[FOTOS] - Meu corsa hatch 4P 99/00 vinho - Projeto Açaí - gobira

Aqui você pode mostrar seu Corsa.
Responder
gobira
:: Piquet ::
Mensagens: 206
Registrado em: Sexta-feira 06 2009f Fevereiro 2009 09:01:41 AM
Localização: Paraty - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gobira »

Amigo Afonso,

Sei que posso contar com sua ajuda e principalmente com sua paciência.... Te encho de perguntas né cara?! rs.... Se puder me passe seus contatos telefônicos por e-mail também!

Na última foto do meu painel, postada hoje 12/02, o ponteiro da temperatura está coladinho na marcação dos 90 graus !!! Esse é o normal !! Antes é que estava marcando bem frio.

Sempre meço o consumo na ponta do lápis kms / lts.

Vale a pena colocar as peças originais nos nossos corsinhas, pois além da qualidade, elas não são tão caras assim. A peça mais cara dessa revisão foi a polia da poly V, pois não tinha da SKF ou outra marca de primeira linha, por isso comprei da própria GM e paguei 100 reais. Ela na verdade era 160 reais, mas com o desconto saiu num preço aceitável. E outra que só se troca isso a cada 15 anos.... rs...rs... A minha estava lá rodando esse tempo todo.

Obrigado pela visita e dicas.

Grande abraço.
Gobira

Corsa 1.4 Premium 2010
Avatar do usuário
ZUZA
:: Piquet ::
Mensagens: 216
Registrado em: Quinta-feira 30 2013f Maio 2013 07:27:11 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por ZUZA »

Meu caro, quanto tempo eu não passava por aqui!!!! :o

Fiquei impressionado :wink:

Carro top.....belos UP's de manutenção, sem falar nos
neblinas cibié.

Estou acompanhando a e volução do Açaí!!

Se precisar estou às ordens, é só chamar

Grande abraço!!!

ZUZA :wink:
Sou, fanático por corsa. :wink:
gobira
:: Piquet ::
Mensagens: 206
Registrado em: Sexta-feira 06 2009f Fevereiro 2009 09:01:41 AM
Localização: Paraty - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gobira »

Oi Pessoal,

Estou aqui para mostrar a substituição da bomba de combustível. Como falei num post passado, acredito que ela não estava ruim, mas como encontrei nova e original por 77 reais e entregue em casa, resolvi troca-la para ver se a nova apresenta alguma diferença na marcação.

Eu mesmo fiz o serviço, pois não tem mistério nenhum.

Seguem as fotos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois de trocada a boia, deixei ao carro ligado por alguns minutos para testar e aconteceu uma coisa que fiquei surpreso, a ventoinha não acionou. Isso mesmo, a temperatura passou dos 90, chegou quase no 100 e aí a ventoinha do ar armou e baixou a temperatura, mas a ventoinha do radiador ficou lá, paradinha.

Fiquei um pouco decepcionado, como pode logo depois da última revisão que fiz, onde troquei vários itens relacionados ao sistema de arrefecimento. Quase não utilizei o carro depois da revisão. Ele ficou parado durante todo o carnaval.

Realizei um teste.... Deixei o carro desligado por um tempo e liguei novamente. Aconteceu o mesmo! Como a ventoinha estava parada e o ponteiro já estava acima dos 90 graus, resolvi empurrar com a mão e para a minha surpresa começou a girar, mas numa velocidade muito baixa, tanto que depois de um tempo a ventoinha do ar voltou a ser acionada.

Desconfiei logo da própria ventoinha, pois somente ela ainda não havia sido substituída. Inclusive o sensor de temperatura foi trocado na primeira revisão. Realizei mais alguns testes... tirei o conector, coloquei novamente, mexi nos fios e nada dele acionar.... Por último verifiquei que havia 12V nos fios que chegam a ventoinha, com isso confirmei que ela está com problemas.

Confesso que fiquei meio desanimado na hora, pois pensei que iria parar de gastar grana já que troquei bastante coisa. Mas em tudo temos que agradecer a Deus !!! Imagine se tivesse acontecido isso na rua, em uma viagem...?! Seria bem pior!

Então comecei a procurar a ventoinha. Tirei a minha para servir de modelo.

Seguem as fotos.

Imagem

Imagem

Olha ela aí fora do carro.

Imagem

Um detalhe que aprendi durante minha procura dessa ventoinha, foi o seguinte.....

Meu carro tem ar original e veio com essa ventoinha, 4 pás. E pelo que vi no carro ela é a original dele, nunca havia sido mexido. Um vendedor da Accioly me explicou que alguns corsas a partir de um determinado ano vieram com a ventoinha do radiador ou com a 4 pás ou 5 pás.

