[PROJETO] - Meu Corsinha, sofrendo modificações - Motor 2.0

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
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nt
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Mensagem por nt »

Parabens seu corsa ta de muito bom gosto e agora com um motorzão


DML
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Mensagem por DML »

Pauloskar escreveu:Oi meu povo. É com muita felicidade que posto este tópico, que é a continuação daquele outro tópico "Meu Corsinha, no momento sofrento modificações", tópico que teve mais de 12.000 visitas, mas que infelizmente foi perdido junto com todos os outros tópicos, quando o site deu o último bug.

Vamos ao que interessa. Há muito tempo eu penso em fazer um upgrade na motorização do meu Corsa e não tinha dúvidas que um dia a empreitada ia começar. Como o exterior já está do jeito que eu quero, agora chegou a vez do upgrade do interior e da motorização. Após muitas pesquisas na net e no fórum, muitas conversas com os amigos (inclusive os daqui), resolvi trocar o motor do Corsa. Primeiramente minha idéia era colocar o motor 2.0. Depois minha idéia foi de colocar o motor 1.8 família I, em razão do menor trabalho que teria com a adaptação. Porém, o alto custo deste motor (por ser mais novo), esfriou minhas idéias. No final das contas, um amigo aqui de Salvador que tinha um Corsa 2.0 resolveu vender o motor do Corsa dele e não pensei 2 vezes.

Resumindo, já comprei o motor 2.0, que veio com a caixa do 2.0, a dimensionada, a embreagem de cerâmica, além dos suportes da adaptação e algumas peças extra.

Lembro que como meu Corsa ainda é aquele EFi, 1 bico, vou ter que comprar toda a parte de injeção, como módulo e chicote. Tb preciso comprar a TBi, a bobina... vou comprar tudo aos poucos.

O motor, apesar de estar bem sujo por fora, está em ótimo estado. O antigo dono só queria saber de pisar e cuidava muito da parte mecânica, porém não estava nem aí para a aparância do motor, o que não é o meu caso. Vou montá-lo brilhando. O cabeçote tem alguns segredinhos... depois eu conto.

Sábado foi o dia de retirar o motor do Corsa dele. Tá pensando que é fácil? O bicho pegou. KKK. Foi super divertido. Desde já, agradeço a ajuda de Breno, Daniel doido, SpeedBoy, Manoel e o brother dele. Só tem as figuras. Agradeço tb toda a galera do Corsa Clube.
Vamos às fotos.

O coração.
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Cabeçote sujo, mas mecanicamente novo.
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Tampa de válvulas
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Eixo de comando - este vai voar, vou colocar um 276º...
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Bloco
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Pistões 86mm standart
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Puxando o bloco - tem q ter braço!
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Bloco fora do seu habitat
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Dimensionada - vou deixá-la novinha.
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Bicos e flauta
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Embreagem de cerâmica
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Platô
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Olha eu me achando. kkk
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Material de trabalho - tá pensando que nossa oficina caseira não tem estrutura???
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Torquímetro Gedore
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Eu relaxando no meio da bagunça
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Aê Paulo. Bacana o que você fez. Quero muito colocar um motor 1.6 ou 2.0 em meu corsa 1.0 efi também. Me diz uma coisa, quais peças preciso comprar para trocar o motor por completo e quais peças do meu dá para aproveitar? Falo inclusive de bomba d'água, bomba de óleo, bomba de combustível, etc.

Quero muito colocar pelo menos um motor 1.6 mpfi 8v em meu corsa para poder andar legal com ele. Ajuda aê para modificar o meu também.

Aguardo.

MSN/Email: dnilsonlima@hotmail.com
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!


Pauloskar
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Mensagem por Pauloskar »

2Pac escreveu:


Aê Paulo. Bacana o que você fez. Quero muito colocar um motor 1.6 ou 2.0 em meu corsa 1.0 efi também. Me diz uma coisa, quais peças preciso comprar para trocar o motor por completo e quais peças do meu dá para aproveitar? Falo inclusive de bomba d'água, bomba de óleo, bomba de combustível, etc.

