[DÚVIDA] - Qual a temperatura do arrefecimento do corsa?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Opa acabou o misterio, vejam:

Re: temperatura de funcionamento em vectra turbo
por Rogério2.2 » Sex Mai 01, 2009 10:40 am

sabe que nem sempre, na maioria das vezes o que mostra no painel do carro é exatamente a temperatura da água no motor., aqui na oficina eu uso o scanner da NAPRO e olha a maioria dos carros GM corsa, vectra, astra, sem cebolão do radiador,ligando a ventoinha pelo sensor de temperatura, todos os carros liga a ventoinha com exatamente 101º, neste exato momento no painel de instrumentos está apresentando uma temperatura de 90 a 95 º, consultando manuais que tenho aqui na oficina, corretinho a ventoinha ligar a 101º tanto nos 8v como nos 16v. ja tive clientes que queria, mais queria trocar o sensor de temperatura pq tava ligando muito alto, eu dei o conselho que não adiantaria pois é a própria engenharia do carro que foi feita desta forma, pois ele foi na agência comprou um sensor original, troquei pra ele e voaláaaa, liga a ventoinha a 101º, se quiserem fazer ela ligar mais cedo, recomendo que troquem a caixa de plástico do radiador em uma casa de radiadores por uma com o orifício para a instalação do tal "cebolão" comprem um que ligue a uma temperatura baixa, assim sempre estará acionando a ventoinha antes do exato 101º, ficando também com o acionamento pelo sensor de temperatura aos 101 como medida de cautela, caso o cebolão pare de funcionar, será acionado pelo sensor... pra isso tem que fazer algumas modificações no sistema elétrico, solicite a uma pessoa capacitada caso tenha dúvidas, pois, energia só te da uma chance, errou queimou.. ^^ ,detalhe se seu carro estiver no álcool, recomendo que deixe com os 101º o desempenho nesta temperatura é ótimo... ^^ , nos carros da fiat, mais precisamente os TIPOS obrigatoriamente com líquido aditivo no radiador, chega a ligar a ventoinha a 105 ~ 110 º..

com relação ao carro turbo, não vou poder dizer algo, mas ta ai em um carro normal.., estou providenciando um turbo para o meu.., to na fase de ir comprando as peças ^^ quem sabe em alguns meses tudo adquirido e com as dicas e ajuda do pessoal ai do forum vai estar instalado ^^

http://www.vectraclube.com.br/viewtopic ... 9&p=378741
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Depois de muita pesquisa, o que me chamou a atencao e que cada painel que se troca indica uma tempertura diferente, mesmo conferindo a resistencia do medidor e sempre igual 51,6 Ohms nos 3 que tenho, dai, o que o rogerio citou e verdade, nao confiem no marcador de temperatura de alguns painies.
Vejam so, o original sem CG W1134 marcava ate o meio e ligava o eletroventilador, o W1150 CG marca ate 98 ai liga o eletroventilador e o que uso W1134 CG vai ate 95 graus idem.
Se marca quase 100 graus e arma o eletroventilador ele esta quase 100% correto.
Espero ter esclarecido...qualquer duvida contraria, opinem ai...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


yan reinel
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sexta-feira 03 2009f Julho 2009 07:22:22 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por yan reinel »

troque o cebolao por um de temperatura mais baixo eu fiz isso e ta tudo bem


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

yan reinel escreveu:troque o cebolao por um de temperatura mais baixo eu fiz isso e ta tudo bem
esse cebolão que voce se refere fica aonde?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Hudson Willis
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Quinta-feira 16 2009f Julho 2009 08:46:19 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Hudson Willis »

Bom dia!

Em janeiro deste ano comprei um consa Hatch 1.0 MPFI 98/99 (8V) com GNV e até então eu tinha um fusca (que saudades dele) que nem água usava. Meu carro, como o de quase todos os outros sobre com esse problema de "aquecimento". Sou muito chato e gosto de tudo funcionando certinho e estou pirado com o ponteiro da temperatura. Quando estou andando ele fica no 90º ou em dias frios até menos mas basta pegar um pequeno engarrafamento que sobe no 100º e agora está indo um pouquinho depois. Já troquei o sensor de temperatura do motor duas vezes, troquei o sensor que faz o ponteiro do painel funcional, troquei radiador, já fiz limpeza do sistema de arrefecimento, troquei o relé de alta da ventoinha que fica sobre o porta-luvas, já adicionei aditivos e estou pensando em trocar agora a bomba d'água e colocar a váuvula termostática que a antiga dona tirou (vi que estava sem quando troquei a correia dentada). O interessante é que o carro nunca ferveu mesmo com a temperatura lá nas alturas, o segundo estágio só arma com o ar ligado e mesmo assim pela pressão do gás do ar (já completei um golinho do gás do ar também quando troquei o relé), fico muito preocupado com duas coisas.

