[TUTORIAL] - Trocar leds do painel do NOVO CORSA.

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Djemlc
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Terça-feira 19 2006f Setembro 2006 04:51:01 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Djemlc »

Bom..................

Como técnico eu me achei na obrigação de fazer isso por minha conta. Para quem precise eu já troquei as luzes da chave do farol estou trocando as do painel debaixo do radio, que exige paciencia para fazer as adequações, e estou aprontando os soquetes para o painel central. Para desmontar o painel central, é desta mesma mandeira que o site citado acima, porem, tem algumas coisinha a mais que devem ser feitas para tira-lo com cuidado e sem avarias.

Basicamente eu usei led´s de 3mm e resistores de 470R 1/2w

Estoufazendo um pouco por dia. Qualquer duvida, entrem em contato.

Atenciosamente,

Djem
Avatar do usuário
4lexandr0
:: Super ::
Mensagens: 53
Registrado em: Sábado 07 2006f Outubro 2006 04:10:57 AM
Localização: Londrina - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por 4lexandr0 »

[quote="Djemlc"]Bom..................

Como técnico eu me achei na obrigação de fazer isso por minha conta. Para quem precise eu já troquei as luzes da chave do farol estou trocando as do painel debaixo do radio, que exige paciencia para fazer as adequações, e estou aprontando os soquetes para o painel central. Para desmontar o painel central, é desta mesma mandeira que o site citado acima, porem, tem algumas coisinha a mais que devem ser feitas para tira-lo com cuidado e sem avarias.

Basicamente eu usei led´s de 3mm e resistores de 470R 1/2w

Estoufazendo um pouco por dia. Qualquer duvida, entrem em contato.

Atenciosamente,

Djem[/quote]

Faz um tuto ai pra nos! seria bom hehe vlw
Avatar do usuário
Wilson
:: Administrador ::
Mensagens: 2711
Registrado em: Segunda-feira 03 2003f Novembro 2003 05:50:44 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Wilson »

Paulinho escreveu:O Pessoal do clube da montana etm um tutorial mt facil de seguir

http://www.clubedamontana.com.br/index. ... c=456&st=0
Imagem
Paulinho
:: Premium ::
Mensagens: 4582
Registrado em: Sábado 18 2004f Setembro 2004 08:53:10 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012
Contato:

Mensagem por Paulinho »

Wilson escreveu:
Paulinho escreveu:O Pessoal do clube da montana etm um tutorial mt facil de seguir

http://www.clubedamontana.com.br/index. ... c=456&st=0
u ki ove c/ u ki tinha escrito?????????
Paulinho
Corsa do mes de Maio/2005
Se vc conhece ou sabe de alguem ki cometeu qq tipo de crime denuncie 181 - Nós podemos melhorar este país
Dec
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quarta-feira 21 2007f Março 2007 11:36:08 PM
Localização: Concórdia - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Dec »

se alguem fizer um tuto ae... fico agradecido...
Paulinho
:: Premium ::
Mensagens: 4582
Registrado em: Sábado 18 2004f Setembro 2004 08:53:10 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012
Contato:

Mensagem por Paulinho »

From www.clubedamontana.com.br:

Moçada,

Hoje tomei corajem e resolvi montar meu painel com leds brancos e posto aqui para vocês o passo-a-passo para quem estiver interessado em montar o seu. Eu levei cerca de 5/6 horas para concluir tudo.

Essa é a foto do painel original:
Imagem

1 - Material necessário:

1 - Jogo de chave torx
4 - Soquetes com lampadas para painel GM (fabricado pela Osram)
4 - Leds de 5mm (eu utilizei brancos de 15.000mcd)
4 - Resistores na mesma quantidade dos leds (eu utilizei de 470 Ohms)
1 - Ferro de solda

Nos soquetes eu paguei R$4,00 em cada na Velobakar em SP.
Os leds custaram R$2,00 cada e os resistores R$0,10 cada, em uma lojinha de eletronica próximo a R. Sta Efigenia em SP.

2 - Substituindo as lampadas dos soquetes por leds

Novo soquete, comprado na velobakar:
Imagem

Soquete desmontado:
Imagem

Para desmontar o soquete empurre as travas laterais para dentro e puxe a lampada junto com as laterais para fora.

Lixe os leds com a lixa de unha, este passo é importante para tirar o foco da luz e distribui-la de maneira uniforme.

