[TUTORIAL] - Troca do Rolamento Axial Suspensão Dianteira

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
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Diogo - Ximbik@
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[TUTORIAL] - Troca do Rolamento Axial Suspensão Dianteira

Mensagem por Diogo - Ximbik@ »

Tutorial - Troca de Rolamento de Apoio Susp. Diant.

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E aeh pessoal, tudo certinho?!
Antes de mais nada gostaria de deixar umas informações básicas...

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Tempo para executar o serviço: 1 a 2 horas (Com todas as ferramentas + morsa)
Grau de dificuldade de 0 a 10: 3 (Fácil, porém demorado)
Custo das peças: R$44,00 (2 Pratos com rolamentos)
Custo para ferramentas especiais: R$ 120,00 (Jogo de soquete + Encolhedor Mola)

IMPORTANTE: Antes de querer sair trocando os rolamentos, leia todo o conteúdo deste TUTORIAL.

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Bom, eu estava com um pequeno problema de alinhamento no carro, fui a uma oficina, fiz o alinhamento, mas não ficou do jeito que eu esperava, depois de uns dias, fiquei encucado, e decidi eu mesmo desmontar a suspensão dianteira pra conferir. Já tinha verificado os terminais de direção, e estavam OK, então fiquei desconfiado dos rolamentos de apoio da Suspemsão. Pois poderiam estar travados, não dando o alinhamento 100%. Decidido de desmontar a suspensão dianteira, fui as compras...

Comprei dois jogos de ferramentas indispensáveis para essa manutenção. Um jogo de soquete para as porcas do amortecedor dianteiro e também traseiro, e um jogo de encolhedor de molas. Ambas ferramentas da marca Raven.

Jogo de Soquete para Suspensão da Marca Raven Ref. 133207, fotos abaixo.
Custa em média R$60,00.

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Jogo Encolhedor de Mola Marca Raven Ref. 113081, fotos abaixo.
Esse jogo não é específico para as molas do Corsa, mas atende muito bem, e é o mais em conta.
Custa em média R$ 60,00. O específico para as molas do Corsa custo muito caro, mais de R$ 150,00.

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Vocês podem pensar que não vale a pena a comprar as ferramentas, porém, o custo que você pode pagar na mão de obra para um mecânico trocar o rolamento da suspensão, você já paga no mínimo metade das ferramentas (R$ 60,00). Porém, essas ferramentas podem ser utilizadas para outras possíveis manutenções. Como por exemplo, trocar as molas ou rebaixar o carro, trocar os amortecedores dianteiros ou traseiros, caso venham a se danificar e outros. Resumindo, o custo do "investimento" compensa e se paga a longo prazo...

Após a compra das ferramentas, comprei o par do rolamento de apoio, não consegui comprar apenas o rolamento. Tive que comprar Kit de Apoio (Prato com o Rolamento e o Anel de Nylon), segue fotos logo abaixo. Paguei R$ 22,00 cada Kit, R$ 44,00 no total das peças para as duas torres dianteiras.

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Foto apenas do rolamento logo abaixo. Rolamento Marca BSB Rolamentos Ref. BSB-412. Ao pesquisar na Internet, encontrei o site http://www.bsbrolamentos.com.br
No site verifiquei que esse rolamento é do Ford Escort Até ano 1992. Porém, também é utilizado na suspensão do Corsa.

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COMEÇANDO O SERVIÇO

Vamos aos ingredientes....rss

Para Suspensão Lado Motorista:

* Macaco - 1 Peça (O do carro serve, mas se tiver o hidráulico é melhor e mais seguro)
* Chave de Roda - 1 Peça
* Chave Ajustável/Inglesa 6" ou 8" - 1 Peça
* Chave Combinada nº 18 - 1 ou 2 Peças
* Chave Combinada nº 13 ou ½" - 1 Peça
* Soquete nº 18 - 1 Peça
* Soquete nº 13 - 1 Peça
* Chave Catraca - 1 Peça
* Coca 2 Litros - 1 Garrafa... rss

Conforme Foto

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Para Suspensão Lado Carona:

* Macaco - 1 Peça ( O do carro serve, mas se tiver o hidráulico é melhor e mais seguro)
* Chave de Roda - 1 Peça
* Chave Ajustável/Inglesa 6" ou 8" - 1 Peça
* Chave Combinada nº 18 - 1 ou 2 Peças
* Chave Combinada nº 13 ou ½" - 1 Peça
* Soquete nº 18 - 1 Peça
* Soquete nº 13 - 1 Peça
* Chave Catraca - 1 Peça
* Chave Canhão nº 10 ou Chave Combinada nº 10 - 1 peça (Para Soltar Suporte dos Cabos Próx. Bateria)

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SOLTANDO A SUSPENSÃO

Afroxe pouca coisa os parafusos da roda antes de macaquear o carro.