1. Essa temperatura alta pode danificar os sistema, empenar cabeçote etc.
2. A grande variação de temperatura pois quando o carro anda ela cai para os 90º e não é nada mas são dez Graus rapidamente.

Ajudem por favor
Abraços

Hudson


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Ola Hudson Willis. Andei lendo alguns relatos aqui no forum sobre isso e teve um caso que após trocar a bomba dágua sanou o problema. Ela poderia estar desgastada pela corrosão só pode.
Como leu qualquer desgaste na bomba sobe mesmo.
Outra se não usava aditivo, o radiador pode estar obstruido.

Bem quanto a isso, o começo: ver se após alguns minutos o radiador aquece para ter certeza de que a válvula esta abrindo.

Não sei se voce leu um tópico em que um reparador alerta para não se fiarem nesses marcadores de temperaturado painel.
Só o Scanner daria o verdadeiro grau da água do motor ou aqueles termometro a Laser.

O meu esta com aditivo, válvula termostática nova e se ando no transito lento a temperatura sobe mesmo.
Por preucação troquei o sensor de temperatura da agua dainjeção e painel, masi pelo tempo de uso 11 anos.
retorne..
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


cesarbelomo
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sexta-feira 06 2009f Novembro 2009 01:40:25 PM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cesarbelomo »

Comprei um Corsa Wagon 1.0 16v. A temperatuda sempre chegava próxima de 100 gruas, depois baixava para 95... depois subia ...e assim ficada (menos na pista) ela sempre ficava em 90 graus.
Limpei radiador, troquei mangueras, tipo de fluido, resivei motor Ventuinha... até que lí aqui no Clube corsa, sobre alguém que trocou o sensor da temperatura...
ATENÇÂO.... sensor de temperatura da injeção ... não o sensor de temperatura do painel...

ACREDITEM... a temperatura não passa dos 95 graus em qualquer condição (transito, calor excessivo, ar-condicionado.) fora que o carro está andando muito agora(este sensor enviava temperatura errada para a injeção).

O problema estava exatamente nesta pecinha que custa R$ 18,00....isto mesmo !!! Como ela estava com defeito... a ventuinha somente ligava pelo dispositivo de proteção (cebolinha do radiador)... Para trocar, no 16V, fica bem na parte de cima do motor (chave 19 mm), quase encostado na capa da correia dentada... mas lembre-se é o sensor na injeção e não do mostrador do painel.

Quem está com este tipo de problema, vale a pena gastar os R$ 18,00 (se não resolver, pelo menos uma peça a menos) (O fabricante indica troca desta, a cada 40 mil Km).

Bom é isto... aprendi aqui mesmo.... e foi a melhor coisa que fiz para meu carro.!!!

abs.


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Tem Corsa que o sensor de temperatura do liquido de arrefecimento fica ali na saida da bomba dagua para o radiador, é isso seu caso? Já outros fica no bloco do cabeçote de aluminio.
Mas quem comanda o eletroventilador e a ECU mediante informação dese sensor.

Realmente quando esse sensor de temperatura do liquido esta avariado/alterado muda todo o comportamento do motor...

notou se ficou mais agil nas arrancadas? principalmente numa 1ª marcha?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Dramatik
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Sábado 02 2011f Julho 2011 06:04:39 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Dramatik »

Oi amigos.
Ontem aqui em Porto Alegre estava chuvendo e muito frio, meu Corsa tinha pego trânsito intenço, há alguns dias atrás o fretista de um posto tinha dito que a água estava na medida, estava andando com o carro e por duas vezes com ele parado passou um pouco dos 100 graus, fui ver a água hoje e tava com o nível muito baixo, acho que tive sorte por não ter acontecido nada.
Sou marinheiro de primeira viagem com carro, sempre tive moto e nunca me preucupei com isso.
Será que pode ter acontecido algum dano ao motor? :(


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Olá Dramatik.

Fica tranquilo, não aconteceu nada não, mas, cheque por onde a agua esta escapando.

Comece pela tampa do reservatório de expansao, a borracha de vedação sob a tampa, mangueiras, vazamento debaixo da bomba dagua, etc.

Tire a tampa do bocal de enchimento de óleo e veja se tem indicio de gosma esbranquiçada.

De uma pesquisada aqui no forum que tem varias dicas com orientações.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”