Beleza galera !!
Este é um tutorial bem simples de como vocês podem fazer em casa a limpeza do sistema de ventilação forçada do cárter.
Vários foram os motivos que me levaram a fazê-lo. Os principais:
1° - Vazamento constante na junta da tampa de válvulas. Mandei trocá-la várias vezes, mas o vazamento sempre reiniciava. Pesquisando sobre o assunto, vi que o problema poderia vir do excesso de pressão na parte do comando de válvulas, ocasionado pela obstrução do filtro;
2° - Este serviço deve ser feito pelo menos 1 vez por ano, de acordo com o plano de manutenções preventivas contido no manual do proprietário. Tenho o carro há mais de 6 anos, e nunca foi feito;
3° - Incompetência dos mecânicos: vocês acham que algum deles já me recomendou fazer este serviço algum dia ??? Nem preciso responder...
4° - Não quero alterar as características originais do motor, como retirar as mangueiras da TBI e instalar suspiro c/ filtro. Vai da vontade de cada um, mas minha experiência de mais de 13 anos em manutenção industrial me diz que a grande maioria das alterações feitas em máquinas é porque houveram problemas decorrentes da não-execução de manutenção preventiva. Ou seja: ao invés de fazer a manutenção correta, opta-se por alterar as características das máquinas. Os resultados são quase sempre ruins;
5° - Pesquisei no fórum e não encontrei nada a respeito;
Ferramentas necessárias:
- Chave de boca 8 mm;
- Chave torx T30;
- Chave de fenda
- Bandeja p/ realizar a limpeza das peças;
- Pincel (também p/ a limpeza).
Materiais:
- 1 pç. Junta da tampa de válvulas;
- 1 pç. Bisnaga de Adesivo p/ juntas de motores diesel 3M (opcional);
- Algum solvente para utilização na limpeza das peças (utilizei gasolina mesmo).
Vamos ao trabalho então. Vale lembrar que meu Corsa é um 1.0 8V MPFI 1996.
Manual do proprietário, com a indicação da execução deste serviço (quase sempre negligenciado):
O motor do "Kinder" ("criança", em alemão) até que está bem limpo...
mas olhem abaixo da tampa de válvulas... eis o maldito vazamento que nunca some !!
[/img]
Primeiro, com auxílio da chave de fenda, retire as mangueiras que conectam a tampa de válvulas à TBI.
Após isso, com a chave Torx T30, solte os parafusos da tampa de válvulas na sequência indicada abaixo:
Retire a tampa e a junta da tampa de válvulas, e veremos então a árvore-de-comando de válvulas.
Por outro ângulo...
Aproximando um pouco mais, temos aqui as 2 câmaras da esquerda...
e as 2 da direita:
Tampa de válvulas, vista da parte externa:
Novamente a tampa, mas vendo a parte interna. Com a chave de boca 8mm, solte os parafusos indicados. São 5 no total. Retire então o suporte plástico do filtro, e a chapinha metálica presa ao seu lado.
Dentro do suporte plástico, já veremos o nosso filtro. O filtro é um conjunto de 6 chapinhas de metal ranhuradas unidas através de solda-ponto bem no centro. As chapinhas possuem as ranhuras dispostas sempre de forma diferente em relação à anterior.
Parte interna da tampa, sem o suporte e sem a chapinha metálica. Bastante sujeira por aqui.
Filtro ainda preso ao suporte.
O mesmo conjunto, só que visto de lado. Notem a sujeira entre as placas de metal do filtro:
Com auxílio da chave de fenda, force o filtro para cima, alternando entre os lados direito e esquerdo e sem fazer muita força, para não quebrar nenhuma parte do suporte plástico. Feito isso, temos em mão o filtro. Que sujeira !!!
Visto de lado:
O suporte plástico sem o filtro. Aqui, muita sujeira também.
Agora você já tem todas as peças desmontadas, pegue a bandeja e a gasolina e é hora de lavá-las. Você pode raspar a sujeira mais grossa antes, para facilitar a limpeza.
Essa etapa não tem foto, pois a sujeira não era pouca, e estava com as mãos imundas de óleo e gasolina.
Começei lavando a tampa de válvulas, pois queria pintá-la depois. Após a lavagem, deixei ela secar bem. Parti então para as outras peças. Pra quem tem tempo, vale deixar o filtro de molho na gasolina de um dia pra outro, a fim de soltar mais a sujeira.
Aqui, temos o filtro limpo:
O suporte:
A chapinha metálica:
E a tampa de válvulas, desta vez já pintada. Usei Renner Colorjet Auto Alta-temperatura.
Agora começa a montagem das peças. Coloque o filtro no suporte, empurrando-o para baixo. Prenda o suporte do filtro e a chapinha metálica na tampa de válvulas. Aqui podemos ver o filtro limpo dentro do suporte:
O próximo passo é colocar a junta na tampa de válvulas. Primeiramente, retire qualquer fragmento de junta velha que ainda esteja grudado na tampa. Após isso limpe a superfície onde ficará a junta com um pano embebido em gasolina, a fim de retirar qualquer vestígio de óleo.