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"Macaqueie" o carro até o pneu apenas raspar no chão. Retire os parafuso e a roda.

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Sem a roda procure calçar o conjunto do disco de freio e balança, no meu caso usei um pedaço de tronco.

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Solte os parafusos da base da Torre/Amortecedor. Utilize a Chave Combinada nº 18 e a Chave Ajustável/Inglesa, ou solte com a Chave Catraca e o Soquete nº 18.

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Sem os parafusos o conjunto do disco de freio e balança cairam sobre o calço.

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Agora solte as porcas do Coxin superior. Utilize a Chave Combinada nº 13 ou a Chave Catraca com o Soquete nº 13. Quando estiver quase retirando por completo as porcas, procure segurar a torre com uma das mãos ou calçar com algum objeto.

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Quando a torre estiver solta, procure retirar pelo espaço conforme mostram as fotos, é mais fácil.

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Torre solta e fora do carro.

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Com a Torre fora do carro, vamos a Morsa (Torno)

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Primeiramento fixe a torre na posição vertical, para melhor ajustar o encolhedor de mola.

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Após colocar a Torre na morsa, deve-se observar os seguintes detalhes.
Antes de começar a desmontar, verifique os detalhes conforme mostra as fotos.
Observe os furos no Prato Superior, e também no Prato de Assento da Mola.
"Marque" a posiçao dos furos, pois deve estar alinhado os dois furos, ou seja, o furo de cima (Prato com Rolamento) deve estar alinhado com o furo de baixo (Prato Assento da Mola). Cada carro têm um posicionamento diferente, então marque antes de começar a desmontar. Esse detalhe dos furos, pode interferir no alinhamento do carro, verificar esse alinhameno dos furos antes de desmontar, pois devem ser recolocados na mesma posição. Verifique as fotos abaixo.

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Com a torre fixa na Morsa, procure a melhor posição para colocar o encolhedor de mola.
Quanto mais distante você conseguir colocar as extremidades do encolhedor "na mola", melhor. Fica mais fácil e mais rápido para encolher a mola.

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Ao começar a encolher a mola, procure sempre apertar os dois lados por igual, Utilizando a Chave Ajustável/Inglesa. Aperte um lado, depois o outro, dando aperto por igual em ambos os lados.

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Quando a mola estiver encolhida, a ponto de ficar livre para girar no prato e sem "encostar" no coxim superior, é hora de utilizar o Jogo de Soquete para soltar a porca da haste do amortecedor. Para soltar, utilize os Soquetes Alongados com Sextavado Interno nº 10 para fixação da haste do amortecedor,e o Soquete Sextavado Interno nº 18 para desrosquear a Porca M18. Para segurar o soquete da haste do amortecedor, utilize a chave combinada nº 14 e para segurar o soquete da porca, utilize a chave combinada nº 22. Evite deixar girar o soquete que segura a haste do amortecedor.

Mola Encolhida
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Porca do Amortecedor
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Soquete Alongado nº 10
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Soquete Alongado nº 18
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Chave Combinada nº 14 e 22
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Desapertando Porca
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Caso ache melhor, para não fazer tanta força, posicione a torre na horizontal...

Reposicionando
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Após desapertar a porca M18, vamos retirar por parte...

Primeiro a porca
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Depois o "Copo da Porca"
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Coxim do Amortecedor
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Coxim do Amortecedor solto...

Imagem 37
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Depois é só sacar o Prato com o Rolamento...

Prato Com Rolamento fora
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Prato sem Anel de Isolamento da Mola
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Prato com rolamento novo x velho
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Após sacado o Prato com Rolamento, é trocar o velho pelo novo.
É hora de montar... Mas para montar deve-se observar alguns detalhes dos furos, conforme citado mais acima. Ao começar a montar, primeiro puxe a haste do amortecedor (A haste vai ficar descendo...).

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Depois coloque o Anel de Isolamento da Mola, encaixe na mola, conforme desenho/formato do Anel.

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Coloque o Prato Com Rolamento, observando os furos/marcas de posicionamento, conforme já citado mais acima.

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Agora coloque o "Copo da Porca", depois a Porca M18 da haste do amortecedor. Procure fazer com um pouco de agilidade, pois a haste do amortecedor fica descendo, é normal.

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Dê um pequeno aperto para porca não sair. Depois fixe a torre na posição horizontal, para melhor dar aperto. Sempre apertar a porca antes de "soltar" a mola. Com a mola solta do encolhedor você não consegue apertar bem a porca, e pode até espanar a rosca.

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Depois de apertar a porca, comece a soltar o encolhedor da mola aos poucos, sempre um lado, depois o outro.

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Feito isso, a torre está pronta para colocar de novo no carro, eeeeeeeeeee.... acabou-se os seu "pobremas" rss. Você vai sentir um pouco a diferença para alinhamento e até mesmo para fazer curvas.

