, no meio do caminho o carro começou a falhar e acedeu a luz de injeção.

Quando ele chegou em casa, vindo a 80km/h, pois não conseguia passar disso, ele me chamou e perguntou o que seria aquilo, o carro tava fumando, falhando e com um barulho estranho. Eu falei logo, ta queimando óleo, ta batendo tucho, e só tem 3 cilindros queimando.

No dia seguinte fomos na oficina e lá o mecânico confirmou tudo que eu tinha dito, ele tirou as velas e viu uma totalmente suja de óleo e tinha 2 tuchos descarregando. Aproveitamos então para fazer uma descarbonização geral e uma revisão legal no corsinha, trocar um monte de coisa.

Abrimos a tampa de válvulas e vimos que o motor tava bem sujinho precisando de uma limpeza. Retiramos as velas e descobrimos que a 3ª vela estava banhada no óleo e não estava queimando. Daí mandou tirar a carcaça do comando e o cabeçote para ver, foi feito a limpeza e blz, daí o mecânico chefe decidiu abrir o karter e vioque estava bem sujo também, e mandou tirar o virabrequim com os pistões.

Quando vimos os pistões descobrimos o motivo do defeito, aquela linda gasolina batizada engripou o pistão como vocês podem ver nas fotos abaixo e comparar os pistões bons e ruins.

O negócio foi tão violento que o pistão deixou pedaço dele derretido nas paredes do cilindro, tivemos que mandar o motor para retifica.

Aqui vai uma pequena lista do que foi feito nesta revisão.
Limpeza de bicos
Troca de velas
Jogo de pistões usados
Troca de correia dentada
Troca do óleo
Retificar o bloco
Uns tuchos e umas cabeças de tuchos
Troca da tampa de válvula
Troca do filtro de combustível
Troca do filtro de óleo
O resto eu esqueci

Veja agora algumas fotos do processo de descarbonização.

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Este aqui é o famoso corsa, pronto para descarbonização.


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Começamos limpando o cabeçote, a arvore de comando, e a carcaça do comando, daí dá para ter uma noção de como ficou né? Se prestar atenção verá que a carcaça está com aparência de suja, mais não é não, é apenas vestígio do solvente usado na limpesa que apenas com um paninho deixa tudo brilhando. E depois colocamos os bicos com a flauta já montado.


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Viu só que coisa linda?????


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Agora a flauta com os bicos.... que beleza.


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TBI Suja


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Coletor Sujo
Esta 2 fotos acima da para ver o coletor e a TBI bem sujinhos, daí então lavamos e montamos de volta, como pode ver na foto abaixo. (a foto ta sem a TBI)


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Nossa que brilho....
Daí então decidimos abrir o carter para ver como que tava o bloco por baixo e vimos tudo sujo e decidimos tirar o bloco para limpar.


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Bomba De Óleo Suja e Virabrequim Sujo daí da pra ter uma noção de como que tava por baixo neh? Depois você verá o Virabrequim limpo.


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Olha só como que tava o bloco do motor!!! Daqui a pouco você verão como que ficou depois.

Quando tiramos os pistões descobrimos que o 3º pistão tinha engripado e ele foi o causador dessa dor de cabeça toda.
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Imagens do pistão engripado.


Veja agora o pistão antigo que estava bom.
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Pistão Antigo Normal


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Pistões Antigos
Então decidimos mandar o bloco para rética e comprar pistões usados (bons)


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Pistão Novo


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O bloco quando tinha acabado de chegar da retifica. Vamos limpar agora.

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Limpando o Bloco. (Este produto é mistura de solvente, gasolina de óleo diesel)


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Limpando a Bomba de Óleo


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Bomba de Óleo Limpa


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Limpando as Bronzinas


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Lavando o Virabrequim.


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Virabrequim, Bomba de Óleo, Bronzinas e Mencal do Virabrequim todos limpos


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Apertando o volante do motor com uma chave de força... (essa chave eu não conhecia)


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Colocando o Motor de Arranque, ao lado você consegue ver o platô de embregem, eu perdi a imagem que tava colocando o platô (que CENSURADO).


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Pronto, o Bloco agora está montado e todo limpinho e pronto par ser instalado.


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Este é o mecânico meu Brother colocando o bloco no lugar.... ele queria ficar famoso e pediu para por a foto dele na net. Auehauehauehauehauehauehuh muito gente boa ele.