Para adaptar o led no soquete usei o mesmo esquema daquele how to inicial, furando o fundo do soquete com um parafuso:
Imagem

O resistor deve ser soldado no polo positivo do led (é o lado que tem a "perna" mais comprida. Depois solde as "pernas" dos leds nas laterais de ferro do soquete. Soquete já montado com o led:
Imagem

3 - Desmontando o painel de instrumentos

Começe pela parte inferior do painel do carro, retirando os parafusos destacados em vermelho na foto abaixo, utilizando a chave torx:
Imagem

Após retirar os parafusos, puxe a peça do painel para baixo com cuidado para não riscar as peças.
Imagem

Depois retire os parafusos destacados em vermelho na foto abaixo:
Imagem

Retire também a cobertura superior da coluna de direção. Esta peça é somente encaixada, não tendo nenhum parafuso.
Imagem

Depois de retirar a cobertura superior retire os parafusos destacados em vermelho, após isso você pode retirar a cobertura inferior da coluna de direção, puxando-a para baixo. Você também deve desencaixar as alavancas de seta e limpador. Na foto destaquei em amarelo as travas que devem ser pressionadas (tem uma em cima e outra embaixo da base da alavanca), pressionando a trava, puxe CUIDADOSAMENTE as alvancas para fora, deixando-as desencaixadas apenas.
Imagem

Retire o parafuso superior do acabamento do painel de instrumentos:
Imagem

Para retirar a cobertura puxe no sentido do volante (para fora), tirando-o por cima do volante. (detalhe se você não soltar as alavancas da coluna, não é possível retirar este acabamento)
Imagem

Retire os parafusos do painel de instrumentos (destacados em vermelho) e solte para cima a trava destacada em amarelo na foto abaixo:
Imagem

Pronto o painel esta solto. Agora basta soltar o chicote elétrico, para isto levante cuidadosamente a trava roxa, pressionando no local indicado na seta azul com uma chave de fenda pequena.
Imagem

Continua abaixo...
www.clubedamontana.com.br
Paulinho
Corsa do mes de Maio/2005
Se vc conhece ou sabe de alguem ki cometeu qq tipo de crime denuncie 181 - Nós podemos melhorar este país
Paulinho
:: Premium ::
Mensagens: 4582
Registrado em: Sábado 18 2004f Setembro 2004 08:53:10 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012
Contato:

Mensagem por Paulinho »

From clubedamontana.com.br
4 - Substituindo os soquetes originais pelos soquetes com leds

Esta é a visão do painel de instrumentos visto de trás. Os circulos vermelhos são as lampadas do painel de instrumentos e o circulo amarelo é a lampada do marcador de kilometragem total/parcial.
Imagem

Estes são os soquetes originais, seguindo o mesmo esquema de cores acima:
Imagem

Esta é a visao do painel vista de trás com os soquetes com leds. Seguindo ainda o mesmo esquema de cores para as lampadas.
Imagem

Ao colocar os soquetes com leds teste o painel antes de monta-lo de volta. Caso algum led nao acenda, inverta a posicao dos polos, pois estes podem estar invertidos.

5 - Montagem do painel

Basta seguir os passos de desmontagem em ordem inversa.

6 - Resultado Final
Imagem

Imagem

Nesta foto aqui, que tirei qdo havia trocado apenas 1 soquete da para ter uma noção da diferença:
Imagem

Bom é isso aí galera. Vou colocar algumas dicas aqui para ajudar, são algumas coisas que eu percebi durante os trabalhos, principalmente pq eu sou "marinheiro de primeira viagem" já que eu nunca tinha mexido com um ferro de solda antes:

1 - Compre 1 ou 2 soquetes, leds e resistores de reserva. Eu comprei 1 a mais e acabei "pegando a pratica" com ele, que acabou inutilizável
2 - Faça o trabalho com calma, efetuando varios testes de funcionamento dos soquetes com os leds, utilizando a bateria de 12v
3 - Quando estiver desmontando o painel do carro tenha bastante cuidado para não riscar as peças.

Agora vou me preparar para substituir as lampadas do TID e do painel de controle do AC.

