Estava eu no Domingo passado, em um churrasco na casa de um amigo em Niterói, quando começou a trovejar e cair o maior pé d'água...choveu pra kct e a rua dele começou a encher e a gente no churrasco...depois de quase 1 hora, alguém foi no portão e gritou..."tem carro boiando...", não era verdade, mas a água já estava na metade da roda de alguns e até acima em outros...o meu estava quase na metade, e estava inclinado devido a curvatura da rua...
Ficamos preocupados, pois nada se podia fazer e além do mais a chuva já estava diminuindo...
Lá pelas 22:00h, quando começamos a ir embora é que vimos o estrago...um Etios, com 4 dedos de água em todo o piso, um Toyota um tico úmido, meu Corsa com 2 dedos de água só do lado do carona e na frente...pensei comigo que seria devido a inclinação, mas porque só na frente?
Ontem, segunda, caí dentro do carro e comecei a retirar bancos (os tres), carpete, espuma (só na frente), os bancos foram fáceis, o problema começou com o carpete, que é inteiriço, pois na montagem ele vai antes do painel e tive que retirar o console, o suporte do painel, acabamentos laterais inferiores das portas, cortar aquele suporte da tranca Carneiro (já comprei com ela, mas sem o cadeado), e fazer uns cortes no tecido para não retirar outras coisas...na espuma a mesma coisa...ela tava pesada de água...
Enquanto tentei cortar os parafusos do suporte da tranca por baixo do carro, pois eles são lisos pelo lado de dentro...para poder retirar o console, achei estranho alguns tampões etarem duros e principalmente o do lado do carona, pingando.
Bom, quando retirei tudo de dentro do carro é que vi a provável causa e a razão para a quantidade de água ser maior do lado do carona...lado em que o carro estava inclinado...vejam as fotos.
Lado motorista, faltam 2 tampões...
Lado carona, falta 1 tampão...o da frente.
O carpete e a espuma retirados...a espuma tive que cortar em duas partes.
Como toda espuma, normalmente nada aparece, mas se pressionar...
Bom, agora é esperar secar, limpar tudo e montar...até lá terei que usar meu mais novo banco auto reclinável...kkkk...
Ô chuva fdp...dois dias só retirando...ô program Paulistano....putz...
[SOLUÇÃO] - Programa de Paulistano. Limpeza após enchente.
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Interessante é que ao retirar um tampão para comprar igual, reparei que o mesmo é posto de dentro para fora e ao se tentar retirar por fora, tendo acima dele aquele tapete anti-ruído (de material betuminoso), inevitavelmente o anti-ruído é afetado/quebrado...
Antes de comprovar a ausência dos mesmos, vi que os anti-ruídos estavam intactos em 2 dos 3 pontos...em um deles não havia o material por cima e nada se pode concluir, mas nos 2 tive que quebrar o material por cima do buraco (que já estava moldado no buraco e até se confundia com o tampão, visto por baixo)...minha conclusão é de que os mesmos nunca existiram ou foram retirados quando o carro ainda era novo, pois o tapete anti-ruído quando novo é bem flexível, moldando-se e ficando endurecido nas imperfeições do piso a medida que o tempo passa.
Por via das dúvidas, já roguei praga ao fdp que roubou e a montadora GM...rs!
Antes de comprovar a ausência dos mesmos, vi que os anti-ruídos estavam intactos em 2 dos 3 pontos...em um deles não havia o material por cima e nada se pode concluir, mas nos 2 tive que quebrar o material por cima do buraco (que já estava moldado no buraco e até se confundia com o tampão, visto por baixo)...minha conclusão é de que os mesmos nunca existiram ou foram retirados quando o carro ainda era novo, pois o tapete anti-ruído quando novo é bem flexível, moldando-se e ficando endurecido nas imperfeições do piso a medida que o tempo passa.
Por via das dúvidas, já roguei praga ao fdp que roubou e a montadora GM...rs!
