[DÚVIDA] Som pra fora e Som pra dentro?

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
eric raz
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Domingo 07 2011f Agosto 2011 10:18:02 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

[DÚVIDA] Som pra fora e Som pra dentro?

Mensagem por eric raz »

Fala galera, não sei se é aqui que devo postar, imagino que sim, e fucei mas não encontrei a explicação pra minha dúvida..

Acompanho o fórum tem um tempo já, deixo as vezes um comentário e tal
Mas vamos ao que interessa, HAHAH!
Seguinte, gosto muito de som e meu corsinha ta pra chegar ano que vem provavelmente.. o problema é que eu sou muito leigo no assunto, e fuçando por aqui fui vendo que existe esse negócio de som pra fora, som pra dentro, SPL, Subgrave, etc.
queria saber qual seria a diferença dessas variações e como identificar elas, porque as vezes eu "gosto" de um som de tal jeito e não sei nem identificar ele..
acho que deu pra entender minha dúvida né? HAHAH!
sei que pra vocês vai ser facinho responder isso pra mim.. :)

Agradeço desde já,
Abraços!
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

vc deve montar um som pra vc ouvir dentro do carro, reproduzindo todas as frequencias, mas pra vc ouvir, e dentro do carro, isso é o caminho pra um som de qualidade......

agora se é esses chatos q gostam de incomodar os outros....
ai vc monta um som pra fora, com spl enorme, e usando sub graves
vai tocar mais pra fora do carro do q pra dentro.....
spl alto é akela pancadona q sai tremendo tudo q tem perto
sub graves sao as faixa de frequencia dos graves, sub graves sao bem baixas as frequencias...20hz a 50hz

som pra dentro o povo adora um grave bem forte dentro do carro, mas nao quer dizer q seja um som de qualidade

afinal um som realmente de qualidade, se gasta igual o q investem em som pra campeonato, porem somente em qualidade e pouca distorcao e nao em tanta potencia...

eu tinha um banda voxer 9.8 apenas pro sub, o modulo queimou, esta a mais de 3 anos na assistencia e nao dao jeito, porem nao tem feito falta, ando de vidro fechadinho, ouvindo o som baixo, mas envolvente reproduzindo todas as faixas de frequencia, criando um palco dentro do carro, muito melhor q encher o saco dos outros, e so sentir falta de ar com a pancada dos graves....
o sub de 1000Wrms, hj é alimentado por um modulinho de 70W, e nao uso metade da potencia
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
eric raz
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Domingo 07 2011f Agosto 2011 10:18:02 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por eric raz »

ta certo SemControle, valeu mesmo, conseguiu tirar a minha dúvida! :)
magal_cps
:: Millennium ::
Mensagens: 118
Registrado em: Sexta-feira 02 2010f Julho 2010 07:11:58 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por magal_cps »

Cara, pelo q eu saiba:
Som pra dentro = SPL
Som pra fora = TRIO

Um som pra dentro tem uns graves de frequencia mais baixa, aqueles mais longos, mais TUUUUUUUUM, de fora do carro vc ouve só o grave praticamente, usa-se subwoofer, e equipamentos pra som interno, 6x9, 2 vias, etc...

Já um som pra fora (TRIO), já usa WOOFER ao invez de sub, nao alcançam frequencias tao baixas, e usa-se cornetas/tweeters, um som que só depende da acustica da caixa pra ter grave, que na minha opiniao incomodam muito mais do que um SPL.

Se falei besteira me desculpe :D
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

SPL é pressao, nao se usa isso pra dentro, so conta o grave, nos campeonatos o microfone fica fora, os caras lacram tudo q tem de saida ou entrada de ar pro carro, pra conseguir uma pressao maior.....

mas é como vc disse mesmo...som pra dentro, o som fica dentro do carro, mas tem todas as outras frequencias...com os mid, com tweeter, essas coisas...
e é akilo, por mais q seja alto e forte, qnd se abre o porta malas, acabou, nao é nem de longe a mesma coisa....

os equipamentos pra reproduzir pra dentro ou pra fora sao diferentes mesmo, como o pessoal adora aparecer, montar sonzao cheio de distorcao, q é pra passar na rua azucrinando os outros, e sai mais barato q montar um som bom e de qualidade pra se ouvir no carro
um kitzinho 2 vias se gasta 400cruzeiros, com isso enche-se a mala de cornetas pra gritar
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
magal_cps
:: Millennium ::
Mensagens: 118
Registrado em: Sexta-feira 02 2010f Julho 2010 07:11:58 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por magal_cps »

KOPASkopAskoAS, verdade msm, os famosos "pamonheiros"
Mayke ennes
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sábado 08 2011f Outubro 2011 11:05:11 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Mayke ennes »

ARRICRAZ te aconselho a colocar mais grave do que medio e agudo
assim fica um som mais bonito deixando de lado a ''gritaria" rsrs

grande abraço.
MatheusBertini
:: ST ::
Mensagens: 898
Registrado em: Terça-feira 10 2009f Fevereiro 2009 07:59:40 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MatheusBertini »

Eu tenho um trio e não é esse incomo todo que nosso amigo SemControle diz, você sabe onde pode ou não usar o som com a altura pretendida. Te garanto que quando estou andando e não quero som alto, dentro do carro tenho um som com muita qualidade. Um kit 6x9 na tampa e um kit 2 vias na porta... Já no porta malas vem o trio, que só é usado quando realmente sei que posso... Trio não é ruim como muitos pensam ou diz, se você um dia estiver numa chácara ou churrasco com um amigo e não tiver um som, eu quero ver um som com qualidade ''pra dentro'' te ajudar... FIca a dica abraço!
Atuais -
PEUGEOT 307 2.0 16V Griffé Automático - 2007
GM Celta Life 1.0 8V VHC - 2008

Ex -
GM Corsa Wind 2P 1.0 8V MPFI - 1999
RENAULT Scénic 4P RXE 2.0 8V - 1999
GM Montana Sport 1.8 8V Flexpower - 2005
FIAT Siena Celebration 1.0 8V FIRE - 2008
eric raz
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Domingo 07 2011f Agosto 2011 10:18:02 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por eric raz »

MatheusBertini escreveu:Eu tenho um trio e não é esse incomo todo que nosso amigo SemControle diz, você sabe onde pode ou não usar o som com a altura pretendida. Te garanto que quando estou andando e não quero som alto, dentro do carro tenho um som com muita qualidade. Um kit 6x9 na tampa e um kit 2 vias na porta... Já no porta malas vem o trio, que só é usado quando realmente sei que posso... Trio não é ruim como muitos pensam ou diz, se você um dia estiver numa chácara ou churrasco com um amigo e não tiver um som, eu quero ver um som com qualidade ''pra dentro'' te ajudar... FIca a dica abraço!
concoordo com você matheus! prefiro sentir um grave e tal, ouvir aquele som decente que você consegue perceber a voz e tal sem perder no grave, mas e quando for numa chácara ou um churrasco como você mesmo disse e precisar de um som?

penso num projeto de montar um trio, deixar ele bonitão la na mala e colocar um botão no painel, ou qualquer coisa semelhante, e ligá-lo somente quando necessário, no caso de uma festa, churrasco, viagem, etc.
fora dessas ocasiões andar tranquilo com o seu sub, 2 vias e 6x9..

mas claro que aqui todos tem a sua opinião e é isso que eu queria, a opinião de todos vocês! :)

abraços!
Imagem
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”