Bom quem tiver alguma dúvida ou comentário posta ae!
Paulinho
Corsa do mes de Maio/2005
Se vc conhece ou sabe de alguem ki cometeu qq tipo de crime denuncie 181 - Nós podemos melhorar este país
Paulinho
:: Premium ::
Mensagens: 4582
Registrado em: Sábado 18 2004f Setembro 2004 08:53:10 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012
Contato:

Mensagem por Paulinho »

From www.clubedamontana.com.br
Bom, como havia prometido seguem aí as fotos e o how-to para montar os leds no TID:

01. Material Necessário:

02 - Soquetes de lampadas
02 - Leds de 5mm (eu utilizei brancos de 15.000mcd)
02 - Resistores de 470 Ohms

02. Montagem dos leds

Para montagem dos leds vide o primeiro post do tópico, a forma de montagem do led é a mesma, assim como os soquetes utilizados.

03. Desmontagem do Difusor de Ar e do TID

Primeiro retire as telas do difusor de ar, eu utilizei uma chave de fenda fina, enrolada com um pano para nao "machucar" o plástico do painel do carro:
Imagem

Após retirar as telas vc vai encontrar 4 parafusos que prendem a moldura do difusor de ar (marcados em azul na foto abaixo):
Imagem

Agora retire a capa do botao de alerta (basta puxar com cuidado o botao). Depois pressione duas travas no suporte do botao do alerta (indicadas pelas setas azuis), empurre o botao para dentro e puxe a moldura do difusor de ar para fora:
Imagem

Ao retirar a moldura vc vai encontrar 2 parafusos que prendem a capa do TID, bastar soltar estes 2 parafusos para soltar o TID. (esqueci de tirar foto aqui ) mas é facil de enxergar, fiquem tranquilos

Com o TID desmontado, soltem o chicote do mesmo, o esquema é igual ao chicote do painel de instrumentos, basta pressionar a trava (indicada pela seta) com uma chave de fenda com cuidado e soltar a trava:
Imagem

04. Substituicao dos soquetes

Utilizando uma chave de fenda fina e um alicate de bico retire os soquetes originais e com o alicate coloque o soquete com led. Antes de fechar o TID teste o mesmo. Caso algum led nao acenda, inverta a posicao dos leds (positivo e negativo), encaixando eles ao contrário.

Aqui é o TID visto do fundo, o circulo em azul mostra o soquete já com o led e o circulo vermelho mostra o soquete original do carro:
Imagem

Aqui vao algumas fotos com apenas uma lampada substituida pelo led (seta azul - led, seta vermelha - original):
Imagem
Imagem

05. Montagem do painel

Basta seguir os procedimentos de desmontagem em ordem inversa.

06. Resultado Final
Imagem
Imagem

Foto do TID original:
É isso ae galera! Espero que ajude.

Proximo passo painel do AC, se tudo der certo na semana que vem, vamos ver...
Paulinho
Corsa do mes de Maio/2005
Se vc conhece ou sabe de alguem ki cometeu qq tipo de crime denuncie 181 - Nós podemos melhorar este país
Paulinho
:: Premium ::
Mensagens: 4582
Registrado em: Sábado 18 2004f Setembro 2004 08:53:10 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012
Contato:

Mensagem por Paulinho »

From www.clubedamontana.com.br
Meus caros,

Acabei de montar os leds no painel do AC. Acabou sendo bem mais facil do que eu imaginava. Aí vão as fotos:

Led montado com resistor:
Imagem

Led com as "pernas" dobradas, como se fosse uma lampada:
Imagem

Detalhe, no painel do AC não é necessário comprar aqueles soquetes verdes utilizados no painel de instrumentos e no tid, pois as lampadas sao fixadas diretamente no painel. Abaixo a foto demonstra ambos (o led do lado esquerdo e a lampada original do lado direito:
Imagem
Imagem

Painel com os leds ligados:
Imagem

E finalmente o painel montado:
Imagem

O resultado final acabou ficando um pouco mais fraco do que eu esperava, mas nao ficou ruim nao. Ao vivo da para visualizar legal o painel aceso. Proximo passo: CONTROLES DO FAROL!

algumas fotos melhores de como esta o painel hj:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem Imagem
Paulinho
Corsa do mes de Maio/2005
Se vc conhece ou sabe de alguem ki cometeu qq tipo de crime denuncie 181 - Nós podemos melhorar este país
Avatar do usuário
A Marcos
:: Piquet ::
Mensagens: 212
Registrado em: Quarta-feira 11 2006f Outubro 2006 10:51:30 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por A Marcos »

excelente topic
queria ter coragem pra meter a mão no meu e tirar os tons laranjas
sem contatr que to na garantia ainda :oops:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”