[INFO] - COMO FUNCIONA O SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

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alcineu
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[INFO] - COMO FUNCIONA O SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por alcineu »

SISTEMA DE ARREFECIMENTO
Antigamente a maior preocupação era refrigerar os motores, até porque do calor gerado pela
queima do combustível, apenas ¼ era usado como força de trabalho, e os outros ¾ eram dissipado pelo sistema de refrigeração. Devido as mudanças em suas características, o sistema de refrigeração, como era chamado, passa a ser sistema de arrefecimento, e a água do radiador passou a ser chamada de solução arrefecedora (água + aditivo).
Como podemos observar os motores modernos trabalham mais quentes, reaproveitando parte
do calor que antes era eliminado pelo sistema de refrigeração. Foi constatado pela engenharia que os motores mais quentes sofrem menos desgaste, já que as ligas metálicas que compõem estes motores atingem seu ponto máximo de dilatação, com isso reduzem os atritos e sofrem um desgaste menor.
Comparando novamente, a temperatura da água dos motores antigos girava em torno de 80
graus Celsius contra os atuais 95 graus Celsius dos motores modernos. Estas temperaturas ficam muito próximas do ponto de fervor da água que é de 100 graus Celsius, além deste fator, temos também a corrosão do sistema e o congelamento da água em algumas regiões mais frias. Por estes motivos é que o sistema de arrefecimento necessita de aditivo em sua água, tornando-se assim líquido de arrefecimento.

FUNCIONAMENTO
O líquido de arrefecimento circula sob pressão por todas as partes internas das galerias de
água do motor. A bomba d’água é responsável pela circulação da água por todo este circuito.
Normalmente a bomba é do tipo rotativo, que geralmente é acionada pelo motor através da correia. O líquido de arrefecimento em seu percurso passa por diversos canais dentro do bloco motor, cabeçote, mangueiras efetuando assim a troca de calor. Porém enquanto a temperatura desse motor for baixa (motor frio), este circuito de circulação permanecerá fechado até que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento, e a partir deste instante a válvula termostática iniciará o processo de troca do líquido de arrefecimento.

COMPONENTES DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO
Bomba d’água : é responsável pela circulação do líquido de arrefecimento em todo o sistema.
Ventilador do Radiador : reduz a temperatura do líquido de arrefecimento no radiador.
Mangueiras : faz a conexão entre os componentes do sistema.
Radiador : é responsável pela troca térmica do líquido de arrefecimento.
Sensor de temperatura da água: monitora a temperatura de trabalho do líquido de arrefecimento do motor, informando ao módulo de injeção eletrônica para controlar os parametros de combustão.
OBS: em alguns veiculos este sensor pode ter dupla função. No caso do Corsa ele é unico, só para o módulo. O correto funcionamento do motor, como economia, ponto de trabalho, etc, depende tambem deste sensor.
Tanque de expansão : abastece o líquido de arrefecimento e controla o nível do sistema.
Tampa do tanque de expansão : controla a pressão do sistema.
OBS: As tampas novas estão vindo com uma só miniválvula sob a tampa, as antigas tem 2.
Tampa do radiador : controla a pressão do sistema.
Válvula termostática : faz com que o motor atinja rapidamente a temperatura ideal de trabalho,
atuando como regulador de temperatura.
Líquido de arrefecimento : controla a refrigeração, conserva as mangueiras, mantém a lubrificação da bomba d’água e conserva o sistema de arrefecimento livre de óxidos e corrosão.
OBS: com aditivo.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
diegolara
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Mensagem por diegolara »

Bom dia , galera

Meu corsa é do modelo wind 96 mpfi 1.0 .
Atualmente troquei a bomba dágua, troquei o radiador, várias mangueiras e canos do sistema de arrefecimento do carro e a tampa do reservatório, tudo peça original.
Agora o carro está vazando pelos encaixe das mangueiras, o carro está pegando uma pressão forte mesmo frio e desligado, vazando água por diferentes lugares . . . sendo que todas as braçadeiras estão fortemente apertadas . . . .
O que pode ser isso ??? Já me falaram que é cabeçote, junta . . . , já falaram que é a tampa do reservatório nova que pode não estar liberando a pressão . . . . o nível do óleo está normal, e o óleo tbm está normal . . . .
O que pode ser ????

Valeu pessoal . . . . abços

Diego
peresgil
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Mensagem por peresgil »

troque a tampa
DualShock
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Mensagem por DualShock »

Boa tarde, tenho um corsa 2005 e as mangueiras deles estão muito duras fazendo com o que o carro esquente, quando eu abro a tampa e Líbero a pressão, a água volta a circular fazendo que normalize a temperatura, alguém pode me ajudar ??

Quando o carro está frio a pressão mantém, já troquei todas as peças desde sensores até bomba d’água
Bange
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Mensagem por Bange »

Pressão só é significativa na região dos 100°C... que temperatura o motor está atingindo?
Dá uma lida nesse tópico... se ainda tiver dúvida, retorne com ela...

viewtopic.php?f=92&t=111714
DualShock
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Mensagem por DualShock »

Então quando o carro está sem pressão ele trabalhar certinho no meio, mas de acordo que o carro trabalha a pressão vai se aumentando até que ela chegue a um ponto e começa a esquentar. Sendo que quando eu abro a tampa do reservatório e a pressão sai, escuto como se a água estivesse borbulhando e também circulando. Colocando a mão na mangueira de saída da pra sentir a água circulando depois que abro a tampa. E logo em seguida a temperatura baixa.

Tenho o pressentimento que quando está com muita pressão a água não circula. Pode ser a tampa ?
Bange
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Mensagem por Bange »

Pressão no sistema só ocorre de duas maneiras:
1- temperatura muito alta...acima de 100°C
2- passagem da compressão dos cilindros por problemas de junta ou cabeçote rachado.

Ou seja, a pressão é uma consequência e não a causa.
Vc viu o link que coloquei?
Vc deve avaliar cada possibilidade e ir eliminando cada uma.
No seu caso eu sugiro começar pela VT e bomba.
DualShock
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Mensagem por DualShock »

Cheguei a ver o link que você colocou sim, vou pedir para o meu Mecanico da uma analisada na VT e na bomba d’água. Mas de qualquer forma eu agradeço.
DualShock
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Mensagem por DualShock »

Mas vamos supor que meu carro esteja atingindo a temperatura acima de 100ºC, logo após que ele esfria a pressão teria que baixar saindo pela tampa, certo ?
Bange
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Mensagem por Bange »

Não... na tampa existem duas válvulas.
Uma sustenta a pressão no sistema até 1,4Bar, independentemente de estar o motor frio ou quente... o que passar disso, ela proporciona o alívio.
A outra válvula, funciona no sentido contrário, ou seja, se a pressão no interior do sistema for negativa, ela permite a entrada de ar para a equalização.

viewtopic.php?f=40&t=107588
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