Comprei uma idêntica, original GM código 93230490. Paguei 175 já com frete no ML. Estou esperando chegar.
Tinha visto a mesma peça por até 340 reais. Tem que pesquisar preço meus caros. rs...rs...rs....

Estou aprendendo bastante com esse defeito da ventoinha. rs... Inclusive percebi q a ventoinha do ar é acionada quando a temperatura chega perto dos 100 graus. ( isso com o ar desligado) Imagino q o modulo a acione quando a ventoinha do radiador não dá conta do recado, o q pode acontecer em dias mais quentes ou quando a ventoinha não esta legal, q é o meu caso.

Chegando a ventoinha posto por aqui.

Amigo Zuza, fico feliz com sua visita! Grande abraço amigo.

Um abraço a todos.
Gobira

Corsa 1.4 Premium 2010
aparecido leao batista
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Segunda-feira 23 2015f Fevereiro 2015 04:03:13 PM
Localização: Jandira - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por aparecido leao batista »

gobira escreveu:Oi Pessoal,

Estou aqui para mostrar a substituição da bomba de combustível. Como falei num post passado, acredito que ela não estava ruim, mas como encontrei nova e original por 77 reais e entregue em casa, resolvi troca-la para ver se a nova apresenta alguma diferença na marcação.

Eu mesmo fiz o serviço, pois não tem mistério nenhum.

Seguem as fotos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois de trocada a boia, deixei ao carro ligado por alguns minutos para testar e aconteceu uma coisa que fiquei surpreso, a ventoinha não acionou. Isso mesmo, a temperatura passou dos 90, chegou quase no 100 e aí a ventoinha do ar armou e baixou a temperatura, mas a ventoinha do radiador ficou lá, paradinha.

Fiquei um pouco decepcionado, como pode logo depois da última revisão que fiz, onde troquei vários itens relacionados ao sistema de arrefecimento. Quase não utilizei o carro depois da revisão. Ele ficou parado durante todo o carnaval.

Realizei um teste.... Deixei o carro desligado por um tempo e liguei novamente. Aconteceu o mesmo! Como a ventoinha estava parada e o ponteiro já estava acima dos 90 graus, resolvi empurrar com a mão e para a minha surpresa começou a girar, mas numa velocidade muito baixa, tanto que depois de um tempo a ventoinha do ar voltou a ser acionada.

Desconfiei logo da própria ventoinha, pois somente ela ainda não havia sido substituída. Inclusive o sensor de temperatura foi trocado na primeira revisão. Realizei mais alguns testes... tirei o conector, coloquei novamente, mexi nos fios e nada dele acionar.... Por último verifiquei que havia 12V nos fios que chegam a ventoinha, com isso confirmei que ela está com problemas.

Confesso que fiquei meio desanimado na hora, pois pensei que iria parar de gastar grana já que troquei bastante coisa. Mas em tudo temos que agradecer a Deus !!! Imagine se tivesse acontecido isso na rua, em uma viagem...?! Seria bem pior!

Então comecei a procurar a ventoinha. Tirei a minha para servir de modelo.

Seguem as fotos.

Imagem

Imagem

Olha ela aí fora do carro.

Imagem

Um detalhe que aprendi durante minha procura dessa ventoinha, foi o seguinte.....

Meu carro tem ar original e veio com essa ventoinha, 4 pás. E pelo que vi no carro ela é a original dele, nunca havia sido mexido. Um vendedor da Accioly me explicou que alguns corsas a partir de um determinado ano vieram com a ventoinha do radiador ou com a 4 pás ou 5 pás.

Comprei uma idêntica, original GM código 93230490. Paguei 175 já com frete no ML. Estou esperando chegar.
Tinha visto a mesma peça por até 340 reais. Tem que pesquisar preço meus caros. rs...rs...rs....

Estou aprendendo bastante com esse defeito da ventoinha. rs... Inclusive percebi q a ventoinha do ar é acionada quando a temperatura chega perto dos 100 graus. ( isso com o ar desligado) Imagino q o modulo a acione quando a ventoinha do radiador não dá conta do recado, o q pode acontecer em dias mais quentes ou quando a ventoinha não esta legal, q é o meu caso.

Chegando a ventoinha posto por aqui.

Amigo Zuza, fico feliz com sua visita! Grande abraço amigo.

Um abraço a todos.
por favor alguem pode me ajudar? ja troquei 3 vezes o sensor de combustivel e não funciona continua sem marcar mecanicos não resolvem
gobira
:: Piquet ::
Mensagens: 206
Registrado em: Sexta-feira 06 2009f Fevereiro 2009 09:01:41 AM
Localização: Paraty - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gobira »

Aparecido,
Vc já realizou algum teste no ponteiro do marcador de combustível do painel??
Como vc relata q já substituiu a bóia, vale a pena testar o painel. Já ouvi relatos que o problema era no painel.

