[DÚVIDA] - Compressor do A/C liga e desliga e não gela mais?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
leandro carioca
:: Piquet ::
Mensagens: 251
Registrado em: Domingo 29 2008f Junho 2008 07:02:47 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Compressor do A/C liga e desliga e não gela mais?

Mensagem por leandro carioca »

Carro quente, compressor liga e desliga e não gela mais!

Amigos,

venho aqui pedir o auxílio de vcs mais uma vez.

Tenho um classic 07/08 com ar condicionado e como está fazendo muito calor aqui no RJ, estou usando o ar toda hora.

Mas ao pegar um engarrafamento percebi que o ar não gela mais, a temperatura sobe até quase a metade do marcador (normalmente fica em 1/4 ou um pouco acima disso) e a ventoinha desarma o 2º estágio e o compressor liga e desliga toda hora, não refrigerando mais a cabine.

Pensei: "Tá com defeito".

Só que aí, perguntei ao meu primo que é taxista e tb tem um classic e ele me falou que é assim mesmo, é do projeto do carro, ele perguntou isso pro cara que mexe no ar do carro dele.

E aí, quem tem classic, isso é verdade? Alguém já resolveu isso? Como?
Corsa Classic 1.0 Flex/GNV 07/08
Mala elétrica, trava central, luz interna traseira, ilum. Portaluvas, soleiras, som trio, rodas 15, suspensão 60%, vidro elétrico 4 portas 50%, Alarme Positron, Aviso farol ligado, e procurando mais o q melhorar.
canal
:: Piquet ::
Mensagens: 311
Registrado em: Segunda-feira 14 2008f Janeiro 2008 01:56:46 PM
Localização: Bauru - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por canal »

Meu que nada o corsinha gela bem....pelo menos o meu gela..o meu tava com o mesmo problema e com uma simples limpeza do radiador melhorou 100%....faz assim tira o parachoque e lava o radiador com agua e acredito eu solupam (mandei limpar em loja de AC)....alem do ar gelar o carro melhora a temperatura tb.
GennerPriaro
:: GLS ::
Mensagens: 1989
Registrado em: Terça-feira 28 2006f Novembro 2006 03:41:12 PM
Localização: Araraquara - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GennerPriaro »

Sinceramente... seu texto está meio estranho...

Vc falou de temperatura subindo que vc ve ela subir pelo ponteiro... que a ventoinha desarma.... isto tudo parece que vc falou se referindo ao sistema de arrefecimento de seu carro (radiador + eletro ventilador; etc). Este sistema nada tem a ver com ar condicionado.

O ar condicionado não tem um "medidor" de temperatura; somente nos carros com TID (o classic não tem original; só se vc colocar) é que tem um medidor de temperatura; mas é externo; e digital; logo nunca verás um "ponteiro" marcando a temperatura do ar condicionado.......

Pelo que vc relatou =

"... a temperatura sobe até quase a metade do marcador (normalmente fica em 1/4 ou um pouco acima disso) e a ventoinha desarma o 2º estágio e o compressor liga e desliga toda hora, não refrigerando mais a cabine ...."

Seu sistema de arrefecimento está funcionando normalmente; ou seja o motor do seu carro sob uma situação de engarrafamento o sistema tem funcionado normalmente baixando a temperatura da agua que refrigera o bloco do motor...

Quanto ao ar condicionado; que é o que irá gelar sua cabine; deve estar com algum problema.

Ele não tem ventoinha com estágios; quem determina a velocidade é vc acionando o botão no meio do painel.

Faça o teste. Na garagem com todos os vidros fechados; ligue o carro e ligue o ar condicionado.

Ponha na temperatura mais gelada possivel.

Entre 3 a 5 minutos depois é para o carro estar bem gelado. (em torno de 22º ou menos) mas vc não irá medir isto; vc notará por sentir frio mesmo....

Se isto ocorrer o sistema esta normal...

Se o carro somente ficar "fresquinho"........ ou então nem gelar; somente ficar soprando ar para o interior.... seu Ar condicionado tá com algum problema; pode ser vazamento de fluido refrigerante (mais conhecido como gás) ou até algum problema mecânico.

Leve ele em alguma loja especializada em ar condicionado automotivo e solicite um orçamento sem custos.

Se for somente carga de fluido refrigerante (gás) podem te cobrar uma média de R$ 80,00 a R$ 150,00.

Desconfie dos preços muito baixos.... e preços muito altos... são exploração mesmo.....


