[DÚVIDA] - Folga na polia do Virabrequim

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
cleitonvicente
:: Millennium ::
Mensagens: 111
Registrado em: Sábado 17 2014f Maio 2014 10:24:13 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cleitonvicente »

José Leal, eu até cheguei a procurar algo semelhante no youtube mas não encontrei, de qualquer forma obrigado pela ajuda, amanhã cedo vou dar um pulo no mecânico para que ele examine e de sua opinião e solução .


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »



SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

entenda q nao ter grana pra arrumar algo ainda pequeno é uma coisa, pior vai ser ficar sem carro e mais sem grana ainda pq o problema vai crescer....
entenda q o menos pior ainda é deixar o carro parado, justamente pra nao acontecer o q eu disse
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


cleitonvicente
:: Millennium ::
Mensagens: 111
Registrado em: Sábado 17 2014f Maio 2014 10:24:13 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cleitonvicente »

Bom, depois de um dia de internação para desmontagem e verificação das peças no meu mecânico de confiança, e com auxílio de um amigo que trabalha com mecânica em concessionária GM, vamos aos resultados:

Polia do virabrequim em perfeito estado, montada na posição correta e sem folgas;
Pinhão do virabrequim em perfeito estado, sem folgas, chaveta perfeita;
Capa de proteção da correia dentada com 02 pontos de sua fixação na parte inferior quebrados, com isso ela não ficava fixa na posição correta, e com a vibração do motor se deslocava e roçava na polia do vira, o que causava o barulho .
A folga que eu imaginei existir na polia é na verdade um mínimo jogo que a mesma tem, na dúvida solicitamos uma nova na auto-peças para teste e o comportamento foi idêntico no funcionamento.

Foi feita um outro tipo de fixação na parte inferior da capa da correia, uma vez que não encontramos uma nova para compra, caso o problema retorne, terei que encontrar uma proteção zerada ou ao menos com todos os pontos de fixação em ordem para colocar no lugar da atual.


cleitonvicente
:: Millennium ::
Mensagens: 111
Registrado em: Sábado 17 2014f Maio 2014 10:24:13 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cleitonvicente »

Complementando, a vibração que eu sinto no motor vem de 02 coxins danificados, o do lado direito e o do cambio, aparentemente são novos, porém paralelos e principalmente o do cambio já apresenta folgas .

Quanto a algumas oscilações na marcha lenta, são decorrentes de cabos e velas um pouco desgastados e também será necessário uma limpeza de TBI, o que será realizado em breve numa próxima visita ao mecânico .

Obrigado a todos pelas dicas e ajuda !!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

q bom q já verificou, não é nada tao grave, so de um jeito de afastar a proteção antes q corte algum pedaço e esse va na correia pra alguma polia
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Ufa, dos males o menor. Ainda bem que era só a capa quebrada.
Essa folga que disse, mínimo jogo, eu estranho. Se tiro a capa de proteção do meu carro e coloco a mão não é possível sentir nada, verifiquei a pouco num Santana e Monza (relíquias de família) e nenhum deles tem algo assim. Imagino que seja algum desgaste do mancal, onde o comando é apoiado e que por fim a pola é fixada, aí sim coisa normal de carros que apresentam já algum desgaste ali.

As boas notícias, velas e cabos pode trocar sozinho. Fica muito mais em conta, só comprar as peças fazendo pesquisa e boa. Limpar a TBI também pode ser feito em casa, por aqui o produto custa uns 20 reais, dá pra limpar várias vezes com uma lata, tem vídeos no Youtube do procedimento, assista vários pra se inteirar do procedimento e dicas de diferentes vídeos.


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Bange, o vídeo é esse mesmo. Muito explicativo.

Cleiton, ainda bem que é coisa pouca. Por acaso, como ficou a fixação da capa da correia? Eu nem sei o que seria melhor, se é manter essa capa e correr o risco de alguma parte dela quebrar, entrar nos dentes da correia e fazê-la pular ou andar sem a capa e correr o risco de alguma pedra entrar entre os dentes e fazer a correia pular.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

awaked, acho que o jogo a que ele se refere é em movimento...uma pequena oscilação ou balanço...quase todos tem e é normal...mas se for parado e balançar (folga), tá errado.

Essa prática do uso de descarbonizante eu acho legal, mas não adoto como definitiva e sim um "quebra galho" até se ter tempo ou din-din para desmontar e efetivamente limpar por completo todos os elementos, principalmente o eixo do IAC e o duto do by pass...servindo inclusive como tira teima de defeito.

Eu já analisei bastante e sem no mínimo a retirada do IAC, é adiar um pouco mais o desmonte, pois não vejo como o produto atingir tais partes...

Zé, eu sempre referencio este vídeo, pois é explicado de forma simples, com linguajar simples, objetivo e direto no assunto...mesmo para leigos é bem fácil entender...


cleitonvicente
:: Millennium ::
Mensagens: 111
Registrado em: Sábado 17 2014f Maio 2014 10:24:13 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cleitonvicente »

SemControle escreveu:q bom q já verificou, não é nada tao grave, so de um jeito de afastar a proteção antes q corte algum pedaço e esse va na correia pra alguma polia
Exato SemControle, o mecânico deu um jeito de prender a proteção, creio que não irá se soltar mais !


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”