[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

alanflanker escreveu:AcDelco 5W30
cuidado q nao é por ser fino q vc vai lubrificar melhor, vc tem problema de perder pressao no sistema de lubrificacao e ai nao chega como deveria na parte de cima, nos novos onde o comando é roletado ja é uma ajuda, mas ainda tem tucho pra carregar ;)
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
alanflanker
:: Champ ::
Mensagens: 439
Registrado em: Terça-feira 08 2009f Setembro 2009 09:55:30 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alanflanker »

estou pensando em colocar o 5w30, porém ele está com 139 mil e acho que o oleo anterior sempre utilizado pelo antigo dono era um15w40. Será que posso ter problemas? Achei esse acdelco por 18,90 o litro. Qualquer coisa tiro ele e coloco um 15w40. Atualmente utilizo o Shell15w50 , mas notei que o carro ficou preso e vibrando mais
alanflanker
:: Champ ::
Mensagens: 439
Registrado em: Terça-feira 08 2009f Setembro 2009 09:55:30 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alanflanker »

Não achei o AcDelco 5w30, somente o 20w50, e fiquei sabendo que ele é sintético, como nunca usei fui de Mobil 15w40 como o amigo comprou também. Vou trocar e posto depois
Valcer
:: Champ ::
Mensagens: 403
Registrado em: Quarta-feira 10 2010f Fevereiro 2010 02:18:43 PM
Localização: Assis - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Valcer »

Galera, é o seguinte:
Tenho um Corsa Wind 1.0 EFi que já é fraco por natureza e está com 89.000k.
Eu notei que depois de uma revisão e troca de óleo feita na concessonária de minha cidade, o carro ficou meio amarradão. Fui ver com o mecânico qual óleo que eles tinham colocado e me disseram que foi o 20W50.

Será que posso colocar o 15W40 sem probemas nessa kilometragem que meu carro está??
De manhã quando ligo ele, eu estuco o TEC-TEC, ai é só o carro esquentar que some!!

Outra coisa, ele pinga muito pouco na direção do retentor do vira, será que com esse óleo vai pingar mais?? É pouca coisa mesmo que pinga, mas é de se pensar nisso antes de trocar...
gregotec
:: Millennium ::
Mensagens: 133
Registrado em: Terça-feira 16 2010f Março 2010 01:20:55 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gregotec »

JotaMarcelo escreveu:Já falei... 20w50 - SJ ou SL.

JMarcelo


E minha primeira troca esse oleo serve, ou mais fino ou mais grosso , obrigado boa pascoa !!!
Corsa Wind 95 Gasolina e GNV
Avatar do usuário
Rodrigo_RJ
:: Millennium ::
Mensagens: 129
Registrado em: Sábado 19 2009f Setembro 2009 01:52:11 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rodrigo_RJ »

Irmãos Corseiros, chegou a hora de mais uma troca de óleo. Estou lendo sobre o assunto a algum tempo. Estou com o Corsinha 1.0 mpfi desde outubro de 2007 e até hoje só usei o Helix 20W-50, e como a maioria aqui relatou também percebo o carrinho um pouco amarrado em retomadas e na baixa. O cabeçote está novo, o carro não possui vazamentos e o carter foi limpo a pouco tempo. Então, estou afim de trocar o óleo pelo Helix 15W-40 (mineral amarelo). Mas antes disso posso utilizar o Flushing para limpeza interna? Só quero usar o Flushing pois tô com receio de trocar o óleo e criar borra, por serem óleos diferentes. Qual o real beneficio do B12 adicionado ao óleo novo?

Abç a tds e Salve CC!
Corsa Super hatch 4 portas 96 mpfi -
Xenon - farois Principais.
Xenon - Faróis de Neblina.
Aros 17" com pneus 195 40.
Suspensão preparada.
Som em desenvolvimento.
Foco no coração do bicho, informação, projeto, desenvolvimento e foco máximo.
Avatar do usuário
Timoneiro
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Sábado 10 2010f Abril 2010 09:33:18 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Timoneiro »

Rodrigo,

Troquei o óleo hoje, no meu mecânico. Uso o Shell Helix HX5 15W-50 (amarelo). Troquei após rodar 3 mil km, inclusive o filtro. Perguntei se ele aconselhava a usar o Flush para descarbonizar o motor. Ele foi enfaticamente CONTRA. O óleo já faz a limpeza do motor. Tanto assim que, mesmo com apenas 3 mil km, o óleo saiu preto.

