[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
BRuTTuS
:: Rodeio ::
Mensagens: 626
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 08:33:37 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por BRuTTuS »

Eu to usando o MOBIL HP 20w50 SM.... evita o aparecimento de BORRA...
+ um MILITEC... evita o desgaste garantindo mais vida útil ao motor.


Eduloner
:: Wind ::
Mensagens: 48
Registrado em: Segunda-feira 19 2007f Fevereiro 2007 09:57:31 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Eduloner »

gutoblame escreveu:Boa Tarde Amigos

meu carro esta com 92.000 km e tenho que trocar com 95.000 km
pa essa kilometragem, qual o oleo indicado ?

obs : uso o carro durante a semana, mas nao ando mais que 20 km por dia (trabalho ida e volta)


Obrigado !!!

Abraços
Aee Guto,

Se seu carro não apresenta sinais de desgastes ou perda de potência, vc pode utilizar o mesmo que vem usando, agora se apresentar queima de óleo, vazamentos, ets ... procure colocar um óleo mais viscoso, 25w60 ...
"não importa onde o balde vá parar, o importante é chutá-lo"


Avatar do usuário
Alexandre VAroto
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Sábado 11 2007f Agosto 2007 05:33:56 PM
Localização: São Carlos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Alexandre VAroto »

Costumo fazer a troca de óleo do meu corsa sedan 1.8 Flexpower na concessionária a cada 6 meses já que não consigo atingir o limite de kilometragem.

O óleo usado é o AC DELCO 20W50 mineral, para o uso normal ele supera necessidades do motor.


Avatar do usuário
Alexandre VAroto
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Sábado 11 2007f Agosto 2007 05:33:56 PM
Localização: São Carlos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Alexandre VAroto »

Costumo fazer a troca de óleo do meu corsa sedan 1.8 Flexpower na concessionária a cada 6 meses já que não consigo atingir o limite de kilometragem.

O óleo usado é o AC DELCO 20W50 mineral, para o uso normal ele supera necessidades do motor.


rhsgol
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quinta-feira 12 2007f Julho 2007 09:38:42 AM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rhsgol »

Fala galera, também estou em dúvida quanto ao tipo de óleo a ser utilizado...gostaria de saber qual o óleo recomendado para os motores VHC, tenho um classic com 17500 KM rodado.


CARECACM
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Segunda-feira 04 2007f Junho 2007 10:37:28 AM
Localização: Campo Mourão - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por CARECACM »

Olha o Corsa é um carro que tem fama de ser Borrento no motor. Até ai nenhuma novidade
então no meu carrinho eu tomo alguns cuidados com relação a oléo e combustivel.
Shell Helix Super 15W50 API SL e ACEA A2 é uma boa pedida logico se for o com agente ativo de limpeza pois tem alto poder detergente, esse lubrificante mantém sua viscosidade
mesmo em temperaturas extremas ou Havoline 20w 40 API SL com um bom filtro
de oleo claro que nesse caso uso Ac Delco e Framm.
Agora gasolina só texaco antes Systen 3 e agora so com Techon.
Obs: Uma boa dica para ver se o oleo funciona bem e triar a capa de cima do comando de
valvula e dar uma olhada no meu caso faço a cada 6 meses e até agora nada de borra.
Corsa cruel...


coelho
:: Millennium ::
Mensagens: 187
Registrado em: Domingo 18 2004f Julho 2004 02:31:14 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por coelho »

Olha só eu tenho um wind e sempre que troco eu coloca o Castrol GTX SAE-20W50 , troco geralmente a cada 3.500 km, não espero os 5.000 como pede o fabricantes de óleo.....
NA GUARDA GUERREIRO LEVANTA A CABEÇA TRUTA, ONDE ESTIVER SEJA LÁ ONDE FOR TENHA FÉ QUE ATÉ NO LIXÃO NASCE FLOR...