PRONTO GALERA ESPERO QUE VOCES TENHAM GOSTADO E QUE TENHA TIRADO A DUVIDA DE QUE FAZER FLUSH É O MESMO QUE DESCARBONIZAR (NUNCA). SE QUISEREM FAZER NO TEU CARRO EU ACONSELHO A TODOS AQUI.
A FEIRA TUNING RACE CHIPS AGRADECE A SUA VISITA.
UM ABRAÇO A TODOS DO CORSACLUBE
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casouza70
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Mensagempor casouza70 » Sexta-feira 01st 2006f Setembro 2006 03:49:50 PM

caraca :o
aquele pistão não serve mais nem pra cinzeiro :!: :!:

eu estava querendo fazer um flush no meu corsinha mas meu mecânico me disse que não recomenda fazer isso em motores muito rodados (meu carro tá com 130 mil).
então desencanei, quando precisar vou fazer logo um serviço completo como vc fez!

abraço!!

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Sonafarra
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Mensagempor Sonafarra » Sexta-feira 01st 2006f Setembro 2006 03:58:24 PM

BAKANA!! :)
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Apos muitas alegrias, o corsinha se foi, esse vai deixar saudades!!!

Fotos do corsinha pag 5 a 7: http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 5&start=60

DOM
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Mensagempor DOM » Sexta-feira 01st 2006f Setembro 2006 04:14:00 PM

[quote="casouza70"]caraca :o
aquele pistão não serve mais nem pra cinzeiro :!: :!:

eu estava querendo fazer um [color=red]flush[/color] no meu corsinha mas meu mecânico me disse que não recomenda fazer isso em motores muito rodados (meu carro tá com 130 mil).
então desencanei, quando precisar vou fazer logo um serviço completo como vc fez!

abraço!![/quote]

Fiz um trabalho parecido em meu carro (disbielou-se o coitado :) ), então refiz a parte de baixo, retifiquei o bloco, pistões novos, bielas novas pq uma estava f..., em suma, ta acentando agora... o motor ficou 0 km (cabeçote feito a 3 meses). Bem mais o que importa é sobre esse tal de "flush", quando abrimos o menimo pude ver o que vinham me dizendo sobre usar produtos desse tipo que retiram toda as impurezas com o oleo.

Os oleos usados um a um durante esses 115k de vida do meu motor foram criando as famosas borras (oleo, impurezas, e até residuos do desgaste natural do motor) que encrustam em boa parte interior, meu mecanico que inclusive foi um dos que me alertavam quanto a não usar produtos de limpeza fez questão de me mostra-las e me perguntou onde achava que iria tudo aquilo? em suma, quando vc usa esses produtos que são basicamente adstringentes e fazem com que essas borras tambem se desprendam e circulem pelos dutos do motor, bomba, oleo, tuchos, e por ai vai, o grande problema é que ninguem garante 100% delas sairem no processo.

Carro com KM muito alto com certeza deve ter "sujeiras" desse tipo, e usar um produto que as façam andar pelo motor não é recomendavel, imagine essa sujeira retida na bomba de oleo, vc a uns 60 km/h e faltar lubrificação? é melhor não arriscar...

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Mensagempor Snake » Sexta-feira 01st 2006f Setembro 2006 05:24:43 PM

Excelente topico amigo...boas fotos e tudo mais...
Mas me diga
QUanto foi gasto com tudo?

Abracos.

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Mensagempor pide » Sexta-feira 01st 2006f Setembro 2006 05:34:26 PM

otimo topico
abraços

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Mensagempor Twincept » Sexta-feira 01st 2006f Setembro 2006 06:25:28 PM

Mto Show o Topico.. Sou curioso d+ nessas paradas.. por mim eu Fixava ele uehuehe

Abraços
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Mensagempor fabiomrocha » Sexta-feira 01st 2006f Setembro 2006 08:13:09 PM

Léo... show de bola essa matéria... eu vou postar o meu também... só q com o título "Porque usar aditivo no radiador..."... perdi um cabeçote pq a válvula travou e reteve toda a água prejudicando a troca de calor sem contar com as passagens de a´gua do bloco q estavam entupidads por causa da corrosão... e postar as fotos é claro....
Acho q vou fazer o bloco també... o motor vai ficar mais levinho heheheheh..
Abraços
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Mensagempor Lucídio Serves » Sexta-feira 01st 2006f Setembro 2006 09:38:22 PM

A Chave que vc disse que não conhecia é o fomoso" torquímetro"
Ele é muito útil para apertar os parafusos do cabeçote.
Ótima a matéria..
Eu nunca tinha visto um motor com tanta borra de óleo.
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Mensagempor _Jorge_ » Sexta-feira 01st 2006f Setembro 2006 11:49:02 PM

Registrou legal o procedimento,,,belo tópico!!!



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