Aconselho tambem ler estas materias para identificar uma oficina boa de ar condicionado automotivo:

http://www.oficinadeveiculos.com.br/not ... 20607a.asp

http://www.oficinadeveiculos.com.br/con ... deobra.asp
leandro carioca
:: Piquet ::
Mensagens: 251
Registrado em: Domingo 29 2008f Junho 2008 07:02:47 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leandro carioca »

"Vc falou de temperatura subindo que vc ve ela subir pelo ponteiro... que a ventoinha desarma.... isto tudo parece que vc falou se referindo ao sistema de arrefecimento de seu carro (radiador + eletro ventilador; etc). Este sistema nada tem a ver com ar condicionado."
"Ele não tem ventoinha com estágios; quem determina a velocidade é vc acionando o botão no meio do painel. "
Acho q vc tá enganado, pois ao ligar o ar cond. é acionado a ventoinha logo em seguida e mais um tempo depois entra o segundo estágio dela, para ajudar no arrefecimento do motor, que fica sobrecarregado com o ar ligado e tb ajuda na refrigeração da cabine, pois a ventoinha ajuda na troca de calor do gás com o ambiente, através do radiador (condensador) que fica em frente ao radiador do sistema de arrefecimento do motor.
Andei pesquisando na net e o sintoma descrito por mim, parece ser de carga de fluido refrigerante (gás) baixo, vou levar numa loja e depois escrevo aqui o que foi diagnosticado.
Corsa Classic 1.0 Flex/GNV 07/08
Mala elétrica, trava central, luz interna traseira, ilum. Portaluvas, soleiras, som trio, rodas 15, suspensão 60%, vidro elétrico 4 portas 50%, Alarme Positron, Aviso farol ligado, e procurando mais o q melhorar.
Romeu_Rio
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 04 2010f Janeiro 2010 10:25:03 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Romeu_Rio »

amigo, eu tambem estou com o mesmo problema a temperatura sobe um pouco ferou o ar para de gelar.. mas quando a temperatura do motor esta baixa o ar gela bem.. mas pegou um pouco de engarrafamento a temperatura vai ate a metade do ponteiro o ar para de gelar...

voce ja conseguiu saber qual e o problema??? eu ja tentei de tudo... to sem valvula... ja tentei fazer limpeza no sistema de agua... ja coloquei ventuinha funcionando direto no 2 estagio...
leandro carioca
:: Piquet ::
Mensagens: 251
Registrado em: Domingo 29 2008f Junho 2008 07:02:47 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leandro carioca »

Ainda não resolvi o problema, pois estou sem tempo ($$$$$$$$). :(
Corsa Classic 1.0 Flex/GNV 07/08
Mala elétrica, trava central, luz interna traseira, ilum. Portaluvas, soleiras, som trio, rodas 15, suspensão 60%, vidro elétrico 4 portas 50%, Alarme Positron, Aviso farol ligado, e procurando mais o q melhorar.
vagboy
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Segunda-feira 09 2007f Julho 2007 12:58:59 PM
Localização: Barreiras - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por vagboy »

Pessoal seguinte isso acontece na maioria das vezes quem tem o compressor do a/c zexcel nao sei se é o nome certo meu corsa é um sedan 2001 quando a temperatura chega no meio ja era ele para de gelar como antes so volta a gelar quando a temepratura desce para ums 90º imfelizmente nossos compressores com esta marca descrita assima nao presta sofre esta deficiencia grave ok abracos
marcelo.eletrotecnico
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sábado 20 2010f Fevereiro 2010 04:53:53 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por marcelo.eletrotecnico »

Boa tarde.

Estou com o mesmo problema no meu carro. Já verifiquei que o problema está de fato relacionado à ventoinha do radiador. Embora não haja uma relação direta entre o radiador do motor e o do ar condicioando, lembre-se que os dois estão no mesmo compartimento do motor e o aquecimento excessivo do motor também provoca o aquecimento do sistema de ar condicionado. Já verifiquei que o problema não é causado pelo sensor de temperatura, uma vez que já substiui o mesmo e o problema permanece (basta andar em primeira marcha a 3500 rpm por um minuto ou dois para ver que a temperatura sobe. Ai pare o carro e abra o capô e veja que a ventoinha está parada. Se eu não descobrir o problema (parece ser um BUG do software da centralina) vou instalar um cebolão à parte. Vale lembrar que esta ventoinha tem uma única bobina (não tem segun do estágio) e o controle da velocidade é feita pela prórpria centralina). :(
leandro carioca
:: Piquet ::
Mensagens: 251
Registrado em: Domingo 29 2008f Junho 2008 07:02:47 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leandro carioca »

Mas vc está falando da ventoinha que fica na frente do condensador ou a q fica atrás do radiador, pois no meu, as duas estão ligando normalmente, e a que fica no radiador tem dois estágios e acho q a da fernte tb, mas não tenho certeza.
Corsa Classic 1.0 Flex/GNV 07/08
Mala elétrica, trava central, luz interna traseira, ilum. Portaluvas, soleiras, som trio, rodas 15, suspensão 60%, vidro elétrico 4 portas 50%, Alarme Positron, Aviso farol ligado, e procurando mais o q melhorar.
marcelo.eletrotecnico
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sábado 20 2010f Fevereiro 2010 04:53:53 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por marcelo.eletrotecnico »

O meu Corsa é o Classic 2006 life Flexpower, a ventoinha não tem dois estágios (só tem dois fios) e ela liga, mas quando o motor aquece muito, ela desliga (a que fica do lado de dentro do radiador).
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”