Meu carro já passou dos 100 mil km oficiais, embora não garanta a quilometragem real, pois o carro foi comprado usado.
Avatar do usuário
Rodrigo_RJ
:: Millennium ::
Mensagens: 129
Registrado em: Sábado 19 2009f Setembro 2009 01:52:11 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rodrigo_RJ »

Timoneiro escreveu:Rodrigo,

Troquei o óleo hoje, no meu mecânico. Uso o Shell Helix HX5 15W-50 (amarelo). Troquei após rodar 3 mil km, inclusive o filtro. Perguntei se ele aconselhava a usar o Flush para descarbonizar o motor. Ele foi enfaticamente CONTRA. O óleo já faz a limpeza do motor. Tanto assim que, mesmo com apenas 3 mil km, o óleo saiu preto.

Meu carro já passou dos 100 mil km oficiais, embora não garanta a quilometragem real, pois o carro foi comprado usado.
Muito obrigado meu brother, me ajudou bastante, ainda não troquei o óleo, mas não vou mais usar o flush, já tinha lido a respeito desse produto antes e tb já tinha visto algumas pessoas condenando-o. Você usou o 15W-50. É esse mesmo que eu vou usar.
Abç e Salve CC!
Corsa Super hatch 4 portas 96 mpfi -
Xenon - farois Principais.
Xenon - Faróis de Neblina.
Aros 17" com pneus 195 40.
Suspensão preparada.
Som em desenvolvimento.
Foco no coração do bicho, informação, projeto, desenvolvimento e foco máximo.
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Lendo e relendo sobre oleo, reparei que diminuiram a classificação do óleo para 5W30 GM, Fiat, conforme essa narrativa que achei pela net...

"Prezados já repararam que até o venerando Uno Mile migrou para óleo 5W30 !
Já leram o manual pelo menos do 2008 que recomeda tambem o 5w30.
Alguem já disse que o maior desgaste do motor é na hora da partida!
Pois eh coloquei hoje o Valora 5W30 da BR acredito qué é mais adequado".

pelo que se ve por ai, já é tendencia mundial o deste oleo 5W30, o desgaste é maior na hora de virar o motor, pois, as partes móveis ainda estão sem lubrificação, um oleo mais expesso demora mais tempo para efetuar essa terefa em menor tempo possivel, os tuchos demoram a carregar, o volume de oleo impulsionado pela bomba é maior com 5W, o óleo tambem tem a função térmica de ajudar a esfriar o motor, etc, etc...bom o motor VHC é derivado do MPFI e quase que nada mexeram, parece que só aumentaram a taxa de compressão dos 9:1 usado no motor MPFI para 12:1 no motor VHC/VHCE.

No Corsa 97 MPFI recomendavam na epoca usar oleo 15W40/20W40 a 20W50. Sempre usei o 20W50. Usei esse 20W50 Castrol por 9 anos desde 0KM. Há 3 anos passei a usar esse 15W40 BR Tecno. Notei uma melhora na perfomance do carro. Diante do exposto, penso em usar na próxima troca o 5W30 diante do exposto acima.

Fazendo uma pesquisa de causas e efeitos, quem passou a usar a esse óleo 5W30, conforme o meu caso, motor MPFI, ha algo contra usar o 5W30 no motor MPFI com 116.000KM?

Grato a todos.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
cml1972
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Terça-feira 13 2010f Abril 2010 02:48:34 PM
Localização: Volta Redonda - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cml1972 »

Olá galera alguém já usou esse OLEO MOTOR LUBRAX VALORA 5W/30? Será q ele é bom para meu Corsa Hacht 1.8 Flex.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”