[DÚVIDA] - Pq ventoinha do condensador não liga?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
nunesclj
:: Piquet ::
Mensagens: 259
Registrado em: Terça-feira 14 2013f Maio 2013 11:30:10 PM
Localização: Itapecerica da Serra - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nunesclj »

Sim, na pratica o sistema de a/c do meu Corsa em algumas coisas é diferente do diagrama, mas sem saber como funciona o sistema de a/c dos Corsas mais antigos não tem como afirmar se o diagrama está totalmente correto, pois como escrevi anteriormente, cadê o interruptor de ciclagem ligado diretamente ao relê reversível? kkk

Bange, seu Corsa é 97 não é? Ele tem quando pressostatos no sistema de a/c e como é o funcionamento dele (s)?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Zé, eu continuo achando que o sistema de AC tenha sua própria forma de comandar as ventoinhas sem que seja pela ECU, aí o esquema estaria correto (ignorando o interruptor de aceleração).

Desta forma alguma variação de erro no sensor de temperatura, que permitiria a elevação da mesma a níveis não suportados pelo sistema de AC, o pressostato entra ligando a velocidade alta.

Nunes, o esquema é o mesmo, acrescido para MPFI, porém corrigido quanto ao sensor de temperatura externa e o tal positivo no relé de plena carga...

Quanto a este positivo, penso que ele não esteja sendo mandado pela ECU, e sim uma condição transitória entre o comando do botão de AC, e a reação da ECU em ligar o relé de plena carga... como o pino 86 tá ligado direto na bateria, este positivo passa pela bobina e só some quando a ECU colocar terra via pino A15...sacou?

Meu AC não funciona fazem anos, mas falta pouco pra repor o gás, pois em termos de relés estão todos revisados e espero não ter as gambiarras ou erros que o seu... :? :? :?

O pressostato é igual ao seu...
nunesclj
:: Piquet ::
Mensagens: 259
Registrado em: Terça-feira 14 2013f Maio 2013 11:30:10 PM
Localização: Itapecerica da Serra - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nunesclj »

Esse sinal positivo vindo do módulo para o relê de plena carga é um dos erros do diagrama, assim como o sensor de temperatura da água sendo descrito como sensor de temperatura externa.

Bange, pelo diagrama, o interruptor de ciclagem do MPFI recebe sinal negativo do módulo, e assim que a pressão do gás aumenta, manda esse sinal para o pino 85 do relê reversível.
Assim que possível retire o plug do pressostato do seu Corsa e verifique se, ao ligar o interruptor de a/c, um fio do plug recebe 12 V (vindo do interruptor de a/c) e outro fio sinal negativo (vindo do pino D1 do módulo), ai sobrarão dois fios: um é do compressor, e o outro em tese deve estar ligado ao pino 85 do relê reversível. Ao ligar o fio que recebe sinal negativo ao fio ligado ao relê reversível, a velocidade alta das ventoinhas tem que funcionar imediatamente. E com o plug do pressostato desconectado, a 1ª velocidade das ventoinhas e do ventilador interno param de funcionar. Se acontecer tudo isso, o sistema elétrico do a/c do seu Corsa estara funcionando de acordo com o diagrama.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Nunes, na realidade já existe terra constante no pino D1 do MPFI... sendo assim os relés reversível e do eletrovent. 2 operam ou pelo terra do pressostato ou pelo terra que sai de A5 (MPFI ou B12 (16V), sendo que se sair da ECu é devido a temperatura...

O meu AC estava funcionando bem até meu filho quebrar o botão de ligar...depois eu tive que retirar o compressor para consertar o tampão da água do motor que tava vazando...já fazem uns 3 anos....se colocar gás e funcionar vai ser quase um milagre...rsrsrs...
nunesclj
:: Piquet ::
Mensagens: 259
Registrado em: Terça-feira 14 2013f Maio 2013 11:30:10 PM
Localização: Itapecerica da Serra - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nunesclj »

Bange, esse teste que te propus, caso vc ainda não tenha feito, não necessita colocar o ar para funcionar (nem mesmo ligar o botão do a/c só a ignição que deve estar ligada), é só ligar o fio negativo que em tese vem do módulo (ou puxar um fio negativo da lataria,da bateria etc) ao fio que deve ir para o pino 85 do relê reversível, as ventoinhas deverão ligar na velocidade alta, caso o seu sistema de a/c do seu Corsa funcione conforme descrito no diagrama.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Pra não ter que tirar o porta-luvas, vou dar um curto direto nos contatos do pressostato...esquematicamente dá no mesmo...
nunesclj
:: Piquet ::
Mensagens: 259
Registrado em: Terça-feira 14 2013f Maio 2013 11:30:10 PM
Localização: Itapecerica da Serra - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nunesclj »

Bange escreveu:Pra não ter que tirar o porta-luvas, vou dar um curto direto nos contatos do pressostato...esquematicamente dá no mesmo...

Exatamente, com a ignição ligada faça a ponte entre o fio que em tese tem que ter sinal negativo e o fio que que ir para o relê reversível, na hora as ventoinhas tem que ligar na velocidade alta.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Terminei de envernizar umas madeiras...vou ver isso agora depois de almoçar...
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, na realidade só pude dar atenção ao caso hoje e devido as condições não pude evoluir muito, mas tirei uma foto do conector e identifiquei os fios e tensões...

Imagem

Da esquerda para direita
1 - Preto/Branco > aparece 12V quado liga o botão do AC
2 - Preto/Amarelo > a princípio tinha uma resistência de 70Ω, depois sumiu?!?!?
3 - Marron > Terra constante
4 - Marrom/Vermelho > 12V do pós chave

Pelo que se apresentou e sem olhar o outro lado dos fios, 1 e 2 são do pressostato duplo e 3 e 4 do pressostato de ciclagem...

A princípio, se eu colocar curto em 1 com 2, deve ligar o compressor, pois estou sem gás no sistema, as ventoinhas na velocidade baixa e a ventilação interna...se eu colocar em 3 com 4, deve ciclar as ventoinhas para a velocidade alta.

Certo Nunes?
nunesclj
:: Piquet ::
Mensagens: 259
Registrado em: Terça-feira 14 2013f Maio 2013 11:30:10 PM
Localização: Itapecerica da Serra - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nunesclj »

Bange, o pressostato do seu Corsa é diferente do meu, mas eles funcionam da mesma forma, e segundo o diagrama do MPFI não era para esse fio marro/vermelho receber 12V pós chave, mas sim terra vindo do módulo,

Com a ignição ligada, fazendo a ponte entre o fio 1 e 2 (ou entre o fio 1 e 3, já que vc não sabe o destino dos fios, só a tensão) , as ventoinhas irão ligar na velocidade baixa e o ventilador interno na velocidade 1, mas ligando o fio 3 ao fio 4 as ventoinhas não irão ligar na velocidade alta, já que para isso o pino 85 do relê reversível deve receber sinal negativo, e o fio 4 tem 12V pós chave. O mais intrigante é que o diagrama do MPFI não indica a existência do interruptor de aceleração, o que justificaria o fio marrom/vermelho receber 12V.

Mas para se ter certeza, puxe um fio do polo negativo da bateria, e com a ignição ligada faça a ligação desse fio negativo ao fio 2 e depois ao fio 3 (já que o fio 1 e 4 recebem 12V), se as ventoinhas não ligarem na velocidade alta, é certeza que o a/c do seu Corsa funcione da mesma forma que o do meu.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”