Quero muito colocar pelo menos um motor 1.6 mpfi 8v em meu corsa para poder andar legal com ele. Ajuda aê para modificar o meu também.

Aguardo.

MSN/Email: dnilsonlima@hotmail.com
[/quote]

Oi cara. Para colocar o 1.6 não há necessidade de nenhuma adaptação nos suportes. É só tirar um e colocar o outro. Só não é tão simples, pois tem q mudar toda a injeção do carro, que passará ter 4 bicos. Ou seja, tem q comprar módulo e chicote. Quanto às outras peças que vc citou, pode aproveitar tudo (se for ficar com o motor original).
Meu conselho: coloca o 1.6 e seja feliz. Abs


JotaMarcelo
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Mensagem por JotaMarcelo »

Pauloskar escreveu:Poxa Jota, muito obrigado pelas palavras. Sou muito chato com relação à escrita. Trabalho com isto e fico meio triste com umas bizarrices que vejo na internet em geral. A galera não se preocupa nem um pouco com as palavras e com a organização das idéias. Não há necessidade de formalidades, porém um pouco de organização não custa nada. Mas é isso aí. Cada qual com seus problemas.
Bom, concordo com tudo que diseste, mas não tolero esse "tributo a ignorância" que impera na Net e, porque não, nos tópicos do Corsa Clube...

Como não tenho papas-na-língua, costumo ser devras duro com esse tipo de atrocidade intelectual...

Bom, vamos voltar ao seu AUTÊNTICO CARRO DE BAIANO ARRETADO!
Pauloskar escreveu:1) Quanto ao comando, queria partir para o 276º. Que vc acha?
Nos GM f2 os comando de graduação elevada ficam excelentes: sugiro um 280 ou 292, lembrando que esses comandos são específicos para preparações aspiradas... a FPF e SOBE tem diversos comandos para esses motores...

Tem um user aqui do Corsa Clube que tem um 2.0 ou 2.2 8v com comando bravo... ele me parece manjar bastante desses motores, só não manja mesmo de GM f1, hehehe... tente contato com ele, tem um tópico dele com um título: "Manjo tudo de Preparação", sou algo semelhante...
Pauloskar escreveu:2) Freios. Pensei nos PowerBrakes. http://www.powerbrakes.eng.br/ - Conhece? Ou melhor montar o sistema dianteiro do Astra?
Para os Corsas temos duas "saídas" que são, literalmente, excelentes:

- Pinça de GM Calibra + discos 256mm de GM Calibra (é o que uso, slotados): completamente Plug & Play, aumenta em 70% o poder de frenagem;

- Pinca de GM Vectra CD (com entre-furos de 76mmm) + discos 280mm de GM Meriva 16v (meu próximo up-grade): também completamente P&P, só que um pouco mais caro... aumenta em + ou - 110% o poder de frenagem.

...ou os conjuntos da Power Brakes, que também são muito bons. Aliás, o Sérgio da PB é um cara gente boa pacas e faz excelentes trampos: RECOMENDO!
Pauloskar escreveu:3) Acha que devo aproveitar que o motor está fora e trocar os pistões para os de Omega a álcool? Os pistões atuais são a gasolina mesmo.
Não seriam os de Monza a álcool? Sim, recomendo mas lembro: com pistões a álcool sua taxa subirá para 13/13,5:1... turbinar nem pensar, ein?
Mas ficará EXCELENTE!

Já estou até vendo: 140/150cv aspirados, num carro de 970kg... UHAUHUHAUHAUHHUA...

Abraços

JMarcelo
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Fabio Cunha
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Mensagem por Fabio Cunha »

Legal mesmo as fotos.... Coisa Linda.
Seguinte. deixa te perguntar... eu tinha até colocado um post no forum
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=19529
sobre 6x9 na porta e li por ai q vc tem...
Você poderia colocar alguma foto e me explicar como vc fez?
Valew


Speed Boy
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Mensagem por Speed Boy »

JotaMarcelo escreveu:Huahauhauhuha, tem vezes que só me dano mesmo: tinha feito uma BAITA MENSAGEM e sei lá porque, ela sumiu...