Por ultimo... Qual a marca da boia q vc substituiu? O modelo era identico?

Abraco.
Gobira

Corsa 1.4 Premium 2010
Eduardo Lirani
:: Moderador ::
Mensagens: 4109
Registrado em: Segunda-feira 26 2010f Julho 2010 11:55:28 AM
Localização: Franco da Rocha - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Eduardo Lirani »

Gobira,

Quanta coisa cara!
Manutenção mais do que em dia, simplesmente TOP!

Já trocou a ventoinha?

Seu carro está perfeito, esses detalhes que aparecem de manutenção com certeza você tira de letra!

Parabéns pelos cuidados!

Abraços,
gobira
:: Piquet ::
Mensagens: 206
Registrado em: Sexta-feira 06 2009f Fevereiro 2009 09:01:41 AM
Localização: Paraty - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gobira »

Pessoal,

Troquei a ventoinha, seguem as fotos.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O resultado ficou muito bom. Muito silenciosa.

Abraços.
Gobira

Corsa 1.4 Premium 2010
gobira
:: Piquet ::
Mensagens: 206
Registrado em: Sexta-feira 06 2009f Fevereiro 2009 09:01:41 AM
Localização: Paraty - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gobira »

Oi Pessoal,

Venho aqui hoje para relatar o último acontecimento do meu corsa e que vai encarecer um pouco o projeto Açaí. Será um post grande, mas acredito que valha a pena ler por completo, pois acredito que essa experiência sirva de ajuda para alguém. Inclusive como algumas fotos de post antigos não estão mais aparecendo, vou postar novas sobre meu problema, o que também poderá ajudar.

Vamos lá....

De uma hora para outra comecei a escutar um barulho tec, tec vindo da parte superior do motor, o famigerado barulho de comando de válvula e tucho hidráulico. Confesso que quando o barulho começou foi um banho de água fria, pois além de já ter feito bastante coisa no corsa, o carro tem apenas 80 mil km rodados. O barulho começou de repente, na verdade eu o notei depois que fiz a segunda revisão e troquei vários itens relacionados a rolamentos (vide posts anteriores), onde o motor ficou muito sereno. Talvez por isso nunca havia notado antes.

Pesquisei muito sobre o assunto, li vários relatos aqui no clube e em outros locais, assisti vários vídeos e conversei com muitos mecânicos. Descobri que não é só no corsa que esse problema acontece, mas em muitos carros da linha GM que possuem tuchos hidráulicos, é claro dependo do uso e manutenções. Na verdade acontecem principalmente por conta de borras, as temidas borras..... Elas aparecem por alguns motivos, onde um deles por falta da troca de óleo nos períodos corretos, o que parece ser o caso do meu.

Os primeiros donos do meu corsa foram um casal já de idade e tive informações que eles andavam muito pouco com o carro. O carro ficava na garagem por meses e certamente o casal não trocava o óleo por tempo, mas sim pela quilometragem, ou seja, andavam com o óleo vencido. O segundo dono me contou que comprou o carro desse casal em 2010 com cerca de 20000 km rodados, ou seja, nos últimos 5 anos é que o carro andou cerca de 58000 km, pois o comprei com 78000.

O óleo deve ser trocado ou pela km ou pelo tempo! Deve ser substituído com no máximo um ano, mesmo sem atingir a quilometragem, pois depois disso ele vai perdendo suas propriedades (detergente, lubrificante, etc). Uma prova disso é quando o carro está na garantia, o fabricante orienta que o carro deve comparecer a uma concessionária em uma km específica, por exemplo, de 10 em 10 mil, ou 1 ano, e um dos motivos é esse, a validade do óleo.
Assim que peguei o carro realizei uma revisão pesada onde mandei limpar o cárter, pescador e etc, o mecânico tinha me falado que o motor estava bem sujo internamente, inclusive com algumas borras. Nesse momento perguntei a ele se não seria interessante realizar uma limpeza (flush) no motor. Ele disse para usar um óleo de boa qualidade (uso o Shell 15w40 SN) e diminuir os períodos de troca, pois assim aos poucos o motor iria sendo limpo.

Mas pelo visto já não adiantava, pois certamente o desgaste do comando de válvula se deu pela deficiência na lubrificação na parte de cima do motor!

Abrindo a tampa de válvulas da pra ver o motor sujo e com os últimos canes (lado direito) desgastados.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Passei pela fase de descontentamento, confesso que até passou pela minha cabeça vender o carro, mas depois de tanto pesquisar sobre o assunto, ver que muitos carros da GM apresentam essa anormalidade por falta de cuidados, e constatar que meu corsinha está muito novo e nunca havia sido mexido em nada, veio da fase de fazer o que for preciso para acabar com o problema. Inclusive vi que poderia rodar com o carro assim por bastante tempo e que inclusive muitos rodam com o carro assim e nem notam o barulho (até que um dia quebra de vez o comando de válvulas), o que não é o meu caso. Gosto de rodar com segurança e com o carro 100 %, até porque um desgaste aqui gera outro ali e assim por diante.