- Adrianno Sakamoto
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Bange, que treta hein? Essa espuma já me deu trabalho pra secar no lado direito. Cortei e substitui por feltros que são mais fáceis de secar. Hoje em dia os carros não usam mais essa espuma e sim feltro.
Abraços.
Abraços.
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no meu carro ese tampão saiu por baixo mesmo! fui entrar em uma garagem e o lado do motorista era mais alta a guia quasndo passou o carro pegou embaixo e saiu esse tampão
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É Adriano, o amigo do Etios, me disse a mesma coisa..
Hoje não fez aquele Sol e calor, mas já diminuiu bastante e eu vou colocá-las na vertical para concentrar a água e vou espremer mais...se amanhã fizer um tempo semelhante ao de hoje ficará seca.
Em 6 anos com o carro, foi a primeira vez que me aconteceu isso, não é que nunca tenha pego enchentes até de nível semelhante (meio da roda), a diferença foi que dessa vez ele ficou estacionado durante todo o tempo dentro da enchente.
Mas se por acaso ocorrer novamente, trocarei por feltro, que deve ser mais fácil de limpar e certamente é de secagem mais rápida.
Bração,
Bange
Hoje não fez aquele Sol e calor, mas já diminuiu bastante e eu vou colocá-las na vertical para concentrar a água e vou espremer mais...se amanhã fizer um tempo semelhante ao de hoje ficará seca.
Em 6 anos com o carro, foi a primeira vez que me aconteceu isso, não é que nunca tenha pego enchentes até de nível semelhante (meio da roda), a diferença foi que dessa vez ele ficou estacionado durante todo o tempo dentro da enchente.
Mas se por acaso ocorrer novamente, trocarei por feltro, que deve ser mais fácil de limpar e certamente é de secagem mais rápida.
Bração,
Bange
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estevaogomes, o seu pode ser diferente do meu, pois no caso de ocorrer o mesmo que no seu, ele permanecerá lá, mal encaixado e com o corpo para dentro do carro, mas ficará lá...
Acho que meu modelo, dá até para ser retirado por baixo, mas certamente para recolocar só invertido...e como disse anteriormente, ficariam marcas da ferramenta usada para retirar lá no tapete anti-ruído (betuminoso).
Hoje, ao limpar/aspirar a sujeira de dentro, reparei que existe um buraco muito aberto para a entrada do gás do AC, mas não parece ter borracha e sim alguma massa de calafetar...alguém sabe se é isso mesmo ou de fato teria alguma borracha? Pela irregularidade não parece...
Acho que meu modelo, dá até para ser retirado por baixo, mas certamente para recolocar só invertido...e como disse anteriormente, ficariam marcas da ferramenta usada para retirar lá no tapete anti-ruído (betuminoso).
Hoje, ao limpar/aspirar a sujeira de dentro, reparei que existe um buraco muito aberto para a entrada do gás do AC, mas não parece ter borracha e sim alguma massa de calafetar...alguém sabe se é isso mesmo ou de fato teria alguma borracha? Pela irregularidade não parece...
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Bom pessoal, eu ainda não terminei a montagem devido a outros afazeres, mas a coisa ficou mais elucidada...e complicada...
Mas antes os tampões já colocados...
Eu estranhei quando retirei o carpete, pois ele estava molhado a mais de 1 palmo acima do nível que a água entrou (4 dedos), assim como a espuma... e pensei que fosse alguma infiltração pelo para-brisas, pois o troquei no ano passado...
Ao jogar água para testar, logo começou a pingar lá no pé do carona...e a água não passou pela vedação do vidro e sim pelo baú da bateria...que estrago...quando troquei o filtro do A}C, não vi nada de anormal...só muitas folhas pequenas e muito pó, mas agora focado na infiltração e passando um bastão de plástico por cima, apareceu o merdelê...
Havia uma fina camada da massa que é posta na fábrica, mas por baixo o ferrugem fez a lenha...
Pra recuperar com um funileiro ia dar o maior salseiro, pois teria que se retirar painel, caixa do AC, difusor do ar, etc...
