[TUTORIAL] - Limpando TBI do Novo Corsa!

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
fabriciogcbh
:: Champ ::
Mensagens: 529
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 01:17:58 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[TUTORIAL] - Limpando TBI do Novo Corsa!

Mensagem por fabriciogcbh »

Com o problema no forum, perdemos o post de como fazer limpeza da TBI, o meu estava na hora de fazer uma limpeza entao tirei fotos e montei um tutorial basico de como fazer.

caso esteja faltanto alguma informacao que passou despercebido ou esclarecimentos é so postar que eu corrijo

Limpar TBI do Corsa C
Limpar TBI do Corsa B

Salvei o conteúdo do site da matéria de manutenção da TBI do Corsa B.
Créditos: Terezina Racing
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Pra quem esta com problema de marcha lenta, o famoso caso de que o motor apaga ao tirar o pe do acelerador, apagar/morrer ao para no sinal/semaforo, mais um UP no tópico...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Clovisbn SE/SP
:: Moderador ::
Mensagens: 6420
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 02:29:33 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Clovisbn SE/SP »

Muito bem ilustrado tópico.
Merecia ser fixado
Parabéns
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Para quem esta chegando ou desconece o famoso Motor de Passo/Vávula IAC de controle de entrada de ar da marcha lenta...

-- pelos foruns que paso, vejo muitos trocarem essa peça na menor deficiencia do motor em funcionar corretamente...diante das fotos ai no link, uma eficiente limpeza na valvula resolve o problema... só usem gasolina, oleo diesel e querozene...deixe o motorzinho de molho, com a haste mergulada no produto por alguns minutos para amolecer a borra e depois vire-o ao contrario e vá limpando com um pincel/escova até ficar totalmente limpo...coloque um pouco do produto com ele virado com a haste para cima por uns minutos...NÃO force a haste...se estiver totalmente negro, como da foto (veja no link), esta na hora de limpar o corpo da borboleta (TBI)...quando chega a esse ponto, aquele tubo curvo metalico, onde é conectado a mangueira fina que vem da tampa do comando de valvulas, estará ENTUPIDO por dentro do corpo, ai só retirando-o...deconecte a mangueira e veja se ele suga o dedo...se não, esta entupido...por isso, a borboleta e a valvula IAC fica negra...ai os vapores passam direto pela entrada do corpo (TBI) emporcalhando tudo e obstruindo o duto de ar da marcha lenta até travar o motor de passo...essa falsa entrada de ar/vapores auxilia no correto funcionamento da ML e são queimados...
outra: sob a tampa do comando de válvulas, há um filtro desses vapores...outras marcas usam um filtro externo, com a Fiat, o famoso "PCV" e Ford "antichama"...já vi Ford Corcel jogando a vareta de nivel de óleo para cima devido a esse filtro antichama estar obstruido... tinha uma Ford Belina que ficou com a lenta lizinha depois que descobri que esse duto + a mangueira estavam entupidas e ficou economica...quem limpou essa válvula e funcionou, de-em retrono ai para animar a galera...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
lsavassi
:: Wind ::
Mensagens: 49
Registrado em: Terça-feira 12 2006f Dezembro 2006 09:50:57 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lsavassi »

Parabéns pelo manual ! Valeu !
Depois de muito relutar, volto ao grupo depois do servidor ter perdido centenas das minhas contribuições.

"Dinheiro é um bicho carente, só sabe andar em bando!" (Leonardo Savassi 2005)
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Baita tutorial! Aproveitem e arquivem ai...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
GennerPriaro
:: GLS ::
Mensagens: 1989
Registrado em: Terça-feira 28 2006f Novembro 2006 03:41:12 PM
Localização: Araraquara - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GennerPriaro »

Alguem pode por favor me encaminhar por e-mail.

Não sei se é problema do site; ou do meu servidor (não contem pra ninguem; acesso do serviço; não tenho micro em casa)......só sei que não consigo abrir.....

Portanto ficaria muito grato se me enviassem nos seguintes mails.....:

ohmsgenner.priaro@ipaperbr.com

gpriaro@hotmail.com

Obrigado!!!
NobreBH
:: Champ ::
Mensagens: 593
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 05:42:00 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por NobreBH »

GennerPriaro escreveu:Alguem pode por favor me encaminhar por e-mail.

Não sei se é problema do site; ou do meu servidor (não contem pra ninguem; acesso do serviço; não tenho micro em casa)......só sei que não consigo abrir.....

Portanto ficaria muito grato se me enviassem nos seguintes mails.....:

ohmsgenner.priaro@ipaperbr.com

gpriaro@hotmail.com

Obrigado!!!

Enviado !!!

Flw
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Como é um assunto bem corriqueiro na vida, vai um up no tópico.
Nas primeiras fotos, motor VHC, notem que, a válvula fica por cima da TBI, já, ao contrario do MPFI que fica na lateral, sendo a mesma peça identica aos MPFI/VHC.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Gargalo
:: Champ ::
Mensagens: 438
Registrado em: Sábado 30 2006f Setembro 2006 11:39:56 AM
Localização: Brusque - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gargalo »

Pessoal, alguem sabe me dizer se nos corsas EFI o processo é parecido ou se tem muita diferença? Se consegue executar o serviço de limpeza da TBI do EFI em casa?
Meu corsa 1.4 EFI ocila mt a marcha lenta, quando vou parar em uma saida, semafaro, o rotação cai la em baixo faltandu um risco pra apagar o carro treme ai volta até 900 e permanece em 900 até eu ter que parar de novo...
Obs: Ta gastandu mttt, menos de 7km/l
Neste final de semana troquei o cebolão, aproveitei e troquei o sensor da temperatura da agua da injeção, e limpei o atuador da marcha lenta, mas o carro continua na mesma, parece que ficou um pouco mais economico, ainda não tenho certeza.
Se alguem tiver o esquema de limpeza da TBI dos EFI que poderem me enviar, agradeço.
gargalo435@hotmail.com
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”