Vallim
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sábado 21 2007f Julho 2007 08:36:33 PM
Localização: Bauru - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Vallim »

[quote="CARECACM"]Olha o Corsa é um carro que tem fama de ser Borrento no motor. Até ai nenhuma novidade
então no meu carrinho eu tomo alguns cuidados com relação a oléo e combustivel.
Shell Helix Super 15W50 API SL e ACEA A2 é uma boa pedida logico se for o com agente ativo de limpeza pois tem alto poder detergente, esse lubrificante mantém sua viscosidade
mesmo em temperaturas extremas ou Havoline 20w 40 API SL com um bom filtro
de oleo claro que nesse caso uso Ac Delco e Framm.
Agora gasolina só texaco antes Systen 3 e agora so com Techon.
Obs: Uma boa dica para ver se o oleo funciona bem e triar a capa de cima do comando de
valvula e dar uma olhada no meu caso faço a cada 6 meses e até agora nada de borra.[/quote]

Saudações,
Já tive problemas com borra no motor de um Corsa Super 1.0 1997.
Agora sou proprietário de um Marea 2.0 que também tem um motor "delicado" no quesito "óleo lubrificante".
Pois bem, estou usando óleo 100% sintético LUBRAX - 5W40 ($22,00 o litro) trocado religiosamente aos 5.000 km juntamente com o filtro (em todas as trocas).
O motor está 100% limpo e isso acontece porque o óleo, trocado aos 5.000km ainda não foi contaminado pelo combustível - esse sim, responsável pela formação de borra.
Bem, a marca do óleo não é tão importante quanto sua classificação API, sendo que os mais modernos tem classificação API SL e SM.
Na minha opinião, muitas pessoas reclamam que seus motores formam borra, mas se esquecem de que a troca do óleo juntamente com o filtro NO PRAZO CORRETO (Km ou tempo) é de suma inportância para o motor. Ou seja, não querem gastar e compram óleos baratos pensando em economia de $$$
Outra coisa MUITO importante é a qualidade do combustível. Fujam de postos "bandeira branca". A economia que se faz com combustível barato é apenas aparente, pois com o tempo o cara vai ter problemas . . .
Um outro ponto interessante a se observar é o sistema de arrefecimento do motor. Use sempre a proporção correta de aditivo no radiador.
Por fim: LEIA O MANUAL DO VEÍCULO ! ! Ali vc encontra todas as recomendações sobre o seu carro (o q é óbvio, aliás) . . .rsrsrs
Abraço à tds


Avatar do usuário
rtsurfer
:: Wind ::
Mensagens: 18
Registrado em: Segunda-feira 30 2007f Julho 2007 12:39:18 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rtsurfer »

E aí pessoal,

Somando aulas na faculdade, algumas pesquisas, e opinião de um amigo mecânico:

- É muito melhor usar um óleo mineral bom e trocá-lo a cada 3000-5000Km (dependendo do uso do carro), juntamente com o filtro, do que usar óleo sintético e trocá-lo a cada 10000Km ou mais;

-Não ficar mudando o tipo de óleo, pois a mistura deles pode causar aumento da borra;

-O índice 0W30 (ou 20W50), significa que o óleo é multiviscoso, ou seja, tem viscosidade 0 (ou 20) em baixas temperaturas, e 30 (ou 50) em altas temperaturas. Então, qto menor o índice que vem antes do "W", menos atrito e melhor lubrificação qdo o motor está frio. Quanto maior a temperatura, se usarmos óleo com índice muito baixo, ele vira água, não protegendo adequadamente as peças móveis do motor. Como na maioria dos casos utilizamos o motor quente, considero o índice 50 mais importante. Com ele frio, basta esquentar um pouco ou não subir muito a rotação do motor (até esquentar).

-Pela opinião de 2 mecânicos que abrem motores, o SL acumula mais borra do que o SJ, mesmo sendo mais moderno (não se sabe se é coincidência - é apenas um fato);

-O óleo sintético com nossa gasolina e com trocas de 10000Km fazem formar borra.

-Se os Porsches usam 0W30, é porque seus motores de milhares de dólares são feitos para isso;

Concluindo, atualmente eu uso óleo mineral 20W50 SJ da BR e troco filtro e óleo a cada no máximo 5000Km, pois costumo usar o carro em percursos longos e de rodovia, o que faz o motor "trabalhar melhor". Já usei o Helix 15W50 SL e achava muito bom, mas como comecei usando esse BR, não mudo mais para não ficar misturando.

Obs: Costumo vender meus carros com 150000Km com motor em excelente estado (novos).


Abraços,
Raphael
Raphael - Montana Sport


Avatar do usuário
rogneves
:: Super ::
Mensagens: 75
Registrado em: Sexta-feira 07 2007f Setembro 2007 01:47:39 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogneves »

Eu usaria mineral de preferencia o castrol...mas eu troco antes da hora e sempre troco o filtro de oleo junto mesmo se não tiver sujo.....tá com 57000 km rodado e motor não tem uma pingo de carbonização e borra.......

Corsa wind 1.6 2002 mpfi hatch


[img]http://img516.imageshack.us/img516/4661 ... 320lw0.jpg[/img]


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”