Bom, vamos digitar tudo de novo!

Por incrível que pareça, eu acabei não vendo esse tópico!

Vi, li, re-li e GOSTEI!!!

Tem vezes que me emputeço profundamente com o Corsa Clube: tópicos duplicados, assuntos nulos, redação e elaboração péssimas, etc's...

...mas aí surgem tópicos como este: bem divididos, com fotos, proprietário metendo-a-mão-na massa: aí me animo de novo!

Quem sabe eu não faça um meu, com as trocentas fotos de minha quebra, desmontagem, trampo e montagem do motor da Preta...

Paulo

Nos falamos por diversas vezes via MP's e não fazia idéia que o projeto estava tão avançado! PARABÉNS!!!

Escolheu muito bem a motorização (2.0 8v) para teu Corsa e, não tenho dúvidas, que teu carro será um autêncitco POCKET-ROCKET BAIANO!!! Os dias do império dos turbinados estão com os dias contados, hehehe...

Custo de manutenção bem semelhante ao dos GM f1 1.6: SHOW!

Sugestões:
- utilize coxins NOVOS na montagem;
- não tenha pressa.

...digo e repito: não turbine teu carro com esse motor: você destruirá o equilíbrio dinâmico de teu Corsa (ponto forte em nossos carrinhos!), sem contar a detonação de todos os periféricos como homocinéticas, buchas e braços da suspensão, coxins, torres dianteiras...

Um carro aspirado com 140cv (é fácil chegar a isso com esse motor...) COMPLETAMENTE CONFIÁVEL é bem melhor que um turbo com mais de 300cv que te deixará na mão, por causa dos periféricos...

Bom, é isso aí!

Novamente PARABÉNS e nos mantenha informados!

Abração

JMarcelo
J Marcelo, muito pertinente sua observação sobre a escrita. Acho que a maioria das pessoas não tem educação para utilizar a internet de maneira eficiente. Vejo fora do país como as comunidades se desenvolvem. O corsa clube é um dos poucos lugares aonde impera a paz e harmonia. Desavenças as vezes rolam, porém não da maneira que vejo em outros lugares. É claro que a boa moderação do clube tambem ajuda, pois acontece as vezes de algum ou outro tentarem desestabilizar.

Bomm vamos aos motores que é o assunto daqui rs. Tô me metendo porque sou o padrinho do motor viu kkkkkk

Cara, porque vc não acha bom turbinar este motor ?
Se fizer uns ajustes na suspenção, com barras estabilizadoras maiores, amortecedores fenix regulaveis (aqueles com pressão regulavel, e não a altura) encurtar a relação da direção utilizando a relação do Tigra que é menor, e utilizar barras estruturais (Paulo ja tem a barra dianteira) Colocando uma barra superior trazeira e uma inferior, como no corsa 2.016v turbo de Portugal, e utilizando uma pressão pequena como 0.6 bar com booster em 0.8 ou 1.0b bar, vc estima que um motor deste dê quantos cavalos ? Será que o corsinha fica tão incontrolável ? fico curioso para ver ehehe. Ja vi uns videos deste Corsa de Portugal, ele andando no autodromo, muito show o carro ficou. Mas o carro dele fez aquela gaiola interna e ta praticamente com 400 CV. Acho que este motor 2.0 com essa pressão baixa e a preparação no cabeçote dará uns 230 CV. Acho que fica controlável sim.

Esse motor ja tem uma preparaçãozinha básica, os dutos estão polidos, e mais algumas coisas que o ex dono nosso amigo Breno não soube explicar. Ele corria com esse motor nas noites agitadas da famosa "Toda quinta tem" aqui em salvador. Dava pau em Audi 1.8 turbo 180 cv, e em vários outros carros do mesmo naipe. Este motor originalmente tem 127 cv, se não me engano é o motor do vectra da primeira geração, não é dos vectras mais novos e Astra que tem 116 cv. Com a preparação que estava creio que ja estava com uns 135 ou 140 cv pois o motor deste carro era algo brutal... Eu não acreditava que era apenas um motor de Vectra original. Por isso achei muito bom o motor, fora que ele está com a saúde impecável. Acho que botando o comando ele vá ficar muito bom em alta, e esse que vc recomendou melhor ainda, Paulo parece que gostou do numero 276 rs ja falei pra ele botar o que vc recomendou mas ele gostou do 276 mas acho que a vc ele vai escutar pois tem bemmmm mais experiência do que eu.

