[DÚVIDA] - Ventoinha do radiador desliga junto com a refrigeração?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
chicojfp
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sábado 09 2014f Agosto 2014 06:42:25 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Ventoinha do radiador desliga junto com a refrige

Mensagem por chicojfp »

Pessoal, estou com um problema que não consigo resolver há meses aqui em Recife/PE. Já levei em mecânicos, eletricistas, concessionária, autorizadas e ninguém resolveu.
Trata-se de um corsa 1.4 econo.flex 09/10

A bronca: A ventoinha do radiador desliga junto com a refrigeração do ar-condicionado, sozinhos, sem que mexa em nada. Isso acontece principalmente em engarrafamentos.

Sintomas: Você está dirigindo, com ar-condicionado ligado, quando ouve-se um barrulho como sendo o compressor ou alguma coisa desligando, no mesmo instante o ar-condicionado para de resfriar. Neste momento a temperatura do motor começa a subir em disparada (chega ao vermelho caso não pare o carro). Já desliguei o carro com o líquido ocupando quase todo o reservatório.

Detalhe, ao parar o carro a ventoinha do radiador funciona!! Se ligar o carro (virar a chave com o ar ligado) ela se desliga automaticamente. Assim, desligando o carro a ventoinha liga, ligando o carro ela desliga.
Eu tenho que esperar o motor esfriar (com o carro desligado e, portanto, ventoinha ligada) para seguir viagem e rezar para o problema não acontecer.

Curiosidades:
- O problema geralmente ocorre em engarrafamentos, 1a marcha.
- Cebolão (ou cebolinha) foi trocado;
- Sem o ar-condicionado ligado isso nunca acontece, mesmo em engarrafamentos;
- Se ligar o carro com o ar-condicionado desligado a ventoinha continua ligada (não desliga);
- Nível da água e aditivos verificados;

Dada a relação direta entre ar-condicionado e ventoinha, estou suspeitando de algum relê que seja responsável pelas duas coisas: compressor (ou seja lá o que percebo desligar antes do ar parar de ser refrigerado) e a ventoinha do radiador.
Procurei material na net, documentação a respeito, mas não consegui encontrar. Também já fui a mais de dez oficinas aqui, todas diz que não há este problema. :\

Já tiveram este problema?
Podem me dar alguma ajuda?

Desde já agradeço a ajuda.


nunesclj
:: Piquet ::
Mensagens: 259
Registrado em: Terça-feira 14 2013f Maio 2013 11:30:10 PM
Localização: Itapecerica da Serra - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nunesclj »

Algum eletricista verificou como estão os relês, fiação e módulo? Isso tá parecendo alguma gambiarra, ou na pior das hipóteses problema no módulo de injeção, já que ele é quem comanda todos os relês das ventoinhas e do compressor.

Veja um esquema elétrico do Corsa novo:

Imagem


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Verificou como está a pressão do gás? Se estiver alta, o sensor de pressão manda o sinal para desligar o compressor. Pela pressão alta, por tabela, o motor aquece tb.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


nunesclj
:: Piquet ::
Mensagens: 259
Registrado em: Terça-feira 14 2013f Maio 2013 11:30:10 PM
Localização: Itapecerica da Serra - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nunesclj »

O mais estranho é: a ventoinha não deveria continuar ligada quando se desliga a ignição, e caso a pressão do gás aumente ao ponto do sensor mandar sinal para o corte do compressor, a ventoinha deveria continuar funcionando.....


chicojfp
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sábado 09 2014f Agosto 2014 06:42:25 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por chicojfp »

Pessoal, muito obrigado pelas informações.
nunesclj, este circuito elétrico será muito útil.
Bem, fui à concessionária e pedi um relê responsável pelo ar-condicionado. O vendedor falou que só tinha o do compressor e comprei (R$ 99). Venderam-me o errado, voltei e peguei o certo.
Removendo os relês para ver qual era o queimado um deles estava com uma das pernas do encaixe derretido. Procurei um eletricista e ele trocou o encaixe pra mim.

Em uma semana de testes com a esposa o carro não apresentou problema. Mas ele tem um carinho especial comigo, este problema só aconteceu comigo (em todo engarrafamento). Então depois eu volto para comentar se a solução foi definitiva.

Pesquisando a respeito e conversando com o eletricista cheguei à conclusão de que a velocidade 2 da ventoinha não estava funcionando por causa deste mal contato do pino e relê defeituoso. Teoricamente a velocidade 2 desliga a 1, mas como a 2 não funcionada a temperatura só fazia subir.
Quando desligava o carro a velocidade 2 da ventoinha era ativada por algum outro circuito que não o do compressor. Por isso creio que ela funcionava ao desligar o carro. A carga de gás estava alta, segundo o eletricista isso pode ter ocorrido em consequência do superaquecimento, as válvulas de escape liberaram o gás como forma de proteção.
Vou tentar entender o circuito que o nunesclj forneceu pra ver se realmente isso procede.

Vou deixá-los informado da solução.
Só fico impressionado como nem autorizada, nem porto seguro, nem diversos eletricistas da cidade simplesmente retiraram os relês para ver. Não tinha feito isso antes por que achei que poderia queimar alguma coisa do carro.

PS: Inclusive, caso precisem de um eletricista que se garante aqui em recife posso indicar.

Obrigado galera.[/img]


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”