Optei por um remendo a frio, com massa plástica. A foto ainda é do início (preparo), com tratamento da lataria com Ferlicon e uma fina chapa de inox.
A saga continua...
Mas antes os tampões já colocados...
Eu estranhei quando retirei o carpete, pois ele estava molhado a mais de 1 palmo acima do nível que a água entrou (4 dedos), assim como a espuma... e pensei que fosse alguma infiltração pelo para-brisas, pois o troquei no ano passado...
Ao jogar água para testar, logo começou a pingar lá no pé do carona...e a água não passou pela vedação do vidro e sim pelo baú da bateria...que estrago...quando troquei o filtro do A}C, não vi nada de anormal...só muitas folhas pequenas e muito pó, mas agora focado na infiltração e passando um bastão de plástico por cima, apareceu o merdelê...
Havia uma fina camada da massa que é posta na fábrica, mas por baixo o ferrugem fez a lenha...
Pra recuperar com um funileiro ia dar o maior salseiro, pois teria que se retirar painel, caixa do AC, difusor do ar, etc...
Optei por um remendo a frio, com massa plástica. A foto ainda é do início (preparo), com tratamento da lataria com Ferlicon e uma fina chapa de inox.
A saga continua...
- José Leal
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Que paia, Bange!
Sobre os tampões, tem como coloca-los por baixo do carro, mas do jeito que é feito na fábrica. A borracha do tampão estando nova, tem como dobra-la e colocar corretamente. Já vi fazerem isso.
Sobre o suporte da bateria, isso parece ser crônico nos Corsa. Pelo fato a água escorrer por ali ou por algum vazamento de ácido (líquido ou vapor) da bateria. Vc acha que colocando algum pedaço de borracha ali, formando um tapete, pode evitar esse ataque?
Sobre a restauração, o caminho é esse mesmo. Trata a ferrugem com algum catalisador/convertedor e tampe os buracos com estanho (se tiver tempo, $ e ferramental). O problema da massa é que pode infiltrar água e logo aparece a ferrugem novamente.
Sobre os tampões, tem como coloca-los por baixo do carro, mas do jeito que é feito na fábrica. A borracha do tampão estando nova, tem como dobra-la e colocar corretamente. Já vi fazerem isso.
Sobre o suporte da bateria, isso parece ser crônico nos Corsa. Pelo fato a água escorrer por ali ou por algum vazamento de ácido (líquido ou vapor) da bateria. Vc acha que colocando algum pedaço de borracha ali, formando um tapete, pode evitar esse ataque?
Sobre a restauração, o caminho é esse mesmo. Trata a ferrugem com algum catalisador/convertedor e tampe os buracos com estanho (se tiver tempo, $ e ferramental). O problema da massa é que pode infiltrar água e logo aparece a ferrugem novamente.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
- José Leal
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Ah, sim. Eu não colocaria a espuma. Pode ser que ela não seque totalmente e seu carro fique com cheiro de mofo.
Se tiver com tempo e grana, coloca uma manta daquelas prateadas para isolamento acústico/térmico e um feltro mais espesso. Vai aumentar o conforto.
Se tiver com tempo e grana, coloca uma manta daquelas prateadas para isolamento acústico/térmico e um feltro mais espesso. Vai aumentar o conforto.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
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Zé, eu estou conjecturando essa possibilidade, mas o que ainda está resistindo é que a espuma tem uma espessura angular, que dá maior conforto quando o passageiro estica o pé...até o próprio carpete tem essa angulação e se nada for preenchido por baixo (a exemplo da espuma), vai ficar um vazio esquisito...
O lado do motorista não teria problema, pois jamais se estica o pé até o fundo devido aos pedais.
Também tem o lado estético, pois ambos os lados apresentam a mesma angulação, ou muito próxima, independente dos pedais...
O lado do motorista não teria problema, pois jamais se estica o pé até o fundo devido aos pedais.
Também tem o lado estético, pois ambos os lados apresentam a mesma angulação, ou muito próxima, independente dos pedais...
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