Acho que eu estou mais eufórico do que o Paulo nesta empreitada ! rs A gente queria até montar o motor no meu carro por ser mpfi só para ver como ficava ele com cambio 1.0. O

O Paulo tem um carinho muito grande por aquele carro, merece que ele fique perfeito.
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decool2
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Mensagem por decool2 »

Uma foto do receptor do motor, para a galera que não conhece o Corsa.

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Paulo, fugindo um pouco do assunto deste post, o q vc utilizou pra sua mala abrir? já que vc alisou ela tbm, que sistema foi utilizado? pois tbm vou alisar minha mala e fazer bad boy e quero saber como ela abre, pois mesmo abrindo na trava tem de apertar o botão pra abrir (levantar a tampa), vc colocou alguma mola ali pra mala pular? pois eu to pensando em fazer isso.
se puder me dizer o que foi usado irei agradeçer bastante.

E boa sorte na montagem do 2.0, vai ser de grande utilidade esse post, pois o meu vou começar em janeiro a busca de um motor desses, abraços cara e fica com Deus.


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Mensagem por Pauloskar »

Fabio Cunha escreveu:Legal mesmo as fotos.... Coisa Linda.
Seguinte. deixa te perguntar... eu tinha até colocado um post no forum
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=19529
sobre 6x9 na porta e li por ai q vc tem...
Você poderia colocar alguma foto e me explicar como vc fez?
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Fábio, acho vc se enganou. Não uso 6x9 nas portas. Abs


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Mensagem por Pauloskar »

decool2 escreveu:Paulo, fugindo um pouco do assunto deste post, o q vc utilizou pra sua mala abrir? já que vc alisou ela tbm, que sistema foi utilizado? pois tbm vou alisar minha mala e fazer bad boy e quero saber como ela abre, pois mesmo abrindo na trava tem de apertar o botão pra abrir (levantar a tampa), vc colocou alguma mola ali pra mala pular? pois eu to pensando em fazer isso.
se puder me dizer o que foi usado irei agradeçer bastante.

E boa sorte na montagem do 2.0, vai ser de grande utilidade esse post, pois o meu vou começar em janeiro a busca de um motor desses, abraços cara e fica com Deus.
Decool, o sistema que usei na mala foi o mesmo das portas. Não uso mola alguma. Qd aperta o botão a mala destrava e fica liberada. Aquela travinha que tem na fechadura foi retirada. A mala ou está aberta, ou está fechada, não havendo como ficar "mal-fechada" deu pra entender? Manda seu e-mail que te mando foto do material utilizado. Abs


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Mensagem por Pauloskar »

JotaMarcelo escreveu:Nos GM f2 os comando de graduação elevada ficam excelentes: sugiro um 280 ou 292, lembrando que esses comandos são específicos para preparações aspiradas... a FPF e SOBE tem diversos comandos para esses motores...

Tem um user aqui do Corsa Clube que tem um 2.0 ou 2.2 8v com comando bravo... ele me parece manjar bastante desses motores, só não manja mesmo de GM f1, hehehe... tente contato com ele, tem um tópico dele com um título: "Manjo tudo de Preparação", sou algo semelhante...JMarcelo
Oi Jota. Vou amadurecer esta idéia. Este comando 292 permite andar diariamente com o carro?
Não seriam os de Monza a álcool? Sim, recomendo mas lembro: com pistões a álcool sua taxa subirá para 13/13,5:1... turbinar nem pensar, ein?
Mas ficará EXCELENTE!
Acho q vou comprar os pistões. Estou com um crédito no cartão GM Card no valor de R$ 300, que é mais ou menos o preço dos pistões. Acho q vale a pena. Abraços e obrigado.


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