[DÚVIDA] - Folga na polia do Virabrequim
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entenda q nao ter grana pra arrumar algo ainda pequeno é uma coisa, pior vai ser ficar sem carro e mais sem grana ainda pq o problema vai crescer....
entenda q o menos pior ainda é deixar o carro parado, justamente pra nao acontecer o q eu disse
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Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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Bom, depois de um dia de internação para desmontagem e verificação das peças no meu mecânico de confiança, e com auxílio de um amigo que trabalha com mecânica em concessionária GM, vamos aos resultados:
Polia do virabrequim em perfeito estado, montada na posição correta e sem folgas;
Pinhão do virabrequim em perfeito estado, sem folgas, chaveta perfeita;
Capa de proteção da correia dentada com 02 pontos de sua fixação na parte inferior quebrados, com isso ela não ficava fixa na posição correta, e com a vibração do motor se deslocava e roçava na polia do vira, o que causava o barulho .
A folga que eu imaginei existir na polia é na verdade um mínimo jogo que a mesma tem, na dúvida solicitamos uma nova na auto-peças para teste e o comportamento foi idêntico no funcionamento.
Foi feita um outro tipo de fixação na parte inferior da capa da correia, uma vez que não encontramos uma nova para compra, caso o problema retorne, terei que encontrar uma proteção zerada ou ao menos com todos os pontos de fixação em ordem para colocar no lugar da atual.
Polia do virabrequim em perfeito estado, montada na posição correta e sem folgas;
Pinhão do virabrequim em perfeito estado, sem folgas, chaveta perfeita;
Capa de proteção da correia dentada com 02 pontos de sua fixação na parte inferior quebrados, com isso ela não ficava fixa na posição correta, e com a vibração do motor se deslocava e roçava na polia do vira, o que causava o barulho .
A folga que eu imaginei existir na polia é na verdade um mínimo jogo que a mesma tem, na dúvida solicitamos uma nova na auto-peças para teste e o comportamento foi idêntico no funcionamento.
Foi feita um outro tipo de fixação na parte inferior da capa da correia, uma vez que não encontramos uma nova para compra, caso o problema retorne, terei que encontrar uma proteção zerada ou ao menos com todos os pontos de fixação em ordem para colocar no lugar da atual.
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Complementando, a vibração que eu sinto no motor vem de 02 coxins danificados, o do lado direito e o do cambio, aparentemente são novos, porém paralelos e principalmente o do cambio já apresenta folgas .
Quanto a algumas oscilações na marcha lenta, são decorrentes de cabos e velas um pouco desgastados e também será necessário uma limpeza de TBI, o que será realizado em breve numa próxima visita ao mecânico .
Obrigado a todos pelas dicas e ajuda !!
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q bom q já verificou, não é nada tao grave, so de um jeito de afastar a proteção antes q corte algum pedaço e esse va na correia pra alguma polia
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Ufa, dos males o menor. Ainda bem que era só a capa quebrada.
Essa folga que disse, mínimo jogo, eu estranho. Se tiro a capa de proteção do meu carro e coloco a mão não é possível sentir nada, verifiquei a pouco num Santana e Monza (relíquias de família) e nenhum deles tem algo assim. Imagino que seja algum desgaste do mancal, onde o comando é apoiado e que por fim a pola é fixada, aí sim coisa normal de carros que apresentam já algum desgaste ali.
As boas notícias, velas e cabos pode trocar sozinho. Fica muito mais em conta, só comprar as peças fazendo pesquisa e boa. Limpar a TBI também pode ser feito em casa, por aqui o produto custa uns 20 reais, dá pra limpar várias vezes com uma lata, tem vídeos no Youtube do procedimento, assista vários pra se inteirar do procedimento e dicas de diferentes vídeos.
Essa folga que disse, mínimo jogo, eu estranho. Se tiro a capa de proteção do meu carro e coloco a mão não é possível sentir nada, verifiquei a pouco num Santana e Monza (relíquias de família) e nenhum deles tem algo assim. Imagino que seja algum desgaste do mancal, onde o comando é apoiado e que por fim a pola é fixada, aí sim coisa normal de carros que apresentam já algum desgaste ali.
As boas notícias, velas e cabos pode trocar sozinho. Fica muito mais em conta, só comprar as peças fazendo pesquisa e boa. Limpar a TBI também pode ser feito em casa, por aqui o produto custa uns 20 reais, dá pra limpar várias vezes com uma lata, tem vídeos no Youtube do procedimento, assista vários pra se inteirar do procedimento e dicas de diferentes vídeos.
- José Leal
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Bange, o vídeo é esse mesmo. Muito explicativo.
Cleiton, ainda bem que é coisa pouca. Por acaso, como ficou a fixação da capa da correia? Eu nem sei o que seria melhor, se é manter essa capa e correr o risco de alguma parte dela quebrar, entrar nos dentes da correia e fazê-la pular ou andar sem a capa e correr o risco de alguma pedra entrar entre os dentes e fazer a correia pular.
Cleiton, ainda bem que é coisa pouca. Por acaso, como ficou a fixação da capa da correia? Eu nem sei o que seria melhor, se é manter essa capa e correr o risco de alguma parte dela quebrar, entrar nos dentes da correia e fazê-la pular ou andar sem a capa e correr o risco de alguma pedra entrar entre os dentes e fazer a correia pular.
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awaked, acho que o jogo a que ele se refere é em movimento...uma pequena oscilação ou balanço...quase todos tem e é normal...mas se for parado e balançar (folga), tá errado.
Essa prática do uso de descarbonizante eu acho legal, mas não adoto como definitiva e sim um "quebra galho" até se ter tempo ou din-din para desmontar e efetivamente limpar por completo todos os elementos, principalmente o eixo do IAC e o duto do by pass...servindo inclusive como tira teima de defeito.
Eu já analisei bastante e sem no mínimo a retirada do IAC, é adiar um pouco mais o desmonte, pois não vejo como o produto atingir tais partes...
Zé, eu sempre referencio este vídeo, pois é explicado de forma simples, com linguajar simples, objetivo e direto no assunto...mesmo para leigos é bem fácil entender...
Essa prática do uso de descarbonizante eu acho legal, mas não adoto como definitiva e sim um "quebra galho" até se ter tempo ou din-din para desmontar e efetivamente limpar por completo todos os elementos, principalmente o eixo do IAC e o duto do by pass...servindo inclusive como tira teima de defeito.
Eu já analisei bastante e sem no mínimo a retirada do IAC, é adiar um pouco mais o desmonte, pois não vejo como o produto atingir tais partes...
Zé, eu sempre referencio este vídeo, pois é explicado de forma simples, com linguajar simples, objetivo e direto no assunto...mesmo para leigos é bem fácil entender...
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Exato SemControle, o mecânico deu um jeito de prender a proteção, creio que não irá se soltar mais !SemControle escreveu:q bom q já verificou, não é nada tao grave, so de um jeito de afastar a proteção antes q corte algum pedaço e esse va na correia pra alguma polia
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