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Detalhes da torre do lado do carona. Proteção plástica dos cabos. Utilizar "Chave Combinada nº 10" para soltar as porcas de plástico. O Processo para desmontar e trocar o rolamento é o mesmo.

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Pois bem pessoal, aí está o tutorial, têm bastente fotos, pode parecer complicado, mas é fácil demais. É um pouco demorado, mas é bem tranquilo de fazer. Se tiver um amigo pra ajudar em alguns momentos fica mais fácil...

Espero ter colaborado, até mais pessoal. :)
Dorgi
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Mensagem por Dorgi »

Cara!, e como fazer para rever a posição dos pratos, pois já desmontei uma vez para trocar o amortecedor e ficou ruim o esterçamento, ta meio pesado, não me liguei na posição dos furos, é só alinhar os furos? o meu é um corsa classic 2000
Psique
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Mensagem por Psique »

Caro Diogo - Ximbik@, apenas agradecer pelo tutorial, tive o mesmo problema, apos a execução do serviço por mim, meu carro virou outro.....vlw....
Diogo - Ximbik@
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Mensagem por Diogo - Ximbik@ »

Amigos, recentemente fiz um curso sobre rolamentos... e aprendi muita coisa interessante sobre rolamentos, em especial rolamentos axiais... e percebi uma coisa que dá pra fazer na torre do Corsa, e fica muuuuito melhor pra virar o volante.... Assim que terminar de estudar bem a pequena modificação, posto os resultados e mais fotos...

Vou trocar de novo esse rolamento, para mais fácil virar o volante...

Pra quem conhece um pouco de rolamento, já sabe a diferença de "giro" e leveza de um rolamento tipo axial de marca conceituada, tipo NSK, Fag, INA, TINKEN. Só pra dispertar a curiosidade olha a diferença do rolamento...

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Até mais rapaziada!!!
beiga
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Mensagem por beiga »

ficou bem explicado ,so não vai entender quem nunca meteu a mão numa ferramenta para apertar um parafuso.show de bola .
Dorgi
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Mensagem por Dorgi »

show de bola!!!, só pra complementar, o lance do furinho fiquei intrigado e pesquisando encontrei a resposta, vc deve alinhar o lado direito com o lado esquerdo


[url=http://postimage.org/image/1krjsnll0/][img]http://s3.postimage.org/1krjsnll0/suspensao.jpg[/img][/url]


pois tive olhando no meu corsa e se alinhar pelos furinhos de baixo fica um pouco de lado!

mais muito bom!
Dorgi
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Mensagem por Dorgi »

Dorgi escreveu:show de bola!!!, só pra complementar, o lance do furinho fiquei intrigado e pesquisando encontrei a resposta, vc deve alinhar o lado direito com o lado esquerdo


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pois tive olhando no meu corsa e se alinhar pelos furinhos de baixo fica um pouco de lado!

mais muito bom!
Diogo - Ximbik@
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Mensagem por Diogo - Ximbik@ »

Ajudando com a imagem...
Dorgi escreveu:show de bola!!!, só pra complementar, o lance do furinho fiquei intrigado e pesquisando encontrei a resposta, vc deve alinhar o lado direito com o lado esquerdo

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pois tive olhando no meu corsa e se alinhar pelos furinhos de baixo fica um pouco de lado!

mais muito bom!
Valeu amigo... até mais!!!
Ednoxx
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Mensagem por Ednoxx »

Diogo - Ximbik@ escreveu:Amigos, recentemente fiz um curso sobre rolamentos... e aprendi muita coisa interessante sobre rolamentos, em especial rolamentos axiais... e percebi uma coisa que dá pra fazer na torre do Corsa, e fica muuuuito melhor pra virar o volante.... Assim que terminar de estudar bem a pequena modificação, posto os resultados e mais fotos...

Vou trocar de novo esse rolamento, para mais fácil virar o volante...

Pra quem conhece um pouco de rolamento, já sabe a diferença de "giro" e leveza de um rolamento tipo axial de marca conceituada, tipo NSK, Fag, INA, TINKEN. Só pra dispertar a curiosidade olha a diferença do rolamento...

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Até mais rapaziada!!!
Fala cara

Eu já andei num corsa de um amigo que parecia hidráulico e ele disse que mandou engraxar os rolamentos, mas com o tempo ia endurecendo de novo. Com a troca por esses que você disse imagino que fique permanente o serviço.
Eu vou precisar fazer manutenção na minha susp dianteira vou mandar trocar esses rolamentos. Se puder indicar onde encontrar seria bom, porque talvez na oficina onde eu leve não tenha.

Abraço!
jeffmaikel
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Mensagem por jeffmaikel »

Ai pessoal só uma dica esse prato com rolamento vc encontra na cheve.com.br em são miguel por 14.00 original cada um,abraços.
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