Para simplificar, vou relatar o que decidi fazer no carro, pois sei que existem algumas alternativas um pouco mais econômicas e que mexeriam menos no motor, mas que não são recomendadas pela maioria dos mecânicos sérios.

Vai ser trocado o comando de válvulas, o jogo de tuchos hidráulicos, balancins, escoras e os parafusos do cabeçote. Além disso, será feita uma limpeza química na gaiola e cabeçote e abertura do cárter para mais uma limpeza. Nesse momento serão conferidas as válvulas e trocadas seus retentores, além da verificação dos cilindros, pistões, bronzinas e etc . Esse serviço será realizado na oficina Auto Spa, em Angra dos Reis. Oficina que realizei a última revisão do corsa.

Nem preciso falar que todas as peças são originais GM, ou da marca do fabricante original da linha de montagem.

Fotos das novas peças - comando, conjunto de tuchos hidráulicos, balancins e escoras e jogo de juntas e retentores superiores do motor (cabeçote). Não estão ai os parafusos do cabeçote, junta do cárter, óleo e filtro novos. Posto depois.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Estou levando o carro hoje para iniciar a manutenção e depois relato o resultado. Deus está na frente e dará tudo certo.

Quem estiver passando por algo parecido e precisar de alguma ajuda, ou simplesmente bater um papo sobre esse assunto, estou a disposição.

Por último, segue o link de um vídeo no youtube muito bom sobre esse assunto, onde o mecânico relata passo a passo o que está sendo feito. Vocês irão notar que o motor mostrado no vídeo está muito mais limpo internamente do que o meu, além disso ele não troca tudo como eu irei fazer, pois o problema lá é somente a junta q está vazando.

Vale muito a pena ver o vídeo, aprendi muito assistindo !!!

https://www.youtube.com/watch?v=4tvEYVzV4vE

Grande abraço.
Gobira

Corsa 1.4 Premium 2010
Avatar do usuário
MauricioM.
:: Piquet ::
Mensagens: 291
Registrado em: Sábado 03 2012f Março 2012 10:37:47 PM
Localização: Suzano - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por MauricioM. »

Gobira ... que que isso meu caro ??
Que carro é esse ? que manutenções são essas ? :o

Cara... fiquei com invenja ... simplismente TOP, TOP, TOP. =D>


Parabens pelo carro, pelo empenho nas manutençoes e continue assim.
Pessoas como voçe, que realmente cuidam do carro, estão cada vez mais dificeis de se encontrar !!

Abraços meu caro !!
gobira
:: Piquet ::
Mensagens: 206
Registrado em: Sexta-feira 06 2009f Fevereiro 2009 09:01:41 AM
Localização: Paraty - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gobira »

Oi Maurício,

Legal sua visita e fico feliz que tenha gostado!

Gosto muito de mecânica cara, não fiz engenharia mecânica não sei nem por que. E outra, tenho que ter tranquilidade para rodar, ainda mais eu que moro no interior, tudo por aqui é mais difícil. Por isso se eu puder programar as coisas antes de me deixar na mão, fica mais fácil. Tento fazer o melhor, colocando peças originais e com bons profissionais, o que hoje é difícil encontrar. Mas com calma, sem afobamento, e com a ajuda de Deus, a gente encontra.

Inclusive recebi algumas fotos do serviço de Substituição do comando de válvulas, tuchos, balancins e escoras. Ficaram LINDAS as peças novas !!! hahhahah Tudo limpinho, novo e original!!!! Compare aí as peças novas e depois da limpeza, com as antigas (post anterior).

É realmente uma arte! Compartilho com o pessoal o andamento do serviço pelas fotos.

Peças embaladas que voltaram do banho químico.
Imagem

Limpinhas, prontas para serem montadas.
Imagem

Imagem

Imagem

Pistões limpos para a instalação do cabeçote e gaiola.
Imagem

Comando novo, assim como o conjunto de tuchos, balancins e escoras. Reparem que os parafusos do cabeçote também são novos.
Imagem

Imagem

É gritante a diferença na cor interna do motor!!! Antes do serviço estava preto e cheio de borras, o que mostra que o óleo não estava sendo substituído nos períodos corretos.

Hoje vou buscar o carro!! Espero que tenha ficado perfeito. Depois posto minhas impressões.

Grande abraço.
Gobira

Corsa 1.4 Premium 2010
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Corsa Clube Fotos”