PORQUE O CORSA ESTÁ COM TEMPERATURA ALTA?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
rafaspage
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sexta-feira 05 2009f Junho 2009 11:17:10 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

PORQUE O CORSA ESTÁ COM TEMPERATURA ALTA?

Mensagem por rafaspage »

Oi galera, me indicaram esse site, devido a vasta experiencia da galera que anda por aqui, porque estou a beira de vender meu carro.... entaum la vai meu problema pra voces !!!

TENHO UM CORSA WAGON GLS 1.6 8V QUE TRABALHAVA COM A TEMPERATURA MUITO ALTA, PERTO DOS 100 c, TROQUEI TUDO QUE OS IMCOMPETENTES DOS MECANICOS MANDAVAM, BOMBA DAGUA, TUBULAÇAO, RELES, O CARRO JA ESTA SEM VALVUA TERMOSTATICA, ATE JUNTA DO CABEÇOTE EU FIZ !! E A TEMPERATURA CONTINUOU ALTA, PERTO DOS 100 c NO TRANSITO PESADO !!! EU NOTEI QUE O 1 ESTAGIO FICA QUASE Q DIRETO, MAS NAO REFRIGERA O CARRO DIREITO, E O 2 NAO ARMA SEM LIGAR O AR, E QUANDO LIGO O AR, ARMA O SEGUNDO ESTAGIO , MAS RAPIDAMENTE DESLIGA .. CONTINUANDO A TEMPERATURA ALTA... AI O SEGUNDO ESTAGIO ARMA E DESARMA.. MAS NAO ABAIXA A TEMPERATURA SUFICIENTE !!! JA TROQUEI TUDO QUE É SENSOR, RELE, OS RELES EMBAIXO DO PORTA LUVA.... ALGUEM ACHA Q DEVO COMPRAR UM MODULO... ME AJUDEM, PQ ESTOU QUASE VENDENDO O CARRO, E QUERIA UMA AJUDA DE VOCES PESSOAL.. JA Q TODOS SAO BEM EXPERIENTES !!! OBRIGADO A TODOS !!! FORTE ABRAÇO !!
Editado pela última vez por Bange em Terça-feira 17 2016f Maio 2016 11:12:34 PM, em um total de 1 vez.
CORSA WAGON GLS 1.6 2000 8V
wanderson c araujo
:: Super ::
Mensagens: 56
Registrado em: Quinta-feira 23 2006f Novembro 2006 10:19:29 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wanderson c araujo »

Amigo eu tive um problema de junta de cabeçote,comprei jogo de junta do motor e entre outros eu mandei trocar o sensor de temperatura do motor(aquele q fica embaixo da bobina) e o sensor de temperatura do painel o q pega emcima do coletor.quando meu mecânico montou o motor ficou tudo perfeito mais a temperatua ja ia a 100º rapidamente conclusão ele quebrou a cabeça e acabou descobrindo que o sensor de temperatura do painel veio com defeito por isso ele marcava errado ,eu comprei da marca MTE segundo a oficina é bom mas eu percebi que o meu velho era original e da marca SIEMENS VDO problema resolvido.
Agora vc tem outra opção leva em uma loja de injeção eletrônica para passar o scaner pois no aparelho vc vai saber exatamente em qual temperatura seu carro esta trabalhando é tudo em tempo real ai vc vai saber se teu painel esta marcando errado.
obs :o corsa não pode trabalhar sem valvula termostática pois ele trabalha muito frio e vc pode danificar o seu motor pois ele foi projetado pra trabalhar quente de 92º para cima. o mecânico acha que tirando a valvula ta resolvido errado, ele tem que correr atras do problema pois eu sempre usei valvula e aditivo e nunca tive problemas.
Abraço e Boa Sorte.............
Amauri_Capao
:: Moderador ::
Mensagens: 3961
Registrado em: Domingo 09 2007f Dezembro 2007 02:02:59 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Amauri_Capao »

Coloque a valvula termostatica mais rápido possivel, pois o motor não pode trabalhar sem ela, como disse o wanderson falou.

O corsa realmente trabalha com a temperatura alta em relação a outros carros como por exemplo os carros da Volks q dispara a ventoinha a 75° graus, o corsa liga a ventoinha aos 98° gruas em média (principalmente no transito pesado) quando liga a temperatura vai a 92° graus. Na estrada o meu fica com a temperatura em 90° graus e a valvula termostatica e nova.