Agora coloque um pouquino de Adesivo para Juntas 3M na tampa e mais um pouco na junta. Deixe a cola secar 10 minutos antes de colocar a junta na tampa. Decorrido o tempo, encaixe a junta na tampa, cuidando para que a furação encaixe perfeitamente nos ressaltos internos. O uso de cola é opcional.
Abaixo, a tampa já com a junta nova:
Repita este passo para colocar a tampa no cabeçote: retirar os fragmentos de junta velha, limpar com gasolina, passar um pouco de cola na junta e um pouco no cabeçote, e esperar a cola secar por 10 minutos antes de colocar a tampa.
Coloque a tampa. Não se esqueça de colocar os suportes dos cabos de velas e do chicote juntamente com os parafusos. Encoste os parafusos com a mão, e dê o aperto nos de acordo com a sequência abaixo. Para quem possui torquímetro, usar 8 N.m (5,8 lbf.pé) de força no aperto. Para quem não possui, dá algo em torno de 1/2 volta de aperto nos parafusos.
Está aí a tampa já colocada. Falta bem pouco agora !!
Recoloque as mangueiras que ligam a tampa à TBI, recoloque os cabos de velas nos suportes, feche a tampa do óleo, e pronto !! Antes de dar a partida no motor, espere 1 ou 2 horas, a fim de secar o Adesivo para Juntas.
Está aí o motor do "Kinder" após o trabalho:
Espero ter ajudado. E valeu pela atenção !!
[TUTORIAL] - Limpeza Sistema de ventilação forçada do cárter
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VW Black Fox 2011/2012
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show foi para os fixoa
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Muito bom o tutorial, parabéns!
Uma pergunta: serve para o Corsa Novo, ou sistema é diferente?
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Carlos
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Buenas !!
Para o Corsa novo, não encontrei o filtro relacionado no CEP Chevrolet. Mas as 2 mangueiras que conectam a tampa à TBI ainda existem nos Corsas novos.
Acho deve haver um sistema sim, de repente não é 100 % igual, mas pelo menos semelhante ao descrito no tutorial.
Para o Corsa novo, não encontrei o filtro relacionado no CEP Chevrolet. Mas as 2 mangueiras que conectam a tampa à TBI ainda existem nos Corsas novos.
Acho deve haver um sistema sim, de repente não é 100 % igual, mas pelo menos semelhante ao descrito no tutorial.
VW Black Fox 2011/2012
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Você tem razão sim.
Para a montagem desta tampa não é necessário o uso de cola, tanto é que deixei bem claro que seu uso era opcional.
Sabe porque utilizei? Porque foi a primeira vez que eu mesmo desmontei esta parte do motor e não conhecia o real estado do assentamento do cabeçote e da tampa. Dizem que esta tampa costuma empenar com bastante facilidade, e é por isso que optei por um pouco de cola.
Para a montagem desta tampa não é necessário o uso de cola, tanto é que deixei bem claro que seu uso era opcional.
Sabe porque utilizei? Porque foi a primeira vez que eu mesmo desmontei esta parte do motor e não conhecia o real estado do assentamento do cabeçote e da tampa. Dizem que esta tampa costuma empenar com bastante facilidade, e é por isso que optei por um pouco de cola.
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Belo tutorial!
Uma dica, evitem tirar a tampa com o motor muito quente, pois isto pode empenar a mesma ai vai ter que usar cola para evitar vazamentos, e sempre que possivel uso um torquimetro no aperto.
Abraços
Uma dica, evitem tirar a tampa com o motor muito quente, pois isto pode empenar a mesma ai vai ter que usar cola para evitar vazamentos, e sempre que possivel uso um torquimetro no aperto.
Abraços
- dmaneiro
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cara.. show de bola teu tópico..
bem completo e explicativo..
parabens.. só tenta descobrir porque tem fotos com link quebrado..
grande abraço
bem completo e explicativo..
parabens.. só tenta descobrir porque tem fotos com link quebrado..
grande abraço
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Buenas !!
A respeito das fotos com link quebrado, acho que o problema é no Imageshack mesmo. Dependendo do dia e do horário, algumas fotos parecem estar off mesmo, mas aí é só clicar c/ o botão direito no ícone e ir em "mostrar imagem", que ela irá carregar de novo.
É boa a dica anterior sobre desmontar a tampa c/ o motor quente. Não sabia dessa ainda. Mas quando fiz o tutorial, por coincidência o motor já estava frio.
Sobre torquímetro, nem é preciso dizer: quem possui, UTILIZE SEMPRE !!!
A respeito das fotos com link quebrado, acho que o problema é no Imageshack mesmo. Dependendo do dia e do horário, algumas fotos parecem estar off mesmo, mas aí é só clicar c/ o botão direito no ícone e ir em "mostrar imagem", que ela irá carregar de novo.
É boa a dica anterior sobre desmontar a tampa c/ o motor quente. Não sabia dessa ainda. Mas quando fiz o tutorial, por coincidência o motor já estava frio.
Sobre torquímetro, nem é preciso dizer: quem possui, UTILIZE SEMPRE !!!
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