Leve o carro em um auto eletrico e passe o scanner pra ver se a ventoinha esta disparando na tempetura certa, talvez esteja sendo feita a leitura de modo errado.

Depois poste a solução!!!

Ou sinta-se a vontade pra fazer novas perguntas.

Abraços
phenrique79
:: Classic ::
Mensagens: 1472
Registrado em: Segunda-feira 14 2007f Maio 2007 05:13:48 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por phenrique79 »

Fala Rafaspage!

Seja Benvindo ao Corsa Clube!!!

Eu já tive EXATAMENTE O MESMO PROBLEMA, com um agravante. Fiz o cabeçote duas vezes sendo que em uma fiz junto com o motor. O meu carro era um 1.6 mpfi 99.

Passei o carro em scanner, troquei tudo que você citou e mais alguma coisa, troquei até de mecânico e eletricista. Fui até fazer avaliação no ar condicionado para ver se a causa estaria lá!

Acabei resolvendo de uma forma bem artesanal, tipo professor Pardal!!!

Abaixo da bobina existe um sensor que quando você desliga ele, a ventuinha em segundo estágio arma direto. Faça o teste!

Mas como muitos já mencionaram, trabalhar com o motor muito frio é ruim, pois o motor não desenvolve corretamente, o consumo aumenta e outros problemas podem aparecer.

Pois bem, este sensor tem um plugue e o cabo tem dois fios. Eu cortei apenas um e instalei um interruptor neste fio.

O funcionamento ficou assim: Quando o interruptor estava em ligado a ventuinha estaria em em seu "funcionamento normal" (o carro esquenta) e quando eu via que a temperatura já estava passando da metade do marcador e quase chegando no VERMELHO, eu desligava o interruptor e o carro passava a esfriar.

Tentarei explicar melhor: Por motivo de segurança, o sistema do carro quando verifica que este sensor está "desligado e/ou com defeito" o segundo estágio da ventuinha arma direto.

Agora é chato pra c#$%§ ficar de olho direto no ponteiro, mas assim resolvi o meu problema crônico de superaquecimento. Pode parecer "porco", mas resolvi! Ainda coloquei um interruptor tipo caça que ficou top. E me acostumei rápido! Fiquei assim por uns oito meses. Depois tive a oportunidade de trocar de carro e hoje estou com um Corsa G2.

Qualquer coisa passa um e-mail ou posta por aqui mesmo, que muitos podem te ajudar! Isso se não bloquearem o tópico, alegando que já existem outros semelhantes.

Abraços e boa sorte!!!
Pedro Henrique
phenrique79508@gmail.com
Garagem: 1ZZ-FBE, MR18DE, 4NK, JF25E.
phenrique79
:: Classic ::
Mensagens: 1472
Registrado em: Segunda-feira 14 2007f Maio 2007 05:13:48 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por phenrique79 »

Como você também é do RJ, se quiser trocar uma idéia me liga! Apareça nos encontros que pode ser que alguém te ajude! Eu ainda não sei se irei neste encontro.

Abraços
Pedro Henrique
phenrique79508@gmail.com
Garagem: 1ZZ-FBE, MR18DE, 4NK, JF25E.
rodmartinelli
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Terça-feira 16 2009f Junho 2009 02:51:13 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rodmartinelli »

Olá, meu nome é Rodrigo e também sou novo por aki.
Acontece q o meu corsa também está subindo a temperatura, ele vai acima dos 100 e depois que liga a ventuinha. Já troquei a famosa valvula termostáica 2 vezes por falta de uma, já troquei a cebolinha que aciona a ventuinha, já torquei o sensor de temperatura do painel e o penteiro teima em ficar nos 100 graus. Mas fui medir a temperatura naquele programa de computador e a temperatura q a ventuinha dispara, segundo o programa é os 97 graus normal e logo desce pra 92.
O q eu faço pra poder resolver esse problema do ponteiro do painel ??? tem q trocar o painel inteiro ???
Lucas/RS
:: Piquet ::
Mensagens: 287
Registrado em: Domingo 09 2005f Janeiro 2005 12:05:32 AM
Localização: Estrela - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lucas/RS »

rodmartinelli escreveu:Olá, meu nome é Rodrigo e também sou novo por aki.
Acontece q o meu corsa também está subindo a temperatura, ele vai acima dos 100 e depois que liga a ventuinha. Já troquei a famosa valvula termostáica 2 vezes por falta de uma, já troquei a cebolinha que aciona a ventuinha, já torquei o sensor de temperatura do painel e o penteiro teima em ficar nos 100 graus. Mas fui medir a temperatura naquele programa de computador e a temperatura q a ventuinha dispara, segundo o programa é os 97 graus normal e logo desce pra 92.
O q eu faço pra poder resolver esse problema do ponteiro do painel ??? tem q trocar o painel inteiro ???
Buenas !!
Como foi dito acima, acho que o melhor a fazer é passar o scanner, que teoricamente (se o sensor de temoperatura estiver bom) está com a temperatura aferida. Aí tu podes verificar se o painel está ruim ou não.
VW Black Fox 2011/2012
Lucas
Estrela - RS
nativodosurf
:: Millennium ::
Mensagens: 113
Registrado em: Sexta-feira 24 2008f Outubro 2008 07:39:53 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nativodosurf »

Pessoal, estava num trânsito ferrado na Marginal (quase 1:30h - anda e para), e o ponteiro ficava sempre acima de 100°C, chegando a encostar no vermelho algumas vezes. A ventoinha disparava, mas sem refresco! Para resumo, o carro ficou parado umas 3 horas depois disso e, para minha surpresa, quando fui pegar o carro, em questão de uns 3 minutos, o painel marcava 100°C, não saindo daí até que eu pegasse velocidade alta (120km/h - novamente na Marginal), aonde encosta em 93°C no marcador. Quando diminuí a velocidade novamente, lá foi o ponteiro pro alto de novo (100° e mais um pouquinho, de vez em quando). Estacionei o carro aqui no prédio, e verifiquei que o líquido de arrefecimento estava muito próximo de ferver, dando algumas borbulhadas de vez em quando (tudo bem que a temperatura de trabalho seja próxima ao ponto de ebulição da água, mas segundo meu mecânico, há aditivo no sistema também). Nunca achei a temperatura de trabalho do meu Corsa muito normal, pois a ventoinha só aciona a 100°C, e já vi muitos falarem em 96°C. Amigos, estou preocupado. O que será que pode ser isso? Essa história aconteceu hoje (18/06/2009) a noite, pela primeira vez vi o ponteiro ir tão longe - normalmente 102°C, o que eu já acho bem alto. Será que devo trocar a cebolinha da ventoinha e a válvula termostática? Nesse caso, tudo evidencia que o painel não está marcando errado! Meu Corsa é um GSI 1.6 16 válvulas (meio óbvio o motor, mas tudo bem). Abraços à todos e muitoooooo obrigado pela ajuda!
nativodosurf
:: Millennium ::
Mensagens: 113
Registrado em: Sexta-feira 24 2008f Outubro 2008 07:39:53 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nativodosurf »

Bom, já que ninguém se habilitou e esse é assunto de vida ou morte, comprei o cebolão do radiador (aciona a ventoinha), original (Delphi - R$ 35,00) e a válvula termostática (R$ 45,00). Aproveitei e troquei a água do radiador (estava marrom), com fluído anticorrosivo. Resultado: funcionamento voltou ao normal (Uuuuuufaaaa!!!), com acionamento da ventoinha a 100°C e não passa dessa temperatura. Em conversa com o mecânico, o mesmo disse que é bom trocar a válvula termostática em intervalos anuais, para evitar esse tipo de dor de cabeça. A mão de obra ficou em R$ 30,00.

Abraços à todos,

Vinicius
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Esse sensor abaixo da bobina, sensor de temperatura da agua do motor da injecao, pelo que sei, o mesmo manda informacao para a ECU e ai acerta ponto de ignicao, acionamento dos bicos no aumentar/diminuir injetamento de combustivel, acionar o rele do eletroventilador do radiador quando a temperatura se aproximar dos 100 graus.
Quando ele esta com problemas ocorre aumento de consumo, motor fica acelerado e aceleracao de marcha lenta oscilante.

Vejam neste link abaixo o que postei de um reparador sobre esse problema de interpretacao do marcador de tempertaura do painel e a temperatura de trabalho dos motores corsa e outros.

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 1&start=45
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”